Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Evy 20/01/2011

"Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, do que uma vida gasta evitando a dívida moral. {…} E me perguntei a que me referia com ‘coisas frágeis’. Parecia um belo título para um livro de contos. Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também".

Foi o primeiro (e não será de forma alguma o último) livro que li de Neil Gaiman. Já tinha lido seu trabalho em alguns quadrinhos e curti bastante sua escrita em forma de contos. Gaiman é um contador de histórias e me vi envolvida na maior parte da leitura desse livro. Gostei particularmente dos contos "Golias" e "O Problema de Susan", mas outros ótimos também são "A vez de Outubro" e "O Pássaro-do-Sol". Recomendo a leitura. E com certeza me fez ter vontade de ler outros livros de Gaiman.
Diego Piovesan 09/08/2011minha estante
"A Vez de Outubro" é magnífico! Gaiman escreve com maestria =)

Naty 02/05/2013minha estante
To louca pra ler. t-t

Annah Oliveira 04/01/2022minha estante
Coloquei como meta para ler em 2022, mas estava com dúvida se iria gostar. Você me fez mudar de ideia e agora mal posso esperar para ler.. ?

Vinicius Takaki 18/08/2009

Muito bom... mas ruim também.
O bom:

É um ótimo livro, os contos são simplesmente page turners... não dá vontade de parar de ler.

Ao contrário da maioria de livros de contos que eu li, não encontrei nesta coleção algum que se destacasse por ser pior que os outros, e se eu gostei mais de um ou outro, tenho ceteza que foi por gosto pessoal.

Para mim, um livro de qualidade inquestionável... porém...

O Ruim:

Para quem não sabe, este livro no original possui 32 contos! Ou seja, ficamos com um terço da obra apenas. Palmas para a Conrad, que nem teve a decência de nos avisar isto no livro.

Os contos:

# "The Mapmaker" - a very short story included in the book's introduction.

# "A Study in Emerald" - a Sherlock Holmes/Cthulhu Mythos pastiche written for the anthology Shadows Over Baker Street

# "The Fairy Reel"

# "October in the Chair"

# "The Hidden Chamber"

# "Forbidden Brides of the Faceless Slaves in the Secret House of the Night of Dread Desire"

# "The Flints of Memory Lane"

# "Closing Time"

# "Going Wodwo"

# "Bitter Grounds"

# "Other People"

# "Keepsakes and Treasures"

# "Good Boys Deserve Favors"

# "The Facts in the Case of the Departure of Miss Finch" - not present in the British paperback from Headline Review.

# "Strange Little Girls"

# "Harlequin Valentine"

# "Locks"

# "The Problem of Susan"

# "Instructions"

# "How Do You Think It Feels?" - not present in the British paperback from Headline Review.

# "My Life"

# "Fifteen Painted Cards from a Vampire Tarot" - not present in the British paperback from Headline Review.

# "Feeders and Eaters"

# "Diseasemaker's Croup"

# "In the End"

# "Goliath" - set in the Matrix universe and included with The Matrix Comics Vol. 1

# "Pages from a Journal Found in a Shoebox Left in a Greyhound Bus Somewhere Between Tulsa, Oklahoma, and Louisville, Kentucky" - written for the album Scarlet's Walk, by Tori Amos.

# "How to Talk to Girls at Parties"

# "The Day the Saucers Came"

# "Sunbird" - a story in the style of R. A. Lafferty

# "Inventing Aladdin"

# The Monarch of the Glen - a novella-length sequel to Gaiman's novel, American Gods
@Agulha3al 31/05/2010minha estante
muito legal da sua parte te disponibilizado todos os titulos dos contos! valeu!

Júliah 26/07/2011minha estante
Eles não estao no Coisas frágeis 2?

Vinicius Takaki 27/07/2011minha estante
Júliah
sim, os outros contos saíram no Coisas Frágeis 2, mas esse livro foi lançado só agora em 2010 ou 2011, enquanto o primeiro tinha saído em 2008 e sem nenhum comentário sobre o segundo volume.

