Uma vez

Uma vez Morris Gleitzman

Resenhas - Uma vez

Julia.Lorens 25/08/2022

Fascinante
Esse livro é muita coisa dentro de pouca coisa. Já nas primeiras páginas fiquei emocionada.
Nao foi preciso um final dramático, já que Félix sofreu um pouquinho todo dia, o que completou a cota de sofrimento do pequeno.
O livro tem uma continuação, chamada Então. Ansiosa!!

milenesx 19/08/2022

Eu consegui aprender muito mais sobre o holocausto por meio deste livro, é como o autor diz, apesar de ser um livro de ficção, a história é inspirada em fatos reais.

Lucy 08/08/2022

Rápido de ler
Este livro fez parte da lista de livros do Clube de leitura que ministro aos meus alunos.
Escolhido por eles.
Apesar de ter alguns problemas de verossimilhança, no que rege a inocencia do garoto x astúcia do garoto, o restante da construção é verossímel.
Eu não posso deixar de comentar a relação deste livro com o A garota que roubava livros, e também ao diário de Ane Frank, referências sobre o tema.
Poderíamos dizer que juntando os 3 temos um círculo de pontos de vistas bastante diversificado sobre o Holocausto, mas que não contempla as realidades gerais, ainda precisamos de mais.
Estou devastada e a carta ao leitor ao final do livro fala do médico real que inspirou Barney, só penso em onde é que erramos pra dar tudo tão errado.
Recomendo a leitura, mas ainda acho que precisamos de mais para lidar com o holocausto.

lisboa 03/08/2022

todos deveriam ler
o foco desse livro é mostrar o nazismo pelo ponto de vista ingênuo de uma criança de 10 anos então sim, é um livro bem pesado.

acompanhar essa saga do felix me fez refletir muito sobre diversos aspectos daquela época, felix tinha o costume de agradecer a "Deus, a Jesus, à Virgem Maria, ao papa e a Adolf Hitler" porque o padre do orfanato que o Felix morava disse que Adolf Hitler estava ajudando as pessoas então eu penso quantas pessoas não tiveram esse mesmo pensamento naquela época (e algumas têm até hoje) cerca de 5 milhões de pessoas morreram no holocausto e alguns acreditavam - e acreditam - que foi uma boa ação.

felix só tinha 10 anos e foi um herói em diversos momentos, quando ele fugiu do orfanato com planos de ajudar os pais a salvar os livros, quando salvou zelda de sua casa em chamas e em todas as noites em que saía com barney mesmo correndo risco de morte só para ajudar as outras crianças.

os pensamentos e suposições dele sobre o que os soldados nazistas faziam me deixavam muito mal porque na mente de felix os problemas eram somente com os livros nunca com as pessoas.

"Uma Vez" é um livro fictício mas de fato houveram crianças que estavam sendo enfiadas em trem, enviadas a campos de concentração e perdendo seus pais sem entender o que estava acontecendo e porque tanta gente estava sendo morta somente por sua religião.

muito mais que uma leitura esse livro é uma experiência de vida.

smbdouthere007 26/07/2022

Uma Vez
Esse livro merece mais hype vey, uma leitura super leve e boa, da pra vc ler em um dia, pq são só 156 pag e a diagramação é perfeita, e a história é parecida com O Diário de Anne Frank, só q meio mais diferente, mto bom, super recomendo

Nicolly 19/07/2022

Uma vez
Impossível não se emocionar com o a visão tão inocente de um garotinho judeu da Polônia em busca de seus pais durante a Segunda Guerra Mundial.

"Todo mundo merece ter alguma coisa boa na vida pelo menos uma vez"

Amanda.Andrade 11/07/2022

Os horrores do holocausto contados através da inocência de uma criança.
Quando a gente usa a imaginação para amenizar nosso sofrimento. Esse livro fala exatamente sobre isso.
Ele merece ser lido pelo mundo
Pollyana Camilo 16/07/2022minha estante
Concordo plenamente.

Lah 02/07/2022

"Uma Vez" - resenha
"Para todas as crianças que não tiveram sua história contada."

Nessa história podemos ver os tristes acontecimentos do holocausto. Onde conhecemos o protagonista Felix, um menino de 10 anos que foi deixado em um orfanato por seus pais, sendo o único judeu do lugar.

Uma Vez, é o livro que todos deveriam ler. Apesar de não ser uma história real, foi inspirada e criada com base nos acontecimentos entre 1939 e 1945. Mais conhecido como o holocausto.

itscl4ra 21/06/2022

todo mundo merece ter alguma coisa boa uma vez...
Una criança chamada felix é filha de donos de uma livraria em 1946.

porém eles são judeus.

seus pais o mandam pra um orfanato pra tentar salvar ele.

ele recebe uma cenoura.

e descobre o real motivo de tudo e que nem Deus, Jesus, Maria, o papa e Adolf Hitler vão salvar ele e seus companheiros

Samara98 27/04/2022

Ah felix...
Depressão ansiedade melancolia e todo tipo de problema emocional possível foi adquirido por mim depois disso, ele é uma menino muito especial e assim como todos os que foram mortos no holocausto não merecia nada daquilo.

DanS. 25/04/2022minha estante
Carain, agora que vi, parece que tem uma continuação, já quero