Discurso Sobre a Servidão Voluntária

Resenhas - Discurso sobre a servidão voluntária

1 | 2 | 3 | 4

MarcusASBarr 08/02/2024

Essência do PODER
A visão singela e completa expressa na obra de 1549, e imutável até os dias atuais, é de nos deixar pasmados com tamanha precisão. E triste que uma obra revolucionária como esta não seja leitura obrigatória para a formação cidadã.

HKgão 26/01/2024

Só rejeita a liberdade quem não a conheceu de verdade
Um livro completo para os tempos atuais mas deturpado por quem força comparações débeis para hastear uma bandeira. Enquanto isso, os políticos de estimação seguem agindo como bem entendem enquanto seus servos seguem zurrando.

O Absolutismo reinava na França e os tiranos pilhavam casas e mais casas e escolhiam a dedo quem morria e quem vivia. Nesse cenário, o jovem La Boetie escreve uma obra primorosa e revolucionária, mas que seu amigo Montaigne tem o cuidado de colocar no devido lugar pra que não se torne a flâmula da revolução.
É claro que foi uma decisão pensada, preocupado com o amigo e com as consequências que poderiam surgir.

GuiBatelochio 20/01/2024

Por que não valorizamos nossa liberdade?
Discurso sobre a servidão voluntária é um livro do século 16 que questiona o porquê de um povo ficar à mercê da vontade de apenas um homem (o rei) e de seus homens mais próximos.

Não é de fato racional que milhares de pessoas vivam à mercê da vontade de um único homem, pois poderiam se levantar contra o mesmo, em especial quando se tratar de um tirano. O autor estabelece que há 3 motivos para o povo aceitar esta submissão: pelo costume de já ter nascido nesta condição e não imaginar uma vida diferente, pela construção de uma imagem quase mitológica do líder e pela estrutura de favores e poder que se cria aos que são próximos deste líder.

A ideia principal do livro é de que não importa quanta influência, bens ou status se ganhem sendo servo de alguém poderoso, nada disso terá mais valor do que ser alguém realmente livre, que não se submete às vontades de outrem.

Deve-se levar em conta a época em que o livro foi escrito. Achei diversas ideias interessantíssimas e de muita coragem para a época. A leitura, apesar de parecer simples, me surpreendeu como um todo. Recomendo muito.

Hiária 15/01/2024

Sede resoluto em não servir mais
? e estareis livres!

Saiba que toda servidão é voluntária. Sua liberdade é sua, e você pode entregá-la a qualquer um que desejar. Os tiranos agradecem.

Domina a democracia no Ocidente, restam poucos tiranos de fato, a democracia exibe sua crista orgulhosa, e cada vez mais criamos mecanismos novos, sofisticados, eletrônicos e onipresentes de servidão voluntária. Alegres, entregamos parcelas generosas de autonomia e liberdade para garantir nossa inserção em redes sociais. Nunca a servidão foi tão voluntária como no século XXI.

Karnal, Leandro.

Brunopm 21/11/2023

Étienne de La Boétie concebe, no discurso, a relação entre dominação e servidão com essência de liberdade ideológica e uma retratação de fundamento moral e religioso para explicar a hierarquização social histórica. Portanto, não se trata de um ensaio pragmático, poderia-se definir como em suma um encômio à liberdade e uma breve e ardente diatribe à tirania.

Super Faid 19/10/2023

Decida não servi-los mais
Uma bom livro não precisa de muitas páginas para explicar o porquê de sua existência, basta uma frase e tudo se esclarece, e é exatamente o que "Discurso sobre a servidão voluntária" faz. O livro é a chave dos grilhões, é o cicerone daqueles cansados de questiona-se sobre o porquê ditadores são o que são, o porquê o povo os segue e abandonam suas razões. O livro bebe da fonte da desobediência civil a governos autoritários, governos que causam alienação do seu povo e aqui amplio para a mídia em nossos dias, uma vez que é parte desse organismo.

Se você deseja viver em pé com honra e dignidade leia este livro, pois ele é fruto do amor a liberdade. Após a conclusão você irá amar sua liberdade mais ainda, e verás com mais distinção em que situações o governo te aprisiona e como te controla e determina seu fim. Assim, que a única verdade te alcance, de que somente quem ama o próximo pode respeitar incondicionalmente sua liberdade.

osaif 27/08/2023

Que livro incrível!!! meu professor me recomendou dizendo q se comparava ao maquiavel, e realmnente a analise do Etienne de La Boetie é SURREAL.

Como um dos percurssores das ideias anarquistas, dá realmente para notar o tom anti hierarquia, dominação e totalitarismo; além de que, como uma boa teoria anarquista é simplesmente uma tapa na cara do proletariado e análises politicas que vc fica: "piorq é?"