Joviana 18/10/2013

Superfícies instáveis e coisas frágeis
“Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, do que uma vida gasta evitando a dívida moral. […] E me perguntei a que me referia com ‘coisas frágeis’. Parecia um belo título para um livro de contos. Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também” - Introdução

Com uma capacidade criativa imensa, Neil Gaiman constrói seu livro "Coisas frágeis" tecendo fios de universos muito diferentes entre si, ligados pela capacidade que possuem de instigar curiosidade. O livro possui nove contos e dentre eles , destaco alguns dos quais mais gostei:

"A Vez de Outubro" - Conto de grande singeleza e que surpreende por trazer os meses do ano reunidos para contar histórias. Como sugere o título, acompanhamos a narrativa de Outubro, na qual um garotinho entristecido com o descaso da família resolve fugir de casa. A medida que as páginas são passadas, o leitor se vê cada vez mais apegado à história que ao final o abandona as suas próprias introspecções, esperando que Outubro não termine a história ainda.

"Golias" - Escrita para integrar o site do filme Matrix quando este ainda não havia sido lançado, Golias é uma história com doses muito humanas de sensibilidade. Gaiman constrói este conto com pinceladas de romance e melancolia que fazem eco ao título do livro.

"Como Conversar com Garotas nas Festas" - Ao narrar este conto pelos olhos de um jovem que está entrando na puberdade, o autor proporciona uma leitura leve e divertida, ao mesmo tempo em que aborda questões de suspense regadas ao tema de et's, com todos os seus mistérios por desvendar.

"O Monarca do Vale" - Apresenta um personagem já velho conhecido dos fãs de Gaiman, Shadow. Embora esse tenha sido meu primeiro contato com a obra do autor, não prejudicou a compreensão deste conto, que une mitologia nórdica aos tempos modernos através de uma abordagem instigante. "O Monarca do Vale" finaliza o livro com uma atmosfera de curiosidade sobre outras obras escritas pelo autor.

Talvez, a falta de alguns pré-requisitos impossibilitem a total compreensão de contos como "O Problema de Susan" e "Um Estudo em Esmeralda" e o fato de termos que nos desapegar de cada um dos universos em poucas páginas deixe uma sensação de leve saudade.

Coisas frágeis é um livro de coisas simples e ao mesmo tempo , complexas. Coisas que parecem se desmanchar em toda a sua fragilidade ao final de cada conto, mas que insistem em permanecer ecoando toda a gama de possibilidades que podem possuir.

Joviana Marques
Clube do Livro JF
Myke 20/10/2013minha estante
Excelente.
Jô consigo rapidinho deixar o "Um Estudo em Esmeralda" genial para você...
Leia um conto de Sir Arthur Conan Doyle, chamado "Um estudo em vermelho".
Eu já fui bem viciado nos contos de Sherlock Holmes, e interpretei o conto Gaiman como uma resposta ao do Conan Doyle, ao ler os dois é impossível não fazer associações.
Quando puder ler me dá um feedback :)

Joviana 24/10/2013minha estante
Pois é! Eu vi que ele se baseou no "Um Estudo em Esmeralda" né? Vou pegar pra ler sim e pode deixar que eu dou o feedback! ^_^

Eclipsenamadrugada 21/04/2016

Varias
Aqui li diversas rápidas histórias, e a que mais gostei foi a que tem relação com "Deuses Americanos" e aquela que fala em como conquistar garotas.
Alan Magnus 23/07/2016minha estante
Faz mais de 3 anos que li. O conto que lembro de ter gostado mais que os outros foi um que Neil Gaiman escreveu para a filha dele.
Qual seria esse é sobre garotas?
Não estou lembrado desse, talvez releia antes de trocar o livro.

