A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Camila2023 21/11/2023

Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entan-to, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista - a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente.
zxsaturno 21/11/2023minha estante
Muito lindo! ?

Bea Albuquerque 14/11/2023

Nunca tinha lido uma grapic novel com esse tema sobre o autismo (TEA). Achei muito importante e informativo para todos que não possuí conhecimento sobre o assunto. Sobre a história meu deus, diversas vezes eu fiquei com um ódio das pessoas que não entendiam a Margot, diziam que era bobagem, que estava na moda e que já ia passar. Me vi no trabalho onde estou como mediadora de uma menina e ver que muitos não entendem.. É de partir o coração. Precisamos da empatia do próximo e do conhecimento deles. Esse livro é perfeito pra isso.

DearieSarah 09/11/2023

A diferença invisível
Muito leve de se ler e bem informativo. Atualmente a classificação Síndrome de Asperger está em desuso, mas a autora não deixou de explicar o autismo de uma forma maravilhosa. O Transtorno do Espectro Autista, como bem diz o nome, é um espectro. Não há classificação como leve e grave, apenas níveis de suporte 1, 2 e 3, de acordo com a quantidade de suporte que a pessoa precisa. O TEA nível 1 é o que antigamente era chamado de Síndrome de Asperger.

Nesse livro vemos os sofrimentos de vida de Marguerite como pessoa autista sem diagnóstico já na vida adulta. A partir de uma suspeita, ela vai buscando o diagnóstico com profissionais qualificados, o que acaba se tornando um grande alívio para explicar suas particularidades.

Bel 21/10/2023

Uauu não esperava
Eu fiquei muito feliz com essa leitura, a linguagem é muito fofa, mas o tema meus amigos...me impressionou demais, fez eu refletir muito e entender coisas que eu nunca tinha realmente pensado sobre. todos deveriam dar uma chance

Lourena2 10/10/2023

Todos deveriam ler essa hq
Uma hq rápida e de fácil entendimento sobre autismo e a síndrome de asperger que é em muito dos casos mais leves, a hq deixa bem claro que nem todos são iguais e que muitas vezes o diagnóstico é desacreditado no círculo social.
"O preconceito é filho da ignorância." - William Hazlitt

Ana.Montenegro 09/10/2023

?A Diferença Invisível? foi uma indicação do neuropsicólogo que me diagnosticou com TEA nível 1 de suporte. Não consigo nem explicar o tanto que essa leitura foi importante pra mim. Eu me enxerguei na protagonista de uma forma que jamais tinha acontecido antes. Recomendo para todo mundo que esteja no processo de diagnóstico ou tenha curiosidade sobre o autismo nível 1. Só uma observação: no livro é usado o termo ?Síndrome de Asperger?, mas hoje é preferível dizer ?autismo nível 1? pq Asperger foi um colaborador do regime n4zista.

Touloser1 08/10/2023

A diferença invisível
"Somos todos geniais, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele passará a vida acreditando que é estúpido."

Julia4898 05/10/2023

Amei muito.
O livro retrata a história de uma garota que sempre se sentiu diferente mas nunca soube o porque devido às suas "manias" e por isso sempre foi julgada. Até que na metade do livro ela conhece o Asperger que é um estado do espectro autista e a mesma começa a procurar o seu diagnóstico e ao conseguir ele ela começa a se sentir feliz consigo mesma pois a partir daquele momento havia entendido suas limitações e assim ter feito ela se sentir confortável consigo mesma. E aí do meio para o final a história retrata como ela lida com o Asperger e como as pessoas a sua volta tratam ela também.
Eu simplesmente amei o livro pela sua história, pela sua narrativa e por ter uma leitura completamente fluída. E também contém as ilustrações maravilhosas.
Indicaria muito caso pedissem a minha opinião.
(Espero ter resumido a história corretamente)

Cristina117 05/10/2023

Um livro necessário, eu como autista me vi na maior parte das situações passadas pela Marguerite. A história é retratada de uma forma sutil e delicada. O único e principal ponto é que não se uma mais a terminologia Síndrome de Aspeger, o autismo é classificado por níveis de suporte, mas tirando isso a história é ótima.

LaAs237 29/09/2023

Fala sobre a importância do diagnóstico do autismo, a aceitação e saber colocar seus limites em prática.
Recomendo o livro caso queira saber mais sobre o assunto.

M.M. 28/09/2023

Um quadrinho simples e informativo, bom para introduzir o tema para as pessoas, contudo com termos que não utilizamos atualmente. Como eu já estou muito dentro dessa realidade, para mim o livro foi normal, sem muita novidade, mas reconheço a utilidade dessa obra.

Leitora 27/09/2023

Estava em uma ressaca literária, quando isso acontece pesquiso em um *site para baixar livros* e escolho aleatoriamente, já tinha visto esse mas pensei que fosse sobre um assunto completamente diferente (como sempre) mas mesmo assim ele é incrível, eu sabia sobre autismo mas de uma forma superficial e esse livro abordou muito bem sobre o assunto, adoro que quando a personagem principal recebe seu diagnóstico "o mundo vai ganhando cores" e as informações no final do livro foram ótimas e muito bom pra se informar e se conscientizar 10/10

Sammy55 19/09/2023

Arrastado
O livro tem artes INCRIVEIS, cenarios maravilhosos, só que no final eles tentam forçar tanto uma conscientização que eu me senti vendo um comercial na globo

@jaquepoesia 18/09/2023

Marguerite é uma mulher de 27 anos, que ama animais, comida vegana e chocolate, vive com seu namorado Florian, e mantém uma rotina bastante programada. Ela sai para trabalhar todos os dias às 07:30, pede seu pãozinho de espelta na padaria Café De La Poste e chega todos os dias ao escritório onde trabalha as oito horas.

Muitas vezes considerada antissocial pelas colegas de trabalho, Marguerite carrega a fama de não se entrossar, por falar pouco e recusar todos os convites para sair com a turma. Mesmo no horário do almoço, Marguerite prefere estar sozinha, isso porque muito barulho e contato com pessoas que parecem a intimar a incomoda muito.
Extremamente incomodados, os colegas levam a situação ao proprietário da empresa, o qual a questiona sobre seu comportamento. A situação a leva também a ser questionada pelo RH até mesmo por suas roupas.
Mas não existe nada de errado nas roupas de Marguerite, nada que viole qualquer conduta se vestimenta da empresa, elas são apenas confortáveis, isso porque Marguerite não consegue vestir nada apertado demais ou que irrite sua pele.

Chegar em casa é tão incômodo quanto estar no trabalho, pois seu vizinho de prédio a assedia mesmo sabendo que ela tem namorado. Já seu namorado insiste para que ela saia com ele e os amigos, mas Marguerite prefere ficar em casa, na companhia de seus gatos e seu cão.

Mais e mais situações difíceis a levam a uma intensa tristeza, e é então que ela decide buscar respostas em pesquisas na Internet, afim de descobrir razões para ser tão diferente das outras pessoas.

E ao descobrir sua diferença invisível, a protagonista dessa belíssima HQ, descobre que nunca quis ser uma pessoa reclusa e solitária, e que existe um diagnóstico, que como um bom amigo deveria fazer, compreende suas especifidades.
E uma vez livre da necessidade de ser como os outros, Marguerite descobre um novo mundo, ao qual ela se sente segura para ser quem sempre foi.

Kaire 17/09/2023

Essa HQ deve ser lida por todos!
Se você já tem conhecimento sobre o autismo e síndrome de asperger, espalhe essa leitura para que outras pessoas tomem conhecimento da forma devida.