A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Marduck 22/01/2024

Uma ótima HQ para se informar mais sobre o autismo.
?Concretamente, as dificuldades de Marguerite permanecem as mesmas, mas foi a forma de enxergá-las que mudou completamente.?

Um ótimo livro para adentrar no mundo dos detentores do TEA (trastorno do espectro autista), adorei do começo ao fim Marguerite, que sempre demonstrou ser uma pessoa diferente e, francamente, era examente isso que a torna tão carismática.

millena77 21/01/2024

A diferença (in)visivel
Gostei da leitura, rápida, facil e informativa
me identifiquei em algumas partes kkkhok iiiih
achei interessante a leitura, bem fluido e interessante

21/jan/24

Bela || ðð 17/01/2024

Leitura boa!
Com certeza esse livro entrou para a minha listinha dos favoritos. Eu, como uma pessoa atípica, digo que essa é a realidade que enfrentamos. Gostaríamos que tudo fosse mais claro e que os outros pudessem nos compreender melhor. Leitura rápida e boa! Adorei o desenvolvimento da protagonista, foi emocionante ler esse livro!

JustMeBeingMyself 10/01/2024

A Diferença Invisível
A Diferença Invisível é uma HQ extremamente necessária para conscientização sobre o espectro autista. Eu simplesmente amei. A história é bem construída, e dá pra ver o desenvolvimento pessoal da Marguerite ao longo da história. Um fato interessante sobre a Julia Dachez (autora) e a HQ: A HQ conta a história da autora (autista, nível de 1 de suporte) através da Marguerite. A Julia Dachez foi a primeira pessoa na França a ser abertamente autista, e publicar um livro defendendo a causa (já que o autismo é extremamente mal visto e distorcido na França).

caarolparker 08/01/2024

Identificação
Li a primeira vez este quadrinho em 2019, e fiquei com uma leve suspeita por ter um sentimento de ser diferente das pessoas em minha volta.
Me identifiquei com as dificuldades sociais e incômodos por sons em ambientes públicos.
Em 2023, por ter uma maior divulgação dos sintomas do TDAH nas redes sociais, fui buscar um diagnóstico - poderia ser "só" ansiedade.
Em 02/10/23 eu recebi meu diagnóstico de autismo nível 1.

Reler esse livro me fez reviver a minha jornada até aqui, em 26 anos sem saber uma parte crucial de mim.

Dheinni 08/01/2024

Autismo não é uma doença que poder ser curada com remédios
Foi uma leitura muito agradável, relato um acontecimento que ainda ocorre bastante não só na França como em outros lugares, ao ter um relatório tardio de autismo as pessoas ao redor desinformadas tendem a dizer que irá passa ou que as coisas vão melhorar.

Mas apesar de várias empecilhos na vida social e no trabalho da protagonista ela da a volta por cima ao saber seus limites e entender que ela não e "anomar".

É desagradável como o ser humano é ignorante só por não entender determinadas situações.

Bruna Grazieli Proencio 07/01/2024

Leitura rápida e agradável
Um ótimo quadrinho pra quem deseja saber mais sobre os aspectos e cotidiano de uma menina com autismo tentando se encaixar em.seu próprio mundo,recomendo .

MINEOLNE 03/01/2024

O primeiro do ano????
A primeira leitura do ano,e assim,não tinha como começar melhor. A história é linda,o livro é lindo,é tudo tão lindo e tocante. Acho que é um ótimo livro para introduzir o autismo às crianças,pois além do formato em quadrinhos ele tbm é de fácil entendimento. Sobre a história,o namorado é um babaca insuportável,assim como o vizinho,o local de trabalho um verdadeiro circo e os "amigos" dela todos insuportáveis. Ainda bem q a diva é sensata,largou todos de mão e ainda arrumou melhores. E eu achei muito fofo a moça da cafeteria pq eu me ví nela kkkkkk enfim 5/5??

