A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Katharina15 15/09/2023

Que Hq incrível!!
Uma bela forma de conscientização, além de mostrar como a nossa sociedade é falha em aceitação:((
Indicarei para todo mundo que conheço ?

Fabiane131 14/09/2023

Autismo leve mas leve para quem???
Com belas ilustrações e vocabulário muito agradável se trata de um livro MUITO necessário. Ele é altamente informativo e traz diversos termos, fontes e curiosidades sobre o espectro. O tema é tratado com leveza e realidade. Me senti muito confortável lendo e me identifiquei muito com a personagem principal, Marguerite.
Recentemente fui diagnosticada com autismo nível 1 de suporte, o que antigamente era classificado como a síndrome de Asperger. E realmente a minha vida mudou drasticamente após o diagnóstico. Assim como Marguerite, pude me entender melhor e fazer com que os outros me entendessem. No início, na verdade , até hoje, escuto muitas falas do tipo "você não tem cara de autista", "você é inteligente demais para ser autista", "autismo está na moda", "ah, mas seu autismo é leve, né?", entre outras coisas absurdas. Hoje consigo perceber que não existe isso de ser mais ou menos autista. Como o próprio nome do livro já diz: "a diferença invisível". Ela pode não ser aparente mas isso não significa que ela não esteja ali. Por isso sempre pergunto, o autismo é leve para quem? Apenas quem convive diariamente com as dificuldades, por mais "bobas" e "simples" que sejam, presentes em estar dentro do espectro, sabe que não é algo leve. Nunca devemos nos comparar. Alguns precisam de mais suporte do que outros, não somos todos iguais, e é exatamente isso que a palavra espectro representa.
Esse é um livro que apresenta uma linguagem simples e que deveria ser leitura obrigatória!

suziey 11/09/2023

"O preconceito é filho da ignorância"
Eu achei essa história em quadrinhos extremamente informativa e necessária, utilidade pública!
O livro conta a história de Marguerite, uma mulher, que aos 27 anos, descobre que possui Síndrome de Aspeguer, que atualmente está enquadrada dentro do TEA (Transtorno de Espectro Autista).
No livro nós vemos as dificuldades cotidianas tanto de Marguerite quanto de outros autistas ao se relacionar socialmente com outros indivíduos, de comunicação, de entender mensagens subentendidas e códigos sociais entre outras peculiaridades, e também mostra a luta contra o preconceito e à desinformação existente entre as pessoas à respeito do TEA.

Adorei como o livro retratou essas dificuldades e a luta, começando pelo próprio diagnóstico. Muitas pessoas, assim como Marguerite, descobrem que têm autismo quando já adultas, e a grande causa disso se da principalmente devido a desinformação de grande parte da população à respeito do TEA e também por puro descaso mesmo. Como é mostrado no livro, Marguerite, a princípio, tem dificuldades em conseguir seu diagnóstico em razão dos estereótipos enraizados na sociedade sobre o espectro.

"Você me olha nos olhos! Um autista não encara nos olhos."

É preciso entender que o autismo é um espectro, e que por isso existem diferentes formas de autismo e diferentes autistas também. Não podemos presumir que todos os autistas são iguais, e muito menos dar menos valor a sua luta.

O livro é muito útil pra buscar entender um pouco mais sobre o autismo e acho que foi uma leitura extremamente necessária! ?

caaccs 04/09/2023

O que é nada pra você pode ser muito pra mim!
Eu chorei tanto, mas tanto lendo.
É incrível como doenças mentais, divergências, formas diferentes de ser e pensar incomodam tanto as outras pessoas. E como a todo custo quem precisa de adaptar é quem não consegue.

Eu não tenho autismo mas passei por um burnout, tô tendo q lidar com o pior da ansiedade, tomar medicação e inclusive venho descobrindo uma sensibilidade maior que das outras pessoas (oq é incrível e terrível ao mesmo tempo)

Em cada etapa que ela passa eu me via, as vezes em que as pessoas falam palavras que atravessam como uma facada, as vezes que te tratam como o maior coitado do mundo, ou ainda quando dizem q vc tá usando isso como desculpa.

É o livro que deveria ser obrigatório, pra todos entenderem que NINGUÉM É OBRIGADO A MUDAR A PRÓPRIA EXISTÊNCIA, se ser minimamente diferente te incomoda o problema está em você.

