As Raparigas

As Raparigas Emma Cline
Emma Cline

Resenhas -

mari 19/03/2022

?todo aquele tempo que eu gastara me preparando, os artigos que me ensinavam que a vida era, na verdade, só uma sala de espera até que alguém reparasse em você ? os rapazes haviam gastado esse tempo tornando-se eles mesmos.?

Gabriella 04/03/2022

gostei bastante, sei que muitos leitores acharam arrastado e cansativo mas comigo foi exatamente o contrário. a escrita é impecável e me prendeu demais. apesar de se basear na história real do culto de charles manson e de ter detalhes muito semelhantes ela vai bem alem disso. sla acho que funcionou pra mim

laris 28/02/2022

A escrita é bem cativante e mesmo sem ter grandes acontecimentos na leitura conseguiu me prender. No começo a óbvio inspiração/semelhança do culto com a Família Manson me incomodou um pouco, mas no final fiquei tão fascinada pelo jeito que a autora descrevia os sentimentos da personagem e as situações, que esse "problema" ficou em segundo plano.

tali 19/02/2022

escrita genial, mas expectativas não alcançadas.
achei o início bem arrastado e um pouco confuso, mais depois da metade eu fiquei bem viciada na leitura, só descobri que história é inspirada em um crime real bem depois de iniciar a leitura, mas não foi algo que interferisse na leitura, uma vez que o acontecimento(crime) só é narrado no final, sendo o principal foco do livro as garotas que habitavam o rancho e todo ambiente em que eles vivem. achei a escrita da Emma genial, desde a forma como ela aborda o machismo da sociedade até a construção psicológica da Evie é magnífica. o livro em si possui pontos altos e reviravoltas, gostei, masss tinha uma certa expectativa a respeito dele e acabei não gostando tanto.

Raquel Rodrigues 18/02/2022

Uma ficção inspirada no crime real cometido pela seita do ?famoso? Charles Manson, e apesar de saber que o foco principal do livro não é a seita e nem o crime cometido por eles ? e sim, um foco nas garotas que encontraram nesse grupo algum tipo de ?autoconfiança??, achei a história muito enrolada, não conseguiu me prender.

Bi Faria 13/02/2022

Resenha
Capa fantástica! E foi uma letra intensa, cheia de camadas e que trouxe muitas reflexões sobre vulnerabilidade, abandono, amor, a mulher e seu desenvolvimento em meio a um acontecimento que mudaria a vida para sempre.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e ela me fisgou do início ao fim. Quando me deparei com nuances de culto e o ano de 1969 foi pesquisar, ela se inspirou no caso de Charles Manson (não vou falar muito pois seria spoiler) só que aqui com traços femininos, as mudanças no amadurecimento, pertencer a algo e sem a dimensão do que realmente poderia acontecer.

Evie sempre foi uma menina tímida, a falta de afeto dos pais a moldou no sentido de querer pertencer a algo, que alguém realmente a enxergasse.
Quando a amizade com sua melhor amiga acaba ela não imaginava o que aconteceria ao conhecer Suzanne e as outras garotas, seu fascínio e o que seria ter liberdade de verdade.
Ao chegar ao rancho das garotas seu desmembramento é nítido, ali se cultua o amor, todo aquele ambiente apesar de imundo a abraça sem os bens materiais, cada um com suas tarefas. E na sua cabeça ela acha que vive experiências únicas, com um líder fanático e que todos seguem cegamente.
Com a separação dos pais, a mãe que também quer viver experiências não percebe as mudanças nela, o pai nem a vê com frequência.
Drogas, sexo e Evie cada vez mais abalada por Suzanne, que não é uma boa pessoa. E entre enfrentaram o não pertencimento e correr riscos o final pode ser chocante.
Até onde ir por um líder que não é bom no que sempre quis e que faz com quem o siga chegue ao extremo.

A autora com uma escrita fluida traz uma história dividida em quatro partes entre passado e presente, uma Evie que avalia os acontecimentos, o quanto o extremo mudou sua vida e ao mesmo tempo expectativas de reconhecimento. O que deixa o leitor reflexivo se ela teria feito diferente, se seria uma pessoa diferente no presente.
Leiam e tirem suas conclusões, vale a pena! #explosãodesencalha22

helena 25/01/2022

fui ler esse livro já sabendo q ele não seria perfeito, mas eu gostei de qualquer jeito. achei ele bem raso em relação a algumas coisas, e tenho 100% de certeza de q se ele tivesse aprofundado ainda mais a relação da evie e da suzanne (apesar dela ser tão importante na história) eu teria gostado mais.

concordo com mta gente de q o livro criava uma expectativa para os assassinatos q iriam acontecer e quando chega não tem profundidade nenhuma, além de que o final foi bem apressado, na minha opinião, e as últimas frases foram muito ??????

massss apesar de todos os defeitos eu gostei do livro, amei a vibe virgens suicidas q ele passa, e me fez perceber que eu amei ler sobre um culto (apesar desse não ser o foco principal desse livro, q eh mto mais sobre as mulheres q participavam dele, eu acho). então não se surpreendam se eu começar a ler mais sobre cultos e essas coisas pq eu tô mto interessada agora kkkk

Paula1908 19/01/2022

Esse livro não é sobre o assassinato.
Se você procura um livro sobre o grande assassinato, sobre Charles Manson: esse livro não é para você.

