As Raparigas

Emma Cline

Resenhas -

sgniwmin 28/11/2021

acho q me decepcionei
não foi muito bem o que eu esperava, porque, lendo a sinopse, eu achei que ia focar mais na história da familia manson, de uma forma mais romantizada, do que na visão de uma pessoa meio que "de fora" da situação em si, sabe?
não que o livro tenha sido ruim, na verdade, muitas partes dele foram muito interessantes e me fizeram querer continuar a ler cada vez mais, porém, por outro lado, tiveram também partes extremamente broxantes, que me fizeram abandoná-lo e voltar pra ele várias vezes.
não sei, acho que pela quebra de expectativa o livro não foi assim tão bom quanto eu esperava, mas é sim um bom romance, é íncrivel a representação lésbica de uma protagonista dessa sexualidade no livro e todo o resto que o compõe mas, eu sla, acho que fui com muita sede ao pote mesmo.

@estantecalore 10/11/2021

Pretendo ler de novo futuramente pq eu não entendi o início e no final parecia que eu tava no começo.

carolzinha41 09/11/2021

Não alcançou minhas expectativas
Achei a leitura bem fácil, foi até legal de ler mas estava esperando um drama psicológico, crises existenciais, reflexões profundas sobre a vida dela fora do rancho; porém é mais uma narração desde quando ela conhece Suzanne até o crime.

@renatavarelaescreve 25/10/2021

Eu já conhecia a história do Charles Manson, então peguei as referências do livro, o que foi ótimo. Adoro saber das histórias por trás desses eventos históricos/trágicos, e mesmo sendo imaginado, foi interessante. A Leitura pode ficar um pouco ?arrastada? para quem gosta de agilidade e vários acontecimentos; pra mim não foi problema.

Aline Maia 14/09/2022minha estante
Fiquei chocada que tem gente achando que é uma história de amor entre a Evie e a Suzanne

néctar pérola 14/09/2022minha estante
simmm!!!! absurdo.

Aline.Rodrigues 07/10/2021

Esperava mais desse livro devo confessar
Esse é o livro de estreia da autora Emma Cline e confesso que esperava bem mais da autora,porque lendo a sinopse dar pra perceber claramente que a autora se inspirou nos crimes de Charles Manson pra escrever o romance.
Bom a escrita da autora não é de todo ruim.Aqui temos a protagonista Evie,uma adolescente típica de 14 anos,que como a maioria das adolescentes de qualquer época tem suas inseguranças e dúvidas.
A relação dela com seus pais é péssimas,a mãe é extremamente inresponsavel e o pai desinteressado da menina.Ela tem uma melhor amiga,porém um dia acaba brigando com ela e aí ela vê pela primeira vez as garotas.
Evie é totalmente insegura e ao ver aquelas garotas tão diferentes,exóticas,livres e desocupadas ela deseja ser como elas,por causa desse desejo ela tenta se aproximar dela,mas principalmente por causa de Suzanne.
Evie vai parar junto com as meninas em uma comunidade tipo Woodstock ou Jeanstonw ( do Jim Jones )só que extremamente suja ( e coloque sujeira nisso aí,eca) e com pessoas muito estranhas ali ( vendo tanta sujeira naquele lugar eu teria pulado fora na hora )
A princípio ela se incomoda com tanta porquice,mas o seu desejo é tanto de agradar Suzanne que ela acaba aceitando as circunstâncias do lugar.
Ela conhece Russel ( que seria o Charles Manson) o líder da seita e acaba se encantando com ele assim,como as meninas eram fanáticas por ele.
A história do livro é legal,porém achei que a autora enrolou muito até chegar no grande clímax da história.
Os flashback de Evie no presente,adulta não ajudou e não trouxe de significante a história.
O final é bom.Mas parece que ela deu mil voltas pra chegar a um desfecho que claramente uma leitora de thue crime como eu conheço.
Claramente a história é inspirada no culto de Charles Manson,com um toque aqui e outro lá diferente.
No fim terminei a leitura esperando algo mais,um diferencial,uma originalidade,uma audácia ou algo assim.
Talvez eu esteje sendo rigorosa demais com autora, porém realmente era isso que eu esperava.
Pra um romance de estréia eu gostei,tirando esse ponto de vista,e com certeza lerei outros livros dessa autora,que tem um bom potencial.
Senhorita_morland 12/10/2021minha estante
Mas o legal dos flashbacks é mostrar como ser mulher é confuso e torturante em qualquer faixa etária. Acredito ter sido esse o intuito da Autora. Mas entendo seu ponto, ela de fato rodeia muito o clímax

