Belinda & Em

Belinda & Em Cammie McGovern

Resenhas - Belinda & Em

Neliz 05/04/2021

Gostei muito!
O livro me levou pra uma história que era totalmente diferente do que eu esperava. De início é agonizante o sentimento de querer ter feito ou querer fazer algo pela Belinda.

É muito interessante a maneira que ele aborda as questões das pessoas com deficiência e a diferença entre elas.

Achei incrível ver a Belinda superar vários medos, e aprender várias coisas novas, tentar novas relações? O livro inteiro só esperava pra que desse tudo certo pra ela.

Quanto a Em, queria que ela tivesse crescido um pouco mais com relação aos seus ciclos de amizade e seus aprendizados com as situações, ela parecia apenas uma daquelas pessoas que faz/fala primeiro e pensa depois sabe?

Gostei muito da história, muito divertida em algumas partes e ao mesmo tempo desconcertante em outras?
O principal segue a frase ?A pior coisa que você pode fazer é não fazer nada?

Renata Floro 25/07/2021

Apenas leiam esse livro!
Esse é um livro narrado do ponto de vista da Em e da Belinda e isso é super legal porque vamos entendendo ao longo da história o que se passa na cabeça de cada uma delas.

A Em é uma personagem muito cativante, assim como o Lucas também, os diálogos dos dois são bem intrigantes e intensos, mas, nada se compara a entrar no mundo da Belinda, tendo a visão de mundo dela, que é o mais incrível! A Belinda tem uma deficiência, que o livro não nos diz detalhadamente qual é e ela é uma pessoa incrível, sério, só pela Belinda vale a pena ler esse livro, mas a história toda e a mensagem que ela passa é ainda melhor!

Aprendi muito com esse livro, é uma leitura que se inicia com um julgamento de "Porque eles não ajudaram a moça quando viram o que estava acontecendo?", mas que ao mesmo tempo me fez refletir "será mesmo, que sobre surpresa, tensão e medo eu conseguiria reagir?".

Só reforço: leiam esse livro e aprendam com ele o mesmo ou ainda mais do que aprendi sobre empatia, amizade, amor, apoio, respeito, integração, aceitação e superação.

Evelyn Soares 26/01/2021

Passei a maior parte da leitura querendo dar um abraço apertado na Belinda e parabeniza-la por ser tão corajosa apesar de todas as dificuldades pelas quais ela passou. É impossível não ser sensível às suas dificuldades e superações. Que bom que ela tinha o Anthony sempre disposto a abraça-la mesmo quando ela não tinha certeza de que queria. Rs

Já Emily e o Lucas são personagens que realmente precisavam de uma “sacudida”. A impressão que eu tive foi de que eles deixaram de agir não só no momento em que era mais necessário, mas também com relação a qualquer coisa na vida e simplesmente seguiam fazendo somente o que era “esperado” deles.
Com o Lucas o problema era menor, já que ele mesmo reconhece que as pessoas com quem andava não eram seus amigos de verdade e não eram boas pessoas. Já a Emily...as cenas de interação com os “amigos” dela me deixavam muito frustrada, por claramente não mostrar uma relação de amizade sincera, mas ainda assim ela sempre dar muita importância pro que eles pensavam.

Enfim, é um livro muito necessário. Desses que talvez devessem ser indicados como paradidáticos nas escolas pra incentivar o diálogo a respeito de vários temas importantes que deviam ser mais discutidos.

