The Cruel Prince

The Cruel Prince Holly Black

Resenhas -

tortorelli0 09/04/2024

?A year and a day??
Adorei demais esse livro, já estou abrindo o segundo pois o jeito que acaba é de ?quero mais?, tipo, quero MUITO MAIS!
Suco puro de fantasia, vários plots e reviravoltas, romances e trapaças, muita magia e violência. A química entre os personagens são incríveis.
Não sei o que pensar da relação da Jude e Cardan depois desse fim, mas estou curioso demaaaais! Rs
tawires 09/04/2024minha estante
Eu amo com todas as minhas forças

Duda 06/04/2024

Inesperado
Eu tava acostumada com as fantasias cheias de romances então foi uma mudança muito agradável, tem ate um romance pra agradar bem de leve mas toda a política que envolve esse livro foi muito legal de ver.

Mayara 29/03/2024

Até que vai
Esse livro tem uma vibe filme de fantasia com fadas e goblins dos anos 80/90 que passava na sessão da tarde, sabe? Não consigo tirar isso da cabeça, tudo que eu imaginava tinha aquela estética.
Considerando tudo o que falam desse livro, esperava mais tudo, foi uma leitura mai fraca. Não é um livro tão denso como outros que fantasia que estão por ai, mas não tira seu valor.
Jude realmente tem uma personalidade que coloca a estratégia como o principal, então estou com esperanças de que nos próximos livros tenham mais momentos de surpresa.
Uma leitura super calma, algo pra ler quando não estiver com cabeça pra fantasia pesada, é um bom livro pra passar o tempo.

isarznde 29/03/2024

Demorei muito tempo pra cair nas graças desse aqui, mas que livro bommm, da página 70 pra frente parece que vc engole a leitura e não quer parar.
a química entre cardan e jude é gritante mesmo que o foco não seja o romance. Taryn é uma vaca e apoiarei a jude em qualquer ato que ela cometa, locke é um canalha cinico onde ja se viu.
to muito ansiosa pra ler o segundo e ver como vai ser esse período do 1 ano e um dia

Heloisa.Alexandre 25/03/2024

Valeu o hype
??Finalmente terminei Príncipe Cruel, uma das fantasias mais famosinha atualmente. O hype valeu a pena!

??Príncipe Cruel é uma história com foco nas tramas políticas e no conceito das fadas, como elas verdadeiramente são, mais semelhantes aos mitos celtas. Eu gostei muito de ver isso aqui. Como o livro inteiro é político.

??Meu problema maior, foi questão de ritmo, já que nenhum momento eu fiquei verdadeiramente fissurafa, a ponto de devorar, porque é mais parado, por conta das questões políticas e das espionagens e intrigas, que acontece debaixo dos panos. Mas foi questão de expectativa mesmo.

??Não considero uma romantasia, porque não vi romance como foco, tem quase nada, só migalhas. Mas foram AS migalhas meus amores. Eu gostei.

??No geral valeu o hype, quero continuar nesse universo. Já tinha lido Um Canto Mais Escuro da Floresta, nesse mesmo universo, peguei as referências dos dois livros e gostei!

Julia5684 22/03/2024

Dificil n sentir raiva da jude em alguns momentos desse livro.. mas na briga dela com a taryn estarei inocentando a jude pq a taryn foi uma Vaca!
Anmanuc 23/03/2024minha estante
Daria tudo pra ler um conto da Jude metendo o pau na Taryn

venlafaxsinners 21/03/2024

🤬 #$%!& que livro bom, tô super ansiosa pro segundo, reviravoltas e brigas e enemies e politicagem. O livro é um pouco difícil de pegar no tranco no início mas depois vai que é uma beleza, a história te pega e vc não consegue parar.

mabiiii 12/03/2024

Não valeu o hype
Acho que vou gostar mais do próximo. Tava esperando romance, mas o plot é bem legal, ela é bem esperta. As primeiras 200 páginas são bem chatas e eu já sabia a maioria das cenas pelo BookTok, não me impactou esse livro.

kubota 08/03/2024

The Cruel Prince
O príncipe cruel é o primeiro livro da trilogia "O povo do ar". é um livro de fantasia e que tem como seu maior foco a política do Reino das fadas (isso sendo o maior foco de toda a trilogia). O livro começa nos contando sobre a infância de Jude e sua irmã gêmea idêntica. quando tinham apenas sete anos presenciaram o assassinato dos pais, estes que foram mortos por um feérico dos mundo das fadas, Madoc. As duas são levadas para o mundo das fadas junto com sua meia irmã Vivienne, filha do assassino de seus pais. Mas Vivi era meia fada também, o que deixa com que Jude e Taryn completamente sozinhas para lidar com um mundo totalmente desconhecido. Ao matar os pais das gêmeas, Madoc se sente na obrigação de levar elas para o reino das fadas e cuidar delas junto de sua esposa, Oriana.