A arte é linda, a forma que usa as cores pra comunicação é incrível (é extremamente realista), e cada pequeno detalhe da um quentinho no coração. Eu amei amei amei

Olga 02/09/2023

Muito informativo
Uma história informativa - de uma maneira sem complicações - e levinha. Acho importante procurar saber mais sobre esse tipo de assunto e esse seria um dos conteúdos que eu recomendaria a alguém que gostaria de saber mais sobre o Espectro Autista.

isadorabooks 30/08/2023

? O preconceito é filho da ignorância.? - William Hazlitt
Eu amei essa HQ. Tenho 17 anos fui diagnosticada com TEA - síndrome de asperger e me identifiquei muito com a personagem. Foi recomendação da minha psicóloga, é uma leitura rápida e de fácil entendimento, um livro que todos deveriam ler, principalmente em empresas, escolas e etc. Sempre que vierem me pedir para explicar o que sinto irei recomendar essa leitura, pois sou igualzinha a Marguerite.

S.C.Sunbeam. 29/08/2023

Vamos falar sobre o Autismo?
Ao avistar está HQ, já tive um pressentimento, bom, que gostaria da obra (e dito e feito, hahaha). Neste livro, a autora nos leva à reflexão sobre o Autismo e suas camadas. Nos causando diversas reflexões durante a leitura e agregando conhecimento sobre este transtorno do neurodesenvolvimento.

Bom, gostei (até demais) da personagem principal e da maneira como a autora conduziu a história. Através de sua escrita nada dificultosa, podemos aprender mais sobre TEA e algumas dificuldades que adultos não diagnosticados encontram. Aliás, acredito que a autora conseguiu expressar muito bem a mensagem que ela quis passar.

Quote: "O preconceito é filho da ignorância"

Enfim, como uma pessoa com autismo, creio ter o mínimo de conhecimento necessário para comentar sobre o livro e dar um veredito. Minha sincera opinião é: este livro deveria ser uma espécie de leitura obrigatória! Está autora conseguiu, como já escrevi anteriormente, captar as principais nuances deste transtorno e passá-la para uma história em quadrinhos com total êxito!

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Até mais! ?

pyyrroo 19/08/2023

Literalmente amei !!!!!
"A diferença invisível" é um quadrinho MUITO necessário ! ensina muito sobre o autismo, dia a dia de pessoas autistas, as tantas dificuldades da vida de um autista, etc !
me identifiquei muito com a Marguerite! é uma personagem muito realista !! ( vindo de uma pessoa com autismo :3
enfim, recomendo muito pra quem quer aprender sobre o autismo !!! ?

Gabi® 12/08/2023

Deveria ser leitura obrigatória (inclusive em empresas)
Esse quadrinho foi indicação de uma moça de um canal que sigo no YouTube.
Sem dúvida, foi a melhor indicação que recebi nos últimos tempos.

Além de ilustrações belíssimas, o texto é de uma sensibilidade de tocar a alma. Eu sentei e li de uma vez. Chorei até desidratar, mas terminei a leitura com um sorriso enorme!

Eu, recentemente, passei por uma avaliação neuropsicológica e acabei fazendo descobertas que transformaram minha vida, então acabei me identificando muito com o momento em que ela passa por uma avaliação.

Recomendo a leitura. Recomendo que tenha em casa. Recomendo que indique para as pessoas amigas. Recomendo que indique para pessoas gestoras, para pessoas que lecionam. Recomendo que indique para quem não sabe respeitar a necessidade de silêncio e de isolamento das pessoas. Enfim, recomendo a todas as pessoas, sensíveis ou não.

cecil :) 06/08/2023

Muito fofo essa história em quadrinhos

é, acima de tudo, uma narrativa de conscientização, para que possamos entender um pouco mais de pessoas atípicas, principalmente as meninas.

o tema é abordado de maneira muito leve e certeira, e as curiosidades, bem como o texto final me acrescentaram muito, recomendo demais

Uchôa 02/08/2023

É uma HQ muito rápida e fofinha, ensina de uma maneira mais simples e que não é difícil de entender sobre a síndrome de Asperger, foi uma ótima leitura.

lala 01/08/2023

Ele é um livro bom! Ele é leve e informativo, a gente se sente no cotidiano da vida protagonista de forma a compreendê-la.
A história é rápida e super fluida.
Vale a pena a leitura.

Laura 30/07/2023

A diferença invisível
Uma Graphic novel muito delicada, sucinta e necessária. A protagonista é bastante cativante, e a história é bem rapidinha e fluida, abordando sobre o espectro autista de maneira bem informativa, o que eu simplesmente AMEI ?