Coisas Frágeis

Resenhas - Coisas Frágeis

Janaína Oliveira 02/10/2014

Coisas frágeis - Vol.01 e 02, Neil Gaiman
Olá queridos leitores!

Hoje iremos nos envolver nas coisas frágeis de Neil Gaiman.
Neil Gaiman é um mestre em contar histórias. Seus livros nos envolvem e surpreende do início ao fim. Além de ser roteirista de quadrinhos, ele já escreveu vários livros como, Coraline, Deuses Americanos, Sandman, Sinal e ruído, O livro do cemitério, entre muitos outros de sucesso (ver especial Neil Gaiman).

Publicado em dois volumes aqui no Brasil pela editora Conrad, Coisas frágeis é composto por uma série de contos e poemas. É nessa obra que Neil Gaiman se revela em um verdadeiro mestre na arte de contar histórias, sendo assim, um dos maiores escritores da atualidade.

"ACHO... QUE PREFIRO ME LEMBRAR DE UMA VIDA DESPERDIÇADA COM coisas frágeis,
a uma vida gasta evitando a dívida moral."

O primeiro volume de Coisas frágeis é composto por nove contos que abordam os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica, e, também combinando Sherlock Holmes de sir Arthur Conan Doyle com o terror de H. P. Lovecraft. O que achei interessante, é que esses contos conseguem unir o mundo da fantasia com a nossa realidade, por isso, nos envolve e impressiona tanto. Confesso que tinha certo preconceito com esse tipo de história, achava fantasioso demais, mas nada como sair da sua zona de conforto.

Não irei comentar sobre todos os contos para não ficar extensa a resenha e também para deixá-los curiosos para ler. Entre os contos que mais gostei no volume um, estão: O Pássaro-do-Sol e o Monarca do Vale. Vou comentar com vocês sobre o conto O Pássaro-do-Sol.

O morcego frugívoro, surpreendentemente, lembrava porquinho-da-índia doce.

Em seus encontros, eles conversavam sobre os prazeres descobertos e sobre os prazeres que gostariam de experimentar. Um dos prazeres que despertou a curiosidade dos membros do clube era o de poder experimentar o Pássaro-de-Sol da Cidade do Sol, revelado por Zebediah T. Crawcrustle e que nenhum dos membros havia ouvido falar.

- Suponham que quiséssemos comer o Pássaro-do-Sol da Cidade do Sol.
Por onde deveríamos começar a procurá-lo?

Movidos pela curiosidade de degustar o Pássaro-do-Sol, os membros do clube epicuriano iniciaram uma expedição rumo à Cidade do Sol.

Ao encontrar o famoso Pássaro-do-Sol, todos ficaram em êxtase de tanta admiração. O pássaro era realmente muito bonito. Zebediah T. Crwcrustle pegou o pássaro na armadilha que fizera e começou a prepará-lo para a refeição.

- Zebby, é inacreditável! comentou Virginia Boote, falando enquanto comia, - Derrete na boca.
Tem gosto de paraíso.

É perfeito! opinou Jackie Newhouse. Tem gosto de amor, de boa música.
Tem gosto de verdade.

Todos ficaram satisfeitos com a refeição e encantados com o Pássaro-do-Sol que também era conhecido como a Fênix de Heliópolis. O pássaro que morre no fogo e nas cinzas, e renasce, geração após geração.

É maravilhoso esse conto! Gostei muito! =)

O segundo volume é composto por vinte e dois contos, mas não gostei muito deles. Achei meio fraquinha as histórias, talvez seja porque as histórias viajaram demais na maionese e eu não as assimilei. Só gostei mesmo do poema A Dança das Fadas.

De um modo geral, as histórias são bem variadas, revelando o incrível talento de Neil Gaiman.
Vale a pena conferir!

Abraços e até a próxima!

¹Propósito da filosofia de Epicuro, filósofo grego do período helenístico. Ele buscou na natureza, as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer. Estas referências seriam as melhores maneiras de medir o que é bom ou ruim.

Paty 31/08/2014

Coisas Frágeis é um pequeno tratado de como escrever boas histórias. Uma leitura descompromissada de um autor com vários universos dentro de si.