Aline.Rodrigues 15/10/2021minha estante
Sim Talvez tenha pegado pesado na crítica a autora.Mas eu esperava mais do flashback também.
Achei que ela fosse tentar salvar a Sasha ou algo assim,mas também deu em nada,foi outra decepção.

Cami 03/10/2021

Um livro que retrata a juventude feminina, relacionamentos superficiais, amizade tóxica, problemas com os pais, seitas e alguns assassinatos.

Que livro intenso.
A premissa é incrível, acho que autora teve algumas falhas, mas no geral foi um livro tão bom.
Os capítulos são bem grandes, mas como a escrita da autora é ótima, foi uma leitura bem fluída.
Achei o final corrido, a história nos prepara o livro todo pra aquele momento e quando chega dura meia página, decepcionante.
O livro basicamente narra o cotidiano de uma adolescente, então em algumas momentos a história se torna repetitiva, mas em momento algum eu achei chato, o que foi surpreendente.
A relação da Evie e Suzanne é o ponto mais importante da história e também o ponto mais legal de todo o livro.
Eu gostei bastante, mas é só um livro bom sabe, não tem nada demais.
A ideia é genial, mas faltou alguma coisa pra ser perfeito.

Isabela 29/09/2021

gostei e não gostei
Desde o início do livro você espera o acontecimento X acontecer, e quando acontece, a narrativa é corrida e simples, não deve durar nem uma página vice-versa. Você espera muito para absolutamente nada.

Como vi alguém falando aqui, é uma leitura chata. É apenas o cotidiano de uma garota de 14 anos que tem problemas com a mãe, uma relação superficial com a melhor amiga, um relacionamento fraco com o pai, e que se envolve com um grupo de pessoas ruins.

Por não ser meu estilo de leitura, não gostei muito. Mas ao mesmo tempo eu gostei também hahaha. Eu indicaria, mas avisaria que a leitura é chata e a pessoa precisaria fazer um esforço para continuar.

Contém gatilhos como pedofilia, drogas....

P.S.: A história é inspirada em um caso real (Assassinatos perpetrados pela ?Família Manson?, do culto de Charles Manson) e eu adorei saber disso.

Josi 28/09/2021

Ótima leitura
Comecei o livro com as expectativas baixa. Não é um livro muito famoso e eu tinha pago bem barato por ele, principalmente por ser de capa dura. As avaliações no Skoob dele tbm n eram muito boas. Mas eu me surpreendi muito com a história.
No começo parece q n vai ser nada de mais, mas vc acaba se envolvendo com a história e com a protagonista. N vá ler achando que vai ter uma reviravolta, algo chocante e inesperado como eu vi q algumas pessoas esperavam. O livro n é sobre isso. Ele vai contar o cotidiano de uma adolescente normal, que se envolveu em situações erradas. Uma adolescente descobrindo sua sexualidade, com problemas na família e amizade, que se sente sozinha e começa a buscar apoio e amor em pessoas erradas.
Gostei como o livro explora os sentimentos dela. Talvez por contar o dia a dia dela, a leitura pode ficar mais lenta, mas o livro n deixa de ser desinteressante.
Uma das poucas coisas que me incomodou foi o livro dizer que ninguém sabia que ela estava de alguma forma envolvida naquilo, pois existiam sim maneiras de saberem sobre ela.
Porém, o livro é ótimo. Recomendo demais e é bem baratinho.

Carol 24/09/2021

Podia ser melhor
Acho que a premissa é muito boa, também gosto da forma como a personagem principal é construída, como ela se desenvolve, seus comentários sobre a carência, tanto nela como nas outras pessoas. Mas a leitura se torna um pouco cansativa no meio, talvez o livro é mais longo do que deveria.
A parte final é a melhor, não só pelo acontecimento esperado como também pelo desenvolvimento nas próximas páginas, os sentimentos da personagem.
No geral o livro é bom, a forma como a história é contada, os personagens, mas falta algo pra execução da ideia da autora ser realmente memorável.

