Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

Nadir15 29/12/2022minha estante
Adorei sua resenha, fiquei muito interessada em ler o livro, obrigada!

wikibibs 18/12/2022

eu simplesmente amei esse livro. Mas eu não vou recomendá-lo.
Foi o meu preferido da Alice até agora, acho que foi o que eu mais me identifiquei. A Tori e eu temos inúmeras coisas em comum, tanto no bom quanto (principalmente) no mau sentido.
E o motivo de eu não recomendar esse livro é que ele é uma descrição em detalhes do que é uma depressão, um pico depressivo, descreve perfeitamente alguém clinicamente deprimido, perdendo a vontade de viver, com uma forte tendência suicida. É impossível romantizar esse livro. Mas eu amei. Porque achei que retratou perfeitamente. Se levou extremamente a sério e mostrou quão difícil e perigoso é.
Além disso, eu amei ver as coisas por uma perspectiva diferente da do Charlie. Ver como ela vê os irmãos e principalmente a relação com os pais, que só têm a ?vontade? de auxiliar os filhos quando eles estão para morrer. A falta de amor paterno que existe me doeu TANTO, a falta de cuidado e percepção.
Além do que citei anteriormente, a pessoa se afunda em si próprio e ninguém quer ter que lidar com isso.
Mas enfim, não é um livro fácil de ler não, é extremamente pesado, mas não deixa de ser poético.
Julia 20/12/2022minha estante
Menina quando eu li esse livro eu literalmente precisei de duas sessões de terapia pro tanto que eu identifiquei com a tori kkkkk mas me fez bem demais ter lido e falado sobre as coisas que me fez sentir

Anna 02/12/2022

Achei um ótimo livro, ao longo do livro não gostei muito dela, mas depois percebi que ela era daquele jeito meio que por um mecanismo de defesa, amei o livro, ele me envolveu muito.
tg.martinz 02/12/2022minha estante
O gente começa o livro achando que é só mais uma garota que não liga pra ninguém, mas com o passar do livro percebemos que ela tem aversão a sociedade exatamente porque tudo é muito superficial e as pessoas não se importam com os outros, só fingem. Tudo por aparências.

Michael 03/01/2023minha estante
skoon censurou o fiofó, que tistreza

Øyas 11/01/2023

tori spring te amo
na primeira vez que li, provavelmente achei o pior livro do osemanverse. tive a oportunidade de reler, e eu percebi tantas coisas e detalhes diferentes da primeira vez!! senti mais afeto pelos personagens e pela história deles.
quando é sobre a alice oseman só consigo pensar elogios. ?
Øyas 11/01/2023minha estante
um dos quotes que pensei muito e até guardei nas notas é ?se não puder aceitar as coisas que não entende, vai passar a vida questionando tudo.?

Lysa 01/01/2023

Curioso
Esse livro já não tinha muitas expectativas para ele e terminei com menos ainda dei quatro estrelas pq é bom me deu uma ótima semana mas não entendi o propósito do livro
Falinha 01/01/2023minha estante
foi o primeiro livro dela, ela ainda não sabia muito bem. os outros são melhores

Edu e os livros 27/08/2022

Indo para a terapia
Do meio para o final do livro eu adquiri uns 4 tipos diferentes de depressão, umas 6 crises de ansiedade e quando terminei passei 30 minutos deitado na cama olhando para o teto, então claro que virou um favorito
@livrosdathais 31/12/2022minha estante
Kkmmmmm

louistamour 09/02/2023

04/? ?
meu deus como eu amo os livros da alice . . esse livro mexeu muito comigo e me fez refletir muito sobre a minha adolescencia. me identifiquei com a tori em alguns momentos e me emocionei muito com a trajetoria dela.

um ano solitario é um livro muito bom mas tem alguns gatilhos e se voce tem sensibilidade com algo que é exposto no livro recomendo nao ler ou ver antes de ler :)
Garota book 11/04/2023minha estante
Eu quero muito ter um tempo para ler esse livro ?

Paula 07/04/2023

Muito bom. Tão bom quanto Rádio Silêncio. A Alice Oseman sabe escrever o monólogo interno de forma muito real.
bea 07/04/2023minha estante
ARRASOU D MAIS

Demetr0 22/03/2023

É bom, mas não consegui me impactar.
Eu gostei bastante da jornada da tori e seus colegas pelas paginas desse livro, mas um ponto que me afetou durante a leitura é que não consegui me conectar muito bem com os acontecimentos. Sinto que tem diversas coisas que tem conexão muito forte com minha vida pessoal, mas pelo contexto não conseguiu me impactar de maneira nenhuma. Passei mais tempo num estado leve de apatia do que me importando com a história em si, não sei se foi algo da escrita do livro, que é muito fluida por sinal, ou algo meu, e acho que isso pode ter afetado um pouco minha relação com os personagens. Gostei bastante e entendo que para o primeiro livro da autora Solitaire é uma obra prima, espero ler mais obras de Alice Oseman no futuro.

