As Raparigas

Emma Cline

Resenhas -

hércules 28/02/2021

Gatilhos
As garotas é uma espécie de poesia deturpada, cruel e realista ao mesmo tempo que é fantasiosa e graciosa. Isso se dá pelo fato de contar o ponto de vista de Evie, uma garota que teve a oportunidade de conviver no rancho de Charles Manson e seu culto, e até chegar a estar, de certa forma, envolvida no massacre que ocorreu no verão de 1969.
Toda a escrita de Emma nesse livro é florida e bastante agraciada pelo conhecimento linguístico da autora. Essa característica transforma o livro em uma viagem fantástica na descrição da vida de Evie no rancho, no conto dos assassinatos e nas demais cenas fortes do livro. Por outro lado, na retratação de temas femininos e de toda a envolvência de Evie com as garotas do rancho dão ao livro um aspecto mais real, como se a própria autora estivesse vivendo na sociedade da época, o que é incrível de se alcançar num texto.
Em diversos momentos, porém, todo esse floreio de escrita tornou a leitura dispersa e devaneada, fugindo até mesmo do objetivo principal do livro. Porém, a história foi tão bem executada e com uma intimidade tão grande com o leitor, que muitas vezes esse ponto era deixado de lado. Um livro que eu vou levar na memória durante muito tempo.

Emille Dias 24/02/2021

Um relato puro e cruel de uma jovem mente fragilizada
O livro é inspirado no caso de Charles Manson, criador e líder do culto conhecido como Família Manson. O foco central da história não é o crime em sim, mas as garotas que fazem parte desse grupo. A história é contada pelo ponto de vista de Stevie, e nos é apresentada sua história de vida e como se deu seu envolvimento nesse culto. Também conhecemos as outras garotas do rancho, com ênfase em Suzanne, que foi o principal objeto de fascínio de Stevie e razão pela qual ela foi seduzida até essa seita.

Nos capítulos iniciais, pode-se perceber como Stevie sempre teve admiração e inveja de pessoas mais velhas e suas vidas adultas. Isso a fez desenvolver uma enorme precocidade. Apesar de ter apenas 14 anos, ela já tem visões e impressões do mundo extremamente avançadas. Somos imergidos dentro de sua cabeça, e acompanhamos todos os seus sentimentos e motivos que levaram aos eventuais acontecimentos.

A autora faz uma descrição muito preciosa dos cenários e ações, com construções quase líricas, que conferem ao texto uma maior intensidade e imersão ao universo apresentado. Também são explorados, principalmente, os sentidos do olfato e audição, tornando ainda mais rica a experiência de leitura.

É uma leitura pesada e muito difícil. Possui cenas que retratam o íntimo da perversão humana, aquela parte mais ?contaminada? (e real) de uma pessoa. É denso, e precisa ser lido com atenção aos detalhes. O livro possui vários gatilhos (suicídio, abuso sexual, uso de drogas, etc), então não recomendaria a leitura para qualquer pessoa, de fato é preciso ser muito forte para concluí-la.

Achei o livro genial, me senti totalmente imersa naquele universo, além das inúmeras reflexões e um abrir de olhos para o mundo e suas diversas realidades. A escrita da autora é impecável e sua forma de abordar assuntos tão delicados foi emocionante. Favoritado!