Jarbas15 29/08/2014

Mostra sua genialidade em todos os generos
Esse livro trás vários contos de Neil Gaiman em diferentes temas, mostrando todo seu talento. Diferente de muitos escritores que só tem potencial em um gênero, ele mostra que consegui se desenvolver em todos.

Um Estudo em Esmeralda - Nunca li Sherlock Holmes, mas o jeito que Neil Gaiman escreveu o conto me deu vontade, mas acho que faltou algo, um tempero, não sei explicar.

A Vez de Outubro - Achei criativo as partes dos meses e a historia é muito boa, mas também achei que faltou algo, sei lá, um tempero que só Neil Gaiman sabe fazer, parece mais um prefacio de um livro.

Lembranças e Tesouros - Não gostei muito, não sou homofóbico e tenho amigos gays, mas achei que deveria explorar mais o menino Shahinai, seria mais a cara de Neil.

Os fatos no caso da partida da senhorita finch - Também não gostei muito, parece que foi feito as pressas.

O problemas de Susan - Só vou entender quando ler Cronicas de Narnia.

Golias - O melhor conto do livro, apesar de saber que foi baseado no roteiro do Matrix, achei bem ala Neil, que te deixa com aquela pulga atrás da orelha pensando, será que algo assim pode acontecer um dia?! rs

Como conversar com garotas em festas - Também gostei, bem simples e criativo. Foi por causa desse conto que conheci esse livro.

O-Pássaro-do-Sol - Também não fui muito com a cara, mesma coisa que senti nos outros, falto algo mais, nesse bem mais.

O monarca do vale - Te prende do começo ao fim, te deixa com sede de leitura para saber o que vai acontecer, mas não te surpreende muito no final.

Dani Moraes 21/08/2014

Perturbador!!
Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, do que uma vida gasta evitando a dívida moral. [] E me perguntei a que me referia com coisas frágeis. Parecia um belo título para um livro de contos. Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também.

O livro é formado por nove contos dos mais diferentes assuntos.

Os contos são escritos de maneira que o fim não é propriamente um fim, mas um hiato como as series americanas são especialistas em fazer, sim um hiato porque a qualquer momento qualquer uma dessas histórias podem ser retomadas e transformadas.

Para resenha completa, clique no link aqui embaixo.

site: http://asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2014/08/coisas-frageis-neil-gaiman.html

Luciano Luíz 09/08/2014

COISAS FRÁGEIS, foi dividido em dois volumes (assim como PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS, de STEPHEN KING), para surrupiar grana extra dos leitores e leitoras.

E o pior não é apenas isso, pois os contos (e algumas poesias) de NEIL GAIMAN decepcionam com facilidade.

Os raros contos que realmente valem a pena, não são o suficiente para considerar a coletânea como algo de suma importância a se ter na estante.

Em sua maioria, é fantasia, ficção científica, e claro, horror...
E até amor...
Mas não conquista...

Tem até um conto sobre SHADOW, o protagonista de DEUSES AMERICANOS (livro considerado a obra magna de Gaiman...).
Por isso, o ideal é ler o romance antes...

Recomendado para os fãs fervorosos do autor inglês.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Mila Nunes 22/06/2014

Minhas impressões.
Gosto muito do Neil, porém este livro me decepcionou. Não achei os contos interessantes, achei tudo muito superficial e chato.
Não recomendo.

Naty 14/04/2014

Coisas Frágeis
“Acho… que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, a uma vida evitando a dívida moral.”

Para quem não conhece ou nunca leu um livro do Neil Gaiman “Coisas Frágeis” é simplesmente perfeito para você.É basicamente um livro que reúne 9 contos.
A primeira vez que li algo do Gaiman foi os quadrinhos “Sinal e Ruido” e a” Comédia Trágica Ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch” quando terminei de ler achei o Neil Gaiman um dos melhores autores existentes na Terra e logo se tornou um dos meus favoritos.

Coisas Frágeis é um livro bem fácil e divertido de se ler mas nem todos os contos vão lhe agradar. Alguns são bons demais e outros nem tanto. Esses são meus contos preferidos:

Vol. 1
O monarca do Vale

site: http://orefugioliterario.blogspot.com.br/

Blog NR 22/03/2014

Olá queridos leitores!

Hoje iremos nos envolver nas coisas frágeis de Neil Gaiman.