MaLu 28/08/2021

Mediano
Eu não "desgostei" do livro, a história é interessante, nunca tinha lido um livro com essa temática que não fosse uma biografia, confesso que ao terminar a leitura fiquei com vontade de pesquisar mais sobre o "caso". Tiveram muitos pontos que me incomodaram com a alternância entre passado e presente e previsibilidade da história, desde o início sabíamos o que ia acontecer, então tive muitas surpresas e nem expectativas.

Luanrsilva 13/08/2021

Sobre As Garotas
As garotas é um livro que traz um relato de uma personagem ( Evie) uma adolescente de 14 anos que vive na Califórnia, conhecemos a personagem em dois momentos da sua vida, ela adulta que lembra de seu passado e vai relatar sobre seu passado onde viveu sobre grandes escolhas. A história em si acaba sendo intensa, trazendo uma perspectiva diferente de uma das histórias mais comentadas até hoje, que foi sobre a seita de Charles Manson. Mas neste caso a gente vai conhecer sobre a seita apenas indiretamente, pois As garotas e um livro de descobertas tanto sobre sentimentos, sobre experiências e sobre as garotas de tal seita. Porém peço que leiam esta história apenas caso tenham maturidade para leitura, pois o livro aborda de assuntos muito perigosos e pode ser gatilhos meio pesados desde sexo, drogas,estupro.

Mas aproveitem para ver sobre uma resenha mais completa lá no link e me seguir nas outras redes sociais

site: https://letreieponto.blogspot.com/2021/08/as-garotas-emma-cline.html

Quecia Fonseca 12/08/2021

Um livro forte e cru.
Comecei a ler esse livro sem esperar nada (inclusive esperava que ele seria ruim, devido as notas baixas aqui no Skoob), mas me surpreendi demais.
A escrita da autora é MUITO boa, ela entrega capítulos rápidos e fluídos, além de intercalar entre passado e presente.
O que mais me surpreendeu aqui é a facilidade que uma pessoa tem de literalmente manipular quantas pessoas quiser com uma facilidade enorme. Além disso, o livro trata o machismo de uma forma mais sutil, o que nos faz perceber o quanto ele é intrincado no mundo em que vivemos.
Por fim, a forma como a personagem principal expõe o que aconteceu e os pensamentos que ela teve é muito cru e verdadeiro, o que me deixou pensativa por um tempo.
De qualquer forma, esse livro foi uma surpresa incrível para mim, não esperava que ele fosse me trazer questões para refletir após a leitura.
ste 15/09/2021minha estante
qual a classificação de idade que você daria para este livro? (+14, +16, +18..)

Quecia Fonseca 17/09/2021minha estante
Acho que +18

Laura Regina - @IndicaLaura 24/07/2021

"Mesmo no fim, as garotas são as mais fortes."
Entre 1969 e hoje, Evie precisa lidar com suas escolhas - principalmente aquela de viver com a “família Russel” no rancho.

Um livro de difícil digestão, é minha primeira sensação - porque acompanhamos o desenrolar da vida de Evie, desde seu tédio de classe média e sua invisilibilidade de adolescente com pais separados até seu entendimento de que conheceu os responsável por uma barbaridade.

E acompanhamos isto através dos olhos de inocência de Evie: olhos que queriam ser amada e aceita, de alguém que queria atenção e respeito e só conseguiu um passado cheio de resolução e pesar. O quanto nós estamos próximos de Evie? Evie não pode(ria) ser nós?

Ao mesmo tempo, o texto é viciante pois a escrita de Cline é fluida, cheia de pensamentos misturados a ações, como se nós estivéssemos no diário de Evie, na sua profunda reflexão sobre aquilo tudo. Mesclando o presente e o passado, tentamos visualizar e entender como uma vida pode se (des)enrolar.

Mas de uma coisa nós e ela temos certeza: mesmo no fim, as garotas são as mais fortes.

Mais indicações no Instagram Indica, Laura!

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br