Na minha pele

Na minha pele Lázaro Ramos

Resenhas - Na Minha Pele

Évelin Noah 06/07/2022

"Não há vida com limite preestabelecido. Seu lugar é onde você deseja estar."

Na minha pele não é uma biografia, mas sim uma conversa, como o próprio autor classificou. E realmente, foi exatamente a impressão que eu tive dessa leitura. Uma conversa entre eu e Lázaro! Uma conversa às vezes engraçada, às vezes muito triste e sofrida, Mas, de algum modo, esperançosa.

Dadá 26/04/2021

Um livro com uma leitura deliciosa. É leve, mas t faz pensar e questionar.

Ele conta sobre a vida pessoal, sobre os trabalhos e sobre racismo e o que é ser negro no Brasil

Aline ig @escape.abacharel 15/04/2021

Leitura essencial!
Já bem no início desse livro, Lázaro Ramos deixa claro que Na minha pele está longe de ser uma biografia. Para que contar a história de uma pessoa que é exceção à regra? "Fazer mais um livro sobre o ponto de vista de uma exceção não ajuda em nada a questão da exclusão dos negros no Brasil". Seria somente reforçar e confirmar a regra.

Assim o livro começou e me prendeu desde o início.

É uma obra que nos apresenta a diversos temas. Gostei muito de conhecer, mesmo que pelas páginas somente, a ilha do Paty, assim como conhecer os teatros, conhecer um pouco da vida de diversas pessoas importantes na trajetória de Lázaro!

Durante as páginas, vemos como sua vida foi influenciada por diversas religiões, todas misturadas. O próprio Lázaro Ramos diz que há vários ingredientes para a salada religiosa dele. Gostei demais dessa analogia da salada para esse sincretismo religioso.

Os assuntos são dos mais variados e interessantes possíveis, desde religião, cotas afirmativas, racismo...

Uma citação que achei importante foi essa daqui: "É mais fácil escolher um argumento – como defender que no Brasil o racismo é mais brando". Muitas pessoas dizem que não tem como o Brasil ser racista, uma vez que grande parte da população é miscigenada, mas elas estão enganadas. Há racismo no Brasil sim, e as pessoas dizem que não o são, às vezes por vergonha ou outro motivo, mas suas ações dizem o contrário, então tudo é muito mascarado. Outra frase sobre esse assunto que gostei foi: "o brasileiro não tem vergonha de ser racista, e sim de dizer que é racista".

Recentemente assisti ao filme Carandiru, no qual Lázaro Ramos interpreta Ezequiel, que é um personagem apaixonado por surfe, viciado em craque e que, por causa disso, contrai dívidas que não pode pagar. Em uma determinada parte bem breve do livro, acho que identifiquei o Lázaro comentando sobre esse personagem. Aliás, esse filme é muito bom e recomendo muito!

Enfim, gostei muito do livro e indico demais essa leitura! São temas importantes de serem lidos, abordados e discutidos!

sah 08/04/2021

na minha pele - lázaro ramos
livro que traz muitas histórias e vivências, origens. um livro que traz empatia e faz você refletir e se perguntar sobre as questões raciais no brasil, classifico-o como um livro obrigatório pra todo mundo, um livro impecável e que me trouxe muito conhecimento, estou feliz e realizada por ter embarcado nessa jornada com o autor, lázaro ramos, que no decorrer do livro, e num tom de conversa, traz muitos questionamentos importantíssimos.

Isa.Noronha 25/09/2022

Agradecimento
Longe de ser uma biografia, Lazáro conta sua trajetória ao longos dos anos em um país racista e preconceituoso, apresenta de maneira lúdica suas vivências que nos ensinam a olhar para o mundo de outra forma. Ler este livro foi compreender minhas origens e aceitar que podemos levar conosco histórias e experiências únicas e encatadoras, passada de geração para geração. Obrigada Lázaro pelo livro e pelos ensinamentos. Por favor leiam!

Felipe.Camargo 05/09/2021

109°Livro do ano: Na minha pele, Lázaro Ramos

Está aí um livro que eu esperava mais, visto que existem muitos pareceres positivos!

Na verdade se trata de uma autobiografia do ator, ao qual ele fala sobre diversas questões que transversão o negro no Brasil, principalmente na esfera televisiva. Tocados com os relatos ou até mesmo sua crítica fosse com maior contundência...

Mas interessante é que ele faz uma série de recomendações para nos apropriarmos sobre o racismo na arte brasileira e sobre os padrões que são impostos.

