O Mapa do Tempo

O Mapa do Tempo Heidi Heilig

Resenhas - The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo

Lauraa Machado 31/03/2022

Bom, mas não muito marcante
Faz algum tempo que estou tentando entender do que eu não gostei nesse livro. Apesar de ter achado ele bom, de entender quem gosta, ainda tem alguma coisa faltando nele que me impediu de me importar com a história, e agora acho que sei o que é.

A ideia da história é bem legal. Viagem no tempo que só funciona com a ajuda de mapas feitos na época do lugar é uma ideia incrível. Confesso que preferia se o pai da protagonista não fosse um personagem, pois ele só serve para impedi-la de atingir o potencial que sua posição nesse livro deveria ter. Ele tem tanto significado na história, que a mantém para baixo por um bom tempo. Mas a visita ao Havaí foi bem interessante e as poucas viagens para outros lugares e outras épocas também. Fiquei especialmente feliz pelos mapas pelo livro.

Minha parte favorita é o Kashmir, que é cativante e interessante desde sua primeira cena e que deveria ter aparecido mais vezes. Sabe quando um personagem secundário consegue carregar toda a história só por ser incrível e divertido? Kashmir teria sido esse personagem se ele aparecesse mais vezes. Shippei ele com a Nix desde o começo e nem me incomodei com o triângulo amoroso super desnecessário que apareceu.

Acho que é tudo que tenho para elogiar. Além do pai da Nix, outra coisa da qual eu não gostei foi a falta de ação e de experiências diferentes. Em uma história sobre viagem no tempo, espero pelo menos que a protagonista vá para épocas diferentes entre si, que o enredo seja mais movimentado e menos parado.

Mas nada disso é o que me impede de ter gostado, ainda que acredite que a escrita e o livro em si são bastante competentes. É a protagonista, Nix, que afunda esse livro.

Eu não exijo muito de protagonistas. Não exijo que sejam perfeitas, que tenham opiniões parecidas com as minhas, que sejam fortes, incríveis, engraçadas, capazes, nada assim. Mas se você vai escrever um livro na primeira pessoa, seria legal se a protagonista ao menos tivesse personalidade, se ela tivesse uma voz narrativa interessante e divertida. É tudo tão sem graça quando visto e narrado pelo ponto de vista dela. Tudo tão seco e superficial. Até mesmo cenas que eu torcia para acontecer, quando aconteciam, eram mais anticlimáticas do que interessantes. Nix não tem atitude, opinião, autonomia ou qualquer característica marcante.

Isso é especialmente decepcionante quando eu sei que, se ela fosse um pouco melhor construída, ofuscaria todo o resto.

Entendo quem gosta do livro, não recomendo, mas tampouco desencorajo quem queira ler. Só queria que tivesse sido um livro mais divertido e marcante, como sua ideia fazia parecer ser.
ekatherinah 09/11/2022minha estante
se não fosse narrado em primeira pessoa eu daria uma chance.. mas já tive experiência com livro em primeira pessoa que o protagonista é tão sem sal que deixa todo o resto insosso, então não tô afim de repetir a dose kkkk

Mari 19/03/2022

Menos do que eu imaginava
A ideia de viagens no tempo e piratas me animou de maneira avassaladora, eu não tinha lido nenhum livros com piratas/ navegadores antes, então, eu estava ciente que seria algo novo, e talvez, com tantas linguagens relacionadas a navegação eu me atrapalharia um pouco.
E eu estava bem errada em relação a isso.

A linguagem, diferente do meu habitual, foi de longe o menor dos meus problemas com a narrativa, o que me desanimou (e até irritou algumas vezes) foi a quantidade de narrações poéticas da protagonista que, até gosto, porém isso desviou o foco do assunto em muitos momentos durantes os capítulos, fazendo-os ainda maiores do que poderiam ser.
Sem falar, em como o universo do livro se tornou bastante complicado à cada avanço, muitas explicações confusas. Tinha tudo pra ser um ambiente bem estruturado e interessante, mas infelizmente, muitas coisas relacionadas a navegação no tempo ficaram vagas no meu entendimento, mesmo ao concluir a leitura.

