Minha Vida na França

Minha Vida na França Julia Child

Resenhas - Minha Vida na França

Elis 08/02/2012

No início do livro pensei que demoraria muito tempo para terminar, pois ler a biografia de uma pessoa que nunca ouvimos falar pode ser demorado. Porém após a página 90 já me senti intima de Julia Child, ela começa a nos falar sobre sua vida como se estivéssemos vivendo cada momento ao lado dela.

Pensei em muitas formas de resenhar esse livro, afinal queria uma forma simples e que mostrasse o quanto me encantei. Por isso escolhi falar por partes.

Título:tem tudo haver com a leitura, já que a maior parte do livro se passa na França, porém ela mora um tempo na Alemanha e visita sua cidade natal Pasadena na Califórnia.

Capa:é a baseada no filme inspirado na obra, para mim tem um designe bonito e chama a atenção, mas confesso que me encantaria se tivessem usado uma imagem dos lugares que Julia viveu ou alguns de seus pratos.

Enredo:por ser uma biografia, conta parte da vida de Julia antes e após o fim da Segunda Guerra Mundial e os anos subsequentes, nos quais teve de se adaptar a muitos lugares por causa de Paul, o marido, que trabalhava para o governo. Também nos conta lembranças da infância sua e de Paul. Depois de casar e se mudar para Paris descobre que é um desastre na cozinha e por isso vai atrás de aprender a preparar pratos tipicamente franceses, nisso faz muitas amizades que serão importantes tanto para sua vida como para o seu amor pela culinária. E que a levarão a lançar livros e fazer um programa na televisão.

Imagens:durante a leitura nos deparamos com muitas imagens em preto e branco tanto da infância de Julia e Paul, como das aulas e pratos em preparação. Elas nos fazem sentir um momento em que eles viveram e o quanto se davam bem.

Minha Opinião:é uma biografia excelente que nos faz aflorar muitos sentimentos por Julia, diante de sua persistência, coragem, lealdade com os amigos, trabalho e sucesso diante de uma coisa que começou por amor e a tornou uma pessoa famosa. As descrições dos pratos que fez e provou é de dar água na boca.
As partes em que ela comenta sobre o fim da segunda guerra mundial, como foi trabalhar para o governo, o resultado que ficaram pelos lugares que ela passou, os problemas que até ela teve de enfrentar, como seu marido sendo detido para interrogatório por suspeitas duvidosas e a novidade que foi a televisão; nos fazem imaginar como tudo era na época. Muitos de nós nascemos em tempos de paz e com muitas tecnologias no mercado. Ler uma obra onde uma pessoa conheceu tudo isso enquanto era uma novidade foi uma experiência gratificante e encantadora.

Pontos Positivos:Após nos tornamos mais íntimos de Julia, Paul e seus amigos voamos pelas páginas, para descobrir no que tudo vai dar, afinal por ser uma vida real, há intrigas, desavenças, insatisfações, momentos de felicidades e de tristezas. E claro tradução de algumas palavras e pratos no pé da página.

Pontos Negativos:Infelizmente há muitas outras palavras francesas sem tradução e algumas fotos e receitas originais em inglês também sem tradução. As primeiras 90 páginas não encantam tanto, pois são muito descritivas.

Conclusão:Vale a pena a leitura, pois com ela queremos descobrir tudo sobre a vida de Julia, queremos testar todas suas receitas e aprender a fazer a famosa maionese e o pão francês. Confesso que fiquei tentada a ler o livro de receitas, porém pelo que pesquisei não foi lançado no Brasil. Afinal um livro que mostra tudo passo a passo, o que pode dar errado e o que fazer para consertar um erro na cozinha é o sonho de qualquer pessoa que cozinhe.

Recomendo....Nota 9!!!!

Beijokas Elis

Dafne 30/12/2018

Nunca é tarde para começar!
A inspiração para começar algo incrível pode vir "do nada". Mas é fato que, depois de se inspirar, você precisa transpirar muito para fazer isso acontecer. A jornada de Julia Child é um bom exemplo disso.

