Coisas Frágeis

Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Yasmin 23/10/2011

Perfeito

"(...) Me ocorre que a peculiariedade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Corações podem ser partidos, mas o coração é os mais fortes dos músculos, capaz de pulsar durante toda a vida, setenta vezes por minuto. Até os sonhos, que são as coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar..."

Tudo o que você espera de Gaiman está ai. São contos de diferentes fases da vida do escritor e na introdução o próprio fala um pouco de como cada um surgiu e que época. A sinopse de ambos já deixa tudo muito explicado e funciona como uma resenha. Uma boa resenha. Não dá muito para descorrer sobre um livro de contos, mas posso deixar aqui a sugestão expressa: leia!

Os meus contos favoritos no livro 01 são: "A Vez de Outubro", onde os meses se reunem para contarem histórias e acontecimentos, "Lembranças e Tesouros", "Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch", uma ida ao circo, ilusionismo ou realidade e acontecimentos muito estranhos ao fim, "Golias", uma ficção cientifica muito boa, máquinas, computadores, dois mundos, juro que esse daria um livro e "O Monarca do Vale", que é um conto de Deuses Americanos, com Shadow na Escócia,

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-coisas-frageis-i-e-ii.html

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/coisas-frageis-neil-gaiman.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Tito 22/06/2010

Histórias e sonhos são coisas frágeis, “Coisas Frágeis” são histórias e sonhos. Nove contos brilhantes, reunidos numa coletânea que difere da original por muitas ausências e uns poucos acréscimos. Dentre as ausências, a do aterrador conto “Os Outros”, lido pelo próprio autor numa das edições da FLIP.

Márcia 29/07/2011

“Coisas Frágeis”

Para me fazer ler – e terminar – um livro de contos, é preciso que o autor seja muito bom. Odeio estórias curtas e não sei porquê. Me irritam. Mas os contos do Gaiman me consquistaram – alguns mais que outros, mas o resultado foi o mesmo.

O primeiro conto, que ilude ao Sherlock Holmes é tão fraquinho que me desanimou logo de início. Mas o segundo conto, “A vez de Outubro”, é tão interessante que me reanimou e me mantive assim até o fim. Além de me lembrar de um livro do Gaiman que tenho e estou louca para ler “O Livro do Cemitério”.

Destaco o perturbador conto de Suzan – Nárnia para mim é meio que “intocável” e me choquei um pouco com o desfecho do conto, mas ao ler a introdução compreendi a intenção do autor. Até mesmo me chamou a atenção para o fim de Suzan em seu próprio livro.

Também gostei do conto “ O monarca do vale”- um conto de “Deuses Americanos”, com o protagonista do livro. Passei todas as páginas com medo de algum spoiler e acabei ganhando alguns mesmo, mas o que ficou foi uma vontade louca de ler o livro. E ter sido o último e o maior contribuiu para que o livro deixasse uma boa impressão no final. Inteligente, Gaiman. Apesar disso, não vou fingir que entendi o final do próprio conto, ou que fez algum sentido.

Além de “Nárnia” e Sherlock Holmes, outra inspiração famosa presente no livro é “Matrix”. Esse conto “Golias” é o mais confuso, em minha opinião. Nunca vi “Matrix” (e também fiquei com medo de spoiler), mas espero que não seja mesmo preciso ver os filmes para entender o conto (seria um absurdo), mas o fato é que não entendi muito bem.

O conto do Pássaro de Fogo, que Gaiman diz ter escrito como um presente para sua filha – o presente mais brochante que eu poderia ganhar, aliás, preferiria ganhar um livro todo, ora - também é louco, não parece ter pé nem cabeça, e para falar a verdade me incomodou um pouco o fato do Gaiman ficar pegando no pé do personagem americano, o acadêmico.

Em “Lembranças e Tesouros”, tive meu 3º conto preferido. Apresenta 2 personagens interessantíssimos e para mim é o que mais fez sentido. Acho que porque a bizarrice não voou para o sobrenatural; o conto trata de assuntos fortes sim, mas “normais”, “reais”.
“Os fatos no caso da partida da Senhorita Finch” é o conto mais sem-graça e sem sentido que já li. Não começa bem, não continua bem e termina muito mal.

Somando as impressões de todos os contos, o resultado foi um livro repleto de estórias bizarras. Esperava algo mais, é verdade; eu tenho aquela imagem do Gaiman como “O” autor fodão; como aquele tipo de escritor louco que fica martelando numa máquina de escrever tentando organizar suas idéias loucas. E tem mesmo que ser louco para imaginar personagens tão bizarros, com estórias tão bizarras e finais por vezes tão chocantes.

