A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Vanessa 18/07/2020

Educativa e necessária. Uma autobiografia que nos ensina a ter empatia e acabar com o preconceito contra o autismo. As situações do dia a dia, como trabalho e relacionamento, torna a experiência angustiante quando temos a possibilidade de vivenciar pelo ponto de vista da autora.

Fiquei encantada com a ilustração de Mademoiselle Caroline.

Natália 03/01/2020

Um quadrinho de utilidade pública
Começando o ano com um quadrinho delicado e superinformativo sobre um Transtorno do Espectro Autista, a síndrome de Asperger. Nós, enquanto sociedade, precisamos definitivamente nos informar melhor a respeito. Recomendo a leitura fortemente. ??

"Sua diferença não é parte do problema, mas dá solução. É um remédio para a nossa sociedade, doente de normalidade."

Lucas Brandão 09/02/2020

Aspecto de Aspeger não é doença
Para um primeiro contato foi incrível aprender em uma HQ uma vez que é mais dinâmico ler com a arte visual.
Aprendi bastante com esse livro principalmente perceber que existem níveis diferentes e reações diferentes umas das outras. Os traços são super delicados e lindos e a colorização na Hq tem um motivo e isso me agradou muito.
Mulheres podem vir SIM a ter condição autista. Super recomendo.

Cilmara Lopes 26/06/2017

"Esse quadrinho é de utilidade pública" - L'Express
Muitas vezes queremos ficar sozinhos, ficar em pleno silêncio, nos sentimos deslocados em uma roda de "amigos" ou familiares, não sabemos identificar a malícia de algumas pessoas, temos hábitos metódicos.... entre esses e outros pontos que muitos encaram como exclusão proposital ou até afronta.
Mas até que ponto isso tudo é comum?
Essa grafic novel baseada na vida da autora Julie Danchez, relata como ela descobriu aos 27 anos que é portadora da Síndrome de Asperger, um estudo cabal, com uma arte excelente da Mademoiselle Caroline (lembrando muito a simplicidade e objetividade da arte de Marjane Satrapi).
Recomendadissima! Uma hq importante tratando de um tema que não teve de forma alguma ser banalizado!
Meu primeiro contato a título de conhecimento dessa síndrome foi no filme stop motion "Mary and Max", que também recomendo!
A @editoranemo acertou em cheio com esse lançamento, exatamente minha preferência de leitura! \o/

mirella galdino 17/02/2020

Didático e sensível :)
Não é a melhor biografia em quadrinhos que já li, mas é certamente uma graphic novel muito importante, tanto pelo didatismo quanto pela sensibilidade com que nos apresenta um tema tão importante: o autismo e a vida dos portadores da síndrome de Asperger. A edição nacional está muito bem cuidada, com informações complementares quanto ao tema tratado na HQ.

Michelle 22/02/2020

A Diferença Invisível
Marguerite tem 27 anos, aparentemente nada a distingue dos outros. Ela é bonita, animada e inteligente. Ela trabalha em uma grande empresa e vive com o namorado . No entanto, é diferente. Marguerite se sente incomum e luta todos os dias para preservar as aparências. Seus gestos são imutáveis. Seu ambiente deve ser um casulo. Ela não de barulho e pela conversa incessante de seus colegas. Cansada, ela irá descobrir que possui Asperger. Sua vida será profundamente mudada.

yas. 11/03/2020

Sensível e educativo.
Me deixou pensando por um bom tempo. Uma jornada linda de autoconhecimento e aceitação, apontando o desafio de diagnóstico principalmente entre mulheres dentro do aspectro autista. A arte é linda e além da história te prender, te ensina mais a cada página que você passa.

Lannah 27/03/2020

Uma forma de trazer o autismo de uma maneira interessante e entender um pouco como apoiar as pessoas com TEA. Além disso, as cores no decorrer da história são muito importantes para ampliar a percepção do livro em si o que é maravilhoso.

Emi 09/04/2020

Não achei que fosse ler tudo de uma vez, mas uma vez iniciado não consegui soltar mais. Apreciei cada detalhe escrito e desenhado que me fez mergulhar em vários pensamentos.... Me indignei com várias situações e como mãe especial, me doeu bastante. Ao final tem várias informações bem escritas e sintetizadas sobre Asperger. É um livro significativo que tenho orgulho de ter na estante.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 15/04/2020

A melhor HQ que já li (até agora)
"A diferença invisível" nos apresenta uma mulher que somente aos 27 anos descobre que tem Asperger. Mas, ao longo dos quadrinhos, vamos acompanhando essa sua descoberta. Então primeiro conhecemos a personagem, seu cotidiano, seus incômodos.
Uma coisa que chamou muito a minha atenção nesta HQ foi o uso das cores. Muita coisa é em preto e branco e o vermelho é usado em tudo aquilo que incomoda Marguerite (e tantos outros com Asperger). Também há cores mais leves (azul, amarelo), para momentos agradáveis, ou para quando ela sabe que pode ser plenamente ela.
A diferença invisível foi uma leitura extremamente leve e importante para mim. Eu consegui realmente mergulhar na leitura, além de apreciar a parte gráfica. Marguerite é uma personagem capaz de nos cativar e, despretensiosamente, nos ensinar muito. Essa foi uma HQ que li com imenso prazer e que acho que todo mundo deveria ler também.

site: https://blogdastatianices.com/2020/04/15/hq-a-diferenca-invisivel/

Maitê 20/04/2020

Assunto importante mas me parece que faltou uma história, um personagem que é só um diagnostico não segura a atenção de ninguém por 200 páginas.
O desenho é bem simples, mas falta algo, que fica bem claro para a cartunista que resolve suplementar aquilo que falta na arte com uma narração repetitiva e explicativa.

Carol 26/04/2020

Livro: A Diferença Invisível (história em quadrinhos)
Autora: Julie Dachez
Ilustradora: Mademoiselle Caroline
Ano: 2016
N de páginas:191

Marguerite tem 27 anos, é bonita, inteligente, animada, trabalha, tem um namorado... Bem "normal", né? No entanto, não é assim que ela se sente. Ela se sente deslocada e incomodada e se esforça para não demonstrar. Até que ela percebe que certas características de seu comportamento estavam difíceis de ignorar e talvez não devessem ser ignoradas. Então, em uma consulta, ela descobre que tem Transtorno do Espectro Autista e sua vida muda completamente.

Acompanhamos o percurso de Marguerite rumo ao autoconhecimento e enquanto isso aprendemos sobre tolerância, respeito e aceitação de si mesmo. Esse livro é um abraço a toda pessoa que não se encaixa nos moldes e padrões que são impostos e também é um grande passo rumo a disseminação de informação sobre a síndrome de Asperger.

Além da história ser uma fonte de informações ótima sobre o autismo, depois da história tem uma sessão intitulada "o que é autismo?", onde é explicado o que é, vários fatos pouco conhecidos são elucidados e a autora dá dicas de documentários e livros sobre o assunto.
Gostaria de deixar um lembrete, que a autora coloca ao início do livro:
"Sua diferença não é parte do problema, mas da solução."

Ingrid 12/06/2020

Absolutamente lindo. Sensível. As ilustrações são muito amáveis e me acabei de chorar com a narrativa. A experiência de ler no Kindle não foi boa e certamente tirou muito do potencial da hq. Mesmo assim, maravilhoso!