Aline Araujo 04/03/2021

Bonitinho
É um livro young adult, com uma linguagem simples e uma trama adolescente. O que me chamou atenção foi a frase na capa: ?a pior coisa que você pode fazer é não fazer nada?. A história se desenvolve em torno da culpa que dois adolescentes sentem ao não fazer nada quando uma colega da escola é vítima de violência. O tempo que eles passam prestando serviço comunitário serve para aumentar a vontade de ajudar Belinda de alguma forma. É bonitinho ver como eles tentam fazer algo que possa deixar ela feliz, é um assunto delicado, mas não abordado de forma muito clara ao longo do livro.
Mariah 05/03/2021minha estante
kkkkk nota: bonitinho/10 kkk amei o conceito da categoria parece ate o "livros 'hm kkk bjs' daquela booktuber la"

Mariah 05/03/2021minha estante
rankeando todos os livros lidos em 2020 :) - helena sanchez

Aline Araujo 05/03/2021minha estante
Kkkk bonitinho porque eu esperava mais, mas é bonitinho

thaissdl 02/06/2021

livros bem gostosinho de ler, com romance clichê e traz muitas reflexões para a gente, perfeito

lucidez 29/01/2021

Belinda
ler isso deixou meu coração quentinho
assuntos tão delicados tratados tão bem

André 05/06/2021

Um amorzinho ??
Aquele livro que te ensina o valor de amar o próximo e ajudar independente de como a pessoa é, Em & Lucas nos ajudam com isso, todos erramos mas podemos aprender com os erros e fazer totalmente diferente na próxima oportunidade!
Leiam que não irão se arrepender :)

Driely Meira 11/09/2017

Diferente!
Emily é a copresidente da Coalizão para Ação Jovem de sua escola, e, junto a seu melhor amigo, Richard, está sempre fazendo campanhas para conscientização de várias coisas, principalmente para defender os direitos das minorias. Porém, quando vê uma garota deficiente sendo atacada debaixo das arquibancadas durante um jogo de futebol americano, ela congela e não consegue ajuda-la. Mas Emily vê que Lucas Kessler, um dos jogadores, também estava perto, e imagina que ele irá buscar por ajuda. Ele também não faz nada.

Como “castigo” por terem presenciado um ato de violência e não terem feito nada, Emily e Lucas são obrigados a prestar trabalho voluntário num centro que oferece aulas de diversas coisas para pessoas com deficiência. Todas as semanas eles ajudam numa aula chamada Limites e Relacionamentos, que trabalha a questão da convivência e relacionamento entre adultos que possuem alguma deficiência, e aos poucos, eles vão percebendo que, se quiserem se redimir pelo o que NÃO fizeram por Belinda, precisarão fazer muito mais.

Uma das coisas mais legais a respeito deste livro é que ele não só é narrado pela Emily, como também pela Belinda, o que nos dá uma visão muito clara de sua inocência e da maneira como vê o mundo. Ela já tem 22 anos, mas ainda está em seu último ano do ensino médio, e é completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito (mas só a versão com Colin Firth), e sonha com o dia em que algum garoto a chamará para valsar como acontece no filme. Belinda vive com a mãe e a avó, que sempre tentam protege-la, adora atuar e separar as correspondências de seus professores (seu “emprego”), mas desde o acontecido, ela só consegue assistir seu filme favorito.

Eu não sabia bem o que esperar deste livro, e, à medida em que fui lendo, fui me surpreendendo cada vez mais. Achei interessante a maneira como Emily se culpa por não ter ajudado, mas, ao mesmo tempo, prefere manter a aparência de boa moça e coloca toda a culpa em Lucas. Ele também é um personagem interessante; é o típico esportista popular que precisa de uma bolsa para entrar na universidade, tem uma namorada bonita e faz parte da turma dos populares...só que ele não gosta muito deles. De início eles mal se falam, afinal, ambos foram testemunhas de um crime, contudo, ao longo da história vão se tornando amigos, até que decidem fazer algo a mais por Belinda e pela turma do Limites e Relacionamentos... e por eles mesmos.

Passamos três anos lutando exatamente contra essa mentalidade em nosso apático corpo estudantil. Como eu poderia contar a eles que eu representava o pior daquilo? – página 85

Gostei bastante de Belinda & Em (apesar de não ter curtido muito o título traduzido), mesmo que às vezes, eu me esquecesse que Belinda possuía uma deficiência intelectual e que, por isso, agia da maneira como agia, e eu acabasse me irritando um pouco com ela e com as pessoas ao seu redor. E com Emily também, por se importar tanto com as aparências e acreditar tanto nos estereótipos que julgou Lucas erroneamente quando o conheceu. Só achei que o romance ofuscou um pouco o foco principal do livro, mas, tirando isso, foi quase perfeito!