Eclipsenamadrugada 06/08/2016minha estante
Alan o conto das garotas---- Dois garotos:
Ambos cursávamos uma escola para rapazes no sul de Londres. Embora fosse mentira dizer que não tínhamos nenhuma experiência com garotas
? Vic parecia ter tido muitas namoradas, e eu beijara três amigas da minha irmã -, acho que seria a mais pura verdade dizer que ambos quase só falávamos e interagíamos com outros
rapazes ? para nós, as meninas eram quase incompreensíveis. Bem, comigo era assim, pelo menos. É difícil falar por outra pessoa, e não vejo Vic há trinta anos. Não tenho certeza de que saberia o que dizer a ele se o encontrasse agora.
Quando ainda estudantes, queriam conhecer garotas:
? Vai ser como todas as outras vezes ? protestei. ? Depois de uma hora, você vai sumir pra dar uns amassos na garota mais bonita da festa, e eu vou ficar na cozinha ouvindo a mãe de alguém falar sobre política, poesia ou qualquer outra coisa. ? Você só precisa conversar com elas ? argumentou Vic. ? Acho que é aquela rua ali no final. ? Ele apontou alegremente, balançando a sacola com a garrafa. ? Entraram em uma festa que só tinha garotas: e... Você é um poema? ? repeti. Ela mordeu o lábio inferior:
? Se você quiser. Sou um poema, ou um padrão, ou uma raça cujo mundo foi tragado pelo mar.
? Não é difícil ser três coisas ao mesmo tempo?
? Qual o seu nome? -Enn.
? Então você é Enn ? ela disse. ? E você é do sexo masculino. E é um bípede. É difícil ser três coisas ao mesmo tempo? ? Mas não são coisas diferentes. Quero dizer, não são contraditórias. ? Era uma palavra que eu havia lido muitas vezes, mas nunca dito em voz alta antes daquela noite, e acentuei a sílaba errada. Contradítorias.
No entanto, eu estava conversando com aquela garota, ainda que só falando coisas sem pé nem cabeça, ainda que o nome dela não fosse mesmo Triolé (minha geração não tinha nomes hippies: todas as Luanas, Mels, Sois e Ceumares tinham apenas 6, 7 ou 8 anos, na época). Ela disse:
Eu me aproximei até sentir minha perna encostando na dela. Ela pareceu gostar: delicadamente, pôs a mão no meu braço, e um sorriso se abriu no meu rosto. Talvez eu a tenha beijado de verdade. Não me lembro. Só sei que eu queria. E aí Vic me chacoalhou com violência.
? Vamos! ? ele gritava. ? Depressa. Vamos! Na minha cabeça, comecei a voltar de mil quilômetros de distância.
? Idiota. Vamos! Anda logo! ? esbravejou ele, me xingando. Havia fúria em sua voz.
? Desculpa, amor ? interveio Vic, mas não estava mais sorrindo. ? Haverá outra ocasião. ? Ele agarrou meu cotovelo com força, me obrigando a sair da sala. Não tentei resistir. Eu sabia, por experiência, que Vic podia me encher de porrada se quisesse. Não fazia isso a não ser que estivesse alterado ou furioso, e estava furioso ali. Sentimos dor. Eu me apoiei no muro, e Vic vomitou muito, por muito tempo, na sarjeta. Ele limpou a boca. ? Ela não era uma... ? Ele parou Balançou a cabeça. E então ele continuou:
? Sabe... acho que tem uma coisa. Sabe quando você vai até onde ousa ir? E, se você fosse mais longe, não seria mais você? Você seria a pessoa que fez aquilo? Lugares aonde não se pode ir... Acho que isso aconteceu comigo hoje. Achei que sabia o que ele queria dizer: ? Transar com ela, é isso?
As garotas eram sei la de outro mundo... vê se da pra você lembrar com essas partes da história que coloquei ....

