Um ano solitário

Um ano solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

J K 21/05/2024

Nada como uma personagem bem feita
Esse livro é muito bom por vários motivos, principalmente por retratar uma personagem real, com pensamentos reais e uma forma de lidar com as pessoas que também é real. Isso porque ela não de comunica tão bem assim, muito pelo contrário, e na vida real é assim. A questão com o Solitaire não foi o ápice do livro para mim, mas o fato de eu ter gostado da história, dos dramas de Tori, do seu irmão e toda a trama, aí sim.

Eu recomendo o livro.

Winfav 21/05/2024

Paciência mata
Esse livro foi uma experiência, confesso que gostei bastante, principalmente a forma como a tori narra as coisas, e os seus sentimentos. Acho que me identificar com ela foi algo, a forma como ela se expressa faz com que eu crie uma grande empatia por ela.
Sempre gostei dela em heartstopper, mas ler a história dela fez eu me apaixonar mais ainda pela personagem.
Amei como me mostrou a visão dela sobre tudo e de como ela ama MUITO o charlie, e mesmo com tudo eles tem uma ótima relação de irmãos. Fiquei tão triste com o capítulo 13 da parte um :(
O plot do solitare é ok, não achei lá aquelas coisas, mas eu gostei. Ao mesmo tempo que eu sabia o tempo todo quem era, era meio difícil de saber também.
O final me pegou de um jeito, por mais que eu tenha achado um pouco clichê, me surpreendeu bastante, e falando um pouco da becky aqui, ela é ridícula no início (na minha visão), mas acabei gostando dela e oq ela fez no final me surpreendeu bastante, realmente não esperava.
Gostei desde o início até o fim, não tenho muitas reclamações além de ter achado as coisas meio óbvias demais, mas gostei bastante mesmo assim.

thelittlebody 20/05/2024

Tori Spring é um estilo de vida
Eu amo cada pedacinho do osemanverse, e Sollitarie sempre vai ser o meu pedacinho preferido dele. Posso dizer que me identifico com a Tori dos pés a cabeça, e que seu livro foi um tipo de lição que vou levar para o resto da minha vida.
A leitura foi diferente da maioria dos livros que já li. Melhor dizendo, foi a melhor que já pude experimentar. A autora sempre se supera, mesmo esta sendo a sua primeira obra(obra-prima).

não foi só uma leitura
foi uma experiência única
que recomendo a todos
leiam, pq é bom.
kkk, é engraçado, pq é verdade.

vicvitAria 20/05/2024

Não sei o que pensar sobre esse livro e principalmente pelo final. A Tori é uma personagem extremamente difícil de lidar e com certeza muitas pessoas não vão gostar dela, por que ela tem várias questões particulares e sua maneira de lidar com elas é meio estranha. Mas eu me identifiquei com ela mais do que eu esperava. Gostei muito do Michael. A forma que ocorreu o desfecho foi meio???, porém é compreensível.

i2romanovas 19/05/2024

Tori é a Minha Melancólica Favorita ?!
Um ano solitário é o meu lido favorito do osemanverso ?!!! este livro é para deixar o leitor impressionado mesmo, o ponto de vista da tori é diferente de tudo que eu imaginava até então ler, um 5 / 5 com toda certeza

Tamicho 19/05/2024

Bom, mas com data de validade
Se você tiver mais de 20 anos provavelmente irá achar esse livro um grande porre...
Váriaaaaas vezes me peguei pensando "minha filha vai pagar uns boletos e lavar uma louça que esse problema enorme passa...".
Todo o conflito do livro seria resolvido se a personagem fosse menos egocêntrica (ou adolescente chata rs) e fizesse 1 sessão semanal de terapia. Já os pais inúteis seguem o padrão de todos os livros voltados para adolescentes, nada de novo aí....
Aconselho aos meus velhos ir ler outra coisa e deixar esse pros jovens pq é muito drama adolescente por metro quadrado.