Devia conhece-los de verdade, para que eles o conheçam também e vejam o que eu vejo: como ele é surpreendente, incrível e doce. – página 266

Belinda & Em foi um livro diferente de tudo o que eu já li e, apesar de girar em torno de um acontecimento triste que poderia ter sido evitado (não só pelos personagens principais, como também por outras pessoas), foi uma história que me agradou e que me deixou feliz no final. É incrível o quanto um livro pode ensinar seus leitores, não é mesmo? Agora que terminei esta história, sinto como se pudesse ver os deficientes de uma maneira diferente, mais humana, e ver a maneira como os amigos de Belinda (todos das classes “especiais”) eram tratados pelos professores e pelos demais alunos me deixou ainda mais tocada com a história. Gostei muito da escrita da autora, que é leve, rápida e muito envolvente. Só fiquei um pouco decepcionada porque achei que iria encontrar uma cena que me emocionasse pra valer, e isso não aconteceu em nenhum momento :/

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Fer Kaczynski 13/11/2017

Nesta história conheceremos Belinda, que é uma garota de 21 anos de idade, que está no último ano do ensino médio e sofre de uma doença mental não especificada. Emily, é uma garota de 17 anos, também no último ano do ensino médio, que se orgulha muito de ser uma garota inteligente e ser voluntária de vários grupos de apoio a pessoas necessitadas.

Belinda sofre uma tentativa de violência sexual, presenciada por Em e Lucas, nenhum denunciando por acharem que o outro já o tinha feito

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/11/resenha-belinda-e-em-cammie-mcgovern.html

Diane Ramos 14/11/2017

Belinda & Em (Cammie McGovern)
Desde que soube do lançamento de Belinda & Em fiquei bastante entusiasmada para realizar a leitura, pois, já tinha lido excelentes comentários sobre a capacidade que Cammie McGovern tem de emocionar e tocar o coração de seus leitores. McGovern também é autora de Amy & Matthew, livro que fez bastante sucesso aqui no Brasil.
O livro traz a história de Emily, uma jovem que sempre foi o tipo de garota que se orgulha da capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias, ciente da importância de ser politicamente ativa. Acostumada ao duro, e nem sempre reconhecido, trabalho nos bastidores - fazer cópias, distribuir petições -, está contente com suas realizações, como convencer funcionários do refeitório a usar materiais recicláveis.
Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensando na última, distraída em meio a um importante jogo de futebol da escola, que algo impensável acontece: ela testemunha uma aluna com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas... E não faz nada!
Quando a direção da escola descobre o que aconteceu, Emily e Lucas, um dos jogadores e, aparentemente, outra passiva testemunha do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. A ideia é que, se forem capazes de se relacionar com eles, passarão a se identificar com seus problemas, a defendê-los.
Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real. Como se fossem capazes de mudar o que aconteceu naquela noite. Mas será que eles podem realmente mudar as coisas para Belinda?