(Relevem minha péssima gramática)
Teresa 22/03/2023minha estante
Senti a mesma coisa

valentina 20/03/2023

Alice oseman tem uma escrita perfeita, o livro se encaminha muito bem e o assunto é tratado com uma responsabilidade surreal. a forma como ela retrata não é nada rasa, como estou acostumada a ler em livros desse tipo. a coisa que mais me encantou no enredo foi o fato da tori não ter melhorado, apesar do par romântico a ajudar( e ajuda muito), o que normalmente não ocorre em clichês, onde a personagem deprimida sempre acaba reencontrando o sentido da vida quando se apaixona, o que além de criar uma falsa ilusão de amor, que na verdade é só dependência emocional, é também raso. extremamente raso, mas alice escreveu tudo com muita complexidade, indo muito além do que a depressão parece ser, descrevendo sentimentos que nem mesmo eu saberia se não sentisse. ela visualizou tudo o que a depressão é para quem vive ela, além de também mostrar como é externamente. amo a mensagem que o livro passa, que ninguém é feliz, que todos tem sua vida, e etc. mas que mesmo com uma "moral da história" definida, não deixa de mostrar como apesar da tori entender tudo isso, ela continua se sentindo igual. nada a consola, mas a conforta. não achei que algo no mundo fosse me abraçar como esse livro fez. é um livro fantástico. é quase um sentimento.
Chiara 20/03/2023minha estante
essa é uma das resenhas mais lindas que eu li na minha vida.

_giovannaws 04/02/2023

"it's funny because it's true"
o que falar sobre esse livro. nossa
a primeira coisa que vejo importante falar é que eu tinha MUITA expectativa pra ele, e supriu tudo. o osemanverse é perfeito dms, eu fiquei encantada em como a alice trás a tori e mostra todo o ambiente literário, o como a gente ama os personagens por eles serem extremamente humanos e identificáveis..
olha, eu vejo muita gente reclamando da escrita mais eu passo pano, não é das melhores mais tem muita coisa pior, foi o primeiro livro que a alice escreveu e eu acho que ele passa a mensagem que tem que passar de maneira bem satisfatória.
o livro é sobre a perspectiva da tori dos acontecimentos do livro 4 de heartstopper (depois que o charlie sai acompanhamento), eu não consigo explicar o que ela passa exatamente porque eu acho que vai da interpretação de cada um, mas ela vive a vida sem querer viver sabe? até que o solitaire surge na escola do nada e ela conhece o michael holden (vulgo amor da minha vida) e ele começa a se aproximar dela até ela perceber que o solitaire está de alguma forma conectado com ela e que eles precisam agir para pará-lo antes que mais gente se machuque. em resumo, ela encontra algum sentido e conforto no michael, e isso ajuda ela a se encontrar.
minhas partes favoritas: a forma que a alice aborda a relação dela com a mãe e o final ÓBVIO!! minha nossa nunca vou superar aquilo. sem contar que a cada aparição de alguém do universo da alice aparecia eu ficava surtando porque tudo tem uma cronologia perfeita!!
recomendo pra todos! se você não tem uma vibe muito depressiva e não goste muito de refletir ou pensar sobre alguns temas, possa ser que você não goste, e se você for homofóbico ou alguma coisa do tipo, porque em um ano solitário a sexualidade de vários personagens é abordada de forma extremamente natural e leve.
enfim, é isso. :')
Rihanagv 04/02/2023minha estante
eu não sabia que era sobre a tori vou ler só por isso

gaykid 10/05/2023

Uma frase apenas
"É engraçado porque é verdade" n me identifico assim com um personagem desde o Shinji de Evangelion.
Victoria Spring, a rainha das nossas vidas, amém
llouise 10/05/2023minha estante
AMEM ??

Helena 20/04/2023

Um livro ótimo de ler aos 16!
O livro fala sobre a Tori Spring, uma garota depressiva que não aguenta mais nada do mundo. Ao longo da história vemos os problemas de sua vida, como o transtorno alimentar do irmão e o fato dele se machucar, sua clara dificuldade de fazer amigos e também da dificuldade da mãe e dela de expressarem sentimentos uma pela outra (talvez um desprezo??). A gente já acompanha quando um garoto esquisito entra em sua vida, o Michael Holden (maravilhoso)!!
Gostei muito da linguagem do livro, é bem adolescente e não há uma dificuldade em entender o que está acontecendo (gostei também que não detalham muito o ambiente). Um outro ponto forte é jeito como os sentimentos de Michael e da Tori são mostrados, pois por fora eles parecem muito diferentes (Tori triste e sempre mal humorada e Michael risonho) mas no interior eles são até que bem parecidos, mostrando que todos possuem uma ??capa?? para tentar esconder o seu verdadeiro EU dos outros (algo realmente adolescente).
É uma leitura focada para o público jovem, com os sentimentos à flor da pele e muita coisa para reclamar da vida (algo que a Tori claramente faz muito bem, como o Holden Caufield).
Tiago 21/04/2023minha estante
Braba???

Clara 15/04/2023

Um ano solitário
Esperava mais! amo heartstopper com todo meu coração, e a tori é uma de minhas favs, mais não gostei do livro.
Achei ?sem história? é uma escrita que não me prendeu. Resultado: 2meses para ler é uma leve resseca literária depois?
Domino's Pizza 15/04/2023minha estante
também achei isso.
a autora não soube desenvolver a ideia do "solitarie.com". ficou super sem sentido.