Eu gostei da profundidade da protagonista, Nix, não é uma garota independente superficialmente, ela é, realmente, destemida e corajosa, aventureira e muitas vezes atrevida.
Kashmir, definitivamente "my favorite boy" do livro, salvou em DIVERSOS momentos a narrativa arrastada, trazendo parte do romance e trambiques do enredo (literalmente um ladrãozinho), o garoto sarcástico e bem humorado da história.
E com a narrativa lenta, com os acontecimentos enrolando para de fato acontecerem, foram esses dois que me fizeram terminar o primeiro livro da duologia.

AnxietyMe0 15/03/2022

Achei a história muito gostosinha de ler! Ela é bem simples até, nada que vai te deixar a noite toda acordado para terminar, mas boa (principalmente para sair de uma ressaca literária).
Gostei do mundo e dos personagens e achei que o livro podia ter muito mais de tudo!
Algumas coisas ficaram em aberto para serem concluídas no próximo volume.

Ane 20/02/2022

Sei lá
Achei meio chatinho, tava esperando BEEM mais. O pai da prota é meio bleh e esse lance dele achei meio bleh também. Mas a coisa de serem piratas que viajam no tempo é bem legal.

liih 17/02/2022

Uma narrativa leve, cheia de história e aventura, com um toque de romance. Sei que faz parte de uma duologia, mas o fim foi tão bem entrelaçado que não sinto necessidade de ler o segundo livro (mas vou ler mesmo assim).

A autora nos prende e pinta uma paisagem um tanto quanto inusitada, sempre fugindo de clichês e o ?plot twist?, embora dedutível, é muito bem narrado. Gostei.

Sassy 14/02/2022

Só existe o agora, e amanhã nada será igual
"? Bom, as estrelas estão lá. Você só não consegue vê- las."

Que livro! Durante a leitura em si, não percebi o quanto estava gostando da história ou o quanto ela estava me prendendo, mas quando acabei fiquei com aquela sensação que dá quando lemos um livro muito bom e não queríamos ter que deixar aquelas pessoas para trás.

É verdade que o livro não é perfeito. Em um momento ou outro não consegui visualizar a ação na minha cabeça e fiquei levemente perdida, além de que a ideia do passado e futuro em determinado momento não me pareceu tão clara (não cito exatamente em qual para não ter spoiler).

"A única coisa que eu nunca poderia comprar era mais tempo."

Mas, apesar disso, é o tipo de história que eu adoraria ler quando procurasse algo mais leve. A ambientação é muito interessante, a diversidade de cenário e características chama muito a atenção e a oportunidade de poder visitar vários lugares com um único livro é empolgante. Os personagens possuem seus carismas individuais e eu amei poder conhecer e acompanhar cada um deles. Ficava especialmente empolgada em acompanhar o Kashmir, apesar de uma cena dele me incomodar um pouco rsrsrs.

De qualquer maneira, é um livro que vale a pena a leitura e que eu com certeza adoraria ter o prazer de revisitar (gosto muito de aventuras no mar, especialmente com essa pegada de piratas).

"Existem muitas coisas que são ilegais, mas não são erradas. E deve haver ainda mais coisas erradas que são legais."

Rosy-@mother_ofbooks 25/01/2022

Uma viagem eletrizante
Nix quer independência e liberdade?
Seu pai Slate quer um mapa?
E Kashmir, quer qualquer coisa que puder roubar ?
Juntos eles navegam no Temptation, um navio pirata que viu desde a China do século 19 à uma moderna New York?
Graças as habilidades de viajar no tempo e tudo que eles precisam para saltar de um lugar para o outro é de mapas e um é o mais desejado para o Capitão Slate: Honolulu de 1868, o ano que Nix nasceu e que sua mãe morreu?
Durante essa busca eles enfrentam perigos em suas aventuras, mas Nix enfrenta uma batalha ainda maior: ajudar seu pai a encontrar o mapa ou seguir em busca do que ela tanto deseja. Se ajuda o pai a voltar e salvar sua mãe, ela corre o risco de colocar em jogo a sua própria existência, mas se sair em busca dos seus próprios sonhos, precisa deixar para trás seu pai a bordo do Temptation?
Uma leitura muito fluida e imersiva, a autora nos leva a lugares lindos e consegue de fato nos fazer visualizar cada um deles.?
A proposta de viajar no tempo através de mapas, torna a história eletrizante, por vezes eu me peguei imaginando como seria incrível uma experiência assim ao lado dos personagens. E por falar neles, eu me apeguei a praticamente todos, cada um tem sua própria evolução, principalmente a Nix, mas meu coração bate mais forte pelo Kashmir
Muito além de uma fantasia e de viagens no tempo, o livro fala sobre amor entre pai e filha, que é posto a prova o tempo todo e na prova final foi impossível não chorar como se tudo fosse real e comigo

Cintia.Manfrin 13/01/2022

Surpreendente
The girl from everywhere - Esta leitura foi realmente surpreendente!!! Tem aventura, drama, suspense e romance.

Andy 15/12/2021

Adorei
Gostei bastante da história, tendo como destaque o conceito dos mitos e lendas que aparecem durante o livro, mas a história poderia ter sido mais aproveitada e desenvolvida.

Lalalala 08/12/2021

Marujos, comecem a ler!!!
Para os fãs de histórias marítimas e para os amantes de viagem no tempo, essa será uma leitura deliciosa! Temos protagonista empoderada, melhor amigo Golden-retriever (friends to lovers?) E um trama que mantém a história interessantíssima! Não deixem de ler! (Lembrando que é uma duologia)

Nathy @peculiareslivros 21/11/2021

Vale a pena!
Eu admito que estava com expectativas, porque tinha visto ótimos comentários do livro, e não foi exatamente o que eu esperava, mas me surpreendeu e me encantou demais!

O início foi meio lento, mas logo estava tão fluido que eu nem sentia as páginas passarem, e a linguagem da autora era quase poética. Pouco é dito claramente, mas senti tranquilidade em ir ligando os pontos do que a autora estava propondo, e amei que tudo teve base, seja na História ou mito. Universo complexo, mas impecável.

Estou ansiosa pelo segundo!

Andy.Sena 17/11/2021

Comecei esse livro apaixonada pela história, mas terminei sem ânimo algum e sem vontade de ler o próximo. A leitura é bastante fluída e os personagens são interessantes, tirando o pai da protagonista porque o ranço se instalou logo no início e nem mesmo a redenção foi capaz de mudar a imagem já formada. A história é bem interessante e bem desenvolvida, mas cansei dos plots, achei que a obsessão inicial ficou bem arrastada e isso me desanimou e desmotivou com a história.

Aline 12/11/2021

O tempo
Estava muito ansiosa para ler esse livro, pois ainda não havia lido livro sobre piratas, foi uma experiencia boa, apesar de no início não ter sentido conexão com a história, porém sua leitura fluída faz você imaginar e viajar nesse universo, que te prende bastante. Nesse livro somos apresentados a Nix, uma garota de 16 anos que vive a bordo do Temptation, um navio pirata composto por uma tripulação de pessoas pertencentes a diferentes lugares e tempo. Nix e seu pai, o Capitão Slate, podem viajar no tempo, porém para fazer a viagem eles precisam de um mapa da época, real ou imaginária. O Capitão Slate tem uma obsessão: encontrar o mapa com destino a Honolulu, 1868, que o leve de volta ao tempo em que a esposa, mãe de Nix, ainda era viva. O único problema é que talvez salvar a esposa possa pôr fim a existência da garota.Esse livro tem uma fantasia maravilhosa, na verdade genial, misturando fatos históricos com magia, possui personagens incríveis e uma protagonista em crescimento e aprendizado.

Jessica 10/11/2021

"Saber que alguma coisa tem fim...facilita o recomeço."
Sinceramente, não esperava gostar tanto desse livro quanto eu gostei. Eu havia abandonado a leitura no mesmo ano em que comprei, e só em 2021 tive coragem de retomar. Lembro que, na época, uma resenha negativa me desanimou de ler.
Enfim, na minha opinião, a história é muito boa.
Ha muitos personagens carismáticos, elementos fantásticos de várias culturas e um certo mistério no ar.
Confesso que achei algumas partes confusas, principalmente a parte da viagem no tempo, mas não chegou a atrapalhar a leitura.

Agora, vamos à minha parte favorita da história: Kashmir. Nossa, como eu amo esse homem. Quase todas as minhas partes favoritas do livro contam com a presença dele. Acho que depois dele, minha outra personagem favorita é a Bee .

No geral, diria que foi uma leitura bem fluida, leve e divertida. Pra quem está procurando um livro de aventura/fantasia rápido e gostosinho de ler, recomendo esse.

Já comecei o segundo e mal posso esperar para ver qual vai ser o desfecho dessa aventura.