A História Secreta De Twin Peaks

A História Secreta De Twin Peaks Mark Frost

Resenhas - A História Secreta De Twin Peaks

Maria Carolina 19/12/2023

Mark Frost, gênio
Este livro foi lançado para fechar algumas pontas soltas que ficaram após o cancelamento da séria na segunda temporada, e eu não tinha muitas expectativas, mas fui arrebatada.
Eu parei em vários momentos a leitura para pesquisar os nomes e fatos citados ao longo do livro, e fiquei surpresa com o Mark Frost: ele incluiu a história norte americana na criação da história da cidade e dos personagens. Achei genial e aprendi muita coisa.
Há algumas narrativas que diferem da série, como o motivo da Nadine ter perdido um olho, mas eu preferi a do livro.
Além disso, há a informação de como o Dr. Lawrence encarou o erro dele, o que aconteceu pós explosão do banco... eu achei tudo incrível e genial.
E como me arrebatou, favoritei com louvor.
A edição da Cia das Letras é impecável: capa dura, página grossinha e coloridas.

Nathaniel.Figueire 15/06/2023

Vale a leitura somente como curiosidade para fãs
Havia lido na época do lançamento e, naquele momento, havia achado interessante.

Resolvi esses tempos rever a série e ler os livros. Dessa vez achei que esse livro acrescenta muito pouco à série, já que aqui nós temos uma produção somente do Frost (e da qual Lynch já disse que não leu nem vai ler). Tanto que perdi a vontade de reler o The Final Dossier...

A série de arquivos compilados pelo Arquivista (e analisados pela Agente Tammy Preston) em muitos momentos contradizem o que vemos na série televisa e nos filmes, o que é OK, afinal, documentos não espelham necessariamente os fatos (podemos questionar também se o que assistimos também não pode passar pela mesma crítica...). Porém, ler esse livro ao mesmo tempo em que se assiste à série é sentir forte demais o "retcon" que foi feito em Twin Peaks para eliminar decisões ruins tomadas (especialmente na segunda temporada) e fortalecer a mitologia criada a partir do Fire Walk With Me e The Return.

Vale como curiosidade para quem gosta muito da série televisa, como eu, mas recomendo mais ler como algo "não canônico" do que tentar ficar encaixando o lido nos documentos apresentados e o assistido na série, afinal, várias coisas aqui são contraditórias inclusive com o The Return...

Emi 06/02/2023

Não sei se não ter assistido a série acabou com o brilho, mas não gostei deste livro. Achei muito chato. O mistério não prendeu e a estratégia de ser um dossiê e a gente ler documentos técnicos, notícias, transcrições de entrevistas, etc, saiu pela culatra. Ficou bonito esteticamente, só. Em termos de leitura foi maçante. Nem sei como não abandonei o livro. O fim do mistério foi morninho e decepcionante. Nem a série quero ver depois disso.

gleysonWHO 29/07/2022

Corujas e mistérios
A História Secreta de Twin Peaks é um complemento à trama apresentada no seriado original, sendo uma ponte entre a segunda e a terceira temporada. Vale a leitura para os que já estão familiarizados com a trama de Lynch/Frost e não se deixam enganar por corujas.

renata1004 13/01/2022

twin peaks é provavelmente minha obra audiovisual favorita o que tornou esse livro bastante interessante. mark frost te amo!!! e um beijo para o david lynch

Mimi 21/12/2021

Este livro é baseado em uma série.

Eu não assisti a série ainda mas pretendo assistir.

O livro tem muitas fotos e é muito interessante.

Gostei da leitura.
Emi 17/01/2023minha estante
Peguei pra ler agora, mas tb nao vi a série. Dá pra acompanhar sem problemas?

Marcos.Paulo 02/09/2021

Simplesmente magnífico!
O ruim desse livro é que acaba! O livro é a cereja do bolo pra quem acompanhou as 3 temporadas existentes da série twin peakis , complementando e amarrando alguns fios soltos e origens de alguns personagens, com certeza não vai ser aquele livro que você vai ler e deixar de lado.

Dom 23/07/2021

Eu estou completamente extasiado ao terminar esse livro. Há tempos queria lê-lo e não vou me perdoar por ter empurrado tanto com a barriga.

A cada nova seção, o interesse só aumentou e culminou com os fatos ocorridos no final da 2ª temporada da minha série favorita.

Amei a quantidade de informação que expandiu o que foi mostrado na TV.

Inevitavelmente, vou pegar logo logo o Dossiê Final para embarcar em mais uma aventura naquela cidade nada pacata.

Muito obrigado, Mark Frost.