"ACHO... QUE PREFIRO ME LEMBRAR DE UMA VIDA DESPERDIÇADA COM coisas frágeis, a uma vida gasta evitando a dívida moral."

O Pássaro-do-Sol foi um conto escrito para dar de presente à filha mais velha de Neil Gaiman, Holly. Fala sobre um clube Epicuriano1 e de uma turma divertida e barulhenta. Eram cinco: Augustus DuasPenas McCoy (O dono do clube), o professor Mandalay, Virginia Boote (a crítica de restaurantes), Jackie Newhouse e Zebediah T. Crawcrustle. De maneira geral, eles buscavam o prazer e bem-estar. O prazer evidenciado no conto era o gastronômico. Eles experimentavam de tudo. Polvos, abutres, toupeiras, morcegos frugívoros, panda, lemingues e tigres da Tasmânia (gostos bem exóticos esses não?!).

- O abutre tinha gosto de faisão podre. A toupeira tinha gosto de caramujo da carniça. O morcego frugívoro, surpreendentemente, lembrava porquinho-da-índia doce.

- Suponham que quiséssemos comer o Pássaro-do-Sol da Cidade do Sol.
Por onde deveríamos começar a procurá-lo?

“O Pássaro-do-Sol bateu suas grandes asas, depois começou a planar em círculos cada vez mais baixos sobre o café de Mustafá Stroheim.

O pássaro pousou no abacateiro. Suas penas eram douradas, púrpuras e prateadas. Ele era menor que um peru, maior que um frango, e tinha as pernas compridas e a cabeça alta de uma garça, embora sua cabeça lembrasse mais a de uma águia”

“O cheiro de ave assada preencheu o ar, mais encorpado do que pavão, mais apetitoso do que pato. Os epicurianos ficaram com a boca cheia de água.”

“- Zebby, é inacreditável! – comentou Virginia Boote, falando enquanto comia, - Derrete na boca. Tem gosto de paraíso.”

“É perfeito! – opinou Jackie Newhouse. – Tem gosto de amor, de boa música.
Tem gosto de verdade.”

É maravilhoso esse conto! Gostei muito! =)

Vale a pena conferir!

Abraços e até a próxima!

1 Propósito da filosofia de Epicuro, filósofo grego do período helenístico. Ele buscou na natureza, as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer. Estas referências seriam as melhores maneiras de medir o que é bom ou ruim.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/03/resenha-coisas-frageis-vol-1-e-2-neil.html

Anninha 10/01/2014

Não se engane pelo título
Não espere romance e delicadeza deste livro. Nele, Gaiman mostra mais uma vez seu lado sombrio e melancólico, através de contos envolventes e muitas vezes, surpreendentes.
Sua ficcção, como sempre, encantadora.
Livro de leitura rápida e gostosa, não pesa na bolsa e é ótimo pra matar o tempo.

Kenia 03/01/2014

São nove contos ao todo e com temáticas variadas. O primeiro deles é Um Estudo em Esmeralda, e tem os dois pés no melhor do fantástico. Os cinco capítulos em que ele se divide contam em seu início com propagandas muito inusitadas. Ele foi inspirado em Sherlock Holmes e Lovecraft. Ele nos conta sobre um homem que precisa dividir o aluguel de um apartamento, e acaba conseguindo um companheiro inesperado que o leva para uma investigação de crime estranha.

A Vez de Outubro é o próximo conto, os meses do ano se reúnem ao redor do fogo para contarem histórias.

Seguimos com Lembranças e Tesouros que trabalha uma temática um pouco mais forte. Ele conta a história de Smith, um homem com uma passado perturbado que virou fiel seguidor de um trilhonário que gosta de possuir objetos e pessoas. O conto narra a busca do Sr. Alice pelas pessoas mais bonitas do mundo, já que seu maior interesse é sexo. E quando digo sexo é sem medidas.

Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch, é o conto seguinte. Um casal pede a um amigo que saia com eles e uma conhecida deles. A mulher não tem uma boa reputação, mas todos acabam em um circo estranho com personagens bizarros, e a Sr. Flinch com um fim debochado. É uma história divertida.

