As Raparigas

As Raparigas Emma Cline
Emma Cline

Resenhas -

carlistar 16/09/2023

?Todos nós queremos ser vistos.?
?As Garotas? estava a tempo suficiente na minha lista de leitura pra justificar minha animação primária em relação à obra, porém, me surpreendeu positivamente o caminho que foi trilhado por Emma Cline aqui. Reflexões dolorosas e marcantes sobre a descoberta da sexualidade, o comportamento masculino, e principalmente, a mente feminina. Evie se torna incômoda e digna de pena por seus pensamentos e atitudes desesperadas por amor, e isso ocorre por ser uma personagem duramente real. Assistindo a um vídeo qualquer, me deparei com a seguinte frase: ?Não consigo sentir o amor de ninguém enquanto ele me ignora?, e me perguntei se haveria uma frase que melhor descrevesse a obra como esta.

Isa 10/09/2023

O homoerotismo da mulher maluca
Após ler algumas resenhas deste fiquei seriamente reflexiva sobre o estado do pensamento crítico e da interpretação de texto nesse país. muito a melhorar!

Apesar desse ser, superficialmente, um livro inspirado no caso da Família Manson e do caso Tate-LaBianca, o foco central, como o título indica, são ?as garotas?. Pela minha leitura extremamente superficial (não gosto de true crime), a mídia da época tratou as tais garotas como quase que uma unidade, uma prova do carisma de Manson em conquistar uma legião de fanáticas malucas.

O que o livro faz, embora de modo fictício, é dar uma forma não somente às garotas do rancho, mas aos anseios profundos e violentos da transição feminina para a maturidade. Evie Boyd é solitária, entediada, e não vê muito propósito em seus dias, repetindo rituais femininos sem sentido enquanto espera por uma vida mais vibrante. Essa vibração chega na forma de garotas selvagens, seguras de si e com algo magnético em seus movimentos, que imediatamente chamam a atenção de Evie. É aquela fase terrível da vida na qual vc ainda não sabe quem você é e espera encontrar nos outros alguma certeza da sua existência.

Aos poucos, Evie fica cada vez mais obcecada com o grupo, e uma garota, Suzanna, em especial. Evie Boyd I KNOW WHAT YOU ARE!!! sem brincadeira essa querida passa páginas e páginas discorrendo sobre a Suzanna com fervor religioso de uma forma nem um pouco heterossexual. A Emma Cline descreveu bem o dilema ?quero ser ela ou quero que ela seja minha? com um toque macabro e apodrecido. a dicotomia entre as partes ?felizes? do rancho, a sensação de comunidade e propósito; e as partes mais sombrias, revelando que algo sob a superfície ia mal, são um destaque do livro. é comum nos perguntarmos o que leva alguém a entrar ( e a ficar) em uma situação tão insalubre. pra isso, o livro responde ? todos nós queremos ser vistos?. e, às vezes, aquilo que nos vê simplesmente é sinistro.

Thainá 03/09/2023

Nós mulheres obcecadas
Tomei um susto quando fui ler as resenhas e vi a quantidade de notas baixas e a quantidade de pessoas que que gostaram, acho que nao entenderam a proposta. esse livro não é necessariamente sobre seitas, sobre crimes, sobre anos 60. ao meu ver, o livro é sobre obsessão feminina, obsessão com nossa aparência, aparência de outras mulheres, a busca pelo sentimento de pertencimento, por se sentir amada e de amar, se sentir parte de algo, da liberdade.
eu fiquei doida na primeira parte do livro, as reflexões da evie sobre si, sobre meninos, sobre meninas, sobre a família e tudo que tá ao redor dela é algo tão presente na vivência feminina que me assusta. A negligencia dos pais, da amiga, a solidão que ronda ela (e as outras meninas) é extremamente dolorosa. e é nessa linha que vemos como essas meninas foram parar nessa situação (de seitas, movimentos ou qualquer coisa do tipo), como o desejo de se sentir parte de algo é gigantesco e como a solidão é cruel.
não achei o livro arrastado, decepcionante, devagar, repetitivo nem nada do tipo. amei a escrita da emma, o jeito que o livro foi dividido e o passado e o presente.
acho que é um livro pra um tipo bem específico de pessoas, principalmente de mulheres, e nem todos vão sentir e amar ele como deve ser.
Cissa 06/09/2023minha estante
meu deus SIMMMM! é exatamente isso!!!! Infelizmente venderam o livro como uma história sobre a seita e a galera se decepciona, mas é bem maior que isso

Thainá 06/09/2023minha estante
muito, e eu felizmente nem me prendi à seita pq a história e os sentimentos da evie são muito mais interessantes

saasa 27/08/2023

Tinha potencial
eu gostei tanto do começo desse livro e da escrita da autora mas tudo mudou com essa coisa toda de culto. não ficou definido se o livro é sobre a história da evie ou sobre o culto, nada acaba sendo aprofundado. todos os personagens são chatos, principalmente a personagem principal NOSSA que menina burra e chata, literalmente sem personalidade e é uma chata com os pais. teve muitas cenas de abuso sexual que eu não senti que foram tratados bem. eu vi os comentários sobre esse livro falando que tem uma linguagem porca e eu concordo, é impossível ler certas coisas nesse livro e não fazer careta. Aliás não entendi pq contar sobre o presente, apresentado personagens aleatórios que não acrescentam de nada (julian, sasha?), enfim no fim achei que teria uma importância mas estava errada.
eu comecei esse livro com muita esperanças mas no finalzinho da história eu já tava lendo mal e porcamente. não me arrependo de ter lido esse livro mas não recomendaria e não leria de novo.