Sther 18/05/2024

Um Ano Solitário
Olha... Dos três livros que envolvem esse "universo" Rádio Silêncio acabou sendo o meu favorito disparado. Não que eu desgoste das outras histórias, pelo contrário, achei acima da média... Mas tipo, achei esse em específico bem molenga. Entende? KKKKK

Achei Um Ano Solitário com uma vibe meio Karen M. McManus... Jogou um mistério bobo no ar, um personagem que admito, achei bem chatinha... E é isso. Nada muito inovador. Gostei de Rádio Silêncio justamente pq ela soube inovar e tal. Enfim, não foi meu fav da autora.

Yubook 17/05/2024

"É engraçado porque é verdade"
Um livro que fala sobre adolescência, problemas familiares, romances, amizades e o fim delas, o sentimento de não pertencimento. Esse é um livro que você vai se identificar pelo menos um pouquinho com algum personagem, seja a Tori, o Michael, o Lucas ou a Becky. Esse livro não é uma história de amor.

luliebs 17/05/2024

Um fav duvidoso
Ok, se um livro me faz fantasiar um romance bobo e cenas trágicas, ele é bom sim, não importa se o final (e muitas partes do meio) foram decepcionantes ou estranhas.

Tenho quase certeza que daqui pra frente, os livros do box de Alice Oseman só melhoram, o que me encoraja a fazer uma resenha piedosa desse livro.

A real é que eu gostei muito, mas também me decepcionei na mesma medida.
Muita coisa não fez sentido pra mim, principalmente no final; mas a Tori, que é literalmente eu, e o Michael, que é literalmente meu sonho de garoto, foram suficientes pra tocar meu coração e então o estraçalhar.

Amo ter meu coração estraçalhado.
Obrigado, Oseman.

ps: se vc é meio masoquista que nem eu, leia esse livro !! ?

Emily 17/05/2024

O livro é bem legal, o começo me prendeu bastante mas com o tempo a história foi perdendo a graça pra mim. Eu já imaginava o final então não foi bem um plot pra mim, li o final me obrigando mesmo porque tinha que terminar. Enfim, valeu a pena a leitura, por ser um tipo de história diferente do que eu tô acostumada.

Miih 17/05/2024

Não foi para mim
é definitivamente triste eu não ter gostado desse livro, eu realmente adoro todos os outros dessa autora que eu li, mas esse simplesmente não funcionou para mim, ele não é como eu esperava que fosse, e isso não é um problema, mas ela é MUITO confuso, tudo é confuso e eu não consegui ver pessoas reais ali, não consegui me conectar com nada

_Bielzin_ 15/05/2024

TORI ?????
Eu sou suspeito de falar sobre os livros da Alice, mas esse não foi diferente, eu gostei pra krl, embora eu já tenha entendido um dos plot muito cedo ainda foi daora acompanhar do começo ao fim

Nandart 15/05/2024

(Definitivamente nada influenciado pelo meu amor a Alice)
É com certeza um dos meus livros favoritos da vida, a história é viciante e você não consegue parar de ler, é um livro com linguagem simples e fácil de entender. O plot é perfeito e eu admito que não esperava, enfim só leia ?

lilyana0 14/05/2024

Iguais mas muito diferentes
"Todas as pessoas estão conversando, sorrindo, e isso me deixa um pouco triste, como se eu os estivesse observando por uma janela suja.[...] Continuo fazendo o que faço de melhor. Observo."

Eu me identifiquei com a Tori em vários aspectos, apesar de sermos bem diferentes, provavelmente se nos conhecessemos, iriamos nos odiar, ou talvez fossemos como ela e Michael, não tenho certeza.
Tori é uma personagem mal humorada, pessimista, odeia pessoas, odeia conversas e mais um monte de coisas, mas é isso que faz dela tão real, ser chata e sem graça, algo que ela sabe que é e afirma o tempo todo.
O livro fluiu muito bem, amei a Tori, apesar de ter ficado com raiva dela em vários momentos, assim como ela própria fica, deu pra entender o porquê de todas as atitudes dela. O plot twist não é grande parte do livro por ser bem previsível e não ser exatamente o foco, mas valeu a pena pois acho que o livro se propõe a ser sobre a Tori, e é o que faz.