Grave Peril

Grave Peril Jim Butcher

Resenhas - Grave Peril

FERES. D. 17/01/2024

Melhor a cada livro
Que série boa! Engraçada, empolgante e ao mesmo tempo muito interessante. Terceiro livro superou os dois primeiros pra mim.

Enzo.Reis 07/07/2023

Que livro sensacional
9.5

Melhor livro da série até agora e possivelmente o melhor do ano.
Devorei esse livro em uma velocidade que não acontecia com nenhuma leitura desde the way of kings. Mesmo que fantasia urbana não seja meu gênero favorito, Dresden Files tem me agradado de uma forma que não esperava.
Harry é um personagem muito bom, mesmo com alguns problemas, mas os personagens secundários são incríveis, Murphy, Susan e Michael tem meu coração.
A mitologia desse mundo tá se expandindo a cada livro e eu tô amando como a história tá prosseguindo, principalmente as possibilidades que foram abertas pro quarto livro e como o Harry vai lidar com as mudanças.

pedrO 21/02/2022

UM AVANÇO MUITO BEM-VINDO
Terceiro livro de Dresden Files e, FINALMENTE, um avanço no desenvolvimento da série.
Definitivamente o meu favorito até agora, em questão de enredo e também pelos personagens introduzidos e explorados no volume.

Claro que não é um livro perfeito, e muitas vezes a ajuda acaba vindo de forma muito "conveniente", de formas que parecem estar ali apenas como auxílio ao roteiro do livro.

Mas, além da extrema sorte de Harry Dresden e sua insistência em se colocar em situações de vida ou morte, enquanto soluciona os problemas no exato momento em que TUDO já está encaminhado para o desastre... foi uma ótima leitura e definitivamente serviu como um boost na minha vontade de ler toda a série!

E James Marsters sempre com uma narração IMPECÁVEL.

Sods 21/07/2020

O Poder de Três Palavras
"Grave Peril" consegue fazer tudo que o livro anterior "Fool Moon" não conseguiu fazer. Tem uma história extremamente intrigante e que que deixa com os nervos a flor da pele, apresenta novos personagens extremamente carismáticos e trás consequências pesadas para nosso querido Dresden e companhia.

Eu tenho que dizer, eu amei o personagem Michael Carpenter. O Cavaleiro da Espada é divertido, fiel e extremamente interessante, e sua dinâmica com Dresden é incrível, e até mesmo engraçada algumas vezes. Entre eles existe uma longa parceira, e da pra sentir em cada página.

Também temos as introduções de mais dois personagens, o Vampiro Thomas, o qual vejo potencial para futuras aparições na série, e a Madrinha de Dresden, Lea. É com ela que vem alguns problemas do livro, além dela mesma ser uma personagem fraca. Sim, a relação dela com o protagonista é interessante, mas nesse livro só chega a ser irritante, e o problema com Lea não para por ai. Ela sempre aparece ou oferece ajuda em momentos chaves, a tornando uma especie de mecanismo narrativo para ajudar Dresden nos piores momentos, e no final o conflito dos dois termina de forma fraca e sem impacto. Dresden também consegue se livrar de problemas sem ela, mas em alguns momentos faz parecer que ele tira certas soluções do nada, e isso tem seu impacto na narrativa nos momentos de crise, mas não chega a estragá-los.

E momentos críticos definem esse livro. Jim Butcher continua a me surpreender com sua habilidade de criar situações horrendas para seus personagens, e as formas que ele encontra para faze-los superar esses eventos sempre são boas, apesar de algumas serem forçadas. "Grave Peril" afeta Dresden e as pessoas próximas ele de maneira extrema, tendo ao final diversas consequências que o protagonista terá de lidar por alguns livros ainda, o que é algo excelente, visto que o livro anterior não teve isso. Além disso, o desenvolvimento do protagonista é incrível, e falar mais que isso seria spoiler.