Emma, em seu primeiro livro, aborda uma análise psicológica e sociológica, das garotas da seita. Como a vulnerabilidade é minuciosamente captada por "gurus" como Charles Manson.
O livro é sobre misoginia, manipulação, sexualidade, psicologia.

A procura cansativa por aceitação masculina, a vontade de pertencimento, a falsa liberdade. O livro nos da um soco no estômago e é difícil digerir tudo.

"Guy despertará menos interesse da imprensa, só um homem fazendo o que homens sempre fizeram, mas as garotas foram transformadas em figuras místicas."

Cada palavra extremamente pensada e escrita super detalhada, o ponto alto do livro com certeza é esse. Emma Cline é uma grande escritora.

"Eu ficava à espera de que me dissessem o que eu tinha de bom. E mais tarde me perguntei se não era por isso que no rancho tinha tantas mulheres a mais do que homens. Todo aquele tempo que eu gastara me preparando, os artigos que me ensinavam que a vida era, na verdade, só uma sala de espera até que alguém reparasse em você ? os rapazes haviam gastado esse tempo tornando-se eles mesmos.?

giovana.ro 18/01/2022

Emma Cline é BRILHANTE
?As garotas? conta a história de como Evie - uma garota de 14 anos- se envolve em uma seita, o que aconteceu por lá e o que levou ao trágico evento contado de cara no prólogo, e conta também como ela está atualmente, mas não é só isso.

A autora disseca perfeitamente a juventude feminina, a insegurança, o desejo por aprovação, o desespero por ser amada e notada e etc

A escrita dela é sensacional, incrível, impecável, maravilhosa, juro nunca vi nada igual!!! Muitos trechos incríveis! (que fique claro que em alguns momentos é uma leitura densa)

!!!! AVISO DE GATILHOS CONTIDOS NO LIVRO !!!!!
Assédio Sexual; Estupro; Assassinato; Invasão Domiciliar;

Fernanda309 17/01/2022

Não sei porque insisti
A leitura desde o começo me pareceu tediante. Não há sequer uma parte interessante ou digna de surpresa. Mas segui firme acreditando que teria um desfecho legal, o que também não teve. A única coisa que gostei no livro foi a forma da autora de descrever certos sentimentos adolescentes e fatos de forma bem característica, todo o resto me decepcionou.

Books_da_evelyn 09/01/2022

Meu Deus
O livro “As garotas” de Emma Cline nos apresenta a vida de uma adolescente de quatorze anos que vive no final da década de 60. Evie Boyd é uma menina que está descobrindo sua sexualidade e questionando tudo a sua volta. No meio disso, os seus pais estão se separando e sua melhor amiga está lhe passando para trás, porém, ela estava fingindo indiferença com os acontecimentos da sua vida até ver a Suzane, a menina que mexeu com o seu coração, porém como o destino não falha a Evie teve duas novas oportunidades de ficar perto da Su e foi assim que tudo foi ladeira abaixo.

Suzane tem dezenove anos e faz parte de uma seita que tem um idealismo que não teria como funcionar nunca. Russel é o responsável por tudo e como no livro descrever o homem com idade para ser pai da Evie tem uma lábia ótima para conseguir tudo o que necessita para o rancho vulgo lixão onde eles moram.

Quando eu terminei de ler o livro, eu descobri que ele é baseado em uma das maiores chacinas que ocorreu na década de 60 na Florida e fique bem chocada.

O livro trabalha muito o psicológico da protagonista que no meu ver uma psicóloga/terapeuta teria ajudado muito ou até mesmo os pais dela prestar mais atenção na menina e não deixar ela largada o livro todo fazendo o que ela quisesse.

A leitura é rápida e fluida devido à curiosidade para saber quem morreu e quem matou e o porquê disso, porém, eu não gostei de muitas coisas como a relação sexual que ela mantém com o Russel e todo mundo acha normal e entre outras coisas que acontecem que não me agradaram durante a leitura.

Su poderia até gostar dela de alguma forma, porém nunca mereceu o amor da Evie. Quando somos adolescentes pensamos que somos adultos e sabemos de tudo, mas, na verdade, não sabemos e nessa fase somos facilmente manipulados por qualquer pessoa que nos faça sentir um pouco mais especial do que de costume.

site: https://www.instagram.com/p/CTSxdoKBSf6/

LALA LITERARIOS 31/12/2021

Leitura péssima, personagem principal sem graça nenhuma, não consegui gostar na verdade de ninguém aff, eles fazem tanta coisa que vai muito além daquilo que eu acredito, eu não me agradei em nada!

Ellagm 23/12/2021

Cadê o GRANDE ACONTECIMENTO?
O livro cria uma grande expectativa para o acontecimento, deixando o leitor ansioso com o desfecho de tudo e então...nada.
Você espera algo realmente grande, inovador e com um plot surpreendente, mas no final o relato de tudo se torna algo rápido e cru; sendo tão comum e repetitiva como o passar das estações do ano.
Embora seja baseado em fatos reais ao relatar o acontecido, espera-se que seja realmente marcante para a personagem, já que se cria toda uma tensão desde o início do livro sobre o relato.
Tendo um jeito único de abordar a experiência do desejo de pertencer a um lugar, esse é um dos poucos momentos que gostei realmente do livro.