O Mapa do Tempo

O Mapa do Tempo Heidi Heilig

Resenhas - The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo

Bia 10/05/2020

Resenha - The Girl From Everywhere - O Mapa Do Tempo

Eu estou com esse livro já tem muito tempo na estante, mas eu achava que era uma série, então esperei o lançamento dos outros livros para iniciar essa leitura. Porém já algum tempo atrás eu descobri que na verdade é uma duologia. Acabou que minha vontade de lê-lo esfriou um pouco... Não sei por que eu decidi pegá-lo para ler agora, eu simplesmente bati o olho nele na estante e pensei “vai ser esse”.

Nix é uma tripulante do navio Temptation com uma tripulação e um capitão (seu pai) muito peculiar. O navio pirata é repleto de tesouros e já viajou para tudo quanto é lugar. O que tem de tão peculiar nisso? Bom, o navio e toda a tripulação podem navegar para o passado, presente ou futuro. Tudo isso comandados e guiados por Slate, o pai de Nix, quem consegue atravessar uma neblina que os levam para algum lugar do passado, presente ou futuro. Mas não é tão simples assim. Para ir a um determinado local, seja no presente, passado ou futuro, eles precisam de um mapa bem especifico de tempo e local (e o ano) que eles querem ir.
Nix e seu pai (juntamente com toda a tripulação do Temptation) estão em busca de um mapa especifico: o mapa de Honolulu, 1868. Um mapa que os levará ao passado, pouco antes do nascimento de Nix, para encontrar sua mãe, que faleceu assim que nasceu, e assim tentar mudar as coisas. Mas será que isso é possível? E se for possível o que acontecerá com o presente e o futuro? Nix pode nunca ter conhecido os amigos que conhece agora se mudarem seu passado, ou pior, ela pode acabar deixando de existir no atual momento do tempo...

O livro foi interessante, divertido, gostosinho, uma leitura muito fluida e extremamente rápida. Gostei bastante, porém não achei grande coisa, acho que faltou, mas emoção nesse livro, mais euforia, mais aventuras, etc. Mas no geral é um livro muito interessante e uma leitura muito rápida.
O que eu mais gostei nesse livro foi toda a explicação e o desenrolar da questão do tempo. Como se trata de um livro sobre viagem no tempo, é necessário que realmente tenha uma explicação bem desenvolvida, pois esse negócio de viagem no tempo pode ser bem confuso. E o assunto em viagem no tempo precisa ter uma lógica, pois se não nada vai fazer sentido, então foi legal que a autora se aprofundou bem mais na lógica e explicação de toda a trama da viagem no tempo desse livro. Temos romance também, mas está em terceiro plano, o que me fez gostar mais ainda do livro. Foi muito legal vê o quanto o romance desse livro foi bem desenvolvido e legal, porém não tendo um foco, pois o foco era toda a busca pelo mapa.

Nix é uma personagem que me encantou. Ela é bem maduro, muito centrada e forte, sem falar que é muito inteligente principalmente nas horas de pensar rápido. Ela é uma pessoa que tem total controle de seus sentimentos quando se trata do romance que temos aqui. Além de todo o mistério que irá envolver seu futuro (ou seu passado) com relação a encontrar ou não o mapa de Honolulu 1868.

Slate é um personagem difícil. Sua obsessão por recuperar o amor da vida dele é ao mesmo tempo legal e ruim, principalmente porque envolve sua filha aqui, e nesse caso ele não parece ligar para o que pode acontecer com ela, não liga também em metê-la em perigo para conseguir algo que pode levá-lo cada vez mais perto de sua amada. No decorrer do livro vemos um lado frio, porém também vemos essa geleira dele se derretendo. No fim ele se torna um personagem interessante, e eu estou muito curiosa como ele irá seguir no próximo livro.

Kashmir é um personagem hilário, extrovertido, brincalhão, com uma leveza e humor maravilhoso. Com certeza é um personagem favorito, e foi muito legal também vê que ele tem um lado centrado, já que ele é um personagem bem humorado o tempo todo, foi interessante vê ele nesse final de livro mais sério e mostrando um lado mais maduro e adulto.

