As Raparigas

As Raparigas Emma Cline
Emma Cline

Resenhas -

Vivian.Rodrigues 14/06/2021

O livro é perfeito do início ao fim. Tudo acontece na medida certa. Desde o início do amor platônico que Evie, - a personagem principal -, nutre por Suzanne, que corresponde com migalhas de afeto, mas que de alguma forma, representam outra realidade para Evie.

Foi muito interessante acompanhar o desenvolvimento da personagem, desde o primeiro encontro ao longe com as garotas aos acontecimentos que eventualmente acontecem no final do livro. O espaço-tempo é contado
de duas formas, uma pela Evie atual, já mais velha e agora adulta e que remexe seu passado, e assim que a perspectiva da protagonista na época do caso, 1969, vem à tona, a narração é feita pela Evie de 14 anos, que passava pelo processo de ser adolescente naquela época.

Uma narrativa em linguagem poética, que gradativamente instiga o leitor para os acontecimentos dos próximos capítulos. Foi uma das leituras mais rápidas e gostosas que já fiz, adorei o livro, sem contar na beleza da edição.

Estante da lyz 11/06/2021

Uma história real e dolorosa...
Confesso que comprei esse livro por impulso,sem saber do que se tratava e me surpreendi, ele Relata um Caso real de Charles Manson, e nos mostra como pessoas são influenciáveis, mesmo sem crianças, é um livro doloroso e eu me vi pensando muitas vezes nas várias meninas que fazem a mesma coisa do que Evie e ficam cegas, mesmo tendo tudo o que precisam dentro de casa...

Stella.Arndt 29/05/2021

Gostei bastante do livro. A leitura foi fácil e consegui concluí-la rapidamente.
Acho que faltaram alguns detalhes para que a história ficasse mais completa. Mas, fora isso curti bastante a escrita da autora.

Bru 23/05/2021

"Continuei olhando por causa das garotas"
As Garotas desenvolve uma narrativa bruta, rude, pesada, desconfortável. Não existem momentos fáceis ou felizes nesse livro, e quem sabe seja isso que o torna tão genial, tão sensível, perturbador e emocionante.

Emma Cline apresenta ao leitor o lado negativo de ser uma adolescente, uma garota, uma presença invisível na vida de pais que só pensam em si mesmos, uma mente manipulável, uma peça solta no mundo, uma menina que ama outra menina. Uma decisão errada, baseada no desejo de ser vista, ser amada, pertencer a algum lugar, e a sua vida pode mudar para sempre, de maneiras horrorosas.

A experiência dessa leitura não pode ser descrita em palavras. Recomendo que todos que queiram ler o livro se atentem aos gatilhos de conteúdo.

bivecchia 23/05/2021

nem fede nem cheira
eu li rapidinho porémmm nao teve nada de interessante no livro, esperava mais, mas nhe eu li

personagem principal xoxa, teve pessimas decisões.

alem de que a historia é baseada num assassinato famoso e o autor nem se deu ao trabalho de inovar ou acrescentar detalhes mais interessantes

mas eu li ne fazer oq

RobertaToussaint 21/05/2021

Grupie love - Lana Del Rey.
A qualidade mais notável deste romance é a capacidade da autora de articular as ansiedades da adolescência em uma linguagem maravilhosamente poética sem mutilar a autenticidade da consciência de um adolescente.
O reflexo melancólico do adulto e a impetuosidade crescente da adolescência são perfeitamente trançados juntos ...

A história que trafega na notoriedade lúgubre dos assassinatos de Manson, As garotas é um extraordinário ato de contenção. É um romance sábio que nunca é ostensivo: uma confissão silenciosa e fervilhante de anseio e terror.

Eu não leio resenhas, sinopses, ou levo em consideração notas, quando quero ler um livro eu, simplesmente, o leio. Minha opinião sempre tem que vim da neutralidade. Essa atitude me favoreceu muito, tenho livros favoritos da vida que tem notas abaixo de 3,5 e resenhas negativas em demasia.

Ellie 19/05/2021

BOA MAS NÃO ME ENCANTOU
O livro inspirado na série de assassinatos de Charlies Manson e sua família, tem muitas similaridades. Mas o livro não foca nos assassinatos do grupo e sim nos sentimentos de Evie e nessa parte sim, o livro me surpreendeu. A forma como a autora descreve minimamente as inseguranças e os problemas infanto- juvenis da personagem é incrível. Por diversas vezes me senti representada na Evie, em relação aos amigos, às pessoas que me cercavam e até aos meus pais. Nesse sentido, a autora mirou e acertou na mosca! Mas algo no livro o tornou meio entediante na história, algumas partes fui me arrastando. O fim também me deixou um pouco confusa.

Aline Maia 14/09/2022minha estante
Também fiquei incomodada com o foco acabar sendo nos sentimentos e adolescência da protagonista

Jess 12/05/2021

As Garotas
As Garotas é um livro intenso.

A história é narrada por Evie, que mostra os detalhes marcantes de sua adolescência: a insegurança que chega junto com a idade, os sentimentos desencadeados pelo ausência dos pais, a busca desesperada pela identidade e por pertencimento.