Mariaduda 23/02/2021

No verão de 1969, no Estado da Califórnia.
As garotas tem um início de narrativa bem simples, pela qual a personagem, Eve Boyd, de alguma forma se vê revendo as memórias do verão de 69. Enquanto lidava com os problemas de ser uma adolescente particularmente ?diferente?, ela vê-se fascinada com um grupo de meninas, é engraçado que de primeira nem ela consegue entender de certo o porquê, talvez pelo simples fato dessas meninas serem diferentes das que ela conhece no geral, ou talvez tenha sido a energia de espirito livre que elas emanavam, especialmente a de longos cabelos castanhos, para Eve, ela era uma das criaturas mais interessantes que já tivera contato. Outro ponto relevante que não foi possível deixar passar foi a relação da personagem com o seus pais, que consegue ser cada vez mais fragmentada, e mesmo sendo uma adolescente de apenas quatorze anos ela consegue capitar coisas que, para um menina de sua idade, na maioria das vezes, não seria entendido, no contexto de sua época. O livro tem uma pegada bem poética, principalmente nas partes do rancho, em certos momentos há uma quebra de expectativas, em algumas partes ele é bem romantizado, mas com o passar do tempo você acaba por desenvolver uma barreira mental contra isso. Nesse sentido, esse lugar funciona como uma sociedade alternativa a que ela vive, e é praticamente impossível não enxergar semelhanças com o culto formado por Manson, na verdade, a sinopse e a própria autora em algumas entrevistas já entregaram esse fato, deixando claro essa relação existente. Além disso, esse rancho também é formado por um líder fanático. Emma Cline, em seu debut, de certa forma, consegue nos transportar a narrativa de um jeito bastante peculiar, no sentido de realmente está ali, mas isso, em algumas partes, não se mostra ser algo bom, especialmente em algumas situações que começam a trazer um ritmo mais estranho pra estória. Para os que se sentiram na vontade de ler, apenas digo que, não esperem algo muito grande e tentem entender e olhar para algumas situações de uma forma mais julgadora e menos a que é idealizado pela personagem. Também, vou deixar claro que, existem sim situações gatilhos.

fabio.ribas.7 19/02/2021

As garotas
“As garotas” é o romance de estreia da Emma Cline. Uma história sobre uma geração perdida e que, por isso mesmo, torna-se presa fácil de um manipulador. Na folha que cobre a capa dura do livro (qual o nome dessa folha, alguém sabe?), diz que a narrativa é inspirada nos eventos da família Manson, que ocorreram na mesma década em que se passa a história de Cline. O problema é que a inspiração vai muito pouco além disso. Até mesmo o adjetivo “fanático” para o líder carismático da história de Cline não encaixa bem, porque o elemento de culto é bem esvaziado na história. Embora a reunião daqueles jovens sempre seja referida como “seita”, mas não há quase nada disso no livro. E essa sensação se acentua por culpa mesmo da comparação feita com a família Manson. Há drogas, sexo, mas culto, seita, ou aqueles elementos que você encontra quando estuda os eventos que envolveram a despersonalização daqueles jovens e a imposição de Charles Manson sobre eles, tudo isso passa muito longe da história criada por Cline.

Assim, o que parece ser uma jogada de marketing para chamar a atenção ao primeiro livro de uma autora desconhecida acaba se tornando um tiro pela culatra. Como o próprio título indica, o livro é sobre “as garotas” que causaram fascínio sobre a perdida Evie, a personagem principal. Nem mesmo é sobre “as garotas”, eu diria, mas sobre a Suzanne, que, dentre essas garotas, exerce a sedução sobre a Evie Boyd. As referências à adoração das garotas por Russell, que, segundo a informação da “sobrecapa” seria o “líder fanático”, são passadas para o leitor pela ótica de Evie, que é quem nos conta a história décadas depois dos eventos que ela narra. Talvez isso também prejudique essa construção do personagem de Russell. Evie se vê envolvida é por Suzanne e o livro pende muito mais para falar dela e do que ela causa em Evie do que sobre o que as garotas sentem por Russell ou do controle deste sobre aquelas garotas. A carga religiosa não é construída diante dos nossos olhos com a força necessária para nos convencer de que “as garotas” ficaram bitoladas pelo Russell a ponto de fazer o que ele mandou que elas fizessem por manipulação ou abuso psicológico. De repente, se lermos o livro esperando encontrar os elementos que levaram aquela juventude a fazer o que Charles Manson os manipulou a fazer, será frustrante, porque o livro não é sobre isso.

