Legião

Legião William Peter Blatty

Resenhas - Legião

Jr. 13/04/2023

Com uma trama mais complexa e intrigante Legião explora bem a dualidade do bem e do mal, a luta da fé contra a descrença, a existência de forças sobrenaturais e a busca pela verdade. Os personagens são confrontados com escolhas difíceis e têm que lutar contra seus próprios demônios internos, em meio a uma trama complexa e envolvente.
Por abordar questão existenciais mais profundas achei o livro mais envolvente e interessante que o Exorcista. Porém é um livro que você precisa ficar focado na leitura pra não ficar sem entender todo o desenrolar dele.

Brendiane 16/04/2021

"Somos nós! Nós somos o Portador da Luz! O Anjo Caído!"

Eu particularmente não sei explicar o quanto eu amei esse livro num todo. Teve partes que eu achei meio bosta? Sim. Mas o final anulou tudo. Minha opinião em duas palavras? Eu amei.
Kinderman é meu xodó e escolhi amá-lo.
Não é um O exorcista II, quem estiver esperando isso desapega. Mas a leitura vale muito muito a pena.
Viva, Karamázov!

.Igor 15/10/2021

É difícil terminar "Legião" e não ficar com a sensação de ter lido algo inacabado.

Doze anos depois do fatídico exorcismo de Regan, encontramos o tenente Kinderman diante de um homicídio horrível, com características claramente religiosas. A partir daí, a história desenvolve-se como um thriller policial fantástico, ao mesmo tempo em que serve de plano de fundo para as dúvidas e teorias de Kinderman sobre a natureza do bem e do mal. Esses dois aspectos do livro são muito bons, e basicamente carregam a história incrivelmente bem, até o plot twist, que conecta "Legião" a "O Exorcista".

Não me entenda mal, a construção da revelação sobre quem é o responsável pelos crimes é genial mas, a partir daí, parece que o autor escreveu o restante às pressas: personagens de destaque até então foram descartados em segundo plano, assim como pelo menos duas linhas narrativas, que vinham sendo desenvolvidas desde o início e foram simplesmente ignoradas.

Apesar disso tudo, o fato de "Legião" continuar sendo um livro tão bom é prova da qualidade da escrita do Blatty. Mas tenho certeza de que poderia ter sido muito melhor.

ArthurmalariA 13/04/2020

MEU NOME É LEGIÃO, PORQUE SOMOS MUITOS.
"Continuação" de o exorcista, escrito pelo William Peter Blatty e lançado em 1983.
Foi difícil, afinal, a escrita desse livro não é tão primorosa quanto a de o exorcista. Na verdade, pensei várias vezes em parar, mas a terceira parte do livro fez valer a pena a parte tão chata das primeiras 200 páginas. Entre crucificação, decapitação, muito sangue e mistério, esse livro se trata de um romance policial, segue o tenente Kinderman desvendando uma série de bizarros assassinatos, cópias de um M.O. de um serial killer há mito tempo morto. Esse plot é o suficiente pra te prender interessado no livro, mas quando você vai ler a sequência de o exorcista, você espera um livro de terror e essa expectativa estraga um pouco a experiência do começo do livro, que se perde muitas vezes entre as divagações e comparações entre o mundo judeu e o cristão, usando termos iídiches, desnecessários. Quando, enfim, o terceiro ato se revela, é bastante satisfatório seguir com a história.

oraculws 26/10/2020

PAREM DE ACHAR QUE:
PAREM de achar que vai ser igual ao O Exorcista, pois o baque de todo mundo vai ser enorme viu? Eu só dei 4,5 para esse livro pois o começo é bem lento e parecia que não me conectava a NADA. Nem mesmo ao Kinderman que é um personagem MUITO ENGRAÇADO - pelo menos para mim! Vi muitos comentários de pessoas achando que ia ser terror, demônios, exorcismos e gente, É UM SUSPENSE POLICIAL.

Gisele.Varotti 24/11/2018

Chato. Muito diferente de O Exorcista
Que livro chato. Começou interessante com um assassinato cabuloso e todo misterioso, mas foi apenas isso. A parte da investigação do Kinderman é tão sem graça e cheia das lamentações que isso tornou o livro bem monótono para mim. Pulei partes, passei os olhos pelos parágrafos. Só voltou ao ritmo do início lá pelo final quando o demônio, ou a legião, finalmente resolve dar as caras. E foi isso. O livro acaba. Finito. Perdi tempo só, isso sim . Se O Exorcista for o último círculo do Inferno, onde o pau quebra e o coro come, #Legião é o Limbo, onde tudo é escuro e sem graça.
@ntnmatias 23/01/2019minha estante
Eu também tive essa mesma sensação de monotonia, o livro legião não tem nada a ver com O Exorcista, acho um erro dizer que um continuação.