Aos 35 anos, essa americana não sabia cozinhar direito — embora comer fosse um prazer que ela cultivasse muito bem. Em 1948, ela foi morar com seu marido na França e lá decidiu se matricular em um curso de culinária da famosa escola Le Cordon Bleu. Não foram poucas as dificuldades — nem as horas de cozinha — mas seu encantamento pela culinária francesa crescia a cada dia e, depois de certo tempo, ela aprendeu a cozinhar muito bem.

Logo veio a vontade de levar a culinária francesa para as donas de casa americanas, então nasceu o sonho de escrever um livro de receitas adaptadas à realidade delas. Mas para esse "filho" nascer (adivinha!) foi necessário passar por ainda mais dificuldades e horas de trabalho. Muito trabalho. Muito mesmo. Mas ela contou com a ajuda de suas amigas Simca (principalmente) e Lousete. E com o apoio de seu marido Paul, claro!

As receitas foram testadas e revisadas, para que não restassem dúvidas às leitoras na hora da execução. E as autoras ainda adicionaram dicas, caso algo desse errado. Você consegue perceber que Julia e Simca realmente se dedicaram muito para fazer um livro primoroso, rico em detalhes. Trabalho bem feito é algo realmente inspirador! ^^

E então Mastering the Art of French Cooking é, finalmente, publicado. Essa parte da leitura foi especialmente emocionante! E logo as portas se abriram para que Julia apresentasse um programa culinário na TV.

Na época Julia inspirou muitas pessoas a cozinhar "comida de verdade" para suas famílias, pois na década de 60 a comida congelada já era comum nos Estados Unidos. E seu legado perdura até hoje...

Minha Vida na França detalha muitos pratos e a forma de prepará-los, enquanto traz vários termos em francês — os amantes do idioma certamente vão se divertir. Além disso, essa biografia permite conhecer alguns lugares interessantes: Paris, Marsella e Alemanha. Paul trabalhava na embaixada, o que também nos proporciona aprender um pouco sobre a visão americana e seus objetivos diplomáticos em pleno Pós Segunda Guerra Mundial. Os sentimentos dos franceses e alemães também são retratados algumas vezes, de forma leve e sutil, conforme a Julia reparava em seu dia a dia.

***A resenha completa está publicada no meu blog:

site: https://sonhos-e-suspiros.blogspot.com/2018/08/minha-vida.html

@juliaavictorino 22/09/2020

Uma história cativante
É impossível não simpatizar com a Julia logo no começo do livro. A história é contada com leveza e ao mesmo tempo apresenta detalhes essenciais para nos imergir nos ambientes e experiências de sua vida. Julia foi uma grande mulher e um ícone da gastronomia mundial e esse livro é uma grande homenagem a sua trajetória. Fui capaz de me perder nas ruas de Paris, participar se seus aprendizados e experimentos e ao final do livro me senti como uma amiga íntima de Julia e Paul!

Aline no mundo das maravilhas 12/03/2023

Inspirador
Esse livro traz a história de uma das maiores inspirações culinárias do mundo.
Não só na culinária, como na vida, Julia é o otimismo em pessoa. Conhecer mais sobre ela foi maravilhoso!!

Mell 22/05/2011

Link para a resenha publicada no meu blog: http://croissantparisiense.blogspot.com/2011/05/resenha-minha-vida-na-franca.html

Minha vida na França é uma biografia super bem escrita e narrada por Alex, um escritor independente. A história em si é sobre a vida de uma figura super importante do cenário culinário dos Estados Unidos: Julia Child, americana que já viveu na França e na Noruega.

E foi exatamente nos anos em que esteve na França que Julia desenvolveu e descobriu a sua vocação pela culinária. Começou apenas por passa-tempo, e foi tomando gosto quando percebeu a sua ânsia por novas descobertas e por um cardápio cada vez mais amplo. Passou a estudar num dos mais renomados colégios de culinária da França, o Cordon Bleu, onde tinha aulas com chefs magníficos, como Bugnard. Desse modo, não perdia uma oportunidade de aprendizado e estava sempre procurando por pratos cada vez mais inusitados e sofisticados, assim como também procurou pela receita perfeita do pão frances.

Com o passar dos meses, seu amor pela romântica e vivaz Paris foi se intensificando. O leitor termina a leitura com a ideia de ela eternizou Paris como sua casa; Em muitas passagens, elogia a capital francesa de uma forma apaixonada.

