Na minha pele

Na minha pele Lázaro Ramos

Resenhas - Na Minha Pele

Raissa Carolina 14/08/2021

Importantíssimo
Uma leitura fundamental, especialmente para quem ainda não entende o quanto a questão racial é um problema atual no Brasil e de todos nós, não somente dos negros e negras. Uma oportunidade de repensar sobre o nosso contexto a partir do olhar de outras pessoas e refletir sobre o nosso papel em questões como o racismo e todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Taíla 10/11/2020

Reflexão muito importante
Não existe racismo no Brasil.

A tá.

Com toda a certeza você já ouviu essa frase de alguém, muito provavelmente de pessoas bem próximas a você, se não foi você mesmo que pensou isso em algum momento da vida. Antes de seguir por aí repetindo frases feitas baseadas em realidades que você nunca viveu, que tal ouvir quem passa por isso todos os dias? Quem sente na pele a diferença de olhares, de tratamento e de oportunidades.

Em Na Minha Pele, Lázaro Ramos conta um pouco da sua vida, desde a sua infância (você sabia que ele nasceu numa ilha que até hoje não tem energia elétrica?), passando pela escola, pelas escolhas profissionais, pela atuação, vida a dois e tudo isso sob a ótica do homem negro, tentando não cair em estereótipos, mas na grande parte das vezes se vendo como único nos lugares que frequentava. Pelo menos na vida adulta, quando ele saiu da Bahia, do seu núcleo familiar e do grupo de teatro que fazia parte, seus lugares de apoio e proteção, como ele disse. Muitas vezes sendo o exemplo, quando na verdade ele se percebe como exceção.

Ele fala um pouco sobre sua esposa, a Taís Araújo, mas não quer falar por ela e sabe que ela trava suas próprias batalhas no recorte de negra e mulher. Mas é bem interessante que Lázaro cita e indica referências atuais, de programas, cantores, influenciadores,... Para algumas pessoas isso pode ser surpreendente, talvez pela sua idade, mas mostra o que ele está atualizado e acompanhando tudo o que acontece e como a representatividade faz a diferença.

O livro traz reflexões sobre o que passar para os filhos, como ensinar e o medo de saber que não é possível evitar certas situações que eles enfrentarão na vida. O jeito é prepará-los. E quando saber a hora certa de trazer um assunto tão pesado e difícil para crianças? E pensar que poucas têm o privilégio de serem preparadas em casa, muitas aprendem com a vida e a duras penas.

Um livro de rápida leitura, mas com conteúdo para longas conversas e discussões.

É um livro um pouco em cima do muro, talvez, para quem está mais inteirado e vivencia todos os dias a luta contra o racismo. Mas é muito importante ver como o autor fala para os não negros, trazendo lições e aprendizados. É de extrema importância que esses assuntos sejam popularizados e nada como uma personalidade tão reconhecida nacionalmente para dar voz a tantas coisas que precisam ser ditas e entendidas.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-na-minha-pele

Jayane S 06/01/2022

O tipo de leitura q vc anota todas as referências .
Eu adquirir o exemplar na versão de áudiobook, aprecie o conteúdo melhor do que estivesse escolhido a ler, Lázaro passa emoção narrando os capítulos, os últimos 3 da um aperto no coração.
Super vale a pena a leitura, um livro rapidinho de ler ou ouvir.

Gabi 17/02/2020

Uma conteúdo de leitura muito bom

Amanda Thais 03/03/2020

Um tom biográfico com crítica social
Com essa leitura pude conhecer um pouco das suas experiências e começo de carreira.

JAssica137 11/03/2023

Conteúdo riquíssimo
Decidi dar uma chance pra livro nacional com discussões sérias, não me arrependo nem um pouco. Demorei bastante pra terminar, mas esse livro deixa uma pontinha no nosso consciente, me fez pensar sobre a desigualdade e me por mais no lugar do outro. Muito bom! Indico

Emilia 05/04/2023

" Um negro se dá conta da sua etnia a cada olhar que recebe( de desconfiança, de surpresa, de repulsa, de pena) ao entrar em um lugar. ...

Mari 13/03/2021

Esse livro me deu muita vontade de sentar num domingo a tarde com Lázaro pra conversar enquanto a gente come um churrasquinho

Lucas.Cavalcante 17/05/2020

EXCELENTE
Faz com que refletimos em relação aos comportamentos que temos tomado em relação aos negros no brasil e o que deve ser feito para diminuir a diferença das pessoas dentro da sociedade. Mostrando que se você é branco, sim você é privilegiado, onde num país tão preconceituoso como nosso, possuímos a maioria de negros e pardos. O que não é refletido na igualdade de oportunidades. Por fim, gostei muito do livro e sempre ficarei com as informações passadas nele em minha mente, para assim promover uma sociedade melhor.

