A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

trizisreading 27/02/2024

Descobrindo-se na Síndrome de Asperger
"A Diferença Invisível" cativa o leitor ao explorar a rotina única de Marguerite, uma mulher de 27 anos com Síndrome de Asperger. As ilustrações revelam a pressão que ela enfrenta devido à sua sensibilidade aos sons e dificuldades de socialização, complicando seu cotidiano, tanto em casa quanto no trabalho. Diante da incompreensão inicial, Marguerite descobre sua condição, enfrentando ceticismo e desaprovação. O livro destaca sua jornada para aceitar e abraçar sua identidade aspie, transformando sua vida ao construir amizades mais saudáveis e respeitar seus próprios limites sociais. Uma narrativa envolvente que ilumina a importância da empatia e compreensão diante das diferenças.

Leia as minhas resenhas completas no meu instagram literário: @trizisreading

karou 23/02/2024

Que leitura maravilhosa!!! eu amei muito. além de ser um tema necessário e urgente de debate, foi exposto ao decorrer da HQ de uma forma muito sensível. a arte é tão linda. eu amei a narrativa, a protagonista, o tom informativo, às críticas/sarcasmos em determinadas situações, e tudo isso torna a história da HQ incrível. vale muito a pena essa leitura. indico muito!!

lihgsilva 23/02/2024

Vi esse, por acaso, nas prateleiras de uma livraria no shopping e a capa logo me chamou atenção, bem como o título, mas abrir e iniciar a leitura consegue ser ainda melhor. As ilustrações são belíssimas, me identifiquei muito com a personagem e achei muito boa a mensagem que transparece neste enredo.

malu517 19/02/2024

Não gosto de quadrinhos, mas tive que ler essa para a escola. É um livro bem rápido, li em apenas 1 aula

Isabelli.Kamila 18/02/2024

Autismo
Eu gostei muito, achei bem informativo. A forma que mostra sobre pessoas autistas, o preconceito, os desafios e tudo mais e no final tem todo um guia informativo sobre o que é autismo, eu achei muito interessante e não estava esperando, não tenho nada a reclamar do livro, é muito bom. Fala brevemente sobre toque também, a pressão das pessoas e a forma que falavam com ela realmente me fez pensar, é muito interessante.

Nickarochaa 17/02/2024

Eu senti o alívio dela
Minha sincera opinião, como uma menina autista diagnosticada tardiamente, é que todo mundo deveria ler esses quadrinhos.
A história não tem nada de ação, fisicamente falando, mas isso não significa que a gente não sente casa palavra, cada ofensa e cada dor que a Margô enfrenta.
Minha vida pode ser, muitas vezes e em muitas situações, comparada com a dela. A gente escutou as mesmas frases, sofreu as mesmas opressões e não sabia nem o porquê.
Eu senti o alívio dela ao receber o diagnóstico e eu sinto esse alívio toda vez que eu me recuso a ultrapassar os meus limites.
Neurotipicos e atípicos deveriam ler essa obra de arte.

Isa 15/02/2024

?O preconceito é filho da Ignorância?
Marguerite é uma mulher francesa de 27 anos que ama animais, dias ensolarados, chocolate e comida vegetariana, mas que sente que não se encaixa em lugar nenhum. Após passar por várias situações difíceis no seu dia a dia, decide pesquisar na internet algumas de suas características e particularidades, e finalmente toma conhecimento sobre a Síndrome de Asperger (Transtorno do Espectro Autista- TEA). Entre ?idas e vindas? a vários médicos em busca de um diagnóstico, Marguerite então começa a frequentar um centro de apoio para pessoas autistas, onde conhece novas pessoas, faz novas amizades, passa a ser compreendida e aceitar-se como realmente é.

A HQ é bem curtinha, mas ainda sim trás uma visão muito íntima, sensível e profunda sobre o autismo. Com traços delicados e um desenho lindinho, a história nos faz questionar o nosso dia a dia e as muitas vezes que vemos o preconceito de perto, mas ainda sim camuflamos com sorrisos e justificativas vazias.

?- Sim, mas isso que você me disse da sua vida acontece um pouco com todo mundo.
- Não mesmo! Você diria a uma pessoa asmática: ?Ah, mas quando eu corro também fico sem ar?? Não! Viu só, é a mesma coisa.?

Eu adorei a forma como o tema foi exposto e principalmente quando descobri que o livro se tratava de uma autobiografia, foi ótimo poder acompanhar a evolução de Marguerite e das pessoas ao seu redor, e principalmente ver essa evolução tão nítida na HQ, que evoluem ao longo das páginas de tonalidades de cinza e vermelho, para cores vibrantes e alegres.