Essa busca pode trilhar caminhos perigosos, pode confundir a realidade com a ilusão e inventar sentidos inexistentes para situações óbvias.

Emma Cline escreveu esse livro inspirada pelo impacto dos assassinatos cometidos pelo culto de Charles Manson, nos EUA, década de 60.

Evie, em sua turbulenta adolescência e se vendo distante de sua única amiga, é atraída por um grupo de garotas (especialmente Suzanne) que emanam liberdade e autoconfiança. As garotas fazem parte da comunidade de Russell, líder fanático, idolatrado pelo grupo.

A história tem violência física, sexual e psicológica, uso de drogas e gatilhos. Após a leitura, fica a reflexão: alguma vez já nos surpreendemos com algo que, se estivéssemos prestando atenção nos sinais, teríamos facilmente notado? Isso só acontece com adolescentes?

sabrina 12/05/2021

as garotas -
me surpreendi com a escrita maravilhosa de emma cline!

a história não tem foco total nos assassinatos (que só serão comentados sobre bem no final do livro e durante o desenvolvimento apenas alguns flashbacks ) e sim na perspectiva de Evie, uma pré adolescente de 14 anos na década de 60 que avista um grupo de garotas que seriam diferentes e "descoladas" e fica curiosa em conhece-las!

gostaria de ter visto um pouco mais sobre as outras personagens como a "Suzanne" e ate mesmo o "Russel", e por conta disso as vezes se tornava uma leitura cansativa por só termos a perspectiva de Evie, porém é uma leitura diferenciada e interessante por ser baseada no grande culto de assassinatos que realmente aconteceu na década de 60 nos EUA pelo Charles Manson (que seria o "Russel" no livro).

Nicole Longhi 12/05/2021

Achei cansativo
Na trama iremos conhecer Evie Boyd em dois momentos da sua vida: no presente, já adulta e no fim dos anos 60, quando tinha 14 anos. A adulta Evie relembra suas ações enquanto era jovem, e acabou fazendo parte de um culto que pregava um estilo de liberdade não compreendido pela sociedade.
Ela entra nesse novo mundo quando conhece Suzanne, uma garota que é tudo o que Evie quis ser um dia: bonita, decidida e destemida. A vida dela estava perfeita, até que um dia os participantes do culto liderado por Russell resolvem cometer um ato de violência que marcaria para sempre a sociedade e a vida de Evie.
O livro é narrado em duas épocas diferentes: o presente e o passado em que ocorreram os fatos. E é assim que podemos conhecer as duas facetas de Evie, e o quanto aquele acontecimento mudou a sua vida. A autora escreveu um livro baseado no culto de Charlie Manson, que no livro é descrito como Russel e é um charmoso manipulador que acolhe as pessoas prometendo um novo estilo de vida com liberdade diferente do que a imposta pela sociedade.

Resenha Completa em She is a Bookaholic

site: https://www.sheisabookaholic.com/2021/05/resenha-as-garotas-emma-cline.html

Carolina 11/05/2021

Bom e tenso.
Eu estava bem ansiosa pra ler esse livro mas me decepcionei um pouco. A escrita é meio poética e o desenvolvimento é arrastado, só fica "viciante" nas últimas 30 páginas. Entrei numa ressaca literária horrível com ele e demorei dias para terminar um livro que nem é tão grande.

A história é baseada no culto do Charles Manson e o livro todo tem uma vibe de tensão, porque fica citando o futuro e me deixou meio ansiosa. As últimas páginas foram horríveis porque acabei o livro de madrugada e fiquei com muito medo, lembrando que foi algo real.

Apesar de ser arrastado etc, quando eu lia eu gostava da história e a escrita é boa também. Mas não leria de novo porque não me fez muito bem além da ressaca literária.

Vini 02/05/2021

Interessante
A forma como a escritora narra os pensamentos da personagem principal é muito bem feito, realmente ela sabe descrever a cabeça de um adolescente. É inspirado na terrível Família Manson e se apropria de um dos crimes feitos pro essa ceita. É legal, bem ambientado e interessante, mas falta algo... Até porque ela (autora) basicamente descreve o ocorrido e muda só os nomes e pela grandiosidade da proposta poderia ser melhor.
Vale a pena conferir, mas pode conter gatilhos (violência sexual e física).

Paty.Silva 30/04/2021

Não sei o que eu li...
Não sei o que dizer a respeito desta leitura, esse foi mais um dos muitos livros que comprei pelo título e também porque o achei lindo pakas.
No entanto, não entendi o que a autora quis passar com o enredo, talvez não seja um livro para pessoas como eu.
Achei-o vago em certos momentos e um cadin confuso em outros.
Talvez eu deva tentar relê-lo em uma outra ocasião, quem sabe?!...

Ninissa 26/04/2021

Esperava mais, tanto pela forma que a história foi abordada, quanto do ritmo da escrita, não me senti presa pelo livro e me vi tentada a desistir várias vezes.