Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

baradam 04/03/2023

Vários contos bons, alguns perfeitos
O conto sobre Sherlock é muito divertido, mas os que se destacaram para mim foram "a vez de outubro" incrivelmente fofo e macabro. Em "O problema de Susan", Neil Gaiman corrige o final de as crônicas de Nárnia do CS Lewis kkkkkkkkk. "Golias" é um deleite para os fãs de matrix e ficção científica no geral. E o meu favorito desse livro "O monarca do vale" é um spin off maravilhoso de deuses americanos, me deixou nostálgico.
EddyBrown 27/07/2023minha estante
Tô lendo e confesso que de fato não tô curtindo muito. Há contos aí que beleza mas outros já são meio que desanimam. Mas vamos la até o fim do livro né!

Mayara945 21/12/2022

Estranho
Segundo livro do autor que leio. O primeiro foi Coraline.
Uma coletânea de contos curtos. No geral, não gostei. O autor traz um clima de sobrenatural em todas as histórias, as vezes de macabro. Mas até para ser estranho é preciso ter sentido. Algumas histórias até me prenderam por um momento, mas no final, não havia sentido algum e nem uma ?lição? pra ensinar.
EddyBrown 27/07/2023minha estante
To lendo e tá tipo assim: uma coisa agrada e outra não... desanima até mas vamos até o fim né kkk

Lucas Pereira 20/12/2009

Surpreendente
Foi o primeiro livro do Gaiman que eu li. Antes, tinha lido apenas os quadrinhos.

Me surpreendi muito. Pensei que a falta dos desenhos prejudicaria as histórias de Gaiman, mas elas só enriquecem. Ele sabe, como nenhum outro autor atual, descrever personagens e cenários, de forma incrivelmente clara. E mesmo assim, há espaço para a imaginação.

Acho que é o melhor livro para iniciar a leitura deste autor. Sâo vários contos, sobre vários assuntos... Então tu pode ver que ele é bom em qualquer coisa que fizer.

Fora que é ótimo para se acostumar com o estilo dele, que é único. (eu, as vezes, sinto uma certa dificuldade em me adaptar ao estilo de alguns escritores. Mesmo gostando da história, devido a escrita, demoro um pouco a pegar o ritmo de leitura).

Menino Javali 27/04/2010

Coisas Frágeis
Genial como sempre, Neil Gaiman, com uma narrativa absurdamente leve e divertida, intercala em “Coisas Frágeis”, seu tradicional estilo soturno e lírico, recheado de referências mitológicas, literárias e fantasiosas, permeada de momentos extremamente hilários e de puro humor negro. Impossível destacar um conto dos demais, afinal, o padrão de qualidade do Mestre dos Sonhos está sempre presente em todos.

Julyana. 14/04/2010minha estante
Concordo que o livro é bem linear, todos os contos tem mais ou menos o mesmo nível, mas eu consigo destacar um. O que mais mexeu comigo foi "Golias".

eglair 15/08/2009

Neil Gaiman é sempre Neil Gaiman!
Pra mim todo livro de Neil Gaiman tem um gostinho especial, pois de certa forma eu coloquei praticamente todo o mérito do meu gosto pela leitura em Sandman; uma incrível história em quadrinhos escrita por esse gênio da ficção.

Em Coisas Frágeis senti como se estivesse revivendo todo esse universo mágico. Neil Gaiman tem o dom de conseguir misturar realidade e fantasia de um jeito tão sutil, vivo e despreocupado que você fica se perguntando se realmente um dia não existiu tal personagem ou história.

Esse livro é uma espécie de tributo aos escritores que influenciaram Neil Gaiman, um apanhado de histórias super imaginativas, sombrias e frágeis (por que não). A maioria desses contos foram pedidos desses escritores; como para unir personagens e lugares nunca antes coexistentes (como no conto “Um estudo em Esmeralda”).

Outro conto foi um pedido de aniversáro de sua filha, um outro é uma narrativa que ele fez para o site do filme Matrix.