Alanna. 02/12/2020

Eu descobri Twin Peaks muito por acaso a uns anos atrás, uma série que prometia, a princípio, ser uma trama sobre a investigação do assassinato de Laura Palmer, uma adolescente aparentemente normal e feliz; mas conforme os episódios vão passando, a trama se transforma de uma maneira muito inexplicável, e o que antes era uma simples investigação vira uma história que envolve forças ocultas, mistérios antigos e agentes sobrenaturais, só que tudo isso de uma maneira única. Acho que só assistindo pra entender.

Esse livro aqui é uma chance, pelo menos pra mim, de entender um pouco mais esse universo (não que algum dia alguém consiga entender Twin Peaks). O trabalho gráfico dessa edição merece elogios, é realmente bem feito e muito bonito. O que esse 'arquivo' contém são questões sobre a história da cidade e do que aconteceu ao longo dos anos nela. Diferente de 'O diário de Laura Palmer', que narra através da visão de Laura o seu último ano de vida (e que ajuda a explicar algumas questões que envolvem sua morte), esse livro fala sobre a história, sobre a serralheria da cidade (que tem importância na série), sobre as tradicionais famílias, sobre alguns dos mistérios do mundo invertido, sobre a ação do FBI nos mistérios da cidade. É uma boa leitura pra reencontrar esses personagens e pra entender um pouco mais de um universo que tem como essência ser confuso.

Viviane.Lopes.Costa 16/04/2020

Sou muito fã de Twin Peaks. Exatamente por isso, quando que Mark Frost havia lançado um livro que contava a História da cidade fiquei louca pra gastar os dinheiro que eu não tinha nele!!!
O livro se apresenta na forma de um dossiê elaborado por um ?Arquivista ? anônimo em que consta vários documentos relacionados a história da região desde os primórdios, tudo relacionado a eventos sobrenaturais e/ou não explicados.
Apesar das várias passagens relacionada a OVNS que aparentemente não fazem nenhuma relação com Twin Peaks, é impossível parar a leitura!
Muito bem feito, e escrito, os fatos explicam muitas coisas que na série ficam meio sem sentido.
Foi um prazer retornar a Twin Peaks!

Instagram: @bibliotecadepemberley

Portal JuLund 11/08/2017

A História Secreta de Twin Peaks, @cialetras
“A História Secreta de Twin Peaks” é um livro perfeito para aqueles que são fãs da série e querem se aprofundar mais no mundo e enredos de Twin Peaks, é de fato um livro cheio de detalhes e rico por isso. A série é de 1990 e teve duas temporadas, um dos grandes mistérios foi quem matou a jovem Laura Palmer, mas logo somos envolvidos em outras tramas e personagens interessantes. Caso tenha interesse em assistir, não espere respostas diretas, há vários segredos e algumas situações em que temos que tirar nossas próprias conclusões.
Este livro é ótimo, pois vão ter detalhes sobre a cidade e alguns personagens conhecidos e o melhor é a forma que é apresentado, como relatos, manchetes de jornais, detalhes de investigações com comentários. Ao longo da leitura percebi que algumas informações estavam diferentes das apresentadas na série, mas são alguns detalhes e fica a dúvida se foi intencional para demonstrar que mesmo com informação nada é tão claro.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-historia-secreta-de-twin-peaks-cialetras

Bbortolotti 22/06/2017

Segredos e mistérios
"..é importante aprender a distinguir entre mistérios e segredos. Mistérios precedem a humanidade, estão à nossa volta e nos impelem a investigar, a descobrir e a nos maravilhar. Já os segredos são obra da humanidade, uma forma dissimulada e muitas vezes insidiosa de adquirir, manter ou impor o poder. Nunca confunda a busca pelos primeiros com a manipulação exercida pelo segundo".

No trecho acima destacado, o personagem "Arquivista" apresenta uma bela reflexão que talvez sintetize o brilho da série dos anos 1990. Para quem, como eu, é fascinado pelo universo criado por Lynch/Frost, o livro "A História Secreta de Twin Peaks" pode ser devorado em questão de horas. Além de realizar um histórico sobre a cidade e alguns dos seus principais cidadãos e cidadãs, o livro é um entreato entre a segunda e a terceira temporada e revela importantes dados sobre o enredo da nova temporada, bem mais intrigante do que a anterior, há de se ressaltar.