Cayyam 01/01/2015

Esperava mais, ou talvez apenas algo diferente.
Se você está confortável com tramas não muito lineares e com toda liberdade fantasiosa (dispensando qualquer mínima explicação), esse livro deve ser ótimo para você. Gaiman tem sensibilidade e domínio das palavras, mas para mim acabou sendo um pouco confuso a maioria dos contos pelas características acima. Então, eu esperava mais, ou algo diferente. De qualquer forma, apreciei bastante alguns contos, com certeza "O Pássaro do Sol" é o melhor deles para mim.
Fabio 24/03/2015minha estante
Na verdade você esperava menos, ou algo diferente.

Cayyam 14/06/2015minha estante
É uma possibilidade, Fabio. Vai ver eu esperava algo mais comum e me deparei com algo além.

Roberta 08/12/2010

Lisergia pouca é bobagem
Neil Gaiman parece ter “cheirado pedra” e “fumado cola” para escrever essas histórias. Na verdade, ele parece ter usado todas as drogas de uma só vez. Entretanto, incrível é saber que ele não precisa usar um único alucinógeno para tanta genialidade em um livro tão “lisérgico”. Dotado de um humor extremamente negro, pior, sei lá, preto carvão, o livro contém muitas referências, a maioria delas literária e cinematográfica, algumas de sua própria autoria. Um contato primário com as obras referenciadas não é essencial para um bom aproveitamento da leitura, porém, para um aproveitamento total, esse contato torna-se indispensável. A leitura é leve, mas é necessário ter a mente aberta para não odiar essa peça rara.
Willian 09/12/2010minha estante
Sem ajuda dessas substâncias, caras como Neil Gaiman ou Alan Moore não escrevem nem receita de bolo.
Ótima resenha!

Glelber 26/09/2015minha estante
Talvez ele se encontre com um demônio e com o judeu erante, a cade cem anos e eles lhe contes essas historias.

Thall 10/08/2012

Este foi praticamente meu primeiro contato com o Neil Gaiman, e eu não poderia ficar mais satisfeito, o nível de criatividade dele é impressionante, aposto que lendo alguns desses contos as pessoas se perguntaram se ele é mesmo desse planeta. Só não dou 5 estrelas, porque dentre os vários contos do livro, tiveram uns 2 ou 3 que não me agradaram tanto, mas eu recomendo muito a leitura.
Marcela 14/12/2012minha estante
Experimente mais, se gostou desse, provavelmente gostará dos outros.
Abraço.

Goth0 05/05/2011

Depois de ler esse livro fico me perguntando como passei tanto tempo sem saber sobre Neil Gaiman.

Admito que já tinha lido alguns poucos HQ dos Sandman e isso influenciou minha decisão na hora de ler este livro, e devo dizer que nenhum dos contos que estão nele me decepcionaram, os temas são totalmente diferentes, porem tem algo que liga todos, que seria a presença da fantasia, e diferente do que o nome sugere, alguns contos chegam a ser bem brutos e frios.

Sinto vontade de fazer um pequeno comentário a cerca de cada conto, porem por serem tão pequenos ficaria um pouco difícil de falar sobre eles sem soltar nenhum spoiler, vou me limitar a eleger meus favoritos: COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS, GOLIAS e O MONARCA DO VALE. E por falar em comentar os contos, Neil Gaiman fez uma coisa bem legal, que foi explicar um pouco da historia de como surgiu os contos na introdução do livro, achei bem legal esse cuidado que ele teve com os fãs.
Fabio 23/03/2015minha estante
Terminei de ler este livro recentemente. Como você eu também gostei de todos os contos. Os que mais gostei foi Um Estudo em Esmeralda, Lembranças e Tesouros e o Pássaro de Sol. O que eu achei mais bacana foi ele misturar os personagens em dois contos. O Sr. Alice ( esse nome marca demais).

Curti muito esses comentários do Gaiman, parece que dá um entendimento maior ao texto. Só acho que eles deveriam estar no final do livro, ou no final de cada conto. No começo eu li duas vezes, mas não achei ruim.