Então, por que eu gostei tanto do livro? Apesar de tentarem vender o livro como sendo uma ficção inspirada nos eventos trágicos da família Manson, eu logo me envolvi com a personagem principal e o fascínio dela com Suzanne. E o livro é sobre essa relação. Ponto. Eu achei a história muito bem escrita. A escrita de Emma Cline é muito madura e envolvente. Lembre-se: quem fez a ligação da narrativa de Cline com a família Manson foi quem escreveu aquela “sobrecapa” à parte, fora isto, em nenhum momento aparece tal ligação no livro.

Sou pai de meninas e uma história como essa me envolve facilmente. Como que uma menina de 14 anos se vê seduzida por outra mulher e é arrastada por essa para um mundo tão perigoso e frágil? Emma Cline é muito competente em responder essa pergunta. Quem nos conta a história é a própria Evie e ela vai nos revelando seu mundo e como que é fácil para uma menina, naquele contexto, ser empurrada para uma armadilha tão terrível.

Gostei tanto da escrita de Emma Cline que diria que é um daqueles livros em que a gente termina com vontade de devorar outros do mesmo autor. Enfim, eu tinha tudo para não gostar do livro. E tudo por causa de uma apresentação que pode induzir o leitor a esperar algo que a história não vai entregar. Mas a história de Evie e Suzanne é uma história muito boa. E o pior é que é uma história que ocorre diariamente com milhares de outras garotas mundo afora. Como é comum, infelizmente, que haja tantos jovens seduzidos por vampiros emocionais. Suzanne é um vampiro.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

Gina.Carrilho 11/02/2021

Dúvida
Este é daqueles livros que nos deixam na dúvida sobre o que sentimos, a escrita e a curiosidade estão muito bons, mas a forma como vai do presente para o passado e só nos damos conta porque as personagens mudam e as longas descrições dos cenários tiram um pouco o encanto.

Anaisa 10/02/2021

Faltou um "algo a mais"... levando em consideração que os título é "As garotas", esperava que elas fossem mais bem exploradas, e com mais originalidade. É uma leitura bacana, principalmente por se passar nos anos 60, tratar de temas importantes e pela escrita ser excelente, mas não me cativou, não marcou.

carol 03/02/2021

As garotas
"Eu ficava à espera de que me dissessem o que eu tinha de bom. [...] Todo aquele tempo que eu gastara me preparando, os artigos que me ensinavam que a vida era, na verdade, só uma sala de espera até que alguém reparasse em você - os rapazes haviam gastado esse tempo tornando-se eles mesmos."

Não sei nem como começar a fala sobre esse livro. "As Garotas" é o romance de estreia da Emma Cline e isso já torna o livro todo sensacional.

A narrativa vai alternando entre passado e presente e conta a história da Evie Boyd, uma adolescente entediada e sedenta por atenção que ao avistar um grupo de garotas fica fascinada por uma em específico, Suzanne. Ao longo da trama Evie se aproxima das garotas e descobre que todas fazem parte de um grupo estilo o culto de Charles Manson.

Pra quem conhece a "Família Manson" e a história dos assassinatos, o livro segue a mesma linha, nisso a autora não foi tão inovadora. Porém, o ponto de vista de tudo isso de uma das garotas ao invés do líder em si foi o que me conquistou. Temos a Evie adolescente apaixonada e inconsequente, que deixa de lado suas vontades e questionamentos para conseguir agradar a todos, mas também temos (no presente), uma Evie adulta, que questiona suas escolhas agora com um pouco mais de sensatez, mas que ainda vive com o "e se..." em sua mente.

A escrita é muito boa, a trama é cativante, eu com certeza indico o livro pra quem se interessa pelo tema.

ripplinger 24/01/2021

QUEM E? SEU EU ADOLESCENTE?
Evie Boyd conta a histo?ria de sua adolesce?ncia, de quando tinha 14 anos e oscilava entre sonhos infantis e o desejo pela independe?ncia. Ela vivia uma vida mono?tona ate? conhecer Suzanne e se envolver com uma sociedade que acreditava na vida em comunidade com paz e amor. Russell era o li?der desse rancho, como chamavam o lugar, e todos o tratavam como se fosse um deus. Evie se sentiu atrai?da por aquele pessoal, pois viviam uma vida muito diferente da dela, que tinha tudo. Ela amou sentir que o pessoal a queria la?, gostava da atenc?a?o que a davam e como Russell a fazia sentir especial. A menina se entregou a uma vida de roubos, invasa?o de propriedade privada, sexo e drogas. Tudo com o desejo de ser amada pelo grupo, principalmente pela menina que a havia encantado desde o primeiro sorriso: Suzanne.