Angel 20/05/2020

Leitura de Maio de 2020
Poderia da 5 estrelas porém o começo, creio que por ser biografia não me fez ler com tanta fluidez, mas a partir do meio em que ele trata o tema "racismo me fez refletir em diversos aspectos e perceber como nos pequeno detalhes ele está presente, em pleno século XXI, me fez pensar o quão é importante o amor é tomar cuidado com o que dizemos, falamos e até pensamos pois nossos pensamentos conduz aos atos, grata a Deus por ter lido e poder ter refletido neste aspecto e principalmente por Ele ter me feito reforça a importância do amor em nossas vidas, o amor para Ele é com o próximo, que é a semelhança Dele, pois com o respeito e amor formaremos uma civilização digna.
?Seu lugar é aquele onde você sonha estar.?
"Será que quando eu digo essa frase para um menino negro que mora numa comunidade não estou sendo de alguma forma simplista demais? Claro que eu acho que o lugar dele é onde ele sonha estar, mas me pergunto se não deveria primeiro dizer a ele que é importante que ele busque seu próprio sonho e não o de outra pessoa. Porque o racismo prega peças, nos faz muitas vezes desejar a identidade do outro. Acho que devo lembrá-lo também que o caminho será difícil e que ele não terá as mesmas chances de um menino branco, por exemplo. Mas não me desfaço da frase, ainda acredito que o lugar de cada um é aquele onde ele deseja estar."
"Quando vi uma pretinha triste, eu escrevi dizendo para ela que tudo nela é de se amar. Tudo. O modo como os músculos dos braços protuberam, a pele que contorna a carne do rosto iluminando, o cabelo que trava os dedos na hora de acarinhar, que é como se dissesse ?se eu te permiti tocar tão profundo, então pode permanecer entre os meus fios?. A forma como enfrenta a vida, tudo nela é de se amar. [...] E de palestra em palestra precisam ser lembrados que o racismo existe e aí ficam todos chocados porque o racismo é o crime perfeito que só a vítima vê. E quando se vê insatisfeito, e não guarda mais para si, vira ele o próprio suspeito acusado de mi-mi-mi.E a gente se sente meio otário por ter feito barulho. Retirar a negritude do armário ainda é visto como esbulho"
"Pergunto, quando é que um branco se dá conta de que é branco?
Pensou?
No geral, a autopercepção da etnia branca não existe. O protagonismo é dos brancos, então sua condição de branco não é um assunto. Isso é o ?normal?.
Um negro se dá conta da sua etnia a cada olhar que recebe (de desconfiança, de surpresa, de repulsa, de pena) ao entrar em um lugar. A cada vez em que se procura e não se encontra. A cada apelido na escola, que sempre tem a ver com a cor e, geralmente, agregado a um valor negativo. A cada vez que não é considerado padrão de beleza e a cada vez que se vê calculando como deve se portar ou o que deve dizer, porque não sabe como será interpretado. A cada vez que observa como sua palavra é desconsiderada ou considerada equivocadamente. É nos pequenos incômodos, para muitos inexistentes, que nos damos conta de que não é mera coincidência sermos a maioria nos presídios, favelas e manicômios."
Enfim, esta leitura foi um presentinho de Deus pra reforçar isso:
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:7-8

Negão 29/11/2023

O livro ?Na minha pele" Lázaro Ramos" é movido em desejo de viver em um mundo em que a pluralidade cultural e sua cor de pele seja visto como algo positivo e não como uma ameaça.
No entanto, eu gostei muito do livro pois ele fala sobre um assunto que até hj é presente na nossa sociedade, o racismo!

Diego 09/04/2023

Empoderamento
Nesse livro, Lazaro Ramos mostra como ele é a excessão que confirma a regra. Ele nos mostra, como os negros ocupam poucas posições de liderança, e como é difícil sua aceitação pela sociedade.

Vitória Pereira 26/02/2024

Leitura fluida, reflexiva e necessária!
No início da leitura foi ótimo conhecer um pouco mais da história do Lázaro, como seus costumes, de onde veio, sua trajetória.

Sem contar que é um ótimo instrumento de conhecimento. Conheci pessoas, obras, dados, livros, toda uma cultura que não conhecia.

Se você acha que o racismo é um assunto só dos Negros, sinto muito, pois você ainda precisa acordar e evoluir. Claro, as vivências, o que eles passam, são só deles... Eles que passam por tudo e quando gritam, falam que é militância.
Esse livro é um grito de atenção que não só Lázaro, mas todos os Negros pedem atenção.
Os dados são chocantes, mas não surpreende totalmente. Mas é triste percebermos que evoluímos tão pouco em relação ao passado. É uma coisa enraizada! Tanto que vem aos pensamentos as vezes com "naturalidade".

O que precisamos fazer? Tomar a causa também para si e mudar o olhar!
Você não passa por isso, seu filho também não... Mas alguém já passou e seu filho também.
Reconhecer que ainda existe e que continua forte, é um começo!
Pais, reeducação é uma medida. Quebre a crença preconceituosa que um dia lhe foi ensinada.
Nenhuma criança nasce racista. Ela é ensinada. E se ela também não reconhecer o padrão, ela vai passar essa educação.

Poderia passar horas falando sobre esse e minhas reflexões a partir do mesmo.

Esse livro desperta um lado humanitário!
Todo mundo deveria lê-lo pelo menos uma vez.

João 10/07/2020

Maravilhoso
Super recomendo a leitura, bem simples e muito necessário, várias referências e vivências que a gente se vê pensando e refletindo sobre após o fim de cada capítulo.

Julia.Miquelini 15/07/2020

Leitura necessária!
Eu realmente me impressionei com esse livro!
Lázaro foi muito real, senti de verdade tudo que ele descreveu! E agora já estou com o O olho mais Azul, o próximo livro que vou ler, por indicação dele!