Incrível como o autor incute o elemento de fantasia nos seus textos. Ele faz o que é fantasioso demais ser super normal, como os meses do ano escolhendo historias, e o que é cotidiano se fantasioso, como o desaparecimento da Sra. Finch.

O ultimo conto é do personagem do livro Deuses Americanos, inclusive tem a mesma "atmosfera" do livro. Gostei bastante também.

Quero ler o Coisas Frágeis 2 também, mas já fiquei sabendo que ele não é tão bom quanto o primeiro.

Camila Pataki 04/06/2013

Nesse vai-e-vem de promoções no submarino, resolvi comprar Coisas Frágeis, que me chamou atenção em vários aspectos. Primeiro pela capa, segundo pela sinopse, e por fim, depois que comecei a pesquisar mais sobre o autor, Neil Gaiman. É o primeiro livro dele que li, e devo admitir que estou impressionada com seu talento em criar histórias tão reais e ao mesmo tempo tão fantasiosas, com uma narrativa um tanto quanto perturbadora de vez em quanto.

O livro reúne a primeira parte de uma coletânea de contos que foi dividido em dois livros (Coisas Frágeis e Coisas Frágeis 2) sendo que este é composto de nove contos.
Meu preferido foi de longe "Os Fatos no Caso da Partida da Senhora Finch", que é uma história genial, contada de 'trás pra frente'. Sim, ele começa pelo fim, e então conduz para o começo e o meio. Intrigante e surpreendente. Assim como a maioria dos contos nesse livro, a história se passa numa antiga Londres, com alguns amigos tentando decidir o que fazer em relação ao sumiço da Senhora Finch (apesar do senhora, ela não era idosa, e sim uma bela jovem com uma beleza escondida), depois de terem ido à uma misteriosa apresentação de circo.

Além desse, tem contos inspirados em Sherlock Holmes e também uma suposta continuação para a vida de Susan, de 'As Crônicas de Nárnia'. A narrativa alterna entre primeira e terceira pessoa, e é impecável. Único ponto negativo é o fato dos contos serem muito curtos, e quando você finalmente se acostuma com a história e os personagens... puff... acabou.

Não é uma boa opção quando você quer algo tranquilo, só pra relaxar. É uma leitura complexa e profunda, e que vez ou outra, faz a gente parar e refletir. Mas se você estiver disposto e com tempo, garanto que não irá se arrepender.

Leia a resenha inteira aqui:
José Carlos 07/09/2013minha estante
Como são as capas?

Fabio 24/03/2015

Coisas Mágicas.
Conheço o Gaiman dos quadrinhos, do cinema, já havia lido também um romance seu, o Deuses Americanos mas ainda não conhecia a sua habilidade para pequenas historias. Acho que foi essa faceta deste excelente autor que mais me agradou.

Incrível a sua habilidade para criar a fantasia dentro do real e para trata-la como uma situação cotidiana, normal á realidade. Em todos os seus textos tem um elemento fantástico, ora de forma muito expressiva, ora de forma mais subjetiva.

É um livro delicioso de se ler, li um conto por dia, e os dias ficavam marcados por cada historia. Mesmo os contos não se relacionando achei uma ideia fantástica misturar personagens de um conto em outro, ainda mais com nomes tão marcantes como Sr. Alice.

Gostei de todos os contos e o livro ainda trás um plus, um comentário do próprio autor para cada texto, para mim, o texto ainda ficou mais significativo.
Cayyam 14/06/2015minha estante
Só hoje vi seu comentário na minha "resenha" do mesmo livro. Estou lendo agora Deuses Americanos e apreciando muito mais esse romance do que os contos, mas, paradoxalmente, vejo alguns capítulos desse livro como ótimos contos e fica nítida a habilidade dele com o formato de pequenas histórias.