Belinda & Em é narrado em primeira pessoa intercalando os pontos de vista entre Belinda e Emily, fazendo com que o leitor sinta na pele todos os acontecimentos traumáticos de Belinda e o arrependimento, frustração e covardia de Emily. Cammie McGovern é dona de uma escrita maravilhosa, onde ela nos ensina muito sobre preconceito e aparências numa narrativa totalmente doce, leve e envolvente. Belinda & Em me surpreendeu e me emocionou de inúmeras formas, mas, principalmente, quando a autora mostrava a forma com que os alunos “normais” e até mesmo os professores tratavam os alunos especiais. Belinda e seus colegas viviam quase que excluídos do restante da escola e sendo menosprezados de tal maneira que Belinda nem podia participar das peças de teatros, sendo que tinha talento para isso... Todas essas exclusões me tocou muito e fiquei pensando em quantas pessoas podem estar passando por isso nesse exato momento.
Os três personagens principais, Belinda, Emily e Lucas, foram muito bem construídos. Achei interessante que os três vão se entrelaçando aos poucos, ganhando confiança um do outro, só para depois abrirem seus sentimentos, e é muito gostoso acompanhar essa evolução. Lucas e Em estão realmente arrependidos e dispostos a mudar a visão de Belinda tem sobre eles. Belinda, por sua vez, vai contando aos poucos como ela se sente em relação a todo o ocorrido. Chega a ser maravilhoso e inspirador ver os personagens se relacionando, se importando, entendendo a si próprio, lidando com os problemas. E, Belinda, mesmo com todos os seus medos e ataques de pânico, é um grande exemplo de força, de garra e é, sem duvida, uma das personagens mais corajosas que já conheci.
Ao meu ver, a principal mensagem contida na obra é sobre empatia. Infelizmente, a sociedade tem um mau habito de julgar as pessoas sem nem ao menos conhecê-las ou até de sentir pena antes de se colocar no lugar do outro, o que não ajuda em nada. Outro fato que a autora frisa muito bem é a forma que pessoas deficientes são tratadas na sociedade, chega a ser extremamente triste e tocante o jeito que essas pessoas são deixadas de lado.
Enfim, Belinda & Em é um livro lindo, inspirador, tocante e que ainda nos faz refletir bastante. Seja através da força e doçura de Belinda, ou do arrependimento de Em, a certeza que tenho é que Belinda & Em foi um dos melhores livros que li em 2017!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Eli @leituraentreamigas 14/03/2018

Uma das protagonistas mais fofas! Belinda :)
Sabe quando você imagina uma história para um livro e quando começa a lê-lo percebe que é totalmente diferente do que você imaginou? Belinda & Em foi esse livro, mas isso não quer dizer que a leitura tenha sido ruim, muito pelo contrário, eu me envolvi com a história e amei cada página, mas principalmente me apeguei a uma das protagonistas mais fofas que já tive o prazer de conhecer! A Belinda é uma garota especial, cheia de personalidade e um carisma que conquista o leitor!

No livro Belinda & Em encontramos a história de duas protagonistas que irão se conhecer em uma situação triste, e que fará o leitor se questionar em vários momentos, o porquê de algumas atitudes de certos personagens, mas vou falar um pouco sobre o que aconteceu para chegar em tal situação. Emily é uma estudante que não é popular na escola, mas junto com os amigos participa de projetos que defendem os direitos dos alunos, e do outro lado conhecemos Lucas, jogador do time de futebol da escola que anda com os mais populares, apesar de não se encaixar ao lado deles.

Mas a personagem que mais nos cativa a partir do momento em que a conhecemos é a Belinda, uma adolescente especial que possui algumas dificuldades em aprendizagem e visão, mas isso não a impede de ser uma fã de carteirinha do apaixonante Mr. Darcy, isso mesmo, nossa protagonista é obcecada pelo filme Orgulho e Preconceito, e devo confessar que o amor da Belinda pelo Darcy é o que deixa o livro mais engraçado e envolvente, a forma também dela expressar os seus sentimentos e suas emoções vai nos conquistando aos poucos e nos faz perceber o quanto as pessoas especiais possuem o seu próprio jeito de ser que merece ser observado e respeitado.

Entretanto nem tudo na vida de Belinda é ilusões com o Mr. Darcy, a vida real é bem mais complicada do que se imagina, pois nossa protagonista irá passar por um pesadelo, ao se deparar em um situação lamentável no ginásio da escola, onde a mesma será exposta a certas atitudes abusivas por alguns alunos do colégio, e o pior é que ninguém irá ajudá-la naquele momento, porém haverá testemunhas, que serão ninguém menos que Emily, e Lucas. Mas por que os dois não ajudaram Belinda? Por que não interviram de algum modo no que estava acontecendo?

