Balada de amor ao vento

Balada de amor ao vento Paulina Chiziane

Resenhas - Balada de Amor ao Vento

Linaaaaa 18/06/2024

Supera as expectativas
Li para a escola e confesso que os dois primeiros capítulos foram arrastados, mas depois disso você não tem vontade de largar. A história da Sarnau é uma das mais tristes, difíceis e sofridas que já li e me choquei a cada página que virava. No entanto, a narrativa e a história são maravilhosas e te fazem querer saber mais, realmente viciante. Adorei e recomendo super!

mari:) 18/06/2024

Balada de Amor ao Vento
Subestimei esse livro pq era leitura da escola/de vestibular, mas tenho que admitir que acabou sendo muito legal. Me conectei bem com as personagens e achei muito interessante. O que me incomoda são as falas de personagens completamente machistas e misóginas, mas entendo que é algo da cultura da época que estamos mudando com o tempo

bardo 24/05/2024

Balada de Amor ao Vento de Paulina Chiziane nos mostra logo em suas primeiras páginas o porquê é uma obra tão poderosa e o porquê arrebatou notoriedade à autora. Não à toa a escritora foi a primeira mulher africana a arrebatar o prêmio Camões. Com uma escrita que faz frente a um Mia Couto e talvez o supere, Paulina nos apresenta uma voz até então inédita na literatura moçambicana, a voz feminina.
Balada de Amor ao Vento impressiona pela beleza de sua escrita, já nos primeiros parágrafos somos arrebatados por uma prosa extremamente poética, com imagens de tirar o fôlego. Tal beleza porém logo se desdobra em dor e numa amargura, onde o lirismo e o desespero caminham juntos.
Paulina contanos a história do “amor” de Sarnau e Mwando. Em boa parte do tempo somos apresentados aos mais íntimos sentimentos de Sarnau e em alguns momentos a narradora se volta para nos falar de Mwando.
Alguns aspectos do romance não são totalmente desenvolvidos, sendo uma narrativa curta e estando o foco em Sarnau justifica-se. Mas fica claro as sementes que nos permitem se não perdoar Mwando, entendê-lo. A autora através dele faz uma crítica de como a influência portuguesa torna pior um sistema que já era ruim.
Sarnau e as mulheres por outro lado, ora nos inspiram pena ora uma certa irritação, principalmente quando nos esquecemos que estamos lidando com uma cultura diferente e nos colocamos no pedestal de “civilizados”. A autora mostra os fatos, mas em nenhum momento julga, salvo talvez o ressentimento da protagonista com Mwando, bem o final fala por si.
Como costuma acontecer com livros assim, desconfio que para uma leitora o baque seja ainda maior, em muitos níveis as opressões descritas são identificáveis mesmo entre nós os “civilizados”. Balada de Amor ao Vento de Paulina Chiziane portanto é uma bela estreia na prosa longa e uma boa porta de entrada para conhecer a autora, porém nos deixa um gosto agridoce ao término.

cmscotti 08/05/2024

Eu sempre publico no meu insta um breve comentário sobre os filmes dirigidos por mulheres que assisto. às vezes demoro um cadinho, mas sempre sai:

site: instagram.com/cmscotti/

LetAcias 06/05/2024

"Cantei para ti baladas de amor ao vento."
"Balada de amor ao vento" conta a história da moçambicana Sarnau e de seu amado, Mwando, em um contexto de poligamia. Mesmo com tantos obstáculos, esse amor ainda pode prevalecer?
A autora, Paulina Chiziane, tem esse como seu primeiro livro. Porém, essa obra também é a primeira a ser publicada por uma mulher em Moçambique, o que representa um divisor de águas na literatura do país
O livro discute diversos tópicos importantes, como a marginalização da mulher moçambicana e as divergências culturais do país. Essas questões são abordadas de maneira uniforme durante a história, que é envolvente do início ao fim. O texto é fluido e possui poucas páginas, portanto, é possível lê-lo com tranquilidade em pouco tempo.

malusguidugli 01/05/2024

Achei cansativo
A história não é ruim, mas a escrita da autora não me pegou. A escrita é muito descritiva e poética e achei isso MUITO cansativo.

dariankv 04/04/2024

Horripilante
Talvez seja so meu gosto, mas eu odiei completamente esse livro, a escrita, por mais que não seja português do brasil e sim de Moçambique, é muito complicado, o que torna a leitura cansativa e chata. a história em si é entediante, apesar de tratar muitas pautas grandes, é muito chato e confuso, um nada com nada, umas coisas que não da pra entender. mas vai saber, as vezes eu que nao to acostumada a ler livro assim

Dri 24/03/2024

A história de Sarnau e tantas outras
No começo parecia um clichê de história de amor, e no final vi que era sim um clichê, mas não um clichê literário. Sarnau vive as histórias de amor que encontramos nas histórias de centenas de mulheres.
"Com a poligamia, com a monogamia ou mesmo solitária, a vida da mulher é sempre dura"

biamatossr 20/03/2024

Interessante!
Tive que ler o livro por conta da escola, mas achei bem interessante, gostei!!
O livro conta com diversas críticas e expõe a realidade de sarnau, a protagonista!!
Recomendo bastante pra quem vai fazer vestibular, minha prof de literatura passouu :))

Isa fernanda 01/03/2024

A vida da mulher é sempre dura
Balada de amor ao vento é o primeiro livro publicado por uma mulher em Moçambique e portanto traz consigo o peso de uma escrita pesada. Pesada no sentido da garra que a mulher teve de ter não só no enredo de Sarnau, personagem principal do livro, como na própria publicação do livro. A historia tece uma sociedade machista e patriarcal, na qual nota-se sempre a luta e resistência das mulheres para lidar com as adversidades. A historia revela a nossa ancestralidade e portanto nossa força!!!

Malu 22/02/2024

Balada de Amor ao Vento
Achei bom! Lendo pela Fuvest? Fato? mas pelo menos o livro n é ruim. Só tem MUITA desgraça ??????

analunahistoria 15/02/2024

@analunahistoria
1990 (edição de 2022)
176 páginas
Romance @companhiadasletras
??????????

Nas margens do Rio Save, Sarnau viveu desejando o amor ao longo de sua vida.

?Balada de Amor ao Vento?, o primeiro romance publicado por Paulina Chiziane e também o primeiro livro publicado por uma mulher em Moçambique, oferece a nós a narrativa que se desenrola na difícil trama amorosa entre Sarnau e Mwando. Mergulhamos no fluxo de consciência de Sarnau, conectando-se com seus pensamentos, revelando as complexidades de seus sentimentos e relacionamentos.

Ao longo da obra, somos guiados por uma jornada que transcende as fronteiras geográficas, entrando em aspectos culturais, sociais e religiosos moçambicanos. Este contato cultural proporciona uma experiência única, que estão muitas vezes ausentes na literatura ?mainstream?.

Com a protagonista, Sarnau, drparamos com temas sensíveis como poligamia, questões de gênero e outras formas de violência enfrentadas por mulheres em sua realidade, evidenciando a habilidade de Paulina Chiziane em capturar a essência das experiências femininas.

A escrita poética da autora traz uma intensidade única à narrativa, proporcionando uma profundidade que torna seus livros verdadeiramente singulares.

Assim como em ?Niketche?, outra obra sensacional de Paulina Chiziane, este romance se revela como um exercício poderoso de sororidade e compreensão das complexidades que as mulheres enfrentam em suas vidas.