Julia conheceu personalidades incríveis, fez amizades com muitas pessoas graciosas (que estariam presentes em sua vida por muito tempo, mesmo que longe da cidade parisiense) e construiu uma vida repleta de amigos. Duas, em especial, ajudaram-lhe a escrever seu primeiro livro, Mastering the Art of French Cooking, que lhe rendeu anos e mais anos de árduas escrita e revisão.

Escritora, revisora, viajante, apresentadora de TV (a estrutura de sua fama) e, acima de tudo, uma amante da cozinha (principalmente a francesa), apaixonada por comida, vinhos e tudo o que relaciona-se à esse delicioso universo que nos dá água na boca. A personalidade carismática, centrada e persistente da cozinheira é o que nos deixa mais encantados com a história - seu caráter é de uma pessoa honesta e doce, sem deixar de contar-nos algumas verdades essenciais, como os problemas que afetaram seu relacionamento com uma de suas companheiras de escrita e amiga, uma francesa com características fortes e com um ego pra lá das alturas.

A leitura de Minha vida na França inebria o leitor de tanto imaginar e desejar o sabor dos pratos citados por Julia, apesar de não fluir tanto (demorei duas semanas para lê-lo, apesar de estar em semana de estudos.) Me ative a alguns erros de gramática que me incomodaram (é, eu sei que sou exigente e chata!), como "era bom para mim ter uma ideia do que muita gente no mundo estava passando" e algumas regrinhas de "por que" e "porque".

As fotos e a linda e caprichada diagramação do livro são a "cereja do bolo". Fotos e documentos de Julia Child são expostos para o leitor no decorrer da leitura, e as fontes e detalhes do livro fazem a diferença!

Letícia 03/01/2011

ADOREI!!!! Aprendi muito sobre a cultura francesa, e principalmente um vocabulário de gastronomia... Vontade de cozinhar como ela!!!

Lucy 18/01/2010

Cansativo
Biografia de Julia Child, americana que viveu e se apaixonou pela França, especialmente pela culinaria Francesa.
Montado a partir das cartas que ela e seu marido trocavam semanalmente com suas familias nos Estados Unidos, narra a descoberta de uma cozinheira pela alta culinaria francesa.

O livro é interessante por narrar as dificuldades e paixões de toda uma vida de uma mulher. Porém se torna muito cansativo e as vezes é apenas narrativo, sem grandes paixões.

Interessante para um conhecedor de culinária, pois narra experiências e formas de cozinhar usadas nas décadas de 40, 50 e 60.

Felipe 23/04/2010

Minha Vida na França
O livro é muito bem escrito e traz detalhes extraordinários de pratos deliciosos e paisagens maravilhosas. Você fica com água na boca ao ler.

jacdeoliveira 08/03/2011

Julia Child, é uma mulher espetacular.
Neste livro temos a biografia de Julia Child uma americana que sempre foi apaixonada pela culinária Francesa.
O livro foi escrito a partir das cartas que ela e seu marido trocavam com seus familiares dos Estados Unidos, então graças a estas cartas muitas lembranças puderam aparecer neste livro.
A culinária francesa é o ponto principal do livro e devido a isso não conseguiu me chamar tanto à atenção, mas tirando está parte o livro é realmente impressionante.
Podemos notar que este não foi apenas mais um livro escrito, pois em cada parágrafo podemos sentir a emoção e o amor que foi depositado nas palavras escritas.
Julie enfrentou muita coisa em sua vida, grandes paixões, dificuldades, preconceito, mas sempre de cabeça em pé e conquistando o respeito aonde quer que passasse.

Recomendo o livro para quem gosta de saber sobre as culinárias de outros países, e com certeza aos amantes do lindo país que é a França.

SMiletic 13/02/2014

Um livro para amantes da comida, de Paris e de história
Julia Child teve uma vida longe de calma: seguindo o marido diplomata pelo mundo descobriu um mundo novo, uma vida nova na França. Uma nova paixão.