"Grave Peril" tem sim problemas, mas ele me chocou, me angustiou, me fez rir bastante (por incrível que pareça) e me emocionou, principalmente pelas belas últimas linhas de seu último capitulo, e isso tudo faz parecer que seus problemas não são tão importantes assim.

Lucas1429 30/06/2020

Grande perigo
Eu tive um misto estranho de sensações com esse livro. Primeiramente digo que ele expande consideravelmente a lore da série e deixa a gente começar a ver o que que o autor tem guardado pra nós, principalmente sobre o protagonista. Esse é um ponto positivo. Mas ainda dentro disso essa expansão me pareceu algo meio apressado e sem tanto desenvolvimento, que eu só vou saber se tem algum objetivo quando continuar a ler os livros. Toda a subtrama do Harry com a avó dele é bem meh, e ainda reforça muito uma falha da série que é sexualizar bem praticamente todas as personagens femininas.
Mas de modo geral é um livro muito divertido, daqueles que você pega pra ler e quando se dá conta já passou da metade. Até então foi o que eu menos gostei, coisa que eu não achei que aconteceria porque a fandom em geral diz que o segundo é o piorzinho e esse eu adorei.

@livrostasticos 08/06/2020

O livro que mais gostei da série até o momento! Tudo bem que é só o terceiro, mas tenho boas expectativas para os próximos!
Grave Peril foi um livro com a avó do começo ao fim, mas sem perder a alma de quem são as personagens.
Tivemos a adição de uma nova personagem e eu espero que ela continue tendo um papel relevante daqui para frente, gostei bastante da dinâmica que ele (Michael) tem com o Harry. O fim me deixou um pouco triste, mas estou animado para o próximo!

Joao.Felipe 29/04/2020

Ação do começo ao fim!
Esse é o melhor livro da série até agora, desenvolve mais as relações de Harry e Sara e introduz novos personagens muito interessantes a trama, além de desenvolver mais o universo que até então tinha sido muito pouco desenvolvido.

A leitura continua muito fácil e prazerosa, a preparação para o próximo livro já foi fundada e ele tem potencial pra ser ainda melhor!

Emerson 30/10/2016

Muita treta!
"Fear and anget always come hand in hand. Anger is my hiding place from fear, my shield and my swors against it."

Primeiramente eu ressalto que esse livro teve muuuitas tretas. Hells bells. Sério, não tive muito tempo pra descansar entre uma treta e outra. Assim como Harry, eu estava exausto mas sempre resistindo a outra treta.
Além de altas tretas, o livro teve um romance bem trabalhado, mesmo eu não gostando muito da Susan, percebi quanto o Harry a ama, mesmo ele não sabendo lidar com esse sentimento e nem demonstrá-lo em palavras para ela.
Curti bastante as três cortes de vampiros, e a Bianca é uma bitch.

Enfim, dá pra perceber que a barreira entre nossa realidade e Nevernever está bem tênue. Várias criaturas na terra, acho que está aberta a temporada de caça!

Não vejo a hora de ler Summer Knight para saber o que me aguarda e que novas criaturas sairão de Nevernever para ferrar com a vida (que já não bé muito boa) do melhor bruxo chamado Harry. xD

Coruja 01/02/2011

E eis que chegamos já ao terceiro volume dos Arquivos Dresden – e, céus, neste volume já começamos caindo de pára-quedas no meio de uma cena digna de filmes de perseguição clássicos, tudo acontecendo tão rápido que você mal tem tempo de respirar.

Sim, essa é uma descrição bastante boa para Grave Peril: um livro que mal te dá tempo de respirar entre um acontecimento e outro.

Normalmente eu acharia isso ruim – afinal, onde está o desenvolvimento dos personagens, da trama? Não podemos esquecer, porém, que este é o terceiro volume de uma saga; tivemos dois antes deste para nos acostumarmos com Harry Dresden e companhia. É assim mais que lógico que Butcher não perca tempo com apresentações e nos jogue diretamente no olho do furacão logo de cara – o que obviamente aumenta a carga de adrenalina e nos deixa desde o princípio sentados precariamente na pontinha da cadeira, de olhos arregalados e respiração rasa, prontos para reagir enquanto esperamos o próximo golpe.

