Coisas Frágeis Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Katsumi 08/02/2013

Intrigante...
São raras as oportunidades que podemos ver tantos modos de narrativa, do mestre Gaiman, de uma só vez. Algumas histórias terminam com um gostinho de quero mais, com aquela sensação "Ei,como assim já acabou?" e outras terminam de uma maneira mágica.

Dose Literária 20/02/2013

me atraiu pelas capas e me conquistou pelo conteúdo
É impossível não ficar deslumbrado, com a capacidade imaginativa de Gaiman em criar tantas.histórias.diferentes. Gaiman é cheio de nuances. Cada estória é seu próprio mundo, assim como cada situação, cada personagem, todos são universos paralelos em si mesmos. Ele não se repete - pelo menos, não neste livro.

Uma coisa que ele faz que achei interessante, é que Neil faz uma introdução onde explica a origem, a motivação (e até os prêmios ganhos) de cada conto. Mas como eu evito spoilers inclusive em livros, eu só lia as explicações dele ao final de cada conto.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2013/01/coisas-frageis-1-e-2.html

Fernanda 13/04/2013

Coisas Frágeis
Coisas frágeis se resume em contos. Cada conto com um tema diferente. Achei a leitura muito prazerosa e fácil. Alguns contos prendem muito, vale a pena conferir.

Tielle | @raposaleitora 18/04/2013

resenha do blog Mantendo a Esperança
Coisas Frágeis é uma coletânea feita pelo consagrado autor Neil Gaiman, esse foi o primeiro livro que li de sua autoria e sinceramente, eu percebi o quanto sua narrativa é boa. Não que seja um dos meus autores favoritos, já que só li esse livro de contos, mas já quero ler os outros livros publicados pelo autor.

Para quem já acompanhou algumas resenhas de coletâneas que fiz, sabe que não sou muito fã de contos. O motivo é um só, não curto conhecer certos personagens e do nada eles desaparecerem sem deixar vestígios. (drama) Na verdade prefiro ficar umas boas 300 páginas com os mesmos personagens, assim fica mais fácil dizer "Tchau" para eles.. rs Então fica aqui registrado o motivo de não ter 5 estrelinhas no skoob.

Como são muitos contos eu decidi comentar apenas daqueles que mais me chamaram a atenção, o que irei fazer daqui a pouco, mas antes gostaria de comentar sobre a narrativa do livro. Gaiman realmente sabe escrever uma boa história, não só isso, ele consegue nos levar para o seu mundo (seja ele qual for) e acreditar que tudo aquilo pode ser possível. Impecável, é o que posso dizer da narrativa do autor.

Agora vou comentar sobre os meus contos favoritos. Um Estudo em Esmeralda que é o primeiro conto, me deixou tão embasbacada que eu não conseguia acreditar, logo no início encontro um dos meus personagens favoritos de todos os tempos, sim estou falando de Sherlock Holmes. Acho que o autor conseguiu criar um enredo incrível para esse conto, sem mais.

Outro que eu me espantei e amei foi O Problema de Susan, que nos remete à querida personagem de As Crônicas de Nárnia. Não direi nada do porque da escolha dela em vez dos outros para caso alguém ainda não tenha lido os livros do C.S. Lewis. Mas acredito que quem tenha lido e gostado tanto quanto eu da série, também irá amar esse conto feito pelo Gaiman.

A vez de Outubro foi uma maravilhosa surpresa, logo pelo título eu pensei, o nome do cara é Outubro, mas depois que entendi que na verdade os meses são considerados como personagens que contam histórias em uma reunião. E essa é a vez de outubro narrar e foi uma história fantástica que me encantou e gostaria muito de poder saber mais sobre..

Outros que gostei mas que não irei comentar por aqui são: Como conversar com Garotas em Festas, Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch (muito criativo!) de e O Monarca do Vale.

Para aqueles que nunca leram nada do autor só posso dizer para não perderem mais tempo, pois vale super a pena e com certeza eu estarei lendo outros livros do autor em breve. E tem o segundo volume de Coisas Frágeis que além de conter contos, também tem poesias.

Leitura recomendada para todos.