E tem um jeito muito divertido de nos contar suas descobertas.

site: http://smiletic.com/2014/01/30/livros-minha-vida-na-franca/

Claris Ribeiro 01/11/2017

Um livro espetacular e maravilhosamente delicioso!
Minha vida na França é uma biografia muito bem escrita, com lembranças incríveis vindo direto da cabeça de Julia Child, e escrita por seu sobrinho-neto, Alex, que passou grande parte ao lado dos últimos momentos de Julia escrevendo esse livro.

Julia, quando mudou para a França, ao lado de seu marido Paul, passou a apreciar mais a culinária, e foi ai que descobriu sua vocação. Estudou em uma das mais renomadas escolas de culinária da França, e teve aula com chefs magníficos, incluindo o Chef Bugnard.

Passou por vários problemas, teve que se mudar algumas vezes por causa do trabalho de seu marido. Mas por ser uma pessoa determinada, e estar sempre disposta a aprender, conseguiu ser uma autora de sucesso, e lançou o famoso Mastering the Art of French Cooking, livro da culinária francesa para americanos, que mais tarde ganhou uma segunda edição, e também foi apresentadora do programa de culinária The Franch Chef.

Julia descreveu em detalhes os cenários e sabores, o que te deixa com uma vontade incrível de ter vivido na França naquela época. O livro contém várias palavras em francês, e com o tempo, você começa a achar que isso realmente faz parte da sua vida.

O livro, além de ter um design muito bonito, trás várias fotos da vida dos Child, da infância, das viagens, dos amigos, de Julia preparando vários pratos, etc. É realmente uma obra encantadora!

O que me chamou mais atenção no livro, é que ele não é separado por capítulos como os livros são normalmente. Ele vem separado em duas partes; cada parte é dividida por capítulos, e cada capítulo é separado por temas. Parece complicado, mas deixa a leitura muito fácil e muito bem organizada.

“Depois de todos os anos que se passaram desde aquela suculenta refeição, ainda não esqueci a sensação de surpresa e a emoção que ela me inspirou. Quase que posso sentir o seu gosto e, ao pensar naquele momento agora, lembro de que os prazeres da mesa e da vida são infinitos... toujours bon appétit!”

Minha vida na França foi o livro que inspirou o filme Julie &Julia (estrelado por Meryl Streep e Amy Adams), um dos meus filmes preferidos. O mais interessante é que o filme não segue a história do livro, é um filme divertido, que conta a história de Julia Child e de sua grande fã, Julie. Super recomendo a todos o filme. Assim como o livro, que me ensinou muita coisa sobre a França, seus costumes, sobre culinária, e sobre cultura! Um livro espetacular e maravilhosamente delicioso!

site: http://www.plasticodelic.com/2012/11/resenha-minha-vida-na-franca_7209.html

Biblioteca Álvaro Guerra 30/06/2022

Você não precisa ser um gourmet para devorar o livro Minha vida na França!Julia Child é considerada a introdutora da culinária francesa nos Estados Unidos, mas como ela mesma revela em suas saborosas memórias, nem sempre foi uma chef de cuisine de sucesso.Após mudar-se para a França em 1948, ela não falava o idioma nem sabia nada sobre o país. Mas, ao ter aulas no renomado Instituto Le Cordon Bleu, descobriu sua verdadeira vocação: a culinária. E para crescer, teve que se impor em um meio dominado por homens, além de lidar com a rejeição de várias editoras para conseguir publicar seu best-seller de culinária francesa, Mastering the Art of French Cooking.Tornou-se uma escritora e apresentadora de sucesso ensinando receitas sofisticadas, de forma pioneira, para milhares de americanos. Esta história incrível, desta personagem cativante, você irá conhecer no livro Minha Vida na França, que inspirou o filme Julie & Julia, onde Julia Child é interpretada com perfeição pela grande atriz Meryl Streep.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788598903132

Alexandra50 03/01/2023

A vida de Julia Child
É isto que posso dizer desse livro, é um retrato de todo o seu aprendizado e posterior ensinamento da cozinha francesa. Não espere encontrar aqui qualquer menção ou relação ao filme de Hollywood.
Mas vc encontrará com certeza uma vontade incrível de se aventurar na cozinha.

Viviane.Lopes.Costa 31/05/2023

Que vida incrível que Julia Child teve! Tantos lugares incríveis que ela conheceu! Tantos sabores! Tantas pessoas!