O incrível é que Butcher consegue nos manter nesse estado de espírito do início ao fim do livro. Como Dresden, chegamos ao final exaustos... e pedindo mais. Então, quando chegamos ao final, percebemos que, sim, apesar de toda a velocidade com que os dados se somam nesse volume, há novas camadas de desenvolvimento da trama global.

E enfim encontrei um autor de fantasia que sabe desenvolver um romance! Aleluia, irmãos!

Enfim, em Grave Peril, Chicago está passando por uma “temporada aberta de caça aos fantasmas”. Aparentemente, a barreira entre o nosso mundo e o Nevernever (como será que vão traduzir isso para o português?) está, por assim dizer, mais maleável que o comum, permitindo a passagem de criaturas – em especial fantasmas – extremamente poderosas e apenas ligeiramente insanas.

Junte nessa equação almas torturadas e devoradas aos pedaços, um guerreiro de Deus que te faz lembrar Templários, uma fada-madrinha sidhé querendo que Dresden pague uma certa barganha e uma convenção de vampiros na cidade.

E isso, é claro, é apenas o começo.

Pois é, deu para sentir, não? Houve um salto visível de qualidade na narrativa dos dois primeiros volumes para este – e olhe que aqueles dois já são muito bons. Fico agora me perguntando o que estará à minha espera no quarto volume. Já tivemos magia negra, vampiros, lobisomens, gangsteres e fantasmas. Qual será o próximo grande vilão a se bater com Dresden (e sim, o pobre continua apanhando mais do que nunca. Quantos Pontos de Vida tem esse cara???)?

Mais importante que isso, quem está realmente por trás de toda essa farra sobrenatural que está tomando conta de Chicago desde o primeiro volume. Porque é claro, óbvio e ululante que tudo está interligado e em algum momento vamos nos deparar com um plano MALÉFICO de dominação mundial envolvendo algum segredo obscuro da mãe do Dresden.

Ou eu posso estar apenas viajando, é claro, mas nada me tira isso da cabeça desde que a fada-madrinha do Dresden falou da mãe dele. Sério, como assim a mulher negociou o próprio filho COM UM SIDHÉ?

Então... é ler para ver...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Maxie 25/03/2010

As coisas esquentam e escurecem
Neste livro as coisas começam a ficar mais dark.

Aqui conhecemos as três cortes dos vampiros, a corte vermelha dos vampiros sugadores de sangue, a corte branca dos vampiros sexuais e a corte negra dos vampiros psíquicos.

Conhecemos Thomas Rath, um vampiro da corte branca que, por motivos ainda não revelados, começa a ajudar o Harry.

Conhecemos Michael Carpenter, Cavaleiro da Cruz e amigo do Dresden. Michael é um dos 3 possuidores de espadas mágicas que são usadas para proteger inocentes contra demônios e afins. Conhecemos também Molly, filha adolescente de Michael, que tem uma paixãozinha pelo Dresden e Charity, a mãe da garota que, também por motivos ainda não revelados, detesta o Dresden.

No primeiro livro o Dresden havia se encrencado com Bianca, uma poderosa vampira da corte vermelha. Neste livro ela dá o troco. E com vontade.

O Dresden tem a péssima mania de tentar proteger as pessoas, principalmente mulheres, de quem gosta escondendo delas informações críticas. No segundo livro isso causou a morte de uma aprendiz dele e quase custou a amizade dele com a Murphy, sem falar que quase o mandou para a cadeia.

Neste livro esta mania vai custar ao Harry seu relacionamento com Susan Rodriguez e a humanidade dela.

É claro que ela também foi culpada por desconsiderar os avisos do Dresden e eu achei bem feito o que aconteceu com ela. Se ela tivesse ouvido o que ele disse, nada disso teria acontecido. Eu até gostava dela no início, mas neste livro ela age de forma muito estúpida.