A falta de auxílio para com a colega de escola trará consequências para Emily e Lucas, pois os dois por não terem ajudado Belinda terão que realizar serviço comunitário em um centro que possui pessoas com deficiências, assim como a da Belinda, e de vários outros tipos também. Mas o que era para ser um serviço feito por ''castigo'' da escola, acaba se tornando algo totalmente inesperado para os jovens, pois conhecer essas pessoas fará com certeza a diferença na vida de cada um deles. Enquanto isso percebemos em Emily e Lucas o desejo de se aproximar cada vez mais de Belinda, e tentarem de algum modo se redimir pelo que deixaram de fazer por ela. O que será que eles irão realizar? Será que conseguiram se aproximar de Belinda?

Nunca li nada da Cammie Mc. Govern, quando comecei a ler esse livro, sabia apenas que a autora também tinha inscrito um livro bastante famoso chamado Amy & Matthew, e já fiquei bem interessada em lê-lo depois que terminei Belinda & Em. A narrativa da autora me surpreendeu bastante pois não esperava uma leitura despretensiosa e envolvente, com protagonistas fascinantes, e de fácil entendimento. Além de tudo o livro nos traz ensinamentos, e nos faz entender um pouco mais sobre essas pessoas especiais, que também merecem ter a nossa atenção, e compreensão. Ela nos mostra que podemos ser melhores a cada dia, respeitando-as e ajudando-as a se relacionar com o próximo de uma maneira divertida e sem julgamentos.

Uma leitura que recomendo para todos, Belinda & Em foi um livro que ficou bastante tempo em meus pensamentos, e que me mostrou que sempre podemos ser melhores como seres humanos, e que pessoas com deficiências merecem todo o nosso amor e respeito, e que não custa nada realizar sempre por elas um gesto de carinho, ouvi-las com dedicação, e por que não de algum modo ajudá-los a realizar o seu grande sonho? Pois assim é Belinda & Em um livro que veio para mostrar o melhor que podemos ser! Mas o final com certeza merecia algumas páginas a mais, senti falta disso, principalmente para saber mais sobre um certo romance que estava apenas começando!

site: + resenhas: http://www.leituraentreamigas.com.br/
Mayra 14/03/2018minha estante
Olá te mandei uma mensagem

Maygeek7 22/03/2018minha estante
Leia também Amy e Matthew é muito bom o livro. Estou já no final de Belinda e Em, e essa história é uma lição pra vida. Amando o livro! Gostei da sua resenha!

Caverna 02/04/2018

Emily é uma garota solidária que gosta bastante de conversar, mas quando se trata de amizades, ela reconhece ter tido sorte em conhecer Richard e desde então entrado no seu círculo de amizades. Antes disso, ela era bem solitária, por mais que sempre se esforçasse para participar dos grupos. Agora, junto de seu melhor amigo, eles organizavam campanhas de conscientização e também de ajuda ao próximo, mas quando Belinda precisou agir e colocar em prática tudo o que defendia, ela travou.

Lucas é um dos grandes astros do time da escola, possui uma namorada linda e se senta na mesa dos populares. Ele aparenta ser o estereótipo perfeito de jogador que pouco se preocupa com os estudos e só liga pra fama, mas a verdade passa longe disso. Ainda assim, quando ele teve a oportunidade de mostrar como era diferente de todos seus colegas babacas, ele se acovardou.

Belinda é apaixonada pelo filme Orgulho e Preconceito e pelo Sr. Darcy. Já enviou cartas ao ator e acredita que ele realmente se comunique com ela através do filme. Ela também mora com a mãe e a avó, e frequenta as aulas, embora sempre temesse sofrer ataques de pânico na escola. Num baile, Ron, um dos jogadores do time do colégio, a convida para dançar, e é então que ela imagina que possa estar se apaixonando por ele também, mas na verdade, esse encontro traria consequências desastrosas.

Emily, Lucas e Belinda se conheciam por estudarem na mesma escola, mas nunca haviam conversado, e uma única noite trágica os conecta de uma forma arrasadora.