André 28/05/2013

Contos
Gostei muito do livro as historias são fantásticas e o final bem esse fica a gosto do leitor. Mais um livro para se tornar fã de Neil Gaiman

Jussara 11/07/2013

Coisas frágeis
O livro é fantástico, envolvendo fantasia e subtendendo personagens já conhecidos em outras obras como Susana de "As crônicas de Nárnia", além disso, a leitura flui muito bem e lhe deixa intrigada pelo poder de persuasão do escritor que tem o dom para criar histórias. Nesse livro de Neil Gaiman temos a divisão de 9 contos com histórias muito originais e fantásticas. Um dos contos que me chamou bastante atenção foi o "A vez de Outubro" que me deixou querendo saber mais, realmente os contos estão todos ligados a coisas frágeis como o próprio título sugere. Um livro lindo por fora e dentro de suas páginas também. Recomendo a leitura.

site: jurealdreams.blogspot.com.br

Gabe | @cafecomgabe 05/10/2013

Bu!
É realmente um livro com contos surpreendentes, assustadores, intrigantes e perturbadores. Neil Gaiman traz pra gente um misto de tudo que podemos encontrar em histórias de suspense. Alguns contos vão te prender mais do que outros, e alguns irão fazer você perder uma noite inteira de sono..

Rômulo 07/11/2013

Esse foi o primeiro livro que peguei do Neil Gaiman e, em geral, gostei do trabalho. Os contos, em sua maioria, são histórias cativantes e de linguagem fácil.

Alguns são meio bizarros, com acontecimentos trágicos e exploram o lado negro do ser humano. Nessa categoria eu colocaria "Lembranças e Tesouros" e "Os fatos no caso da partida da Senhorita Finch".

Outros, ainda que falem de assuntos complicados, são mais leves. Esses contos, com histórias e personagens emocionantes, são dois: "A vez de outubro" e "O Pássaro-do-Sol"; esse último tem o final fantástico e certamente é o meu preferido.

O restante das histórias não me interessou muito, achei que algumas ficaram muito confusas e terminaram meio incompletas. Pode ser que eu não tenha interpretado da forma correta ou nem tenha chegado a compreender o verdadeiro sentido, mas a impressão foi de que poderiam ser melhor elaboradas.

Vale ressaltar que no conto "O problema de Susan", Neil Gaiman simplesmente conta parte do fim de "As Crônicas de Nárnia"! E para aquelas pessoas que, assim como eu, nunca leram Nárnia (mas pretendem), a melhor opção seja de pular esse conto.

Enfim, recomendo o livro!

Marina 22/12/2013

Contos fantasticos, A Primileira vez que li uma obra de Neil Gaiman, e ja me apaixonei pelo seu jeito de escrever e sua arte de criar historias magnificas O.O

George D'Araujo 23/12/2013

Nove contos de Neil Gaiman
Diferente de muitos fãs, conheci o trabalho do Neil Gaiman lendo primeiramente seus livros e só a pouco tempo comecei a acompanhar a aclamada graphic novel Sandman. E confesso que a cada página que leio me apaixono mais por suas obras.
Com Coisas Frágeis não foi diferente. Tendo como conteúdo nove contos, o autor me fez mergulhar em ficção cientifica, fantasia, nostalgia e algumas vezes numa sensação de solidão, vivida pelas personagens. A propósito, estas sensações estão constantemente presentes em todas as obras de Neil.
Apesar de histórias curtas, é muito fácil se apegar ao personagem da vez, se transportar ao cenário do momento e então no fim do conto se sentir desesperado por mais páginas.
Claro, eu estaria mentindo se dissesse que amei todos os contos. Quanto a um ou outro não gostei. Só que isso não desmereceu em nada o conteúdo.
Em alguns você se sentira de volta a universos de outros escritores, já que são baseados em outras histórias, como Matrix, Sherlock Holmes e Cronicas de Narnia.
Por fim, recomendo o livro. Se não estiver muito interessado, recomendo ao menos que leia dois contos em especial, pelos quais me apaixonei: A Vez de Outubro e O Pássaro do Sol. Quem sabe não mude de ideia sobre contos, como eu mudei ao lê-los.

Kenia 03/01/2014

São nove contos ao todo e com temáticas variadas. O primeiro deles é Um Estudo em Esmeralda, e tem os dois pés no melhor do fantástico. Os cinco capítulos em que ele se divide contam em seu início com propagandas muito inusitadas. Ele foi inspirado em Sherlock Holmes e Lovecraft. Ele nos conta sobre um homem que precisa dividir o aluguel de um apartamento, e acaba conseguindo um companheiro inesperado que o leva para uma investigação de crime estranha.

A Vez de Outubro é o próximo conto, os meses do ano se reúnem ao redor do fogo para contarem histórias.

Seguimos com Lembranças e Tesouros que trabalha uma temática um pouco mais forte. Ele conta a história de Smith, um homem com uma passado perturbado que virou fiel seguidor de um trilhonário que gosta de possuir objetos e pessoas. O conto narra a busca do Sr. Alice pelas pessoas mais bonitas do mundo, já que seu maior interesse é sexo. E quando digo sexo é sem medidas.

Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch, é o conto seguinte. Um casal pede a um amigo que saia com eles e uma conhecida deles. A mulher não tem uma boa reputação, mas todos acabam em um circo estranho com personagens bizarros, e a Sr. Flinch com um fim debochado. É uma história divertida.

Gaiman continua com O Problema de Susan. Este conto é inspirado diretamente em Narnia, já que a personagem Susan aparece nele. Susan não conseguiu ir para o paraíso pelas coisas que a prendem aqui. Mas através de uma entrevista com uma repórter especializada em literatura infantil, Gaiman nos dá um final possível para o drama de Susan.

Em Golias, é uma história na pegada Matrix. É sobre um garoto gigante, 2.10 de altura, que descobre que o mundo que vive não é o real, e que o mundo real está sendo atacado. Ele acaba se envolvendo nesse universo, e revendo sua própria vida, e podendo realizar seus sonhos.

Como Conversar com Garotas em Festas nos fala sobre uma dupla de amigos, onde o protagonista têm dificuldades em falar com garotas, enquanto que seu amigo Vic não tem nenhum problema com isso. Para ajudá-lo Vic o arrasta para uma festa, porém para a festa errada.

O Pássaro-do-Sol é o próximo, é resultado de um pedido da filha de Gaiman, e nos fala de um grupo de pessoas que se reúne para comer os mais diversos pratos possíveis, mas chega um momento que eles não tem mais o que provar com exceção do pássaro-do-sol, e partem em busca dele. É uma narrativa bem original, e ao mesmo tempo bizarra pelas coisas que esses senhores já comeram! O fim é bem inesperado.

O último conto é O Monarca do Vale, é um conto do livro Deuses Americanos. Shadow é o protagonista, e está viajando pela escócia e a convite do Sr.Gaskell que conhece no hotel acaba como segurança em uma festa bizarra no meio do nada com sua vida em perigo. O Monarca do Vale é uma viagem louca, que têm mitologia escandinava, paganismo, tudo junto e misturado de forma mais uma vez original.

No geral podemos dizer que os contos de Gaiman têm como característica comum uma perturbação, que normalmente advém do bizarro e do diferente. Todos se passam no Reino Unido e tem aquele clima típico dessas terras. Se você ainda não leu nenhum livro de Gaiman indico que você esse e espero que se acostume com a narrativa forte desse brilhante autor que sabe contar histórias como poucos.

Anninha 10/01/2014

Não se engane pelo título
Não espere romance e delicadeza deste livro. Nele, Gaiman mostra mais uma vez seu lado sombrio e melancólico, através de contos envolventes e muitas vezes, surpreendentes.
Sua ficcção, como sempre, encantadora.
Livro de leitura rápida e gostosa, não pesa na bolsa e é ótimo pra matar o tempo.

Blog NR 22/03/2014

Olá queridos leitores!

Hoje iremos nos envolver nas coisas frágeis de Neil Gaiman.
Neil Gaiman é um mestre em contar histórias. Seus livros nos envolvem e surpreende do início ao fim. Além de ser roteirista de quadrinhos, ele já escreveu vários livros como, Coraline, Deuses Americanos, Sandman, Sinal e ruído, O livro do cemitério, entre muitos outros de sucesso (ver especial Neil Gaiman).

Publicado em dois volumes aqui no Brasil pela editora Conrad, Coisas frágeis é composto por uma série de contos e poemas. É nessa obra que Neil Gaiman se revela em um verdadeiro mestre na arte de contar histórias, sendo assim, um dos maiores escritores da atualidade.

"ACHO... QUE PREFIRO ME LEMBRAR DE UMA VIDA DESPERDIÇADA COM coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral."

O primeiro volume de Coisas frágeis é composto por nove contos que abordam os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica, e, também combinando Sherlock Holmes de sir Arthur Conan Doyle com o terror de H. P. Lovecraft. O que achei interessante, é que esses contos conseguem unir o mundo da fantasia com a nossa realidade, por isso, nos envolve e impressiona tanto. Confesso que tinha certo preconceito com esse tipo de história, achava fantasioso demais, mas nada como sair da sua zona de conforto.

Não irei comentar sobre todos os contos para não ficar extensa a resenha e também para deixá-los curiosos para ler. Entre os contos que mais gostei no volume um, estão: O Pássaro-do-Sol e o Monarca do Vale. Vou comentar com vocês sobre o conto O Pássaro-do-Sol.