Pablo Italo. 21/11/2017

Não é porque é Neil Gaiman que obrigatoriamente vá ser bom.
Achei os contos bem preguiçosos e non sense. Salvo duas exceções, os contos possuem ou o começo interessante ou o desenvolvimento promissor (nunca as duas coisas ao mesmo tempo) porem o final é sempre ruim. Decepcionante até (e não é que eu não tenha entendido. Só é péssimo mesmo). Perda de tempo e de dinheiro
Aninha.Campos 27/11/2017minha estante
Concordo.... Tbm to decepcionada e sofrendo pra terminar...

Cami.Luna 22/03/2015

Leitura fácil e rápida, por vezes descontraída. Este é um livro maravilhoso do mestre Gaiman! Muito bom, excelentes contos para quem aprecia uma boa história.
Alberto 11/03/2017minha estante
Está faltando você fazer a resenha do meu livro - Poesia - Palavra é arte - que você se comprometeu a fazer.

Mateus 12/09/2010

Hoje em dia podemos encontrar quase todos os livros existentes para se fazer o download na internet e ler pelo computador. Mas há determinados autores, únicos e incomparáveis para mim, que leio apenas quando tenho seus livros em mãos, como Stephen King, Bernard Cornwell, Rick Riordan, dentre outros. Neil Gaiman está entre eles, e por mais que já tenha me deparado várias vezes com seus livros em ebook, sempre me segurei e comprava aqueles que queria ler. Porém Coisas Frágeis fugiu à regra, e acabei lendo-o em ebook.

Já citei diversas vezes casos de amor à primeira vista que tive com livros. Mas com Coisas Frágeis foi totalmente diferente de tudo o que passei. Quando olhei para a capa do livro, simplesmente me encantei. Não vi o nome do livro, nem o nome do autor, nem li a sinopse. Apenas a capa me magnetizou. A garota da capa se tornou para mim o símbolo do mistério: ela possui um olhar profundo, como se estivesse olhando dentro de minha alma; está machucada, sangrando, mas parece estar sorrindo; tem uma expressão forte, como se dissesse que passou por muitas coisas e sobreviveu; e enfim, a garota tem uma expressão de "decifre-me", e foi isso que me fez me apaixonar pelo livro antes mesmo de começar a ler.

Para quem não sabe, Coisas Frágeis reúne quatro contos de Neil Gaiman, cada qual com sua particularidade e diferença. Como o próprio título do livro sugere, são contos frágeis, que parecem facilmente prontos para se desmanchar. São ao mesmo tempo delicados, assustadores e fantasiosos. Quando estava lendo, sentia como se qualquer movimento brusco iria perturbar a harmonia do livro, e acredito que esse seja o ponto marcante entre os contos: a harmonia entre as histórias. É um livro mágico, que mantém a fantasia acima de tudo.

Como o livro possui muitas histórias, falarei das três que mais gostei. Mas vale destacar que todas são incríveis. Incríveis e imperdíveis...

Um Estudo em Esmeralda mistura Sherlock Holmes com o mundo de terror de H. P. Lovecraft. Embora não conheça esse autor, vê-se bem o quanto Neil Gaiman caprichou no conto, tornando-o um dos melhores.
O Pássaro do Sol foi o conto mais criativo. Um clube de amigos que se juntam para comer as mais diversas comidas do mundo, até o dia em que percebem que já comeram de tudo. Então, resolvem ir atrás do Pássaro do Sol, que dizem ser extremamente saboroso.
A Vez de Outubro foi com certeza minha história favorita. Narra o dia em que todos os meses se juntam para contar histórias. Como era mês de outubro, este mês começa a narrar as aventuras de um garoto que foge de casa. Talvez esta seja a história que o título do livro mais se encaixa bem. É um conto criativo, cativante, delicado... e acima de tudo, frágil, pronto para se partir em mil pedaços.

Termino minha resenha com uma frase de A Vez de Outubro:
"E eles deram as mãos ao se afastarem das brasas alaranjadas da fogueira, levando suas histórias de volta para a escuridão."
Carol 21/01/2014minha estante
Tua resenha é incrível, ainda não o li, mas ao ler a resenha já fiquei apaixonada pelo livro.