Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Júliah 27/07/2011

Muito fraco. Contos que não tem sentido nenhum. Mesmo o sobrenatural precisa fazer sentido, o último conto não tem nenhum.. nenhuma razão, nenhuma explicação. Os finais de todos são fracos. Os contos não engrenam. Alguns até são bons mas chega no fim e ficam ruins.

Nunca li nada no Neil Gaiman e acredito que ele deve fazer muitas coisas boas mas Coisas Frágeis na minha opinião não foi uma delas.

Léia Viana 30/07/2011

“Essa gente deve saber quem somos e contar que estamos aqui!”
Eu nunca abandonei um livro, sempre fui até o fim porque acredito que em algum momento o autor conseguirá salva-lo. Entretanto, pensei em deixar esse livro de lado uma porção de vezes, por causa dos contos que eu achei um tanto truncados e por isso a leitura não evoluía.

No início acreditei que a proposta fosse outra, por causa do título “Coisas frágeis”, acreditei que o autor iria explorar o ser humano em todas as suas esferas, já que o ser humano é também uma “coisa frágil”. A introdução me conquistou logo de cara: “Acho... que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral. As palavras surgiram num sonho e eu as escrevi quando acordei, sem saber ao certo o que significavam ou a quem se aplicavam.” E acredito que foi este o meu erro, por achar que os contos falariam de abstração com foco no ser humano, no entanto, tive dificuldades em entender alguns contos, acho que não era o meu momento de ler Neil.

Fiquei horrorizada em “Lembranças e Tesouros”, não gostei nem um pouco do protagonista da história e o senhor Alice me causou náuseas, mas gostei de como se desenrolou o conto para um assunto tão assustador e atual.

Agora o que eu mais gostei foram “A vez de Outubro” – que encontramos os meses do ano como personagens em uma narrativa criativa, que faz a imaginação ganhar asas – e o conto “Como Conversar com Garotas em Festas” – achei muito divertido o que descontraiu a leitura.

Tenho a impressão que perdi muita coisa neste livro, e, pretendo reler em outro momento de minha vida.

Manoela 13/07/2012

Coisas frágeis
Neil Gaiman chegou em minhas mãos por acaso, por promoção, e foi a primeira obra dele que li, apesar de já ter ouvido falar de Coraline e Sandman, suas obras mais conhecidas. Já tinha também lido alguma coisa criticando Coisas Frágeis, mas me aventurei mesmo assim. Não posso dizer que me arrependi, ao menos com o primeiro volume, mas também não foi total satisfação.

O primeiro conto, Um Estudo em Esmeralda, remete às histórias de Poe, alguma coisa bizarra tirada de Lovecraft junto com um pouco de loucura que agora estou certa que o Gaiman tem bastante. Um ‘consultor investigativo’ tão hábil quanto Holmes e seu amigo, narrador da história, tentam encontrar e capturar o assassino de um membro da família real britânica de uma Londres diferente do que se conhece. É um bom conto, instigante, mas, particularmente, esperei mais do final.

A Vez de Outubro, segundo conto, é uma delícia. Bem escrito, interessante, sendo que os personagens são os meses do ano, cada um peculiarmente caracterizado. Aquela é a vez de Outono contar uma história, e ele escolhe a de um garoto que por ser tão humilhado por sua família, foge de casa e encontra um amigo incomum. Leia com a mente aberta, e imagine todas as possibilidades após o final.

Comecei Lembranças e Tesouros empolgada, já que tinha gostado do conto anterior, mas a linguagem e a temática do conto me fizeram ir devagar. É um conto denso, sobre a “sordidez humana” e tudo que se pode fazer para satisfazer os desejos da carne, mesmo que seja algo imoral ou até ilegal. É interessante considerar o lado critico, sobre as atitudes humanas e que dinheiro às vezes pode conseguir o que se quer, mas não tudo.

Os Fatos no Caso da Partida da Srta. Finch poderia ser mais interessante. Um casal convida um amigo para acompanha-los em uma saída com uma mulher pouco simpática com a qual não querem se ver sozinhos, constrangidos com seus comentários e atitudes. Vão a um circo em salas subterrâneas, com apresentações visivelmente falsas, até que a Srta. Finch, que não é seu nome verdadeiro, é escolhida para ter um sonho realizado. Relevar a história, devido às circunstancias curiosas da situação e também a profissão dos protagonistas, é algo inútil, pois seriam desacreditados. Ao final, tive a impressão de que foi a libertação da moça, não outra encenação.

Alguma coisa no conto O Problema de Susan me incomoda e talvez seja a incerteza da realidade. Somos apresentados a uma professora aposentada e uma jovem repórter que acham injusto o fim de Susan, uma das protagonistas de Nárnia, que não pode ir para o Paraíso com seus irmãos. Ao fim, fiquei na duvida, é ou não é?