Nunca tinha lido nada na temática e sinto que foi muito importante a leitura para entender e conhecer mais sobre o assunto. Recomendo.

Beto Trindade 14/02/2024

Perfeição define
Uma excelente e rápida leitura para quem deseja compreender a visão de uma pessoa no espectro autista. Fiquei encantado com a história de autoconhecimento da personagem, principalmente por ser biográfica.
Recomendo demais!

Brenda Lucas 10/02/2024

Necessário!
Estou chocada, mas pela positiva! É bem fácil de ler e de entender, o que considero importante quando o assunto é relativamente sensível e necessário de ser debatido e conversado. Não vou negar, sou ignorante no assunto e ler este livro me fez querer procurar mais informações, afinal... conhecimento nunca é demais! De qualquer maneira, a linguagem é bem fácil, a temática da Síndrome de Asperger é muito bem abordada, principalmente no lado feminino, as cores foram bem escolhidas e os desenhos são lindos! Sinceramente, sinto que esta obra é uma utilidade pública e deveria ser lido nas escolas, porque é capaz de mostrar que não é nada do estereótipo antiquado que muitas vezes temos em mente. Enfim, amei o livro e recomendo demais!

Tayssa 09/02/2024

Esse livro é uma utilidade pública.
Esse livro é tão necessário pois ajuda pessoas a entenderem um pouco sobre o autismo, de uma forma mais divertida como o hq

Wamarisen 31/01/2024

Informativo
A HQ apresenta uma parte da vida de Marguerite que engloba o transtorno de Asperger desde antes de seu diagnóstico até alguns anos depois da comprovação. Como forma de divulgar informações claras e reais sobre o autismo a Marguerite começa a compartilhar informações na Internet sobre esse tema pouco discutido. O que mais tarde a leva à construção dessa obra literária bastante interessante.

Eu adorei a forma como esse tema foi exposto, com sensibilidade e um toque de esperança. Fora isso, as ilustrações são um estilo de arte fofo e delicado, o que dá um ar de leveza para certas cenas que não são as mais agradáveis de se presenciar ou até mesmo ler.

Books of Julia 28/01/2024

Extremamente necessário!
Marguerite se sente deslocada, ela não gosta de muito barulho, ruídos, imprevistos a deixam extremamente nervosa, se sente mais confortável em sua casa com seu cachorro e seus gatos do que com os seus colegas de trabalho, tem dificuldade para entender piadas ou frases de duplo sentido e não consegue viver sem rotina.
Marguerite já levou um sermão do chefe por não ser sociável, quando tentou fazer amigas foi vista como "grossa" por dar uma opinião sincera, frequentemente abusam de sua ingenuidade e a maioria das pessoas a acha louca, inclusive seu namorado.
Ela se acha um peixe fora dá água,até pesquisar no google suas características e se identificar com a síndrome de Asperger(transtorno do espectro autista), muitas pessoas riram quando Marguerite recebeu o diagnóstico pois disseram que ela olhava nos olhos, então não tinha como ser autista.( como se autismo fosse só isso!).
Apesar de ainda ter muito preconceito das pessoas, ela se sentiu livre quando descobriu que não era louca, apenas diferente e tinham muitos como ela. Desde então ela pesquisa sobre sua síndrome, fala com os outros sobre autismo e faz amigos que aceitam como ela.

? Livro rápido mas tão pouco menos necessário, a história de Marguerite é extremamente importante não apenas para entendermos o autismo e as pessoas autistas, como se colocar no lugar do outro.Todos a julgavam anti-social como ela se não quisesse se enturmar, ela até queria, mas era difícil.É reconfortante ver ela aos poucos conseguindo fazer amigos, quanto mais vai se conhecendo.

? Outro ponto que achei interessante foram os diálogos dela serem todos em preto e branco até o momento que ela começa a se conhecer e a conhecer pessoas como ela. Nesse momento, sua vida começa a fazer sentido. O mundo agora, é colorido. Quem pensou nisso, é um gênio!

Marduck 22/01/2024

Uma ótima HQ para se informar mais sobre o autismo.
?Concretamente, as dificuldades de Marguerite permanecem as mesmas, mas foi a forma de enxergá-las que mudou completamente.?

Um ótimo livro para adentrar no mundo dos detentores do TEA (trastorno do espectro autista), adorei do começo ao fim Marguerite, que sempre demonstrou ser uma pessoa diferente e, francamente, era examente isso que a torna tão carismática.

millena77 21/01/2024

A diferença (in)visivel
Gostei da leitura, rápida, facil e informativa
me identifiquei em algumas partes kkkhok iiiih
achei interessante a leitura, bem fluido e interessante

21/jan/24