As Garotas e? um romance que te deixa perplexa com os acontecimentos. Pensar que a personagem principal tem apenas 14 anos e e? capaz de fazer qualquer coisa apenas por um grupo de amigos e, principalmente, pelo amor de uma garota. Ela se revela durante o livro, comparando sua adolesce?ncia com sua vida atualmente, em que ja? e? adulta e ainda vive as sequelas do tempo vivido no rancho. Evie achava que sua vida seria totalmente diferente por causa daquelas pessoas, mas na verdade a esqueceram com tanta facilidade quanto um amor de vera?o e ela seguiu sua vida com a mesma monotonia de sempre. Apo?s a leitura, fica a pergunta: o que voce? seria capaz de fazer para ser aceita em um grupo? O que voce? faria por amor?

Mariane.Silva 21/01/2021

As garotas
Apesar de o enredo principal tratar de uma história já conhecida, a autora aborda a perspectiva de uma adolescente, com suas angústias, seu sentimento de abandono, as violências e a manipulação que sofre. Me surpreendi.

Emerson Souza 16/01/2021

Acredito que a sinopse tenha me enganado (ou tenha entendido errado). Tinha a impressão de que os eventos que inspiraram a história teriam maior destaque no livro. Não é o que acontece, mas mesmo assim vale a leitura.

Estante Limitada 14/01/2021

Eu amei esse livro, o tempo todo eu fiquei sentindo uma vibe "era uma vez em Hollywood" e sinceramente o final desse livro, seria a único final que ele poderia ter.

Matheus 14/01/2021

Atmosfera pulsante
"As garotas" possui um enredo simples engrandecido por uma narrativa potente e imersiva. O retrato dos anos 60 é vívido, e cria uma atmosfera pulsante em torno dos eventos da trama.

O foco do romance é na psique da protagonista, Evie, cujas memórias se condensam num relato íntimo.

Inspirada pelos assassinatos perpetrados pela "Família" Manson, a autora tenta, através de sua narradora quebrada, preencher algumas das lacunas que ainda gravitam no imaginário popular acerca das chacinas promovidas pelo Charles Manson e seus seguidores.

O mais impressionante, ao fim da leitura, foi constatar que a autora não vivenciou a década de 60, mas construiu uma ambientação tão fidedigna e detalhada que, em alguns momentos, a leitura soava como uma viagem no tempo.

Aya 13/01/2021

As garotas
As garotas é um romance escrito por Emma Cline e baseado na história real da família Manson. Eu já tinha ouvido falar desses indivíduos, mas não me lembrava muito bem do que de fato havia acontecido. Eu gostei muito da leitura, achei fluida e a linguagem de Emma, apesar de simples, traz trechos que causam identificação no leitor. Além de mostrar muito do aspecto psicológico, da submissão e manipulação. A ambientação é boa e os personagens atendem a alguns clichês, mas isso não teria a genialidade da obra. Eu indico a leitura e acho que mesmo lidando com um tema tão obscuro, Emma soube criar uma atmosfera que prende o leitor.

madu 05/01/2021

Uma das obras mais bem escritas que já li em toda a minha vida, o enredo é completamente envolvente e te prende demais! Se você espera que o livro retrate todo o caso da Família Manson, você vai acabar por se decepcionar; apesar de que o próprio nome do livro deixa explícito que o foco serão as garotas. A história é muito detalhada e isso trás a sensação de que a mesma é muito vívida. Emma Cline é uma autora que pretendo acompanhar, pois As Garotas me cativou demais.