Raianna 15/01/2021

Na pele.
"Na minha pele" é um livro que vai para além de uma história de vida. É ensinamento. É conhecimento. É saber ter o mesmo olhar. É tomar para a si a história do outro. É paciência para viver. Sapiência para sobreviver.

Y. 13/04/2021

Sutil e certeiro
Assim como Lázaro comenta que está sempre atento e disposto a levar as questões do racismo, por mais densas que sejam, a seus amigos de forma corriqueira, como uma conversa na roda de bar, ele faz isso com seu texto, independente de quem seja seu espectador.

Nos sentimos próximos a ele e acolhidos pelas suas palavras. Muitas vezes ele comenta de maneira sutil situações em que enxerga-se o quão complexo e doloroso é/deve estar sedo, mas que lê-se nas estrelinhas. Leitura necessária, para rir, se emocionar e se sentir incomodado (a) e com uma missão de tornar o mundo um lugar com menos desigualdades.

Kell 16/11/2020

Na minha pele
Enfim finalizado. Um livro que admito tê-lo subestimado, pois esperava um pouco mais. Apesar disso, com o andar da leitura fui vendo que essa "não biografia" foi realmente boa . Acho até que precisava de mais páginas para desenvolver o assunto, que por sinal, foi bem descrito.

Marita13 29/09/2020

conta um pouco da história e da trajetória do Lázaro Ramos com reflexões importantes sobre racismo, empoderamento, negritude. É um leitura rápida, mas rica em informações que depois vc pode se aprofundar. recomendo bastante esse livro

Nayandra 06/06/2020

Leitura obrigatória
Escolhi este livro com carinho, pois depois de ler "o sol é para todos" pensei que gostaria de me apropriar de leituras que levassem a reflexões sobre as questões raciais, sobretudo, por não querer ser somente mais um número na luta contra o racismo, e assim vê a necessidade de conhecer este lugar de fala e todas as problemáticas estruturais, sociais e subjetivas que dão forma a esse movimento tão legítimo e necessário! E encontrar uma reflexão através dos olhos e experiências de Lázaro Ramos foi mto potente! A obra não tem a proposta de ser uma autobiografia e desde o início informa que tbm não quer falar de um lugar de exceção por ser um ator negro famoso! E assim somos convidados a uma viagem que envolve momentos de introspecção, lembranças, escolhas, lutas, conquistas e tbm medos que existem por conta de sua cor! Em um constante repensar sobre os caminhos percorridos, Lázaro tbm nos questiona sobre um tantos de perguntas que tbm não tem resposta! Mas a mensagem que deixa é que devemos estar aberto ao novo e ser curioso pelo que não conhece! Exercitando sempre nosso olhar! E por tudo isso, "Na minha pele" já virou um dos livros favoritos da vida! Leiam, leiam e leiam...

anaa 13/03/2021

Na minha pele - Lázaro Ramos
Amo o Lázaro e amo o livro, acho extremamente necessário conhecer história de atores negros tanto na vida pessoal como na profissional, amo a forma como o Lázaro menciona todas as pessoas que fizeram parte da vida dele, sem ocultar nomes, inclusive conheci trabalhos de pessoas incríveis através dessa leitura, admiro ele como ator, escritor, como marido, pai e principalmente como pessoa, foi uma leitura que fluiu fácil, que nós faz pensar e querer conhecer mais esse mundo da arte no Brasil.

Babi 13/08/2020

Já era apaixonada pela sua atuação, depois da leitura, apaixonei pela sua escrita!
Lázaro é aquele ator que nunca deixa a desejar. Claro que ele faria o mesmo com a escrita. Através de sua escrita cativante, Lázaro expõe um dos maiores problemas na nossa atual sociedade brasileira (por mais que todos sabemos que é um problema global), o racismo. Mas esse não é um livro qualquer. Não é mais uma definição e blá blá blá de racismo. É um livro onde através de sua história de vida, o leitor consegue perceber sozinho, o porquê de precisarmos abolir tais atitudes racistas. Não tenho o costume de reler livros, mas, esse, com certeza leria novamente!
Uma dica: quem está precisando fazer algum trabalho para a escola/faculdade sobre o tema, essa leitura é indispensável!

Bea 02/09/2020

"Exercite o olhar"
Um livro incrivelmente inquietante!
Lázaro Ramos me fez viajar num montanha russa de emoções, com direito a momentos de alegria bem como de profunda tristeza.

Como saber o que negros sentem sem lhes dar voz?
Uma leitura essencial para "tentar" imaginar esse universo...

Na sua narrativa (de escrita leve e fluída) nos convida "a reeducar nosso olhar, desacostumar a nossa vista".
Eu aceito seu convite!!!