O livro conta com 9 histórias e uma introdução, onde ele nos descreve um pouco do processo criativo do livro e de cada história.

Neil Gaiman é inclassificável de tão bom!
;)

Os contos são:

“Um Estudo em Esmeralda”- (Uma história a pedido de Michael Reaves para juntar Sherlock Holmes e o mundo de H.P.Love-craft).

“A Vez de Outubro” – (A pedido de Peter Straub, para o livro Conjunctions).

“Lembranças e Tesouros” – (Originalmente concebida como uma história em quandrinhos para It’s Dark in London).

“Os Fatos no Caso da Partida da Senhotita Finch”- (Estória escrita para acompanhar um quadro de Frank Frazetta).

“O Problema de Susan”- (Sobre as Crônicas de Nárnia e uma insatisfação pessoal que Gaiman tem com o final problemático e irritante de Susan).

“Golias”- (Narrativa para o site do filme Matrix, escrita uma semana antes da estréia do filme).

“Como Conversar com Garotas em Festas”- (Narrativa escrita para o crítico e editor australiano Jonathan Strahan).

“O Pássaro-Do-Sol”- (Conto escrito para sua filha mais velha, Holly, para seu aniversário de 18 anos ou quase).

“O Monarca do Vale”- (História escrita a pedido de Robert Silverberg, para sua segunda antologia Legends).

Cássia 10/03/2010

Por este livro, penso que Neil Gaiman escreve para jovens e para determinado tipo de jovens. É uma literatura meio incompreensível, para mim, porque não entendo exatamente o que ele quis dizer. Contos fantásticos com desfechos com uma pretensa aura de mistério. Diálogos surreais. E pastiche. Sim, eu não gosto de pastiche.

Em determinados momentos, a impressão que dá é de uma necessidade em mostrar conteúdo. Ou expressar seus próprios gostos, talvez. Em alguns contos, narrados em primeira pessoa, não consigo visualizar o personagem. Antes de tudo, vejo o Neil Gaiman falando. Muitos aspectos se repetem na construção de vários deles o que contribui mais para essa impressão. Mas, enfim, é uma leitura que distrai.

Thara 11/03/2010minha estante
Digo que vale é pela Vez de Outubro.

Ana 22/05/2010minha estante
poxa, eu acho que não consigo juntar todo esse senso crítico ao ler o Gaiman! Desde Sandman leio tudo que consigo dele (até o blog). Adorei Deuses Americanos, Coraline e Stardust, os 3 muito diferentes entre si, claro. Tenho 'os filhos de anansi' e vou ler qualquer hora dessas. Já o belas maldições considero uma obra prima! mas talvez tenha mais cara do sarcástico do Pratchett do que do Gaiman.

Mayara 10/05/2024

Como Neil Gaiman é criativo. Eu sei que isso vem da bagagem dele em mitologia, e é incrível demais. A escrita dele é muito única.

Que histórias doidas e únicas.

Cláu :) 12/12/2009

Sobre Neil Gaiman
Uma ótima chance de conhecer melhor o mundo encantado, misterioso e sombrio onde está mergulhado o cérebro do Gaiman. "Coisas Frágeis" é uma delícia criativa do começo ao fim, absolutamente charmoso, moderno, com um quê de tradicional, de regional e de íntimo. Adoro, adoro, adoro esse livro. E são contos, sabe? Você lê quando quiser. Difícil é não devorar tudo de uma vez.

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/coisas-frageis-neil-gaiman.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Tito 22/06/2010

Histórias e sonhos são coisas frágeis, “Coisas Frágeis” são histórias e sonhos. Nove contos brilhantes, reunidos numa coletânea que difere da original por muitas ausências e uns poucos acréscimos. Dentre as ausências, a do aterrador conto “Os Outros”, lido pelo próprio autor numa das edições da FLIP.

Karudasu 07/06/2009

Não abandonei, fui abandonado. Esqueci o livro no avião Que raiva.
Mas ouvi falar que a versão traduzida tah cortada, então acho que eh melhor ler em inglês, nem que seja um pocket.