O livro, contudo, acaba ficando no campo do "segredo" e não do "mistério", seguindo a distinção realizada acima pelo(a) "Arquivista". Ainda que a obra deixe espaço para o "mistério", Frost não soube explorar, ao meu ver, as potencialidades da linguagem literária. Prendeu-se exclusivamente ao enredo e caiu em diversos lugares comuns da teoria da conspiração para falar sobre os mistérios de Twin Peaks. O formato de dossiê do livro é aparentemente interessante, com a história sendo desenvolvida a partir de recortes de jornais, trechos de cartas, entrevistas, diários, fotografias, revistas, relatórios, além do próprio comentário do (a) arquivista. Mas por vezes parece excessivamente forçado, como se todas as informações do dossiê fossem perfeitamente adequadas à trama e costuradas pelo(a) Arquivista.

Para quem acompanha a filmografia de Lynch sabe do seu trabalho impecável com a linguagem audiovisual. Uma montagem não-linear das narrativas, personagens, diálogos, enquadramentos pouco convencionais, cenários e efeitos visuais surreais, desenho sonoro que remete ao onírico, dentre outras tantas características que tornam seus filmes verdadeiros "mistérios" que não pretendem explicar nada com o seu enredo. Cabe aos espectadores a incumbência dessa tarefa. E todos esses elementos estão presentes na série Twin Peaks. Em entrevista, Lynch assumiu que deixou de se dedicar tanto à série quando o obrigaram a revelar quem era o assassino de Laura Palmer. A segunda temporada desandou a partir disso, sendo retomada ao melhor estilo Lynch nos dois últimos episódios e agora com a temporada nova.

Ainda que Frost seja um dos autores da série, a impressão que tive após ler "A História Secreta..." é de que sem o incrível talento com a linguagem audiovisual de David Lynch a série não teria a mesma potência. Poderia até fazer bastante sucesso como outras séries de suspense como Lost ou Stranger Things, por exemplo. Após ler o livro, chego à conclusão que Frost não consegue fazer com a literatura o que Lynch faz com o audiovisual. A literatura norte-americana está cheia de grandes exemplos de autores que sabem construir uma atmosfera de mistério a partir da escrita: Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft e Stephen King, para ficar nos mais famosos. Frost parece não ter aprendido com eles, preferiu uma trama convencional na roupagem estilística de um dossiê, cheio de lugares comuns. Ficou no campo dos segredos, na acepção do seu personagem "Arquivista". Ainda bem que quem dirige a série é o David Lynch, esse sim um mestre audiovisual dos mistérios.

Gustavo.Campello 07/06/2017

Rosa Azul, Corujas & Cafés
David Lynch e Mark Frost foram os caras que revolucionaram a televisão. Se você é viciado em séries, deve muito isso ao Lynch e Frost. Os novos capítulos de Twin Peaks trazem uma nova revolução, a narrativa não é parecido com nada que já tenha passado na Televisão. Minha vida cinematográfica mudou muito com o Lynch depois de assistir Estrada Perdida aos 16 anos.

O livro vai na mesma vibe, é praticamente uma nova forma de fazer literatura, você tem em mãos um documento e vai chegando a conclusões junto com a personagem que o lê e faz anotações sobre. Daria nota máxima se não fosse os erros de informações que parecem serem erros mesmo e não alguma coisa falsa que o "Arquivista" se equivocou.

Tem muita coisa no arquivo (livro) que é real, e realizando uma pesquisa durante a leitura fica ainda mais legal tudo que está absorvendo.

Erros de informação (Spoilers): No livro diz que a mãe de Norma Jennings morreu em 1984, porém ela aparece na segunda temporada da série. Colocam Cooper como o responsável pelo tiro em Jacques Reaunault quando na verdade é Andy Brennan. Tem uma parte que diz que o Robert Jacoby morre em 1969, mais pra frente que ele morre em 1986 após escrever o artigo da Senhora do Tronco. Na série Big Ed diz que atirou no olho de Nadine na lua de mel, versão diferente do livro. A própria versão entre como ele ficou com Nadine e Norma com Hank é diferente, Vários errinhos sobre a mitologia do Twin Peaks pra qualquer aficionado como eu.

Esses erros podem ser do Arquivista, porém ficaram estranhos no livro. Não faz muito sentido se compararmos com alguns fatos da série. Achei desnecessário revelar quem era o Arquivista também, acho que tudo poderia ter sido deixado aberto, como a própria mitologia de Twin Peaks é, aberta, instigando ao leitor espectador decidir qual verdade quer escolher.

Mas o livro em si é maravilhoso, muito diferente de tudo que você já leu e isto, por si só, faz valer muito a pena a leitura. Nem preciso elogiar o material gráfico, né?

Adriana Scarpin 03/06/2017

Que coisa linda esse livro, tanto em conteúdo quanto esteticamente.