Gaiman continua com O Problema de Susan. Este conto é inspirado diretamente em Narnia, já que a personagem Susan aparece nele. Susan não conseguiu ir para o paraíso pelas coisas que a prendem aqui. Mas através de uma entrevista com uma repórter especializada em literatura infantil, Gaiman nos dá um final possível para o drama de Susan.

Em Golias, é uma história na pegada Matrix. É sobre um garoto gigante, 2.10 de altura, que descobre que o mundo que vive não é o real, e que o mundo real está sendo atacado. Ele acaba se envolvendo nesse universo, e revendo sua própria vida, e podendo realizar seus sonhos.

Como Conversar com Garotas em Festas nos fala sobre uma dupla de amigos, onde o protagonista têm dificuldades em falar com garotas, enquanto que seu amigo Vic não tem nenhum problema com isso. Para ajudá-lo Vic o arrasta para uma festa, porém para a festa errada.

O Pássaro-do-Sol é o próximo, é resultado de um pedido da filha de Gaiman, e nos fala de um grupo de pessoas que se reúne para comer os mais diversos pratos possíveis, mas chega um momento que eles não tem mais o que provar com exceção do pássaro-do-sol, e partem em busca dele. É uma narrativa bem original, e ao mesmo tempo bizarra pelas coisas que esses senhores já comeram! O fim é bem inesperado.

O último conto é O Monarca do Vale, é um conto do livro Deuses Americanos. Shadow é o protagonista, e está viajando pela escócia e a convite do Sr.Gaskell que conhece no hotel acaba como segurança em uma festa bizarra no meio do nada com sua vida em perigo. O Monarca do Vale é uma viagem louca, que têm mitologia escandinava, paganismo, tudo junto e misturado de forma mais uma vez original.

No geral podemos dizer que os contos de Gaiman têm como característica comum uma perturbação, que normalmente advém do bizarro e do diferente. Todos se passam no Reino Unido e tem aquele clima típico dessas terras. Se você ainda não leu nenhum livro de Gaiman indico que você esse e espero que se acostume com a narrativa forte desse brilhante autor que sabe contar histórias como poucos.

George D'Araujo 23/12/2013

Nove contos de Neil Gaiman
Diferente de muitos fãs, conheci o trabalho do Neil Gaiman lendo primeiramente seus livros e só a pouco tempo comecei a acompanhar a aclamada graphic novel Sandman. E confesso que a cada página que leio me apaixono mais por suas obras.
Com Coisas Frágeis não foi diferente. Tendo como conteúdo nove contos, o autor me fez mergulhar em ficção cientifica, fantasia, nostalgia e algumas vezes numa sensação de solidão, vivida pelas personagens. A propósito, estas sensações estão constantemente presentes em todas as obras de Neil.
Apesar de histórias curtas, é muito fácil se apegar ao personagem da vez, se transportar ao cenário do momento e então no fim do conto se sentir desesperado por mais páginas.
Claro, eu estaria mentindo se dissesse que amei todos os contos. Quanto a um ou outro não gostei. Só que isso não desmereceu em nada o conteúdo.
Em alguns você se sentira de volta a universos de outros escritores, já que são baseados em outras histórias, como Matrix, Sherlock Holmes e Cronicas de Narnia.
Por fim, recomendo o livro. Se não estiver muito interessado, recomendo ao menos que leia dois contos em especial, pelos quais me apaixonei: A Vez de Outubro e O Pássaro do Sol. Quem sabe não mude de ideia sobre contos, como eu mudei ao lê-los.

Marina 22/12/2013

Contos fantasticos, A Primileira vez que li uma obra de Neil Gaiman, e ja me apaixonei pelo seu jeito de escrever e sua arte de criar historias magnificas O.O

Rômulo 07/11/2013

Esse foi o primeiro livro que peguei do Neil Gaiman e, em geral, gostei do trabalho. Os contos, em sua maioria, são histórias cativantes e de linguagem fácil.

Alguns são meio bizarros, com acontecimentos trágicos e exploram o lado negro do ser humano. Nessa categoria eu colocaria "Lembranças e Tesouros" e "Os fatos no caso da partida da Senhorita Finch".

Outros, ainda que falem de assuntos complicados, são mais leves. Esses contos, com histórias e personagens emocionantes, são dois: "A vez de outubro" e "O Pássaro-do-Sol"; esse último tem o final fantástico e certamente é o meu preferido.

