Belinda & Em

Belinda & Em Cammie McGovern

Resenhas - Belinda & Em

Lizia.Yohanna 07/04/2024

Diferente e encantador
Eu achei a premissa do livro interessante mais a leitura cansativa. Gostei dos personagens e do quanto eles foram amadurecendo no decorrer da história, mas apesar disso a história em junto momentos enrolou demais pra entregar uma coisa que estava na cara que ia acontecer. Achei a Belinda encantadora e adorei as partes contadas pela perspectiva dela, ainda assim não é um livro que leria de novo mais recomendo principalmente para quem quer entender mais sobre doenças mentais pois a representatividade nessa leitura é excelente.

naty 14/08/2021

sério leia esse livro não tem erro
na minha opinião a história não fica chata em nem um momento, sempre da vontade de continuar?? lucas, emily, ?beminda? e Anthony são personagens incríveis, a história do livro também...
a história começa quando em e lucas são obrigados a frequentar um grupo de pessoas que tem deficiências diversas e com o tempo o enredo mostra porque eles foram parar lá e como belinda foi uma menina forte apesar de tudo que se passa em sua vida. achei muuuuito bom e recomendo para todo mundo!!!
o final me encantou de verdade

Gabi659 06/02/2023

EU NÃO SABIA O QUE ESTAVA PERDENDO?
Faz muito tempo que tenho ?Belinda & Em? na minha estante, porque quando eu fui lê-lo pela primeira vez não tinha maturidade o suficiente pra mergulhar nos assuntos (principalmente abuso sexual, vejam os gatilhos antes gente!)
E também porque a leitura não parecia fluida óbvio?

EU ESTAVA COMPLETAMENTE ERRADA!

Autora consegui trazer com uma fluidez muito gostosa a representatividade de pessoas com deficiência e romances deliciosos que se tornaram inesquecíveis!

Um livro com vibe sessão da tarde, uma história de superação e representatividade e romance adolescente. O que mas posso pedir em uma leitura agradável?

Todo mundo deveria ler esse livro, o único motivo pelo qual não dei 5 estrelas foi a falta de detalhes em certas situações, como a própria Belinda ou o romance entre Lucas e Em. Porém foram coisas minúsculas. (Eu que sou problematica mesmo ?)

Se joguem nessa leitura!

Fabiana 16/11/2023

Perfeito
A sensibilidade da McGovern sempre me encanta, a sutileza em que ela aborda a realidade de PCDs é sensacional.
A Belinha é querida e muito sábia, por conta de sua tragédia ela mudou a vida de muita gente e também aprendeu muito, é fascinante com a trajetória dessa história mostra o quanto de Orgulho e Preconceito existe em todos nós, até que conhecemos a essência de cada um e vemos como cada um é na realidade. Belinda, Em, Lucas e todos os demais nos ensina muito e sem dúvidas eles aprenderam muito uns com os outros e o Orgulho e Preconceito de cada um deles cai por terra, porque no final das contas todos são iguais e especiais cada qual do seu jeito.

Neliz 05/04/2021

Gostei muito!
O livro me levou pra uma história que era totalmente diferente do que eu esperava. De início é agonizante o sentimento de querer ter feito ou querer fazer algo pela Belinda.

É muito interessante a maneira que ele aborda as questões das pessoas com deficiência e a diferença entre elas.

Achei incrível ver a Belinda superar vários medos, e aprender várias coisas novas, tentar novas relações? O livro inteiro só esperava pra que desse tudo certo pra ela.

Quanto a Em, queria que ela tivesse crescido um pouco mais com relação aos seus ciclos de amizade e seus aprendizados com as situações, ela parecia apenas uma daquelas pessoas que faz/fala primeiro e pensa depois sabe?

Gostei muito da história, muito divertida em algumas partes e ao mesmo tempo desconcertante em outras?
O principal segue a frase ?A pior coisa que você pode fazer é não fazer nada?

rocha 10/01/2022

apenas leiam..
apaixonada por essa história
aprendi tantoo com os personagens,as narrações da belinda foram um pouco mais densas mas importantes pra um maior entendimento da história,ver o lado dela dos acontecimentos foi emocionante
e oq falar dos romances kkk
Emily e Lucas ganharam meu coração desde o início,além do Anthony q roubava a cena td vez que aparecia
Refleti sobre coisas q eu nem imaginava lendo esse livro maravilhoso..
Lembrem se; o pior que se pode fazer é não fazer nada.

Renata Floro 25/07/2021

Apenas leiam esse livro!
Esse é um livro narrado do ponto de vista da Em e da Belinda e isso é super legal porque vamos entendendo ao longo da história o que se passa na cabeça de cada uma delas.

A Em é uma personagem muito cativante, assim como o Lucas também, os diálogos dos dois são bem intrigantes e intensos, mas, nada se compara a entrar no mundo da Belinda, tendo a visão de mundo dela, que é o mais incrível! A Belinda tem uma deficiência, que o livro não nos diz detalhadamente qual é e ela é uma pessoa incrível, sério, só pela Belinda vale a pena ler esse livro, mas a história toda e a mensagem que ela passa é ainda melhor!