Golias está entre os contos de destaque do livro. Aqui lemos a história de um homem muito alto, diferente de todos e que acredita que o mundo que vê não é real. Relacionou com Matrix? Não está enganado, pois o conto foi escrito com base no roteiro do filme e divulgado uma semana antes de sua estreia. Ao descobrir que tem vivido em uma espécie de loop temporal, ele é enviado em uma missão, que só poderia ser designada a ele. É um conto bem escrito, bem pensado, com boa história e não deixa a desejar.

Depois de uma masterpiece vem um conto não tão bom, Como Conversar com Garotas em Festas. Enn e seu amigo procuram a casa onde está tendo uma festa, mas acabam indo para o lugar errado. O inicio é bom, sim. Mas aí começa a loucura, já normal nesse ponto do livro. A única conclusão que cheguei é que Enn não entende as mulheres, definitivamente. Fiquei esperando mais do final, esperando algo que nunca veio.

Deixaram os outros dos melhores contos para o fim do livro. O Pássaro do Sol começa despretensioso, com uma linguagem quase infantil, mas se desenvolve tão bem e criativamente que não parece tão estranho ou maluco quanto os outros contos, apesar dos comentários ou situação até engraçadas. Cinco pessoas reúnem-se ocasionalmente para degustar comidas incomuns para nós, humanos “normais”, até que acreditam já ter comido tudo que se podia ser comido. Não até o pássaro do sol ser citado pelo personagem mais bizarro do conto e empreenderem uma busca até o Egito para capturar a ave. Considero este meu conto favorito.

Fechando do primeiro volume, temos O Monarca do Vale. Pode parecer um nome pomposo e até instigante, mas não acrescenta muito a história. Posso estar errada, já que não conheço a história de onde o conto foi tirado, Deuses Americanos. Shadow, nome pelo qual o protagonista prefere ser chamado, viaja pela Escócia e é recrutado para ser segurança em um festa. Ele conhece Jennie, uma mulher muito bonita e também estranha (o que não é incomum agora no final do livro). Temos aqui o Sr. Smith e o Sr. Alice, do conto Lembranças e Tesouros, que são os organizadores dessa festa. Gostei desse conto no início, afinal parecia promissor sendo bem escrito e com uma trama que parecia de desenrolar bem. Aí, depois da metade, na festa, a coisa começou a ficar estranha, mais estranha que a estranheza do próprio livro todo. Acabou com um final apressado, pouco desenvolvido em relação ao resto do conto, deixando a desejar.

No geral, é um livro de contos razoável, com alguns poucos ótimos contos, muitos outros nem tanto. E discordo completamente com a contracapa, que diz que são “contos brilhantes” ou que Gaiman é “um dos mais inteligentes e ímpares escritores de sua geração”.

Multinverso 08/07/2011

"Acho... que prefiro lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis,a uma vida gasta evitando a dívida moral."
Foram essas as palavras que Neil Gaiman escutou em seu sonho, certa noite, e que não saíram de sua cabeça. Ele passou um bom tempo tentando desvendar o que eram, afinal, essas tais coisas frágeis.

Resenha Completa:

MENINALY 15/09/2011

Não é o melhor do Gaiman
Como o titulo já diz não é a melhor obra, mas ele consegue (como sempre), levar nos leitores para um mundo fantastico. Este livro traz 9 contos de diversos assuntos. Mais do que recomendado...é Gaiman Forever!!!

Gabriela 26/06/2011

Dica
Antes dos contos, há uma introdução, na qual o autor explica como surgiu cada conto. Sugiro que primeiro você leia os contos, e depois leia a descrição de como cada conto surgiu. No mais, as histórias são excelentes.

William 25/06/2011

Contos paratodososgostos!
A diversidade dos temas tratados aqui por Neil Gaiman dá ao autor uma maleabilidade precisa como contista. Por isso, o livro pode ser qualquer coisa, exceto maçante. Definitivamente, são contos de uma fantasia inovadora, do tipo que não fazemos a menor ideia do que há de vir nas próximas linhas. Isso nos faz lê-los com certa ânsia e expectativa hipnotizante...

Continua em:

LIVROS VÁLIDOS - http://livrosvalidos.blogspot.com/2011/06/resenha-coisas-frageis.html

Chega mais!

Luciano 17/09/2011

Sensacional! Neil Gaiman é um genial contador de historias, seus contos são extremamente envolventes e, como dito na introdução, são frageis e, na verdade, fortes! E muito fortes. Gosto também do estilo de não se preocupar em explicar as coisas estranhas que acontecem, são ditas ou faladas. O objetivo é a historia em si, não o porque das coisas.