Pedro 12/05/2020

Amei
O exorcista é um livro perfeito! E sua continuação é muito necessária para aqueles que gostam de um bom horror.

Lari 27/07/2020

Não chega a ser tão ruim
O começo realmente é muito tedioso e confuso, acabando que a história não fazia sentido. O meio/final é o que deixa o livro menos pior, mas ainda é ruinzinho kkkkkk

Wane 31/03/2023

A continuação de enxuta-demonios
Confesso que o capeta na capa me chamou muito a atenção e por isso fui nele (eu sei que vocês também julgam o livro pela capa, tá?). Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que ele não só era uma continuação, como também a continuação de uma obra que foi adaptada para o cinema e fez um CABUM, o famoso Exorcista.
Eu não possuía o menor interesse em ler Exorcista, porque só pelo trailer do filme eu já chorava de medo, mas como o livro do capetinha já estava no meu kindle prontinho para ser lido, pensei :"O que pode dar de errado?".
Ah meus queridos leitores de resenhas, eu já vos digo o que deu errado, durante a leitura de Exorcista morri de medo até da sombra, tive pesadelos e torço que não tenham adaptado tudo do livro para o cinema, pois nesse caso muita gente seria presa ou processada.
Agora voltando a Legião, eu quis ler pegar o livro do capetinha assim que terminei a obra primogênito, porque essa leitora aqui amou a experiência de morrer de medo, mas infelizmente detestou o final do banidor de demônios. Sim, na continuação explicam coisas que ficaram em aberto no primeiro livro e me fez gostar mais do Enxota-diabos, mas Legião é uma grande enrolação e se tu começar a ler a partir dos 60% tu vai ter praticamente a mesma experiência de quem leu os 100%.
Por fim, leiam Exorcista por ser um terror maravilhoso e Legião a gente deixa baixo...
PS1: To me questionando agora se é Exorcista ou O Exorcista, mas vocês entenderam.
Wanrrala 26/04/2023minha estante
Oiê. Estou lendo Legião e já li o Exorcista, que amei do começo ao fim. Eu esperava mais, por ser a continuação, mas vamos lá...

Emília 04/09/2020

Legal.
O investigador tenta desvendar assassinatos ritualisticos. Tudo fica confuso a primeira vista, pq apesar de haver ligações entre as mortes, os suspeitos de cada uma são pessoas diferentes e aparentemente pessoas incapazes. Vale muito a pena ler até o final.
Jaqueline 04/09/2020minha estante
Está na minha lista há um tempo, sua avaliação fez a curiosidade aumentar!

Emília 06/09/2020minha estante
Que bom. Fico feliz.

Julia 02/07/2020

William Peter Blatty está entre nós. O legado do autor do clássico O Exorcista finalmente ganha uma edição brasileira feita por quem tem a mesma adoração pelo terror que seus leitores mais fanáticos. É com muito respeito ? até com certo medo ? que a DarkSide® Books lança LEGIÃO.Alerta de spoiler: LEGIÃO é a verdadeira continuação de O Exorcista. Personagens e acontecimentos importantes do primeiro livro encarnam novamente nas páginas deste romance que Blatty publicou em 1983 e que finalmente sai no Brasil com seu título original. Alguns segredos da história de 1971 são revelados aqui, então é aconselhável ler O Exorcista antes de encarar LEGIÃO.JUNTE-SE À LEGIÃO

Giovanna398 31/01/2022

-Falamos muito sobre o mal que há neste mundo e de onde vem  -disse kinderman.
-Mas como explicar todo o bem ? Se nada fossemos além de moléculas estaríamos sempre pensando em nós mesmos.

Posso afirmar que esse livro não é uma continuação de O exorcista, mas todavia não posso tirar os créditos pelos personagens que foram citados nesse livro que coexistiram no livro anterior
MAS não se trata de uma continuação.
No começo do livro é um pouco difícil acompanhar os pensamentos do Kinderman pode ser que seja pelo fato de eu sempre ler e parar e isso fez com que perdesse a linha de raciocínio da história
Depois de algumas boas páginas comecei a acompanhar o raciocínio do Kinderman e claro, senti com as perdas ...
Um bom livro, uma boa história, e com bons personagens
Um bom detetive e que cultivou boas amizades, para quem leu o Exorcista eu recomendo sim que leia legião, mas não vão pensando que é a continuação e garanto que a leitura será bem mais proveitosa que a minha.

****Nota esclarecedora a favor do livro;
Eu literalmente comprei esse livro pois vi a capa com uma pequena informação que era "A continuação de O exorcista"
E eu como havia amado o livro (perdão pelo termo usado) decidi comprar Justamente por isso e não vi sequer nenhuma informação a mais.
Logo quando comecei a folhear e percebi que não se tratava de uma continuação, fui frustrada e isso impactou na leitura

Ludmila 23/09/2020

Absurdamente decepcionante!