Pretendo guardá-lo e relê-lo, porque tenho certeza que perdi muita coisa. Não são contos para ler superficialmente. “Coisas Frágeis” guarda alguns segredos para mim ainda.

Pandora 25/07/2011

Meia-boca
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

O livro consiste em contos, todos inspirados em histórias já criadas, com inspiração em Matrix, Nárnia, Beowulf, a lenda da Fênix, Sherlock Holmes, entre outros.

Vou falar um pouco sobre cada conto:

UM ESTUDO EM ESMERALDA: Inspirado no universo sombrio de H.P. Lovecraft e tendo como personagem uma espécie de Sherlock Holmes. No geral é um bom conto, gostei particularmente do final, embora eu não goste do personagem de Holmes.

A VEZ DE OUTUBRO: Esse conto começou bem estranho, com uma reunião entre os meses do ano, até que Outubro toma a palavra e conta sua história sombria. Parece uma espécie de prelúdio para o livro de Gaiman "O livro do cemitério" onde há um garoto vivo e um garoto morto. O final foi legal, bem sombrio.

LEMBRANÇAS E TESOUROS: Um dos meus preferidos, também é um dos mais fortes e repugnantes. Sr. Alice e Sr. Smith são dois personagens extremamente interessantes e maléficos. Gostei muito desse conto.

OS FATOS NO CASO DA PARTIDA DA SENHORITA FINCH: Srta. Finch é uma personagem bizarra, inserida em um conto bizarro com um final bizarro. hahahaha Não gostei desse conto, e acho difícil dar uma resumida sem spoiller.

O PROBLEMA DE SUSAN: Inspirado em Nárnia, Gaiman deu sua versão para o fim das crônicas (e de Susan). Eu já não gosto das Crônicas de Nárnia e não gostei dessa visão de Gaiman também. Mas é um conto forte.

GOLIAS: Um conto futurista, escrito para o site do filme Matrix. Pra quem curte ficção científica, universos paralelos e afins, é um prato cheio. Mas não é a minha praia.

COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS: O conto retrata uma viagem turística à Terra, mas eu o achei sem pé nem cabeça. E o final foi, no mínimo, broxante.

O PÁSSARO-DO-SOL: Em quase todas as resenhas, esse conto figura como o preferido. É um conto estranho e não deixa de ser interessante, mas falta algo para que ele seja realmente bom. É um grupo de epicuristas que rodam o mundo comendo todos os tipos de especiarias e animais. E partem em busca do Pássaro do sol. Acho que faltou desenvolver um pouco a história.

O MONARCA DO VALE: O meu preferido. É uma releitura de Beowulf, novamente com os personagens mais detestáveis (e por isso mesmo marcantes) sr. Alice e sr. Smith. Gostei muito desse conto e o fato dele ter fechado o livro me fez ficar com uma melhor impressão do livro em geral.

Resumindo, é um livro meia-boca. Gaiman é um gênio, mas não acho que seja um bom contista, precisando de mais tempo para organizar e expor suas idéias doidas. Em livros longos, ele se dá melhor.
Fiquei um pouco chateada, eu esperava realmente um livro foda.

"Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral". O nome do livro é poético e veio dessa frase =)

Nathy 27/01/2011

Nove contos nada frágeis
Antes de Coisas Frágeis o único livro do Gaiman que eu havia lido era Coraline (do qual é gostei, mas nem tanto). Coisas Frágeis é muito menos ingênuo (pouco tem de ingenuidade na escrita sagaz desses contos).

O intessante (e diferencial) do livro é que na introdução do autor há um trecho relacionado a cada um dos contos (de onde surgiu a ideia inicial, onde foram publicados e referências como As Crônicas de Nárnia e Matrix).
O máximo, gostei mesmo.

Uma última observação: além de nada ingênuos, não espere um "e eles foram felizes para sempre".

Mestre.

Silver Se7e 10/01/2011

Gaiman Sempre Fantástico
Mais um trabalho perfeito de Neil Gaiman, contos muito bons, de uma criatividade absurda, uma viagem muito surpreendente na fantasia, vale muito a pena. Esporo que o próximo livro seja tão bom como esse.

