Na minha pele

Na minha pele Lázaro Ramos

Resenhas - Na Minha Pele

Amanda.Moura-@vidadebookstan 04/05/2020

Todos deveriam ler!!
Lázaro Ramos é ator, apresentador, cineasta e, o que poucos sabem, escritor. Entre suas obras infantis e prêmios de melhor ator, ele lançou em 2017 o livro "Na Minha Pele".

Apesar de se tratar de uma biografia, não é um livro ?egocêntrico?. Lázaro aborda casos de sua vida para embasar discussões necessárias para a sociedade como um todo. Logo no começo do livro, o autor expõe como chegou a escrever a obra e traz algumas memórias da vida.

Já na segunda parte do livro, é possível sentir uma virada na narrativa, onde que ele se aprofunda em questões como o racismo, preconceito e a intolerância. Com bastante naturalidade e um toque de humor, o autor nos faz refletir sobre as questões sociais atuais, apesar de afirmar não ser um estudioso das relações raciais.

O livro é curto e prazeroso, mas tenho que confessar que não li tão rápido quanto imaginei. Como parte de uma classe historicamente privilegiada (branca), senti que precisava fazer uma leitura mais reflexiva, ponderando sobre cada capítulo.

Vários trechos me marcaram bastante. Um dos trechos que gostaria de comentar foi sobre como ele afirmou que não atuava em papéis que usaria arma de fogo, principalmente quando isso ocorreria em situações de normalidade. Segundo ele, essa imagem já se tornou repetida (um negro armado, ocupando um lugar de marginalidade). É assustador observar como todos os atos de uma pessoa devem ser atos políticos e de luta, somente pela cor da pele.

A escrita de Lázaro Ramos é bem interessante e fluida. Entre suas narrações, é perceptível a forma como o autor é brilhante. É intrigante contemplar como ele conseguiu ser franco com o leitor, mesmo sendo reservado.

Fazendo uma citação do livro ?Mais do que a filosofia e a ciência, o que traz mudança mesmo são as representações coletivas, e a ficção tem um papel fundamental nessa construção?. Recomendo esse livro para td mundo. Questões de identidade são questões de qualquer cidadão, independente da classe.

Gabrielle 09/05/2020

Uma conversa sincera
Se você já assistiu a uma novela, filme ou peça de teatro em que Lázaro Ramos está no elenco, com certeza lembra da voz característica dele, certo? Então, durante a leitura do livro ?Na Minha Pele?, não é diferente. É uma conversa fluida, em que você consegue escutar ele falando cada palavra e conduzindo debates importantes ou histórias íntimas da família. É claro que, vale ressaltar, não se trata de uma autobiografia e nem tampouco autoajuda ? é um registro de experiências!
Inteligentemente, Lázaro se aproxima do leitor por meio de sua jornada pessoal. São os relatos de suas raízes, sua infância, a rejeição na fase escolar, salvação com o teatro, o casamento com a Taís Araujo e a chegada dos filhos. É o entendimento sobre uma necessidade urgente de atitudes afirmativas em relação a questões políticas em nosso país. É também a realidade de sentir na pele o racismo até hoje, e o compartilhar de que ?o negro decidiu usar como arma a afirmação de sua cor?.
Se você já assistiu o programa Espelho, em que ele traz sempre convidados para uma entrevista, talvez você já saiba que ele tem uma característica peculiar em conseguir falar o tempo todo sobre assuntos incômodos, sem parecer necessariamente uma panfletagem sobre o assunto. Isso porque ele acredita piamente na necessidade do diálogo: ?Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação em um mundo ainda tão cheio de preconceitos?.
Lázaro Ramos, com toda sua força, potência e representatividade, consegue colocar o dedo em uma das maiores feridas do Brasil: o racismo ? ?resistir é preciso, assim como reexistir. Novas formas, caminhos, caras e vozes?. Para encerrar, concluo que este é um livro sincero e que, ao final das páginas, fica aquela sensação de uma mudança de padrões e a necessidade da reflexão sobre como estamos hoje nos importando uns com os outros.

Gugu 16/11/2021

Excelente livro, relata bem a biografia de Lázaro Ramos, e toda luta para chegar a ser um dos atores mais talentosos de nossa época.....

Mary.Privado 27/05/2020

Adorei!
Uma narrativa ao estilo conversa. As vezes, da a nítida impressão de estar dividindo um café da tarde com o Lázaro enquanto ele conta alguns dos fatos marcantes de sua vida. Ouvir, se colocar no lugar do outro. É este nosso papel nesta leitura. Emocionar-se com as superações deste homem, símbolo de resistência.

Mano 27/08/2021

Acredito que, se acesso, todo brasileiro deve ler essa obra de Lázaro? o poder de imersão em suas memórias é no mínimo intenso. Importantíssimo para nos lembrarmos de onde começamos e como podemos ser ativos na luta contra a discriminação racial no nosso país.