Márcia 29/07/2011

“Coisas Frágeis”

Para me fazer ler – e terminar – um livro de contos, é preciso que o autor seja muito bom. Odeio estórias curtas e não sei porquê. Me irritam. Mas os contos do Gaiman me consquistaram – alguns mais que outros, mas o resultado foi o mesmo.

O primeiro conto, que ilude ao Sherlock Holmes é tão fraquinho que me desanimou logo de início. Mas o segundo conto, “A vez de Outubro”, é tão interessante que me reanimou e me mantive assim até o fim. Além de me lembrar de um livro do Gaiman que tenho e estou louca para ler “O Livro do Cemitério”.

Destaco o perturbador conto de Suzan – Nárnia para mim é meio que “intocável” e me choquei um pouco com o desfecho do conto, mas ao ler a introdução compreendi a intenção do autor. Até mesmo me chamou a atenção para o fim de Suzan em seu próprio livro.

Também gostei do conto “ O monarca do vale”- um conto de “Deuses Americanos”, com o protagonista do livro. Passei todas as páginas com medo de algum spoiler e acabei ganhando alguns mesmo, mas o que ficou foi uma vontade louca de ler o livro. E ter sido o último e o maior contribuiu para que o livro deixasse uma boa impressão no final. Inteligente, Gaiman. Apesar disso, não vou fingir que entendi o final do próprio conto, ou que fez algum sentido.

Além de “Nárnia” e Sherlock Holmes, outra inspiração famosa presente no livro é “Matrix”. Esse conto “Golias” é o mais confuso, em minha opinião. Nunca vi “Matrix” (e também fiquei com medo de spoiler), mas espero que não seja mesmo preciso ver os filmes para entender o conto (seria um absurdo), mas o fato é que não entendi muito bem.

O conto do Pássaro de Fogo, que Gaiman diz ter escrito como um presente para sua filha – o presente mais brochante que eu poderia ganhar, aliás, preferiria ganhar um livro todo, ora - também é louco, não parece ter pé nem cabeça, e para falar a verdade me incomodou um pouco o fato do Gaiman ficar pegando no pé do personagem americano, o acadêmico.

Em “Lembranças e Tesouros”, tive meu 3º conto preferido. Apresenta 2 personagens interessantíssimos e para mim é o que mais fez sentido. Acho que porque a bizarrice não voou para o sobrenatural; o conto trata de assuntos fortes sim, mas “normais”, “reais”.
“Os fatos no caso da partida da Senhorita Finch” é o conto mais sem-graça e sem sentido que já li. Não começa bem, não continua bem e termina muito mal.

Somando as impressões de todos os contos, o resultado foi um livro repleto de estórias bizarras. Esperava algo mais, é verdade; eu tenho aquela imagem do Gaiman como “O” autor fodão; como aquele tipo de escritor louco que fica martelando numa máquina de escrever tentando organizar suas idéias loucas. E tem mesmo que ser louco para imaginar personagens tão bizarros, com estórias tão bizarras e finais por vezes tão chocantes.

Pretendo guardá-lo e relê-lo, porque tenho certeza que perdi muita coisa. Não são contos para ler superficialmente. “Coisas Frágeis” guarda alguns segredos para mim ainda.

P. 25/05/2009

Altos e baixos.
Não tem como dizer o que achei do livro como um tudo, por isso fiz um pequeno comentário de cada conto:

-Um estudo em Esmeralda: Um conto que lembra muito Sharlock Holmes (claro que foi escrito para ser como o 'Estudo em Vermelho'), é muito bom, mais faltou um final melhor.

-A vez de outubro: Esse lembra um conto infantil, é muito bom.

-Lembranças e Tesouros: Sair do conto anterior para vir para esse é algo como um choque, esse é meio realista e brutal, inteligentíssimo, mostra como Neil Gaiman pode ser versátil. Nesse conto conhecemos o Senhor Alice, que aparece de novo no último conto (O Monarca do Vale)

-Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch: È legal e estranho, não foi uma sacada muito boa, descrição é impecável, mais o final deixa a desejar

-O Problema de Susan: Esse é o piorzinho do livro, é muito estranho, ele transforma os seres de Nárnia em coisas ruins, nem colou.