É muito difícil, para duas mortais, viver num mundo cheio de fadas, um lugar onde os perigos estão escondidos em uma simples maçã, que com apenas uma mordida, os feéricos podem fazer o que quiser com você enquanto você pensa que tudo ao seu redor é apenas maravilhoso e que nada de ruim pode ou está acontecendo. Jude cresce com uma determinação enorme em conquistar seu lugar no reino das fadas. Porém, acaba se metendo em situações perigosas quando começa a se envolver em políticas da Corte, relacionamentos desleais e golpes de estado. Jude Duarte nunca deixava seus sentimentos transparecerem, constantemente deixava seu medo bem escondido e disfarçava com atos de coragem, e sempre mostrava isso toda vez que enfrentava Cardan (o príncipe caçula do Reino das fadas). Taryn, por outro lado, não concorda com a forma que Jude age com os outros feéricos, principalmente com Cardan e seu grupo, e isso gera conflitos entre as duas sobre como um humano deve se portar em Elfhame, o mundo das fadas.

Um dos meus personagens favorito é o Cardan com toda certeza! No começo, ele se mostrou um príncipe mesquinho e cruel, e tive muita raiva dele durante boa parte do livro. Mas, eu já tinha noção, desde quando pretendi começar a ler essa trilogia, que Cardan se tornaria meu personagem favorito, e foi o que aconteceu. Ele teve um desenvolvimento enorme, e isso é mais mostrado nos outros dois livros, mas no final do primeiro livro, ele já mostra sinais grandes de seu desenvolvimento. Primeiramente, Cardan é um feérico sombrio e sádico, que sempre que podia, humilhava Jude e a ficava lembrando no quão mortal e frágil ela era (mesmo ela sempre se mostrando mais forte do que muitos feéricos.)

Esse livro foi o único enemies to lovers que eu li que realmente era um enemies to lovers. Jude e Cardan sempre se mostravam o completo oposto e certamente, inimigos. Mas é aí que o clichê entra: o motivo por trás dessa raiva de Cardan por Jude. Não vou falar muito mais sobre isso para não dar spoiler, mas posso dizer que os dois tiveram um desenvolvimento muito grande no decorrer dos livros. A narrativa nos faz conhecer traços sobre os personagens que apesar de tudo os aproximam cada vez mais.

O final do livro me impressionou muito, eu esperava uma coisa e a Holly me entregou uma coisa bem diferente, entretanto, muito melhor do que eu pude imaginar. Holly Black realmente se mostrou uma escritora digna de aplausos, se mostrou completamente capaz de tornar um clichê muito mais do que apenas um clichê, mas sim, uma história de um relacionamento com mais sensação de perigo e tudo mais, o que deixa as coisas bem mais interessantes.

Enfim, eu super recomendo esse livro!! Se você estiver disposto a ler O príncipe cruel, tem que estar disposto a ler O rei perverso e A rainha do nada, mas te garanto que quando você começar a ler um, não vai querer parar mais e vai querer ficar lendo e lendo e depois que ver que acabou todos, vai querer reler e reler. Essa fantasia te prende de uma forma tão incrível que além que terminar os livros rapidamente, você ainda fica com vontade de ler de novo de tão bom que é. Com toda a certeza, uma das minhas leituras que mais valeu a pena e me arrependo muito de não ter lido antes.

bendtherules 07/03/2024

Engoli os 3 numa semana só
A minha resenha dos 3 livros vai ser igual pq eu simplesmente li um atras do outro e agora não sei o que acontece em cada um, mas são todos muito bons adorei!!

Bê Mamede 03/03/2024minha estante
LÊ OS OUTROS

Bê Mamede 03/03/2024minha estante
Eu super entendo o seu comentário, as expectativas. Esse livro me pega até hoje nas partes políticas, mas é um bom início para o resto da história. Acho que se você ler os outros você talvez tenha uma opinião diferente. É minha série de livros favorita, e esse livro é o menos preferido.

Lucas.Jagger 03/03/2024minha estante
Obrigado pelo comentáriooooo! Eu realmente estava pensando se realmente valeria a pena ler os outros, então é bom saber dessa função que o primeiro assume para a história!

analuuu 10/02/2024

Faz três anos que eu li essa trilogia pela primeira vez, e continuo mais apaixonada. não sou muito fã de reler livros, mas a saudades que eu sinto de elfhame não é normalKKKKKKKKKKKKK

Belle 10/02/2024

Eita quanta coisa
Normalmente eu sou sim MT a favor de livro q foque no romance e esqueça da parte política aventura etc mas NESSE CASO eu tô vidrada e ansiosa pra saber oq vem a seguir. Definitivamente n eh uma leitura pra quer quer um romance rápido, eh pra quem quer intrigas, plots e uma descrição de mundo incrível. só tenho dificuldade de imaginar algumas cenas etc mas gosto do ritmo, da escrita e dos personagens. menos a Taryn.