Meus contos favoritos desse livro são:

1 - A VEZ DE OUTUBRO
2 - LEMBRANÇAS E TESOUROS
3 - O PROBLEMA DE SUSAN
4 - GOLIAS
5 - COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS

ou seja, mais da metade do livro. Fiz uma pequena resenha de cada conto depois que os lia e dei uma nota para cada um deles, elas estão abaixo:

UM ESTUDO EM ESMERALDA - uma história muito boa de detetive, com um vilão muito esperto e com um final inesperado, vale muito a pena. NOTA 4.

A VEZ DE OUTUBRO - excelente história, conta sobre uma reunião que os meses fazem e nela eles contam um ocorrido durante o mês, Outubro começa uma história muito interessante e que no final fica muito sombria, assustadora, ótimo conto, uma pena que Novembro não continua essa história. O legal é que a inspiração desse conto vem de um outro livro do Gaiman, O Livro do Cemitério. NOTA 5.

LEMBRANÇAS E TESOUROS - esse conto é muito diferente, não vi nada assim nas leituras que fiz de Gaiman, com um linguajar muito pesado, me surpreendeu muito. A história fala sobre o empregado de um Sr. muito rico, e como é o trabalho desse empregado, que ajuda a realizar os desejos desse Sr, desejos "normais" e que com dinheiro se realizam como a maioria das pessoas gostariam. Caramba, o que o dinheiro não compra? Acho que algumas pessoas vivem como o Sr Alice.

OS FATOS NO CASO DA PARTIDA DA SRA FINCH - A história começa pelo final, com alguns dos personagens falando sobre o que ocorreu com uma conhecida durante um encontro que tiveram, um encontro de fantasia e mistério. Poderia ser melhor, para mim faltou explicações. NOTA 3.

O PROBLEMA DE SUSAN - Perfeito. Um conto excelente, que lembrou de uma personagem que foi deixada de lado em um grande livro, as Crônicas de Nárnia. Trás um tema que daria um bom debate, sobre escolhas e religião, na qual, uma possível Susan se torna uma mulher mais mundana, onde passa a viver como a maioria das pessoas, e por isso é banida do paraíso. O conto fala sobre essa possível Susan após o acidente de trem que matou seus irmãos, faz uma crítica a Deus em seus atos. NOTA 5

GOLIAS - Uauuu, que história. Imaginem um mundo onde todos vivem uma mentira, onde acreditamos não há substância no que somos ou no que fazemos, onde nossas vidas são apenas peças descartáveis para a utilidade de alguém (não, não estou falando do nosso mundo, apesar de parecer). Então, é em um mundo assim que se passa essa história, onde um homem, por uma falha, descobre que há alguma coisa errada. NOTA 5.

COMO CONVERSAR COM GAROTAS EM FESTAS - Mais uma bela história. Nela, dois adolescentes de um colégio interno para garotos vão para uma festa para conhecer garotas, um deles é descolado, o outro é tímido e não sabe se aproximar de uma menina. Chegando lá, passado um tempo, conversa fiada e uns amassos foi possível desconfiar que aquelas não eram garotas comuns. NOTA 5.

O PÁSSARO-DO-SOL - Esse conto tem uma semelhança com um livro do Luiz Fernando Verissímo, O Clube dos Anjos. Em ambos existe um clube de pessoas que gostam de viver os prazeres dos alimentos, querem tudo para comer e querem iguarias, podem dar a vida pela gula. NOTA 4.

O MONARCA DO VALE - Nesse conto encontramos novamente o Sr. Alice e seu empregado Smith, e conhecemos o Shadow, um personagem diferente, grande e forte, que é contratado pelo Sr. Alice para algo que Shadow nem desconfia, algo perigoso e fantástico, se os conto fosse maior e com mais explicações seria melhor, fora isso ele é muito bom. NOTA 4

erika 22/01/2011

Vida e arte em 9 momentos
Começar o ano lendo um de meus autores prediletos é sempre algo que me faz feliz. Eu costumo fazer longos intervalos entre as leituras de Gaiman, pois sempre me preocupo com o momento em que ele parar de escrever e que eu não terei mais nada dele pra ler... Coisa boba, pois, se Deus quiser, ele ainda vai produzir bastante!

Coisas Frágeis é composto por nove contos de teor totalmente variável entre si. São eles: “Um estudo em esmeralda”; “A vez de outubro”; “Lembranças e tesouros”; “Os fatos no caso da partida da Senhorita Finch”; “O problema de Susan”; “Golias”; “Como conversar com garotas em festas”; “O pássaro-do-sol”; e “O monarca do vale”. Todas as narrativas são muito boas (é claro!), mas dou especial destaque ao primeiro e ao último conto. O primeiro, uma paródia da primeira aventura de Sherlock Holmes (Um Estudo em Vermelho), consegue surpreender no final; o último, protagonizado por Shadow – personagem de seu romance Deuses Americanos – conserva, no texto curto do conto, a alta qualidade responsável pela fama dessa publicação anterior.