Luciano Victor 07/06/2020

Perfeito
Confesso que não conhecia Lázaro como 'escritor', fiquei receoso sobre a qualidade do livro (passeando pelas páginas do livro descobri que não é a sua primeira obra literária) . Contudo, a vontade de ler esse livro sempre esteve comigo desde o seu lançamento, acredito que movida pela curiosidade. Pois bem: é ótimo, perfeito.

É muito bem escrito, aborda questões bem pertinentes sobre preconceito racial, conta um pouco da caminhada do autor da infância até a fase adulta, conta dos primeiros trabalhos no teatro, na TV, de testes, de como conheceu Taís e como sua cor de pele influenciou sua vida em sociedade.

Somos convidados a refletir sobre a condição do negro ao longo dos anos e termos outro olhar sobre as questões raciais que permeiam o sistema que estamos inseridos. Como é ser negro no Brasil? Um país extremamente e historicamente racista? "É bom ser negro no Brasil?" Lázaro deixa bem nítido no início que a ideia não é trazer discussões acadêmicas sobre o assunto, o que, na minha opinião, deixa a "viagem" pelo livro muito mais gostosa. Parecemos dois amigos conversando. Parecia que ele estava sentado em minha frente, contando suas experiências de vida.

Mas, se não é uma obra acadêmica o que seria? Muitos, eu por exemplo - e todas as pessoas que já ouviram falar desse livro -, acreditavam que seria uma autobiografia. Mas Lázaro também descarta, nas primeiras páginas, tal categorização. Fui ver a ficha catalográfica para tentar entender em qual gênero literário o livro pode ser encaixado. "Memórias", diz ela. Entretanto, acredito que o próprio termo "encaixar" incomoda um pouco o escritor. Lendo suas palavras, cheguei a esta conclusão. Lázaro Ramos salta pelas diversas classificações literárias e mistura tudo numa "gororoba" das booooaaas! Ele não estava preocupado com encaixes, adequações, categorias nem nada do tipo. Queria ser ouvido.

Espero que a sua voz, ou melhor, seus escritos, transcendam ainda mais a bolha de pessoas preocupadas com o ser humano, anti-racistas; e cheguem aos corações de mais e mais pessoas. Que esse livro consiga mudar mentalidades e dizer para mais pessoas que é sempre mais gostoso escolher o amor e o respeito.

Janaina Bessoni 07/06/2020

Quando um livro puxa outro...
Essa leitura veio na hora certa e foi um aprendizado. Recomendo. Ao final dela fico com muito a pensar e ainda com mais duas leituras engatilhadas: O olho mais azul e Um defeito de cor. São obras citadas e recomendadas no livro.

Natalie.Rios 17/06/2020

Livro leve der ler, apesar do conteúdo pesado, que é encarar o racismo no Brasil.
Lázaro Ramos nos deixa viajar um pouco na sua infância e no mundo do teatro, cinema e TV no Brasil, trazendo histórias e vivências enquanto pessoa e ator negro.
Há muitas referências a outros autores, sem ser acadêmico.

Carol 30/06/2020

Um bom livro
Livro com linguagem leve e próxima do publico. Traz o tema não como um cientista e pesquisador, trazendo analises etc, mas sim como um amigo compartilhando seus experiências e seu ponto de vista.

Vick 03/07/2020

Valorizem os artistas BR's, pretxs e nordestinos S2, só admiração por esse homem.

Isadora Oliveira 06/07/2020

Encantada
Lazaro conseguiu passar com muita leveza um assunto sério e necessário.
Um prazer ler a história, conhecer a pessoa, pensamentos, sonhos e medos.
Leiam!

Thais Takeuchi 09/10/2020

Que história!
Livro lindo, muitíssimo bem escrito. A história de Lázaro é cativante. Não é uma biografia "padrão", uma vez que ele conta casos de sua vida, não necessariamente em ordem cronológica, entretanto apesar de ser uma história linda, é também muito impactante. Em muitos momentos tive que respirar pra retornar a leitura, pois os momentos de reflexão foram absurdamente fortes.

Recomendo demais!

Milla Borba 05/11/2020

Muito bom!!
Não espere por uma biografia lendo esse livro, como diz o próprio Lázaro, se é isso que procura vá nos sites de pesquisa. Aqui nós temos alguns relatos de vários momentos marcantes na vida desse ator incrível e como ele narra sua relação em perceber, sofrer e enfrentar o racismo, alguns comportamentos e mecanismos desenvolvidos para se proteger e se fazer ouvir, e também sua preocupação em relação ao mundo que fica para seus filhos e a próxima geração negra brasileira

Bruno.Costa 17/12/2020

É sempre uma alegria conhecer mais sobre pessoas que são interessantes e estão aí na luta por um mundo melhor e mais empático