Blake é um cavaleiro, daqueles iguaiszinhos de romance de época. Mas meio que era para ser mesmo, pois ele é de 1884 que é o ano em que nós o conhecemos e também onde os tripulantes do Temptation o conhecem, por tanto ele tem esse ar da época, onde é muito cavalheiro. É um personagem maravilhoso também, muito inocente apesar de ter me surpreendido no final, pois o livro inteiro ele é muito calmo e pomposo e todo educado, então nesse final do livro ver ele agir um pouco fora do seu normal foi muito legal, é um lado mais heróico dele, mais agitado e também menos bobo, pois apesar de ser um fofo como o cavaleiro que é, a impressão que me dava as vezes é que ele seria aquele típico clichê de personagem que ia acabar sendo feito de bobo pela protagonista, ia acabar sendo o segundo, o rejeitado, ou ia pro escanteio mais cedo ou mais tarde, etc. Estou extremamente curiosa para saber o seu destino no próximo livro.

É incrível como fiquei dividida nesse “triangulo amoroso”, algo que nunca aconteceu, pois normalmente quando temos triangulo amoroso sempre fica na cara de quem a protagonista gosta mais e do quanto é óbvio com quem ela vai terminar no fim. Aqui é bem diferente. Como a autora não focou muito em cima do romance, esse triangulo amoroso é meio oculto... É difícil explicar o que quero dizer. A protagonista tem sentimentos pelos dois, porém ela não fica o tempo todo pensando nisso, na verdade ela mal pensa nisso, só na reta final do livro ela percebe que também ama outra pessoa, pois até então antes de ela perceber esse outro sentimento, sua quedinha e o inicio de alguma coisa com o outro cara estava indo bem, um romance que estava começando a ser construído de forma lenta e muito envolvente, porém ela tinha outras coisas na cabeça que não tinha nada haver com o romance. E as duas pessoas que ela gosta são personagens maravilhosos que eu gosto muito, e que também gostei do relacionamento dela com eles, então pra mim está sendo bem difícil escolher um deles, torcer para um deles, pois os dois são muito legais e combinam muito com ela. Ambos tiveram o inicio do relacionamento através de amizade e só bem depois, bem lentamente, as coisas começaram a se desenvolverem pro lado mais romântico. O que tornou essa construção do triangulo amoroso bem mais plausível e envolvente do que qualquer outro triangulo amoroso que eu já tenha lido.

Eu gostei do livro, esperava mais ação, mas o livro envolve bem mais entender toda a questão do tempo e planejar, o que mais tem é planejamento, e a ação eu achei bem pouquinha o que torna o livro pra mim se muita emoção. Mas tirando isso, no geral o livro é muito bom, eu li ele muito rápido, pois a história é muito envolvente e gostosa. Eu estou louca para o segundo livro, já o adicionei no meu carrinho de compras e agora é só esperar o mês virar para comprá-lo, e assim que ele chegar eu definitivamente pretendo ler ele logo.

site: http://biiabrito.blogspot.com/

Angelohfonseca 08/06/2022

Comecei e já gostei
Li somente o primeiro capítulo e o livro já me prendeu. Achei a sinopse bem interessante. Vamos pra mais um!

Biia Rozante | @atitudeliteraria 15/11/2020

Cheio de aventuras e mistérios
Nix é uma marinheira viajante do tempo, a bordo do Temptation, um navio com estilo caravela, onde seu pai, mais três tripulantes e ela, navegam não apenas sobre os sete mares, mas também, através do tempo, sendo capazes de se deslocar para qualquer época ou lugar, desde que tenham o mapa certo. E este é o papel de Nix, ela é especialista em ler mapas e decifrar se são ou não originais, válidos para o próximo destino. Para que as viagens funcionem os mapas precisam ser bem específicos, desenhados a mão, com requinte de detalhes e datados.

Entretanto, mesmo que possam estar em qualquer época ou lugar, o pai de Nix, o único que sabe como navegar através da névoa e mapas detém uma obsessão, voltar para Honolulu em 1868, data em que supostamente Nix nasceu e sua mãe faleceu. O problema é que nenhum mapa funcionou até agora, o que lhe causa profunda tristeza. E ainda que todas as tentativas tenham sido frustradas ele jamais desiste e está sempre a procura de um novo mapa, dando voltas e voltas, até uma nova tentativa.

“(...) Eu tentei, mas... — Como explicar as dúvidas, a incerteza enlouquecedora daquelas horas terríveis? A lembrança era confusão de momentos sombrios, desconexos, como destroços em um vasto mar de medo, e as palavras se transformaram em areia em minha boca.”

O problema desta obsessão é que voltar para Honolulu em 1868 significa jogar Nix ao desconhecido, sem saber o que vai acontecer com ela, fato este que parece não preocupar seu pai, já que ele sempre deixou bem claro que a trocaria para poder reencontrar a esposa.

Nix cresceu a bordo do Temptation e apesar de na infância ter recebido carinho de seu pai – Slate e capitão do navio -, isso não perpetuou ao longo dos anos, os jogando em um relacionamento complicado. Por diversas vezes ela pensa em fugir, comprar seu próprio navio e zarpar pelo mundo, mas apesar de ser uma ótima cartógrafa, ela nunca aprendeu a navegar, já que seu pai sempre se recusou em ensiná-la. Ela acredita que tal resistência seja porque ele precisa dela para encontrar o mapa perfeito que irá leva-lo de volta para os braços da mulher que ama, e não porque ela é sua filha e ele teria algum tipo de amor por ela. E esse relacionamento complicado é palpável para o leitor, pois sentimentos toda tensão, culpa e necessidade de compreensão que ambos exalam. Nix tem medo do que pode acontecer com ela, caso seu pai realmente consiga retornar e alterar a linha do tempo e em contrapartida, sofre com a culpa de vê-lo tão infeliz e obcecado com essa viagem. Um misto de emoções que a persegue por toda a narrativa. Principalmente quando Slate encontra o mapa que pode ser o certo, ameaçando sua existência pra sempre.

The Girl From Everywhere é o tipo de livro que te suga pra dentro da trama e seus mistérios, te deixando apreensivo e ansioso pelo que está por vir a cada nova virada de página. Nix é uma protagonista jovem, mas muito madura, inteligente e determinada. Que está tentando se encontrar, estabelecer seu espaço e até mesmo se impor. Ela luta com as armas que têm. Todos os personagens são atraentes de alguma forma, e deram ao enredo uma representatividade interessante. Aqui temos um enredo que se conecta, faz sentido, que trás criaturas mágicas e mitológicas, que se encaixam muito bem na trama. É uma história que se fecha bem, ainda que deixe uma brecha pelo que está por vir.

“(...) — Quando era jovem aprendi a contar com a perda. Cada vez que dormia, alguma coisa desaparecia. Cada vez que acordava, alguém tinha ido embora. Mas... também aprendi que criamos alguma coisa nova todos os dias. E seja o que for, vivemos essas coisas enquanto elas duram. Gastamos o dinheiro quando ele está no bolso. (...) comemos a fruta quando ela está madura. (...) Paraíso é uma promessa que nenhum deus se incomoda de cumprir. Só existe o agora, e amanhã nada será igual, gostemos disso ou não.”

Eu gostei muito da forma como a autora construiu seus personagens. Amei os cenários, a riqueza de detalhes, como tudo foi muito bem pensado e solucionado como um imenso quebra-cabeça que vamos encaixando peça por peça. É um livro rico de mitologia, de seres mágicos, com fatos históricos reais, que faz com que realidade e ficção se misturem. Uma leitura rápida e fluida, que promove algumas reflexões relevantes como lealdade, amizade, família, sacrifício, pertencimento, confiança e amor.

Buscando por aventura, ação, viagem no tempo e uma protagonista feminina forte. Aqui temos todos esses elementos.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/05/the-girl-from-everywhere-o-mapa-do.html

Lalalala 08/12/2021

Marujos, comecem a ler!!!
Para os fãs de histórias marítimas e para os amantes de viagem no tempo, essa será uma leitura deliciosa! Temos protagonista empoderada, melhor amigo Golden-retriever (friends to lovers?) E um trama que mantém a história interessantíssima! Não deixem de ler! (Lembrando que é uma duologia)

Ritchelly - @garotagirassol_ 01/02/2020

#resenhadagirassol - The Girl from everywhere
Temptation é um navio pirata peculiar não só em sua tripulação, mas em sua forma de navegar pelos 7 mares. Através de mapas antigos, o navio pirata navega pelo tempo de acordo com o período que o mapa foi feito, sendo águas místicas ou não. E foi através de tantas viagens por lugares e tempos diferentes que a tripulação se tornou também peculiar.

Capitão Slate é quem guia o navio pelas águas do tempo. Um homem viciado em ópio e obcecado em reencontrar o amor de sua vida, que morreu ao dar à luz a sua filha Nix. Cada viagem que faz, Slate visa encontrar um meio para voltar a época exata que sua amada ainda estava viva, e levá-la a bordo do Temptation para viver com ele.

Porém, existem algumas regras e consequências em mexer com o tempo que Slate não está contando e Nix, sua filha e cartografa já cogitou e sabe que se Skate conseguir resgatar sua mãe, talvez ela não exista mais.

Apesar de saber dos perigos para sua vida e as consequências na linha do tempo, Nix ajuda ao pai pois se sente culpada pela morte da mãe. Dessa forma, vamos acompanhar aventuras por águas novaiorquinas, chinesas e havaianas, e a maior chance que Slate já teve para chegar até sua amada, mas será que os esforços serão o suficiente?

Este foi o primeiro livro com viagem do tempo que tive a oportunidade de ler e confesso que gostei muito. É perceptível que a autora deve toda o trabalho de conhecer sobre cada lugar e época que os personagens passaram, inclusive as lendas e animais místicos que aparecem no enredo.

Os personagens neste livro são outro ponto positivo, pois cada um tem sua peculiaridade e um lugar especial na trama. Os personagens secundários ganham a cena neste livro pois dão ação a narrativa quase monótona de Nix.

Uma aventura pelo Havaí que recomendo a todos desfrutar: em um navio pirata que navega pelo tempo.

site: https://www.instagram.com/garotagirassol_/

Denise.Marreiros 14/09/2021

Não é um livro excelente, mas é bom. Faltam muitas explicações mas entretém.
Tem personagens cativantes, e é cheio de fatos históricos e mitológicos, a trama é ágil e a leitura flui. Gostei, valeu o tempo investido.

Ione.Bispo 21/06/2021

De início achei meio confuso,demorou um pouco até eu de fato entender o que estava acontecendo. Não gostei do triângulo amoroso, porém gostei do final com a escolha do capitão Slate.

Andy 15/12/2021

Adorei
Gostei bastante da história, tendo como destaque o conceito dos mitos e lendas que aparecem durante o livro, mas a história poderia ter sido mais aproveitada e desenvolvida.

Princess_Snow 16/12/2023

Alguém me arrume um mapa do tempo e um navio pq vou navegar
The Girl From Everywhere: O Mapa do Tempo é uma obra fascinante que mescla habilmente elementos de fantasia e viagem no tempo. Escrito por Heidi Heilig, o livro segue a jornada de Nix, uma personagem envolvente, e seu pai, um viajante do tempo, a bordo de um navio capaz de se deslocar para qualquer lugar e época através de mapas. A trama é habilmente construída, explorando temas de destino, escolhas e as complexidades das relações familiares. A narrativa é repleta de reviravoltas emocionantes, oferecendo uma experiência cativante para os amantes de aventuras recheadas de elementos mágicos e temporais. É um livro muito gostosinho pra se ler para sair de uma ressaca, uma fantasia que se desenrola não como foco principal no romance (apesar de existir migalhas) tem muito mais aventura.

Bela 28/07/2021

Eu adorei! Uma coisa que eu tenho que destacar, que capa linda, diagramação perfeita, mapas dentro do livro e além de detalhes em cada início de capítulo! Eu realmente achei o livro muito lindo kkkkk, nas agr vou falar do livro em si.
Bom, a história é muito bem contada e achei o universo muito bem construído, eu tô simplesmente apaixonadas pelos personagens kkkkk eles são incríveis!
Mas achei que não é perfeito, por isso não dei 5, o erro dele foi que as vezes ficava perdida na história e outras eu achei descritivo até de mais, ficando até um pouco cansativo, mas quero continuar lendo essa saga mais vezes, pq vale muito a pena
Bela 28/07/2021minha estante
Aaaa outra coisa que esqueci- o desenvolvimento dela com o pai>>>>

Luli 15/06/2021

CHEIO DE REVIRAVOLTAS
eu amei esse livro,te faz questionar sobre varias coisas,tem piratas,muito bom,so dou 4,5 estrelinhas pq teve alguns momentos que eu nn entendia nada que tava acontecendo

Desannemada 31/12/2022

No geral é uma fantasia muito boa, com otimos personagens. Não é uma das melhores histórias de viagem do tempo, mas é bozinha (apesar de me deixar muitas perguntas de como funciona esse processo de Navegação e as pessoas que são capazes de fazer isso). Inventaram um triângulo amoroso bem mixuruca porque basicamente tem o casal incontestável e um estepe.
Os últimos capítulos me deixaram bem envolvida e fico me perguntando como será o futuro dessa tripulação...