Linguagem super fácil, livro dinâmico e traz a tese bem clara, realmente eu adorei a leitura e vou recomendar pra todo mundo.

theus33 09/08/2023

? ? aquele sobre a tirania e a servidão;;
Tive contato com Étienne de La Boetie para realizar um trabalho de escola sobre o livro. Escrito por volta de 1500, após o declínio da Idade Média e abertura do Renascentismo, o ensaio tem por volta de 60 páginas por si só, contando com um prefácio longo escrito por Leandro Karnal.
Na obra, o autor francês disserta sobre suas noções de liberdade e do motivo pelo qual as pessoas servem a um tirano, a um senhor, ou qualquer figura de autoridade similar que as faça mal.
Como é um ensaio escrito por um nobre, as noções exploradas por Étienne são bem restritas em sua própria singularidade. Ele, por sua vez, define a liberdade como função de escolha, dizendo que os povos estão sob o jugo de algum senhor porque escolhem ser. Dessa forma, reduz a ideia de ser livro a algum fácil, tangível a todos aqueles que queiram viver em seu estado de natureza. Com isso, Étienne não explora só os limites e as motivações de ser servo, mas também os tipos de tiranos e aqueles que os cercam, além das relações de confiança, mediocridade e vilania que giram em torno de uma figura onipotente como um rei maléfico. Vale ressaltar que ainda utiliza de um certo determinismo, ao dizer que alguém que nasce servo sempre será servo, por ser o único mundo que conhece.
Por si só, a obra apresenta ideias interessantes, como a falta de necessidade de nos dividirmos em um sistema de servidão já que nascemos todos iguais, a ideia de pão e circo e como alguns utilizam da figura do tirano para se aliar a ela e poderem ser tão vis quanto o próprio. Porém, ao colocar a liberdade de sair desse sistema como uma simples escolha, Étienne ignora qualquer fator externo que coloque um povo num sistema de servidão. Além disso, ao declarar o povo como covarde e colocá-lo em posição de passividade, nega a historicidade de revoltas que ocorriam mesmo em períodos de grande controle, como a Idade Média. Por fim, a solução para o problema que Étienne propõe também é bem medíocre: parar de produzir para o tirano.
Com isso, Discurso Sobre a Servidão Voluntária tem algumas ideias interessantes, mas por ser um livro de 1500, não pode ter tudo que é dito tomado como verdade.

CassianiMotta 21/04/2023

Texto curto
Um texto que serve para introdução às reflexões sobre a questão do trabalho. Não tem a pretensão de responder perguntas, ao contrário, a cada parágrafo surgem mais ideias e conexões que se enriquecerão com a leitura de outros pensadores.

Gisele 04/04/2023

Um livro necessário para o atual contexto político do Brasil!
Descobri este livro através de uma indicação na internet no final do ano passado, após o resultado das eleições de outubro de 2022. Não me lembro se foi de alguém que sigo no instragram ou se foi em algum podcast que ouvi. Achei o título interessante e ele realmente sugere o conteúdo do livro.

Recomendo a leitura diante do atual contexto político que estamos enfrentando no Brasil. O escritor faz uma análise sobre os motivos que o povo, desde os tempos mais remotos, cede tão facilmente sua liberdade à tiranos, muitas vezes sem contestar. Escrito há 500 anos, ainda é uma leitura atual. Um livro com poucas páginas e a leitura é de fácil compreensão.

Recomendo!

Jéfet 26/02/2023

Excelente! Há séculos, Étienne de la Boétie escreveu sobre a Servidão e a limitação da liberdade de forma voluntária. Ainda hoje, sua obra continua a ser bastante atual e precisa. A excelência de um clássico.

Biancajml 25/02/2023

Esse livro chamou minha atenção no início por conta do título. Ao começar a ler muita coisa me fez refletir. Uma ótima leitura para entender acontecimentos do passado e do futuro. Um livro atemporal que nos faz enxergar as coisas com outros olhos.

Pedro 07/02/2023

Comprei esse livro por recomendação do meu professor de IED e agora sou grato a ele por isso. Leitura curta, rápida, rica, saborosa e engrandecedora

ciliane.ogg 11/01/2023

Você escolhe ser servo ou ser livre?
O livro tenta responder essa questão pensando no sentido de ser uma escolha individual, sem levar em consideração o meio que você vive, suas leis, o contrato social que você cumpre para viver nessa sociedade
Quando li o livro pela primeira vez (essa é a segunda), achei os argumentos válidos e não pensei muito depois. Dessa vez, com mais bagagem literária, consegui avançar nas reflexões.
O livro é muito interessante. Depois de um tempo, releia novamente e você irá se surpreender.

1 | 2 | 3 | 4