O Pássaro-do-Sol foi um conto escrito para dar de presente à filha mais velha de Neil Gaiman, Holly. Fala sobre um clube Epicuriano1 e de uma turma divertida e barulhenta. Eram cinco: Augustus DuasPenas McCoy (O dono do clube), o professor Mandalay, Virginia Boote (a crítica de restaurantes), Jackie Newhouse e Zebediah T. Crawcrustle. De maneira geral, eles buscavam o prazer e bem-estar. O prazer evidenciado no conto era o gastronômico. Eles experimentavam de tudo. Polvos, abutres, toupeiras, morcegos frugívoros, panda, lemingues e tigres da Tasmânia (gostos bem exóticos esses não?!).

- O abutre tinha gosto de faisão podre. A toupeira tinha gosto de caramujo da carniça. O morcego frugívoro, surpreendentemente, lembrava porquinho-da-índia doce.

Em seus encontros, eles conversavam sobre os prazeres descobertos e sobre os prazeres que gostariam de experimentar. Um dos prazeres que despertou a curiosidade dos membros do clube era o de poder experimentar o Pássaro-de-Sol da Cidade do Sol, revelado por Zebediah T. Crawcrustle e que nenhum dos membros havia ouvido falar.

- Suponham que quiséssemos comer o Pássaro-do-Sol da Cidade do Sol.
Por onde deveríamos começar a procurá-lo?

Movidos pela curiosidade de degustar o Pássaro-do-Sol, os membros do clube epicuriano iniciaram uma expedição rumo à Cidade do Sol.

“O Pássaro-do-Sol bateu suas grandes asas, depois começou a planar em círculos cada vez mais baixos sobre o café de Mustafá Stroheim.

O pássaro pousou no abacateiro. Suas penas eram douradas, púrpuras e prateadas. Ele era menor que um peru, maior que um frango, e tinha as pernas compridas e a cabeça alta de uma garça, embora sua cabeça lembrasse mais a de uma águia”

Ao encontrar o famoso Pássaro-do-Sol, todos ficaram em êxtase de tanta admiração. O pássaro era realmente muito bonito. Zebediah T. Crwcrustle pegou o pássaro na armadilha que fizera e começou a prepará-lo para a refeição.

“O cheiro de ave assada preencheu o ar, mais encorpado do que pavão, mais apetitoso do que pato. Os epicurianos ficaram com a boca cheia de água.”

“- Zebby, é inacreditável! – comentou Virginia Boote, falando enquanto comia, - Derrete na boca. Tem gosto de paraíso.”

“É perfeito! – opinou Jackie Newhouse. – Tem gosto de amor, de boa música.
Tem gosto de verdade.”

Todos ficaram satisfeitos com a refeição e encantados com o Pássaro-do-Sol que também era conhecido como a Fênix de Heliópolis. O pássaro que morre no fogo e nas cinzas, e renasce, geração após geração.

É maravilhoso esse conto! Gostei muito! =)

O segundo volume é composto por vinte e dois contos, mas não gostei muito deles. Achei meio fraquinha as histórias, talvez seja porque as histórias viajaram demais na maionese e eu não as assimilei. Só gostei mesmo do poema A Dança das Fadas.

De um modo geral, as histórias são bem variadas, revelando o incrível talento de Neil Gaiman.

Vale a pena conferir!

Abraços e até a próxima!

1 Propósito da filosofia de Epicuro, filósofo grego do período helenístico. Ele buscou na natureza, as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer. Estas referências seriam as melhores maneiras de medir o que é bom ou ruim.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/03/resenha-coisas-frageis-vol-1-e-2-neil.html

Naty 14/04/2014

Coisas Frágeis
“Acho… que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida evitando a dívida moral.”

Para quem não conhece ou nunca leu um livro do Neil Gaiman “Coisas Frágeis” é simplesmente perfeito para você.É basicamente um livro que reúne 9 contos.
A primeira vez que li algo do Gaiman foi os quadrinhos “Sinal e Ruido” e a” Comédia Trágica Ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch” quando terminei de ler achei o Neil Gaiman um dos melhores autores existentes na Terra e logo se tornou um dos meus favoritos.

Coisas Frágeis é um livro bem fácil e divertido de se ler mas nem todos os contos vão lhe agradar. Alguns são bons demais e outros nem tanto. Esses são meus contos preferidos:

Vol. 1
O monarca do Vale

site: http://orefugioliterario.blogspot.com.br/

Mila Nunes 22/06/2014

Minhas impressões.
Gosto muito do Neil, porém este livro me decepcionou. Não achei os contos interessantes, achei tudo muito superficial e chato.
Não recomendo.