Apesar de todos serem otimos, destaco como meus preferidos A Vez de Outubro, Como Conversar Com Garotas em Festas e o Passaro do Sol.

Thyeri 05/11/2011

www.restaurantedamente.com
Esse é o segundo livro de contos que leio de Neil Gaiman, e posso dizer que não deixou a desejar em relação à Smokes and Mirrors. Gostaria, primeiro, de comentar sobre a capa do livro, que achei perfeita (!!!), ela transmite exatamente o que será vivenciado quando o leitor imergir na narrativa de Gaiman. A beleza dos olhos, contrastando com a pele envelhecida se descascando, e por trás aparecendo outra nova e delicada; e o sangue escorrendo pela narina, apenas um filete...

E de maneira geral é isso o que os contos nos transmitem, pois vemos uma mistura de temas que o autor consegue juntar como só ele é capaz. Em "O Problema de Susan", ele consegue fazer com que a trama leve de C.S. Lewis se transforme em algo assombroso quando analisa o destino de Susan e o fardo que esta carrega.

Meu conto predileto foi "Golias", quando Gaiman nos apresenta um homem vivendo e revivendo sua vida de formas diferentes, e aos poucos descobrindo como tudo é efêmero e ilusório, e que é possível viver uma vida inteira em apenas 20 minutos. É revivendo a alegoria trazida em Matrix que Neil Gaiman nos traz essa belíssima e aterradora estória.

Outro destaque é "O Fatos no Caso de Partida da Senhorita Finch", onde primeiro nos é relatado o desfecho da estória para depois conhecermos seu início e meio. Nela somos levados à apresentação, junto com os personagens principais, num circo um tanto quanto diferente. No subterrâneo de Londres os personagens entram em nove salas, cada uma guardando "um pesadelo, um deleite, uma maravilha diferente (...)".

São estórias bem diferentes, pelo menos as que estou acostumado de ler, mas muito bem escritas e construídas. Uma ótima leitura para quem quiser sair um pouco de seu lugar comum. Afinal, com Neil Gaiman, não existem lugares comuns, e se você achar que sim, é por que não está olhando direito...

"Acho... que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral." (Neil Gaiman)

Yasmin 23/10/2011

Perfeito

"(...) Me ocorre que a peculiariedade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Corações podem ser partidos, mas o coração é os mais fortes dos músculos, capaz de pulsar durante toda a vida, setenta vezes por minuto. Até os sonhos, que são as coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar..."

Tudo o que você espera de Gaiman está ai. São contos de diferentes fases da vida do escritor e na introdução o próprio fala um pouco de como cada um surgiu e que época. A sinopse de ambos já deixa tudo muito explicado e funciona como uma resenha. Uma boa resenha. Não dá muito para descorrer sobre um livro de contos, mas posso deixar aqui a sugestão expressa: leia!

Os meus contos favoritos no livro 01 são: "A Vez de Outubro", onde os meses se reunem para contarem histórias e acontecimentos, "Lembranças e Tesouros", "Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch", uma ida ao circo, ilusionismo ou realidade e acontecimentos muito estranhos ao fim, "Golias", uma ficção cientifica muito boa, máquinas, computadores, dois mundos, juro que esse daria um livro e "O Monarca do Vale", que é um conto de Deuses Americanos, com Shadow na Escócia,

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-coisas-frageis-i-e-ii.html

Robson Souza 04/08/2011

Um conto melhor que o outro!
Neil Gaiman é único! Um verdadeiro mestre da narrativa e da literatura fantástica. Para quem não conhece, este autor inglês revolucionou os quadrinhos nos anos 80 e vem estendendo seu talento para outras áreas, como a literatura.
Este livro é a compilação de nove contos. Todos ótimos! É até difícil dizer qual é melhor que o outro. Vários deles fazem referência a personagens de outras obras, tanto de outros autores, como dele próprio. Como é o caso de "O Monarca Do Vale", que traz de volta Shadow, personagem principal de "Deuses Americanos", primeiro romance de Gaiman. Outros personagens que ressurgem em seus contos são Sherlock Holmes e Susan de "As Crônicas De Nárnia".
Há também uma história inspirada no universo Matrix chamada "Golias". Mas a minha favorita é "Como Conversar Com Garotas Em Festas" que é um exemplo de como Neil Gaiman consegue levar um leitor de um estilo a outro sendo perfeitamente natural. Ultra recomendado!

