Os nossos antepassados

Os nossos antepassados Italo Calvino

Resenhas - Os Nossos Antepassados

Olivia 21/10/2022

Primeiro livro do Ítalo Calvino que eu li e me surpreendeu positivamente. Traz elementos de fantasia que achei bem interessantes. O autor tem um humor fino.
A obra convida a revisitar os livros de História para entender melhor o contexto em que vivem os personagens. Isso porque a segunda história se inicia nos tempos pré-revolução francesa, passa pela revolução e pelo período napoleônico. Por sua vez, a última história traz a figura de Carlos Magno.
Na segunda história, fiquei um pouco irritada com alguns diálogos em outras línguas (francês, russo...). A edição da companhia das letras não traz qualquer tipo de tradução, o que dificulta um pouco.

Alberto 10/01/2022

Três textos de realismo fantástico com humor, personagens imprevisíveis e espaço para amplas reflexões.
São três contos ou pequenas novelas no estilo do realismo fantástico com toques de humor. Sobre "O cavaleiro inexistente", que no meu pensar é a melhor das três peças, já fiz resenha à parte, aqui no Skoob, porque o li como obra em separado. Os outros dois contos, "O barão nas árvores" e "O visconde partido ao meio" talvez estejam acima da minha capacidade de interpretação. Provavelmente têm alguma pretensão moralizante ou crítica. O "visconde" parece dizer que o homem só é viável na sua totalidade, isto é, como um amálgama de vícios e virtudes, grandezas e misérias. Não haveria lugar no mundo, o conto diz, para um homem perfeitamente bom ou inteiramente mau, qualquer dos dois seria um monstro pernicioso. Quanto ao "barão", é a narrativa mais longa do conjunto, tem momentos divertidos mas me pareceu cansativo de uma altura em diante. É produto de grande imaginação, contudo, como o resto da obra de Calvino, que consegue inventar personagens e situações absolutamente inesperados. Isso é algo que os textos dele sempre entregam: o inusitado surpreendente. Os três contros têm em comum os começos muito engraçados, e os dois terços finais são "sérios". Há de permeio reflexões, como é hábito de Calvino, sobre o ofício do escritor e a arte da escrita. Provavelmente obra para um leitor mais arguto que eu, capaz de captar nuances filosóficas ou políticas que me escapam por ora. De todo modo, livro gostoso de ler, acessível, divertido, sem contraindicações.

PS.: Na edição resenhada há um prefácio do autor, explicando o sentido que os textos têm para ele. Recomendo, como sempre, deixar o prefácio para ler depois, para preservar a experiência de ler o livro "com os próprios olhos".

Luciana 15/05/2020

Mais um cinco estrelas
O livro reúne três histórias: O Visconde partido ao meio, O barão nas árvores e O cavaleiro inexistente, com um longo prefácio escrito pelo autor. As três histórias têm em comum serem fantásticas e discorrerem sobre a existência humana. O que é existir? Como parte da humanidade ou como ser individual?
Em um primeiro momento, pela sinopse, interessei-me mais pelo O Visconde partido ao meio, porém após a leitura, O Cavaleiro Inexistente me conquistou. Talvez porque O Cavaleiro inexistente tenha uma narrativa mais rápida, um toque de humor que traz leveza ao tema que, se fosse tratado de outra forma, poderia ser muito pesado.
Enfim, mais um que recomendo para esta época de isolamento na qual estamos repensando as relações humanas.

Victor.mcrv 28/02/2020

Divertido
Três livros que formam a trilogia com dois temas comum, para mim, um os nossos antepassados (que é o nome dado a trilogia) e o segundo séria a política, de uma forma divertida o autor consegue passar críticas políticas que ao meu ver não incomoda ninguém seja a posição política que se tenha.

Silvio 01/01/2013

A trilogia reunido neste livro constitui a obra prima de Italo Calvino ao abordar com imaginação, erudição, lirismo e um fino bom humor três aspectos da condição humana, a alienação, a busca da liberdade e da completude do ser. Mas se você não estiver preocupado com nada disso não tem problema, o livro também é divertido de ler!