Gandarella 05/01/2012

Delicioso
Que leitura deliciosa, passear entre os melhores contos de Neil Gaiman e me sentir dentro de cada história.
O jeito, todo especial, de que Gaiman tem para nos contar suas historietas realmente nos transporta para dentro de cada conto, como se estivéssemos ali junto aos personagens.

Aguinaldo 11/02/2011

coisas frágeis
Apesar de conhecer vagamente e ter vários amigos que são verdadeiros entusiastas, nunca acompanhei seriamente as histórias gráficas de Sandman. Noutro dia vi uma entrevista com o autor, Neil Gaiman, e gostei do sujeito. Ele é mais ou menos da minha geração e sua descrição de como era difícil acompanhar as histórias em quadrinhos na Inglaterra dos anos 1960 lembrou-me meus dias são-bernardenses. De qualquer forma ele esteve recentemente na Feira Literária de Paraty, a FLIP, e passou seis horas autografando livros, notadamente aqueles da infinita série Sandman. Ao mesmo tempo ele fez propaganda deste "Coisas Frágeis", livro de contos cujas histórias foram publicadas antes em diversas revistas ao longo dos dez 10 últimos anos. Resolvi comprar e ler. Este livro tem um prefácio onde o autor apresenta os contos, a gênese de cada um deles, e explica em que contexto foram produzidos e publicados. Isto faz uma grande diferença na recepção dos contos (já comentei aqui sobre o desconforto com a falta de ritmo advinda da ausência deste tipo de introdução ou apresentação de outros livros de contos.) Eles lembram em sua maioria histórias de Edgar Allan Poe ou de Arthur Conan Doyle, mas têm muito do ritmo e da cultura pop dos últimos vinte anos recheando as lacunas e ilações das tramas. Os temas também devem muito a temas mitológicos ou, melhor dizendo, a um conhecimento seguro da mitologia nórdica e greco-romana. É um livro para quem gosta de literatura fantástica e um tanto de suspense. Lê-se sem compromisso, diverte-se um tanto, mas é certo que eu gosto de algo com mais estofo.
"Coisas Frágeis", Neil Gaiman, tradução de Micheli de Aguiar Vartuni, editora Conrad, 1a. edição (2008) brochura 16x23cm, 205 pág. ISBN: 978-85-7616-305-3

Becky Cunha 17/02/2011

Sinceramente, se eu achasse uma lâmpada mágica e o gênio me dissesse: "Você só tem um desejo. E a única coisa que você pode escolher é ser outra pessoa.", eu com certeza ia dizer na hora: NEIL GAIMAN!
Brinks, eu nao ia querer acabar com a genialidade dele assim.
De qualquer forma, ele é genial.
Em Coisas Frágeis vemos uma reunião de contos - aleatórios - que ora nos deixam completamene arrepiados, ora com pena, ora felizes... Ele mexe com emoções e pensamentos e não tem medo de escrever absolutamente nada. Ou pelo menos é a impressão que dá, pois ele escreve sobre qualquer coisa, critica qualquer coisa, xinga qualquer coisa e elogia qualquer coisa que ele quiser...ARGH! não consigo nem me expressar direito.
Só quero deixar registrado que eu preciso desesperadamente comprar esse livro, porque é ducaralho. u.u prontofalei.

Bruno Alves 05/04/2011

Neil Gaiman: O poderoso contador de histórias
Dizer que Neil Gaiman é um puta de um escritor é uma obviedade maior do que sentir calor no Recife.
O inglês ficou conhecido nos quadrinhos, onde nos presenteou com a obra-prima Sandman, um clássico irretocável, republicado trocentas vezes pelo mundo afora. Também são dele as hq’s Orquídea Negra e Livros da Magia – protagonizado pelo aprendiz de feiticeiro Tim Hunter e sua coruja, que lembram um certo jovem mago de sucesso…
Gaiman também faz bonito em histórias regulares e sua “Quando uma porta é uma porta?” é uma das melhores hq’s do universo de Batman de todos os tempos.

Coisas Frágeis é uma coletânea de contos publicados em outras coletâneas. São nove histórias onde Gaiman vai de Sherlock Holmes a Matrix, passando por Beowulf e Crônicas de Nárnia. As incursões de Gaiman por ambientes já conhecidos nos traz algo de familiar, ao mesmo tempo que chegam a perturbar – e nisso o inglês é mestre.