Mais em robsonbatt.blogspot.com

Mih 03/07/2011

Simples e fantástico
Os contos são fácies de ler, porém intensos, cada um prende de uma forma diferente, e nos toca de maneiras incríveis. Foi o meu primeiro livro do Neil Gaiman, mas lerei outros com certeza.

cid 18/05/2011

C S Lewis, Susan e outras estórias
Achei gostoso de ler o livro de contos. Mas, nenhum dos contos achei particularmente memorável, embora tenham toques interessantes. Gostei bastante de O pássaro do sol, que foi o preferido dessa coleção. Mas, todos os contos tem um toque interessante.Lembranças e tesouros chamou muito a atenção com o “tesouro dos shahinai”. O monarca do vale nos traz a Escócia , Grendel e uma fada das florestas. Mas, o que me fez pensar foi O problema de Susan, e porque afinal ela ficou fora da ultima batalha em Nárnia....Talvez se livro fosse escrito num outro tom ou de maneira mais gentil eu o tivesse amado. Mas, talvez seja porque esse foi o primeiro livro de Neil Gaiman que li, e alguns personagens me eram desconhecidos.

Bruno Alves 05/04/2011

Neil Gaiman: O poderoso contador de histórias
Dizer que Neil Gaiman é um puta de um escritor é uma obviedade maior do que sentir calor no Recife.
O inglês ficou conhecido nos quadrinhos, onde nos presenteou com a obra-prima Sandman, um clássico irretocável, republicado trocentas vezes pelo mundo afora. Também são dele as hq’s Orquídea Negra e Livros da Magia – protagonizado pelo aprendiz de feiticeiro Tim Hunter e sua coruja, que lembram um certo jovem mago de sucesso…
Gaiman também faz bonito em histórias regulares e sua “Quando uma porta é uma porta?” é uma das melhores hq’s do universo de Batman de todos os tempos.

Coisas Frágeis é uma coletânea de contos publicados em outras coletâneas. São nove histórias onde Gaiman vai de Sherlock Holmes a Matrix, passando por Beowulf e Crônicas de Nárnia. As incursões de Gaiman por ambientes já conhecidos nos traz algo de familiar, ao mesmo tempo que chegam a perturbar – e nisso o inglês é mestre.

As melhores histórias são:

Um Estudo em Esmeralda
Uma subversiva e instigante viagem aos universos de Sir Arthur Conan Doyle e H. P. Lovecraft, onde a Londres vitoriana de Sherlock Holmes é habitada pelos monstros das narrativas do mestre do terror. Ganhador do prêmio Hugo de Melhor Conto de 2004.

O Problema de Susan
Para quem conhece a saga As Crônicas de Nárnia, Gaiman apresenta uma versão adulta e cheia de erotismo tentando dar um final digno à personagem Susan, que ele sempre achou “intensamente problemático e profundamente irritante”.

Golias
Um dos pontos altos do livro. A história se passa no universo de Matrix e foi escrita e publicada no site oficial antes da estréia do filme – Gaiman a escreveu com base no roteiro original. Um homem relata sua vida, cheia de acontecimentos estranhos, como dèjá vus constantes e pessoas surgindo do nada, falando de coisas incompreensíveis. Ele sempre suspeitou que o mundo era uma farsa barata e tosca… e está prestes a descobrir a verdade.

Como Conversar com Garotas em Festas
Vic e Enn estão procurando por uma festa, que promete ser inesquecível – pelo menos para Vic, que se dá bem com as garotas. Já Enn não consegue conversar com elas de maneira decente. Ao chegarem na festa da Alisson, Enn decide partir para o ataque e encontra algumas garotas dispostas a conversar com ele. Mas… elas seriam garotas mesmo? Humor, tensão e um final surpreendente !

O Pássaro-do-Sol
Uma sociedade epicurista formada por excêntricos gastrônomos se gaba de já terem comido de tudo neste mundo – de morcegos a pandas, passando por carne congelada de mamute e besouros exóticos. Até que Zebediah Crawcrustle informa ao grupo que ainda falta experimentarem o Pássaro-do-Sol da Cidade do Sol, no Egito. Então, os cinco epicuristas empreendem uma viagem para experimentar a iguaria – mal sabem eles a surpresa que os aguarda.

O Monarca do Vale
Gaiman traz de volta Shadow, protagonista do romance Deuses Americanos, para viver uma aventura na Escócia, onde é contratado para ser leão-de-chácara de uma estranha festa. Só que as coisas não saem como ele esperava. A história é uma homenagem ao poema épico Beowulf - que já virou filme com roteiro do próprio Neil Gaiman.

Os outros três contos do livro são bons, mas perdem quando comparados aos detalhados aqui. Para quem não conhece a prosa do escritor, é uma boa introdução ao seu universo onírico. Eu recomendo!

Comecei a ler Coisas Frágeis 2, que além de contos também trás alguns poemas de Neil Gaiman. Depois resenho aqui.