Belinda possui deficiência visual além de mental, e todos sabem disso. Ainda assim, quando Emily a vê sendo atacada no dia do jogo, ela congela e não consegue ter forças para procurar ajuda. Lucas passa pelo mesmo local logo em seguida e encontra a mesma cena, e tampouco toma alguma atitude a não ser lamentar e torcer para que alguém apareça.

Belinda conseguiu se virar sozinha, mas o trauma a faz passar dias trancada em casa, emagrecendo e assistindo freneticamente ao seu filme favorito. Ali, ela estava em paz. Fora, ela não sabia que decepções e humilhações teria de enfrentar, e nem estava preparada para isso.

Quando souberam que Emily e Lucas também estiveram no local e não fizeram nada, eles foram punidos. Foram dadas duas opções: participar como voluntários de sessões com pessoas que possuíam as mais diversas deficiências, ou participar da dança de salão ministrada logo após as sessões. Coincidentemente, os dois escolhem as sessões, e lá conhecem pessoas incríveis. As conhecem além de suas deficiências e limitações.

Como tudo é mais complexo do que parece ser, tanto Emily quanto Lucas lamentam o ocorrido e se sentem culpados. Sabem que deveriam ter feito algo, e por mais que se sintam bem auxiliando as pessoas nas sessões e criando um vínculo com elas, eles querem fazer algo por Belinda. Querem se desculpar, querem ajudá-la a esquecer aquela noite, e quanto mais eles tentam bolar algo relacionado à Belinda, mais eles se aproximam, e Emily começa a perceber como Lucas é completamente o oposto do que ela esperava.

A razão que me levou a conferir a obra além da premissa ótima é que eu já havia lido outro livro da autora, chamado Amy & Matthew, e adorado. As capas dos dois livros inclusive são parecidas, assim como os títulos traduzidos, o que não concordo muito. Amy & Matthew fazia sentido, mas Belinda & Em, não. As duas são as únicas narradoras, isso é verdade, mas Lucas faz tão parte da história inteira quanto elas. Na verdade, sem ele, talvez a história tivesse um rumo bem diferente.

A escrita da Cammie é incrível. Doce, leve e objetiva. Desde o início sabemos o que aconteceu com Belinda e que Emily e Lucas estavam presentes, mas os detalhes vão sendo contados ao longo da trama, de forma que vamos juntando as peças aos poucos. A autora nos entrega o principal, o tema central, o evento que uniu nossos personagens, mas como eles chegaram ali e o porquê vai sendo contado vagarosamente, uma estratégia que caiu super bem.

Com os personagens, no entanto, tenho algumas ressalvas, principalmente quanto à Emily. Ela de fato se mostrava preocupada e com uma intuição genuína de ajudar os deficientes, assim como mudar o mundo num geral para melhor, mas muitas de suas atitudes e pensamentos eram egoístas e prepotentes, o que não combinava com seu lado solidário. Esses momentos arrogantes dava raiva, ainda mais quando ela demorou tanto para admitir sua parcela de culpa para os amigos. Sentir vergonha é compreensível, mas botar a culpa no outro é mais vergonhoso ainda. No fim, a conclusão que chegamos é que Lucas é um dos melhores personagens da história, carismático e altruísta, demonstrando essas características nas horas certas, que pega o leitor desprevenido. Belinda é forte e corajosa, e acompanhar sua narração e suas reflexões é uma experiência única.

Minhas partes favoritas do livro foram as sessões, onde a professora passava tarefas que levava tanto os alunos e os voluntários como nós leitores a pensar sobre o assunto. Os temas levantados por Cammie são pertinentes, questões principalmente sobre relacionamentos e empregos, mostrando como essas pessoas também podem e tem direito de se divertir, namorar e trabalhar como qualquer um.

Belinda & Em é um drama adolescente que, graças à escrita leve da autora, consegue tratar de assuntos sérios de forma descontraída e ainda traz um mar de lições e emoções que vai te fazer esquecer da vida fora das páginas do livro por um tempo.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2018/04/belinda-em.html

Fernanda 11/04/2018

Belinda & Em
Resenha no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2017/12/resenha-belinda-em-cammie-mcgovern.html