As melhores histórias são:

Um Estudo em Esmeralda
Uma subversiva e instigante viagem aos universos de Sir Arthur Conan Doyle e H. P. Lovecraft, onde a Londres vitoriana de Sherlock Holmes é habitada pelos monstros das narrativas do mestre do terror. Ganhador do prêmio Hugo de Melhor Conto de 2004.

O Problema de Susan
Para quem conhece a saga As Crônicas de Nárnia, Gaiman apresenta uma versão adulta e cheia de erotismo tentando dar um final digno à personagem Susan, que ele sempre achou “intensamente problemático e profundamente irritante”.

Golias
Um dos pontos altos do livro. A história se passa no universo de Matrix e foi escrita e publicada no site oficial antes da estréia do filme – Gaiman a escreveu com base no roteiro original. Um homem relata sua vida, cheia de acontecimentos estranhos, como dèjá vus constantes e pessoas surgindo do nada, falando de coisas incompreensíveis. Ele sempre suspeitou que o mundo era uma farsa barata e tosca… e está prestes a descobrir a verdade.

Como Conversar com Garotas em Festas
Vic e Enn estão procurando por uma festa, que promete ser inesquecível – pelo menos para Vic, que se dá bem com as garotas. Já Enn não consegue conversar com elas de maneira decente. Ao chegarem na festa da Alisson, Enn decide partir para o ataque e encontra algumas garotas dispostas a conversar com ele. Mas… elas seriam garotas mesmo? Humor, tensão e um final surpreendente !

O Pássaro-do-Sol
Uma sociedade epicurista formada por excêntricos gastrônomos se gaba de já terem comido de tudo neste mundo – de morcegos a pandas, passando por carne congelada de mamute e besouros exóticos. Até que Zebediah Crawcrustle informa ao grupo que ainda falta experimentarem o Pássaro-do-Sol da Cidade do Sol, no Egito. Então, os cinco epicuristas empreendem uma viagem para experimentar a iguaria – mal sabem eles a surpresa que os aguarda.

O Monarca do Vale
Gaiman traz de volta Shadow, protagonista do romance Deuses Americanos, para viver uma aventura na Escócia, onde é contratado para ser leão-de-chácara de uma estranha festa. Só que as coisas não saem como ele esperava. A história é uma homenagem ao poema épico Beowulf - que já virou filme com roteiro do próprio Neil Gaiman.

Os outros três contos do livro são bons, mas perdem quando comparados aos detalhados aqui. Para quem não conhece a prosa do escritor, é uma boa introdução ao seu universo onírico. Eu recomendo!

Comecei a ler Coisas Frágeis 2, que além de contos também trás alguns poemas de Neil Gaiman. Depois resenho aqui.

Gabriel Lucas 17/01/2009

Mais uma obra sensacional de Neil Gaiman. O grande destaque para os contos que misturam universos de outros autores à escrita de Gaiman.

Também vale ressaltar as histórias de Alice e senhor Smith, bem como o retorno de Shadow, do livro Deuses Americanos.

Ainda sim meu conto preferido é aquele sobre o clube epicurista!

Mih 03/07/2011

Simples e fantástico
Os contos são fácies de ler, porém intensos, cada um prende de uma forma diferente, e nos toca de maneiras incríveis. Foi o meu primeiro livro do Neil Gaiman, mas lerei outros com certeza.

Robson Souza 04/08/2011

Um conto melhor que o outro!
Neil Gaiman é único! Um verdadeiro mestre da narrativa e da literatura fantástica. Para quem não conhece, este autor inglês revolucionou os quadrinhos nos anos 80 e vem estendendo seu talento para outras áreas, como a literatura.
Este livro é a compilação de nove contos. Todos ótimos! É até difícil dizer qual é melhor que o outro. Vários deles fazem referência a personagens de outras obras, tanto de outros autores, como dele próprio. Como é o caso de "O Monarca Do Vale", que traz de volta Shadow, personagem principal de "Deuses Americanos", primeiro romance de Gaiman. Outros personagens que ressurgem em seus contos são Sherlock Holmes e Susan de "As Crônicas De Nárnia".
Há também uma história inspirada no universo Matrix chamada "Golias". Mas a minha favorita é "Como Conversar Com Garotas Em Festas" que é um exemplo de como Neil Gaiman consegue levar um leitor de um estilo a outro sendo perfeitamente natural. Ultra recomendado!

Mais em robsonbatt.blogspot.com