-Golias: Esse lembra o Matrix (foi escrito com o roteiro do filme em mãos) é uma sacada muito boa, é um dos contos mais diferentes do livro, meio Sci-Fi

-Como Conversar com Garotas em Festas: Mostra as relações de dois meninos com garotas, digamos, de outro mundo. Mediano.

-O Pássaro-do-sol: Outro que lembra um conto infantil, esse é muito bom também, dá até vontade de procurar o tal pássaro.

-O Monarca do Vale: Melhor conto (ou seria o Lembranças e Tesouros?) mostra alguns dos personagens do filme de Beowulf, apesar de se passar séculos depois da historia do filme (o conto é no tempo atual), a descrição da Escócia é impecável, e é bem misteriosa a historia, com pontos de suspense

Pandora 25/07/2011

Meia-boca
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

O livro consiste em contos, todos inspirados em histórias já criadas, com inspiração em Matrix, Nárnia, Beowulf, a lenda da Fênix, Sherlock Holmes, entre outros.

Vou falar um pouco sobre cada conto:

UM ESTUDO EM ESMERALDA: Inspirado no universo sombrio de H.P. Lovecraft e tendo como personagem uma espécie de Sherlock Holmes. No geral é um bom conto, gostei particularmente do final, embora eu não goste do personagem de Holmes.

A VEZ DE OUTUBRO: Esse conto começou bem estranho, com uma reunião entre os meses do ano, até que Outubro toma a palavra e conta sua história sombria. Parece uma espécie de prelúdio para o livro de Gaiman "O livro do cemitério" onde há um garoto vivo e um garoto morto. O final foi legal, bem sombrio.

LEMBRANÇAS E TESOUROS: Um dos meus preferidos, também é um dos mais fortes e repugnantes. Sr. Alice e Sr. Smith são dois personagens extremamente interessantes e maléficos. Gostei muito desse conto.

OS FATOS NO CASO DA PARTIDA DA SENHORITA FINCH: Srta. Finch é uma personagem bizarra, inserida em um conto bizarro com um final bizarro. hahahaha Não gostei desse conto, e acho difícil dar uma resumida sem spoiller.

O PROBLEMA DE SUSAN: Inspirado em Nárnia, Gaiman deu sua versão para o fim das crônicas (e de Susan). Eu já não gosto das Crônicas de Nárnia e não gostei dessa visão de Gaiman também. Mas é um conto forte.

GOLIAS: Um conto futurista, escrito para o site do filme Matrix. Pra quem curte ficção científica, universos paralelos e afins, é um prato cheio. Mas não é a minha praia.

COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS: O conto retrata uma viagem turística à Terra, mas eu o achei sem pé nem cabeça. E o final foi, no mínimo, broxante.

O PÁSSARO-DO-SOL: Em quase todas as resenhas, esse conto figura como o preferido. É um conto estranho e não deixa de ser interessante, mas falta algo para que ele seja realmente bom. É um grupo de epicuristas que rodam o mundo comendo todos os tipos de especiarias e animais. E partem em busca do Pássaro do sol. Acho que faltou desenvolver um pouco a história.

O MONARCA DO VALE: O meu preferido. É uma releitura de Beowulf, novamente com os personagens mais detestáveis (e por isso mesmo marcantes) sr. Alice e sr. Smith. Gostei muito desse conto e o fato dele ter fechado o livro me fez ficar com uma melhor impressão do livro em geral.

Resumindo, é um livro meia-boca. Gaiman é um gênio, mas não acho que seja um bom contista, precisando de mais tempo para organizar e expor suas idéias doidas. Em livros longos, ele se dá melhor.
Fiquei um pouco chateada, eu esperava realmente um livro foda.

"Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral". O nome do livro é poético e veio dessa frase =)