Aprendi muito com esse livro, é uma leitura que se inicia com um julgamento de "Porque eles não ajudaram a moça quando viram o que estava acontecendo?", mas que ao mesmo tempo me fez refletir "será mesmo, que sobre surpresa, tensão e medo eu conseguiria reagir?".

Só reforço: leiam esse livro e aprendam com ele o mesmo ou ainda mais do que aprendi sobre empatia, amizade, amor, apoio, respeito, integração, aceitação e superação.

adryanqb 12/02/2024

Sim, a belinda me convenceu a assistir Orgulho e Preconceito
Acompanhando Emily e Lucas, vemos o desenrolar do sentimento de arrependimento, e o perdão da parte de belinda. Uma leitura leve, com alguns toques de mistério sobre o que realmente aconteceu no jogo de futebol e que ao longo do livro, consegue se manter interessante e bem desenvolvida. Uma história linda, onde mostra que pessoa com deficiência são mais que apenas a sua deficiência, são talentosas e merecem seu lugar e importância no mundo. Recomendo!

Evelyn Soares 26/01/2021

Passei a maior parte da leitura querendo dar um abraço apertado na Belinda e parabeniza-la por ser tão corajosa apesar de todas as dificuldades pelas quais ela passou. É impossível não ser sensível às suas dificuldades e superações. Que bom que ela tinha o Anthony sempre disposto a abraça-la mesmo quando ela não tinha certeza de que queria. Rs

Já Emily e o Lucas são personagens que realmente precisavam de uma “sacudida”. A impressão que eu tive foi de que eles deixaram de agir não só no momento em que era mais necessário, mas também com relação a qualquer coisa na vida e simplesmente seguiam fazendo somente o que era “esperado” deles.
Com o Lucas o problema era menor, já que ele mesmo reconhece que as pessoas com quem andava não eram seus amigos de verdade e não eram boas pessoas. Já a Emily...as cenas de interação com os “amigos” dela me deixavam muito frustrada, por claramente não mostrar uma relação de amizade sincera, mas ainda assim ela sempre dar muita importância pro que eles pensavam.

Enfim, é um livro muito necessário. Desses que talvez devessem ser indicados como paradidáticos nas escolas pra incentivar o diálogo a respeito de vários temas importantes que deviam ser mais discutidos.

sabrinnacp0 21/04/2023

Confortante
o livro "Belinda e Em" retrata a história de duas garotas que são diferentes uma da outra mas as histórias se conectam de certa forma.
quando eu vi a capa, pensava que seria um livro leve e romântico, mas acabei me enganando completamente. ao decorrer dos capítulos vai esclarecendo o horror e desastre que Belinda deve que passar e que Em presenciou e não agiu.
achei sem necessidade as aulas que são criadas no livro para os deficientes saberem como agir nos relacionamentos. é bastante restrito e só focado nos namoros, mas pouco citado a relação entre amizade com os amigos e pais (seria legal ser falado sobre isso nas aulas também). mas gostei do fato da Em e Lucas terem evoluído muito e aprendido sobre diversas coisas com eles.
eu li bastante rápido, a escrita é super fluída e fácil. é pesado, mas é importante.

Leetsmary 09/01/2022

O pior q vc pode fazer é n fazer nada
Esse livro é muito bom de ler e em nenhum momento fica cansativo,eu acho q é o primeiro livro q leio q uma das protagonistas é deficiente e eu acho q todos deviam ler esse livro é aprender cm ele.Bom é isso.

Aline Araujo 04/03/2021

Bonitinho
É um livro young adult, com uma linguagem simples e uma trama adolescente. O que me chamou atenção foi a frase na capa: ?a pior coisa que você pode fazer é não fazer nada?. A história se desenvolve em torno da culpa que dois adolescentes sentem ao não fazer nada quando uma colega da escola é vítima de violência. O tempo que eles passam prestando serviço comunitário serve para aumentar a vontade de ajudar Belinda de alguma forma. É bonitinho ver como eles tentam fazer algo que possa deixar ela feliz, é um assunto delicado, mas não abordado de forma muito clara ao longo do livro.
Mariah 05/03/2021minha estante
kkkkk nota: bonitinho/10 kkk amei o conceito da categoria parece ate o "livros 'hm kkk bjs' daquela booktuber la"

Mariah 05/03/2021minha estante
rankeando todos os livros lidos em 2020 :) - helena sanchez

Aline Araujo 05/03/2021minha estante
Kkkk bonitinho porque eu esperava mais, mas é bonitinho

thaissdl 02/06/2021

livros bem gostosinho de ler, com romance clichê e traz muitas reflexões para a gente, perfeito

morfeu 29/01/2021

Belinda
ler isso deixou meu coração quentinho
assuntos tão delicados tratados tão bem