O restante das histórias não me interessou muito, achei que algumas ficaram muito confusas e terminaram meio incompletas. Pode ser que eu não tenha interpretado da forma correta ou nem tenha chegado a compreender o verdadeiro sentido, mas a impressão foi de que poderiam ser melhor elaboradas.

Vale ressaltar que no conto "O problema de Susan", Neil Gaiman simplesmente conta parte do fim de "As Crônicas de Nárnia"! E para aquelas pessoas que, assim como eu, nunca leram Nárnia (mas pretendem), a melhor opção seja de pular esse conto.

Enfim, recomendo o livro!

Joviana 18/10/2013

Superfícies instáveis e coisas frágeis
“Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, do que uma vida gasta evitando a dívida moral. […] E me perguntei a que me referia com ‘coisas frágeis’. Parecia um belo título para um livro de contos. Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também” - Introdução

Com uma capacidade criativa imensa, Neil Gaiman constrói seu livro "Coisas frágeis" tecendo fios de universos muito diferentes entre si, ligados pela capacidade que possuem de instigar curiosidade. O livro possui nove contos e dentre eles , destaco alguns dos quais mais gostei:

"A Vez de Outubro" - Conto de grande singeleza e que surpreende por trazer os meses do ano reunidos para contar histórias. Como sugere o título, acompanhamos a narrativa de Outubro, na qual um garotinho entristecido com o descaso da família resolve fugir de casa. A medida que as páginas são passadas, o leitor se vê cada vez mais apegado à história que ao final o abandona as suas próprias introspecções, esperando que Outubro não termine a história ainda.

"Golias" - Escrita para integrar o site do filme Matrix quando este ainda não havia sido lançado, Golias é uma história com doses muito humanas de sensibilidade. Gaiman constrói este conto com pinceladas de romance e melancolia que fazem eco ao título do livro.

"Como Conversar com Garotas nas Festas" - Ao narrar este conto pelos olhos de um jovem que está entrando na puberdade, o autor proporciona uma leitura leve e divertida, ao mesmo tempo em que aborda questões de suspense regadas ao tema de et's, com todos os seus mistérios por desvendar.

"O Monarca do Vale" - Apresenta um personagem já velho conhecido dos fãs de Gaiman, Shadow. Embora esse tenha sido meu primeiro contato com a obra do autor, não prejudicou a compreensão deste conto, que une mitologia nórdica aos tempos modernos através de uma abordagem instigante. "O Monarca do Vale" finaliza o livro com uma atmosfera de curiosidade sobre outras obras escritas pelo autor.

Talvez, a falta de alguns pré-requisitos impossibilitem a total compreensão de contos como "O Problema de Susan" e "Um Estudo em Esmeralda" e o fato de termos que nos desapegar de cada um dos universos em poucas páginas deixe uma sensação de leve saudade.

Coisas frágeis é um livro de coisas simples e ao mesmo tempo , complexas. Coisas que parecem se desmanchar em toda a sua fragilidade ao final de cada conto, mas que insistem em permanecer ecoando toda a gama de possibilidades que podem possuir.

Joviana Marques
Clube do Livro JF
Myke 20/10/2013minha estante
Excelente.
Jô consigo rapidinho deixar o "Um Estudo em Esmeralda" genial para você...
Leia um conto de Sir Arthur Conan Doyle, chamado "Um estudo em vermelho".
Eu já fui bem viciado nos contos de Sherlock Holmes, e interpretei o conto Gaiman como uma resposta ao do Conan Doyle, ao ler os dois é impossível não fazer associações.
Quando puder ler me dá um feedback :)

Joviana 24/10/2013minha estante
Pois é! Eu vi que ele se baseou no "Um Estudo em Esmeralda" né? Vou pegar pra ler sim e pode deixar que eu dou o feedback! ^_^

Gabe | @cafecomgabe 05/10/2013

Bu!
É realmente um livro com contos surpreendentes, assustadores, intrigantes e perturbadores. Neil Gaiman traz pra gente um misto de tudo que podemos encontrar em histórias de suspense. Alguns contos vão te prender mais do que outros, e alguns irão fazer você perder uma noite inteira de sono..