Ludmilha 06/08/2023

Uma história sem sal
Não curti muito a história, achei sem sentido, entendiante e nojenta. É um livro monótono e não teve um momento de choque durante a leitura. Muitas vezes durante a leitura cogitei abandonar o livro.
A única parte boa foi a forma que ele é escrito, não as palavras usadas, mas a maneira que Emma Cline voltou no tempo da vida da protagonista para contar uma história "de amor".
O livro começa com a protagonista introduzindo sua vida atual e então a perspectiva volta no tempo onde se passou a história, nesse momento o leitor até esquece que não é um fato que está acontecendo, mas que já aconteceu, e isso eu achei muito interessante, nunca li um livro nesse formato, e no final a protagonista volta o foco para a atualidade.
Não recomendo o livro, achei chatinho e a escrita meio nojenta, mas esse foi o primeiro livro de Emma Cline, então passo um pano.
PS.: esse é o tipo de livro que cairia melhor em filme/série do que livro.

nagiulliaxx 27/06/2023

As garotas
Que livro amigos.
Comecei pensando que era um romance e fui surpreendida porque de romântico esse livro não tem nada. Eu achei incrível a construção da protagonista, e como ser uma garota interfere a vida dela. Fiquei surpresa por terem tantas resenhas negativas desse livro, porque eu achei realmente muito bom. Cuidado com os gatilhos por sinal, a escrita é meio enrolada no começo mas conforme você vai lendo vai ficando muito envolvente.
É isso.

Paula 21/05/2023

Abandonei o livro
Muito ruim!!!
Esse livro é muito chato, parei nos 71% ,e simplesmente empaquei, não consigo mas ler ele

É muito chato,a história enrolada demais,desinteresse e horrível desenvolvimento
Os personagens são péssimos desenvolvidos,a história parece q se repete em certas partes

Esperava algo desse livro e só ganhei decepção
Não valei nem sequer um estrela intera

NÃO PERCAM SEUS TEMPO LENDO ISSO!!!!!NÃO VALE A PENA EM NADA!!!!!

Larissa 02/05/2023

?Como era triste perceber que às vezes você não chega lá. Que às vezes você vive uma vida inteira só arranhando a superfície enquanto os anos passam, estéreis.?

Julia.Nalio 13/04/2023

Tinha um potencial muito grande mas não gostei, da voltas e voltas, acaba ficando bem repetitivo e demora muito pra acontecer as coisas, o final acaba sendo previsível? enfim, não gostei

Jacare 09/03/2023

Pior livro do ano
O livro começou chato e terminou parecendo que estava no começo.

Uma escrita tão devagar que parecia que nada estava acontecendo NUNCA.

Normalmente eu abandono o livro assim que começa a ficar chato, mas, por ser inspirado numa história real, eu tive esperança de que ficaria interessante em algum momento.

A autora coloca os fatos de uma maneira tão confusa que nenhum personagem tem profundidade real, nem mesmo a protagonista.

Enfim, dando meia estrela já que não dá pra dar zero.
Aninha 13/03/2023minha estante
a meia estrela só pela cara de pau da autora. amo que esse livro foi do clube de 2021 e vc leu agora

Jacare 13/03/2023minha estante
foi mesmo

Daniele.Nery 16/03/2023minha estante
Esse livro é insuportável, acho que o pior q eu ja li

AndradeFS.Ju 27/02/2023

Para não dizer que sou muito severa, devo elogiar a escrita. A autora escreve muito bem. Dito isso, agora vamos direto ao caso: o conselho tutelar deve ter sido fundado em 1970, porque em 1969 as crianças davam a volta no inferno e os pais não reparavam nada. A filha de 14 anos some por dias, do nada aparece bronzeada e magra pra caramba e a mãe acha que tava na casa da amiga. O que me leva a crer que os pais também usavam drogas. Todo mundo se drogava nesse livro. Devia ser mais difícil comprar pão.
E a podridão final de um livro repleto de negligência, abuso de drogas e alienação, é a pedofilia. Meu Deus, que livro nojento. Não ganha do outro livro nojento que recebeu 0,5 estrela, mas tentou com afinco.
Se o interesse era causar repulsa, parabéns, você conseguiu, moça.
Ludmilha 06/08/2023minha estante
nossa SIM, muito nojento e sem lógica, a guria literalmente sumiu por dias e a relação das garotas com o Russell me deu ânsia de vômito.

Thayna 09/02/2023

Leitura que prende
Gostei muito do livro, e a leitura realmente me prendeu bastante. Porém, achei o fim um tanto monótono. Entendo que ela é uma pessoa de fora de tudo o que aconteceu, mas achei que o livro perde a intensidade nas últimas páginas. Mas, de toda forma, recomendo! É muito bom pra passar o tempo e se distrair.