Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia




Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra


208 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Nadine 17/12/2021

(Acho que) esse livro foi minha leitura mais rápida do ano e isso por dois motivos: primeiro é uma história curta, segundo é uma história muito boa. Eu gostei da escrita direta e sem floreio da Ana Paula Maia, não é preciso explicar muita coisa além do que está acontecendo porque a situação não é complicada, é o resultado que acontece quando o ser humano deixa de ser humano. Valeu cada virar de página e foi um ótimo primeiro livro para conhecer o trabalho da autora.
comentários(0)comente



Luísa 22/12/2021

Meu primeiro contato com a Ana Paula Maia
Esse é um daqueles livros que me fazem pensar: caramba, a literatura brasileira é foda.

Assim na terra como embaixo da terra narra uma história que se passa dentro de um presídio que foi basicamente abandonado pelo poder público. Existe um diretor que comanda o que acontece lá dentro e que é absolutamente sanguinário. Esse diretor faz o que bem entender com quem vive lá, submetendo os detentos a situações completamente absurdas.

Não vou falar mais do que isso sobre a história porque li sem saber de nada e achei bom fazer desse jeito, assim fui entendendo aos poucos o que estava acontecendo e absorvendo o impacto de tudo na medida em que entendia.

O livro é super curtinho e bem escrito, traz reflexões potentes, e achei realmente muito bom! Só o final que me decepcionou um pouco, por ter me parecido abrupto demais e um pouquinho inverossímil, preferiria se tivesse ficado ainda mais em aberto o final, mas sei que finais muito abertos não costumam ser apreciados rs.
comentários(0)comente



Bruno 26/12/2021

meu deus foi questão do enem
Assim na Terra como Embaixo da Terra é um dos livros mais poéticos que eu já li. ele não é escrito em versos e estrofes, mas tem uma carga poética que torna a leitura dolorosamente única.

a autora usa de todos os recursos discursivos possíveis para criar uma história que transmite dor, sofrimento, horror e uma realidade brutal. é um livro sobre os horrores do sistema carcerário e os níveis mais assustadores da crueldade humana.

é um livro para digerir muito aos poucos, capaz de se estender na sua mente por semanas e meses depois de finalizados. não atoa, foi texto de questão do enem 2021. estou escrevendo essa resenha depois da prova, mas li o livro antes hihi (não ajudou porque a questão era dificílima).

no mais, recomendo pra TODO MUNDO. saiba que tem descrições bastante gráficas e passagens brutais mesmo, então pode (e deve, acho) ser uma leitura bem desconfortável.
comentários(0)comente



Dri 27/12/2021

Brutal e impactante
Esse livro faz críticas sociais muito complexas e inteligentes, mas de um jeito direto e fácil de entender, podendo levar a tipos diferentes de conclusões para cada leitor.

A história se passa em uma espécie de prisão, mas da qual os prisioneiros não podem fugir e lá dentro são feitos joguinhos sádicos pelo cara que comanda tudo e o local virou uma espécie de campo de extermínio.

O terreno da prisão já tem um histórico tenebroso de assassinato e tortura de escravos e todo esse clima deixa tudo mais opressor e incerto. Cada um dos presos tem sua história e suas motivações para querer (ou não) fugir. É muito bom!
comentários(0)comente



Werllen.Rubio 28/12/2021

Pesado
Esse livro me surpreendeu muito, não esperava muito dele, mas q história foi essa, mds, sem palavras aqui. A aurora teve uma ideia ótima, só acho que poderia ser um livro maior mas aprofundado, queria mais dessa história. É muito pesada mas muito boa.
comentários(0)comente



Tai.Sueð 29/12/2021

Muito Bom...
A Narrativa é bem objetiva e crua, gostei muito da forma como a autora co segue personificar e caracterizar os personagem de forma rápida e sem rodeios, senti falta apenas de uma maior panorâmica sobre o mundo fora da colônia, mas apesar disso o livro cumpre muito bem ao que se propõe.
comentários(0)comente



Felipe.Camargo 05/01/2022

Viva a literatura brasileira
Fico impressionado como existem autores de tanta qualidade e que não são tão badalados. Esse foi o primeiro livro que li da Ana Paula Maia e já quero ler outro.

O livro conta história de uma colônia penal, esquecida por Deus e pelo mundo, aonde seus presidiários e funcionários convivem com as sombras dos seus demônios e em meio a angústia de permanecerem vivos.
comentários(0)comente



Lory 29/01/2022

Sensacional!
Uma penitenciária longe de tudo, prestes a ser fechada, presos desaparecendo misteriosamente, o desespero tomando conta dos que sobram. Capítulos curtos, objetivos, leitura fluida. Um livro desses que você não consegue parar de ler enquanto não o acaba.

Recomendo de olhos fechados!
comentários(0)comente



Mariane 30/01/2022

Um livro cru
Não sei direito o que dizer sobre, a carga é bastante pesada. Mostra como o ser humano pode ser cruel de uma forma muito assustadora e real a partir do momento que está esquecido, à margem da sociedade.
Só aumentou minha curiosidade em ler "Na colônia penal" do Kafka.
comentários(0)comente



Ellen.Reys 31/01/2022

Excelente surpresa
Comecei a ler sem expectativas e no primeiro contato com a escrita da autora já fiquei maravilhada, uma história daquelas que só lendo pra ter ideia do impacto que ela causa. Recomendo demais
comentários(0)comente



lau 04/02/2022

A leitura mais rápida desse ano
Esse livro é espetacular de bom, fiquei surpresa por gostar tanto. A escrita é simples, fluida e a história é muito boa, personagens que são construídos em capítulos curtos mas que você compra toda a trajetória deles.

Li sem saber muito sobre a obra e foi uma surpresa. Foi meu primeiro contato com a autora e com certeza quero ler as outras obras dela.
comentários(0)comente



ferbrito__ 26/02/2022

Uma leitura muito reflexiva e vísceral. Carregada de metáforas. Rápida porém carregada. Gostei bastente.
comentários(0)comente



Clara 27/02/2022

Um livro surpreende. Uma daquelas histórias que vc só tem noção do impacto quando lê. A história é mt bem desenvolvida apesar de ser um livro mt curto, eu amei dms.
comentários(0)comente



Omar.Junior 27/03/2022

5/5 - Retrata a realidade de forma impactante
Nossa? a veracidade que essa história retrata o sistema carcerário é assustadora. Inicialmente, vale ressaltar que, não há figuras femininas no livro. Os personagens carregam vestígios do passado sombrio, mas não tão sombrio quanto o ambiente que os circundam: A prisão.
O ?chefe? Melquíades aparenta traços de apatia e psicopatia, o que fica evidente durante as caçadas à lua cheia. Essas são motivadas pelo âmago sombrio do próprio e por pura satisfação de matar.
Além disso, a autora retrata de forma suscita o passado de alguns personagens e os sentimos sentidos por eles durante o cárcere.
? Um ponto importante é o paradoxo do policial transgressor da lei, que consiste em: o policial se torna tão pior quanto os detentos.
O final é CHOCANTE e Inimaginável!
comentários(0)comente



Bianca.Mari 29/03/2022

ótima leitura
Escrita rápida e precisa. A história é desconfortável e te põe pra pensar sobre um assunto delicado.

A velocidade da história não prejudica na construção dos personagens, que com pouca descrição e pouca fala, se tornam muito reais na nossa imaginação. O final me emocionou, me deixou pensando um pouco e fiquei feliz com a leitura.
comentários(0)comente



208 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR