Uma vez Morris Gleitzman

Resenhas - Uma vez

mccaveirinha 11/04/2022

Tocante
Muito lindo acompanhar toda essa inocência e esperança que o Felix tinha no amanhã, no futuro. Um livro bem curto mas muito emocionante. comecei com muitas expectativas e todas elas foram atendidas

Luuh.Markes 09/04/2022

Fui ler pra ser feliz e acabei com depressão???
Uma vez um garoto chamado Félix salvou uma garotinha que teve a casa queimada, fez um narcisis com dor de dente rir, perdeu a esperança e a recuperou e me deu uma grande lição de vida.

"Uma vez" é um livro que se passa lá na época do nazis bem na Polônia. Essa história conta sobre um garoto chamado Félix que ama livros e histórias e morava em um orfanato, ele acreditava que seus pais estavam vivos então fugiu desse lugar.

Esse livro que encontrei na biblioteca da minha escola era pra ser mais um como os outros que a gente lê e depois de um tempo esquece, mas ele me fez sentir como o protagonista. O fato dele ser narrado pela primeira pessoa torna a leitura muito gostosinha e entendível.

Recomendo muito esse livro para todos vocês. Ah, e não se esqueça que todo mundo merece ter alguma coisa boa na vida pelo menos uma vez.

Nath Mel 08/04/2022

Essa história foi baseada na estória de Janusz Korczak, um médico polonês judeu e autor de livros infantis que dedicou a vida a cuidar de crianças. Ele dirigia um orfanato com 200 crianças, em 1942, quando os nazistas assassinaram esses órfãos, eles ofereceram liberdade a ele, mas preferiu morrer à abandonar as crianças.

Com base nessa triste história o autor escreve esse livro, que conta sobre uma criança curiosa, inocente e aventureira que busca encontrar os pais perdidos na guerra.

No site do autor tem vários relatos, diários e cartas de jovens na época do Holocausto (www.puffin.com.au)

Kamilly 06/04/2022

Tirei nota boa na prova por causa desse livro ?
Li para uma prova da escola e acabei gostando muito do livro.
É bem descontraído, mas bem pesada a visão de uma criança sobre a guerra e o nazismo e infelizmente tem um final bem triste. :(

Thay.Santos 15/03/2022

O que tem de triste tem de lindo
É um livro necessário! Ver os horrores do nazismo através dos olhos dessa criança inocente é muito triste mas vê como as histórias que ele conta ajudam tanto a ele como as outras crianças é de parti o coração e o pior é ver a inocência dele sendo perdida na sua jornada onde ele aprende sobre a maldade do homem. Eu acho um livro necessário pq sabemos que ele e seus amigos existiram ele é uma personificação de todos as crianças que morreram durante o Holocausto

Luna 01/03/2022

Uma vez
Uma vez eu peguei esse livro na biblioteca da escola e não acreditei que ele poderia ser tão bom, a sinopse me deixou bem interessada, então eu peguei para ler.
Félix é um garoto que inventa histórias pra fugir da realidade, ele adorava ler livros quando mais novo e acho que isso ajudou muito na sua imaginação! Mas Félix tem dois segredos no começo da segunda guerra mundial, o primeiro é que ele é judeu e o segundo é que seus pais ainda estão vivos...
Então, para tentar encontrar os seus pais, Félix foge do orfanato onde ele vivia e acaba vivenciando várias histórias reais em um mundo de verdade! É um livro curtinho e que vai contar sobre como os adultos e principalmente as crianças viviam naqueles tempos de holocausto, eu realmente me senti apegada a história e achei incrível o jeito como o autor desenvolveu cada personagem. Confesso que não esperava tanta coisa desse livro, ele de fato me surpreendeu muito.

Sofia 27/02/2022

Esse livro é muito bom e extremamente necessário. Digo extremamente necessário, pq ele fala de um assunto muito pesado mas de uma forma mais leve, apesar de o holocausto não ser um assunto leve.

Mel 02/11/2021

Acredito que se tivesse lido esse livro na minha adolescência iria me deleitar muito mais pelo enredo. A história é legal. Mas não é pra mim.

sofi 05/09/2021minha estante
eu tbm acho..

gvnnrs 26/07/2021

"Deve ser difícil ser órfão se você não tem nenhuma imaginação."
" - Todos os grandes viajantes da história usavam trapos em volta dos pés - falo. - Cistóvão Colombo, o descobridor da América, usava trapos em volta dos pés. O doutor Livingstone na África também. Aníbal, o Grande, também. Aassim como seus elefantes. No futuro, lá pelo ano de 1960, acho que farão sapatos já com trapos dentro.
Zelda me dá uma olhada.
- No ano de 1960 as pessoas não vão mais precisar de sapatos. Elas vão usar rodas em vez de pés. Você não sabe de nada, não é?"

Liara.Brem 26/07/2021

Razoável
Gosto da temática da história, porém não me conquistou muito. Por os protagonistas serem crianças, achei a narrativa muito infantil, mas é um bom livro.
Mandy 26/07/2021minha estante
A continuação desse livro é muito boa, gostei bem mais do que do primeiro

Marianna 06/08/2021minha estante
Estou querendo muito ler o segundo livro. Faz mais de um mês que estou tentar achar na internet

Liara.Brem 06/08/2021minha estante
Se você quiser, tem no aplicativo Árvore Livros, que foi onde eu li

Marianna 28/06/2021

Uma vez
Como eu amei esse livro. Amei ver Felix descobrindo o que está acontecendo. Muito triste a história, mas estou ansiosa para ler a continuação do livro.

Mar?a 16/06/2021

No ponto de vista de uma criança
A história se passa na época do Nazismo e é contada a partir da visão de uma criança. No início os acontecimentos da guerra passam despercebidos, soldados , casas destruídas são como brincadeiras para ele, além dele tratar Hitler como uma divindade. No decorrer da história as coisas vão se tornando mais tensas e realistas , além dele ir perdendo a esperança e toda a imaginação.

sthef 09/06/2021

Uma vez se passa durante a segunda guerra mundial e é contado pelo ponto de vista de Félix, uma criança com uma grande imaginação, apaixonada por livros e judia.
Durante o livro Félix testemunha diversos horrores e sua imaginação é a forma de escape da realidade por ele vivenciada, o livro é muito bem escrito e durante seus relatos dá pra ver sua inocência e criatividade.

Day 11/05/2021

Uma vez
Nesse livro vamos acompanhar a história de Felix, um menino judeu que está em um orfanato e decide fugir para procurar seus pais e salvar os livros, pois os seus pais têm uma biblioteca.
Durante a busca ele descobre que os nazistas não gosta dos judeus e das pessoas que têm livros, pois eles queimam.
Felix é uma criança que ama ler e inventar histórias.