Sofia Dionísio 31/12/2023

Tarefa de casa da terapia
Quando sua psicóloga te empresta um livro sobre autismo em mulheres, você começa a desconfiar que ela esteja desconfiando de algo... Bem, eu já estava fazendo a análise neuropsciológica e já sabia que o que era mais provável era o autismo, mas esse confirmou que ela já sabia que era. E é. Dito isso, espera-se que essa leitura tenha sido intensa e tocante e abriu meus olhos, mudou minha vida, né? Bem, nem tanto. Não me identifiquei tanto. Eu tenho uma motivação social grande, e não tenho tantos problemas sensoriais quanto a protagonista, sem nem falar que, mesmo que eu saiba que é só uma questão de contexto histórico, ver "Aspenger" sendo usado, principalmente no sentido de um autismo mais "leve", sempre me abala negativamente. O traço é bacana, e entendo que o projeto em si do livro, baseado na experiência real de uma pessoa que teve um diagnóstico tardio e quis espalhar sua história como forma de conscientização. Mas muitas vezes eu senti que era um livro escrito para neurotípicos sobre pessoas autistas, e de novo, não me identifiquei tanto assim com os traços autistas da protagonista, o que fez a leitura ser mais alienante do que esclarecedora. Eu recomendo, mas fico triste que tinha o potencial de ser mega importante para mim e não conseguiu ser.

Érika Dias 18/12/2023

Terminei de ler esse livro há 2 dias. Na verdade, o li todo de uma vez, em uma noite.
É uma história em quadrinhos, então é bem leve de ler.
A história nos apresenta Marguerite, que é diferente do que é considerado "padrão" na sociedade. Ela tem o namorado, tem o trabalho dela, tem algumas amizades, mas ela não sente que se encaixa. E assim ela vai levando a vida até conseguir entender qual é a "diferença" dela. É aí que ela se compreende e entende que ela não é estranha, é apenas diferente.

Amei o livro, me identifiquei muito com a Marguerite em alguns aspectos. Achei genial a ideia de falar sobre autismo através de uma história em quadrinhos. Super recomendo.

Samantha.Martins 10/12/2023

Utilidade pública
"Diferença Invisível" é uma obra extraordinária! Me identifiquei profundamente com a personagem principal ??

cbmaite 03/12/2023

Que hq linda! explica o autismo e a síndrome de asperger de uma forma tão bonita, mostrando que nossas diferenças são importantes para nossa convivência, essa hq fala muito sobre o preconceito com pessoas que tem alguma síndrome, e é muito linda!! eu amei.

Mariana 29/11/2023

Nunca havia ouvido falar e achei incrível...
Essa HQ vai contar a história da própria autora do quadrinho, de como era antes de ser diagnosticada com Síndrome de Asperger(estado do espectro autista) e sua vida depois do diagnóstico.

A história é incrível, do quanto o diagnóstico é necessário e como um peso foi tirado de suas costas ao descobrir do que se tratava certas atitudes dela que não condiziam com as atitudes de todas as pessoas que conviviam com ela.

Acho que uma das coisas que mais me fascinou foi como, por meio das ilustrações, a artista que realizou os desenhos para a autora conseguiu passar, pelo menos um pouco, como funciona a mente de um autista.
Quando um quadrinhos começa a ficar de um tom avermelhado é que ela estava prestes a ter uma crise por conta do barulho, como as pessoas que gostavam e entendiam ela eram coloridas e as outras pretas e brancas.

Para pessoas que não sabem muito sobre autismo é um livro super informativo, com uma seção só sobre os sintomas, como ser diagnosticado, com que médicos passar e formas de lidar com uma pessoa do espectro autista.

Um livro extremamente necessário, importante e informativo. Leiam muito.
magalubooks 29/11/2023minha estante
acabei de ler por causa da sua resenha, mto bom mesmo!

Mariana 03/12/2023minha estante
que bom que gostou!!

rawsauroo 24/11/2023

Real
Retrato da minha vida. Um livro essencial pra quem como eu tem um diagnóstico tardio, que sofreu e sofre com o preconceito. Só amor para essa HQ

Gabri_Ella 22/11/2023

Tá tudo bem não ser igual a todos
Talvez eu seja autista. Tô no processo de diagnóstico, e acordar e viver sabendo disso é cansativo, mas não se encaixar em nada na sociedade é mais cansativo ainda. Acompanhar esse processo de Marguerite foi muito reconfortante pra mim, fiquei angustiada com ela, pois todos os dias no trabalho eu tenho que me controlar pra não sair chorando, me esforçar pra entender contextos sociais e fazer amigos. Esse livro é uma utilidade pública. Todos deveriam ler e entender o que se passa na mente de uma pessoa no espectro. Não é frescura.