A Mecânica do Coração

A Mecânica do Coração Mathias Malzieu

Resenhas - A Mecânica do Coração

1 | 2 | 3 | 4

herbert.goncalves 03/02/2021

lindo, emocionante, e incrivelmente realista
eu tô muito apaixonado por essa pequena obra prima. pequena em tamanho, gigantesca em qualidade. muito singelo e recheado de sentimentos. sem dúvida nenhuma, um dos melhores livros que li nesta vida. maravilhoso!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_
Jão 31/08/2022minha estante
Um desenvolvimento chamativo até mas esse final, foi horrível...

Anny 31/01/2021

Cada coração tem sua metáfora
Livro repleto de metáforas sobre as coisas do coração. A história do nosso herói Jack nos embala em um mundo repleto de sentimentos profundos. No livro relata a forma de amar de cada coração, desde o amor de mãe ao amor das acompanhantes. Há muitas coisas para refletir a respeito dos sentimentos, emoções, valores e diferenças. Eu amo o filme, agora estou encantada com o livro!

Tehfs 23/12/2011

A mêcanica do coração

A história gira em torno do Jack, que ao nascer, no dia mais frio do mundo, seu coração ficou congelado, a parteira Madeline colocou um relógio para substituir as funções do coração, mas ele não podia ter emoções fortes, com risco de morte,até o dia que ele conhece Miss Acácia e se apaixona por ela.

Livro maravilhoso, com personagens que saem do comum, bem no estilo no-sense e surreal. Com uma boa lição de vida, a única coisa que me incomodou é que em algumas partes do livro a narrativa é muito rápida, então tem que voltar pra ler de novo e entender.
Vc têm o pdf?

danilo_barbosa 28/11/2011

A máquina do amor
Será que existe fórmula ideal para descrever nossos sentimentos? Ou na vida nada é certo?
O cantor e escritor Mathias Malzieu levou ao pé da letra a relação corpo – máquina – sentimentos, ao trilhar o caminho do fantástico no seu poético A mecânica do coração (Galera Record, 192 páginas), um texto rico que envolve o leitor com romantismo e filosofia.

A trama nos transporta para 1874, na noite mais fria do ano. Em uma cidade no interior da França, nasce Jack, pelas mãos milagrosas de Doutora Madeleine.
O pequeno garoto, rejeitado pela sua mãe desde o nascimento, nasce com seu coração congelado, incapaz de receber sangue ou bater pela vida. A criativa doutora, que por muitos era considerada como bruxa devido aos seus experimentos, coloca junto ao coração do pequeno bebê um relógio cuco, para forçar a trabalhar aquele pequeno orgão, trazer um pouco de vida para aquele que já nascia sem esperanças.

Jack cresce e mesmo que a querida Doutora Madeleine peça para ele não ter emoções fortes, ele se apaixona por uma bela e esguia garota de Andaluza, que canta na praça de sua cidade. Contra todas as tradições e regras impostas pelas pessoas que se encontram a sua volta, ele vai atrás de seu destino e, com isso mudar o mundo em que vive.

Amor e outros sentimentos são transpostos nessa obra com um lirismo único. O autor sabe como, de maneira poética, destrinchar os sentimentos humanos. O lúdico que povoa cada parágrafo é o que dá força a trama, fazendo-nos viajar nas colocações de texto e descrição dos sentimentos.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:
Helô 24/12/2014minha estante
Ótima resenha, aumentou ainda mais minha vontade de ler o livro!

Estrelinha 23/09/2022

Uma trama fantástica
Poucas vezes um livro me fez fechá-lo e parar para controlar o que havia lido, está obra conseguiu despertar essa sensação.

Desde o início estamos tão encantados com aquele mundo estranho que nós foi apresentado que engolimos o livro página por página, a prosa gótica punk deliciosa de se ler e a história linda que é contada. Tudo isso com uma escrita agradável.

Mathias Malzieu escreveu um livro que descreve um amor sem fronteiras, um amor que atravessa estados, cidades e até o antigo e cruel tempo.

Gostei muito da leitura e ainda estou saboreando as lindas palavras que me tocaram tanto durante a leitura.

Shaftiel 04/05/2012

Decepcionante
A Mecânica do Coração parece, a princípio, ser um conto de fadas moderno. É descrito como uma obra romântica em que as paixões e necessidades das pessoas se misturam gerando conflitos morais e amorosos. De fato, o autor consegue manter uma descrição até interessante no início do texto.

A história começa com o nascimento de um bebê rejeitado pela mãe e com um defeito cardíaco que só pode ser consertado com um relógio colocado em seu peito para regular as batidas de seu coração. O problema é que a paixão pode acelerar demais o relógio e as peças não podem suportar. Desse modo, Jack, o protagonista, precisa se cuidar em todos os seus sentimentos para manter-se vivo.

O que parece ser um conto de fadas interessante vai se tornando moroso e torturante no decorrer da leitura. Os personagens se tornam cada vez mais planos e chatos com um tom moralista bastante infantil. A leitura, que a princípio poderia ser como a de um conto leve e acessível, fica lenta com repetição de ideias e fatos a exaustão. Os casos de amor ficam cada vez mais desinteressantes, não sei dizer se pela própria narrativa ou devido aos personagens pouco agradáveis.

Thoughts 13/09/2021

Love is dangerous for your tinta heart.
" Em primeiro lugar, não toque nos seus ponteiros. Em segundo lugar, controle sua raiva. Em terceiro, nunca, mas nunquinha mesmo, de apaixone. Pois, neste caso, o grande ponteiro das horas transpassará para sempre sua pele no relógio de seu coração, seus ossos implodirão, e a mecânica do coração voltará a emperrar. "

naniedias 25/11/2011

A Mecânica do Coração, de Mathias Malzieu
Jack nasceu na noite mais fria de todos os tempos. Sua mãe, como tantas outras mães que se encontraram grávidas sem o desejar, foi atrás da doutora Madeleine - que sempre era procurada pelos desemparados e nunca lhes negava ajuda.
Assim, o pequeno menino veio ao mundo. Mas houve uma complicação. O tempo muito frio congelou o seu coração e, não fossem os conhecimentos mecânicos e a feitiçaria de Madeleine, o menino não teria sobrevivido. Ela lhe implantou um relógio no lugar do coração - um relógio que o manteria vivo.
"O relógio deve medir cerca de quatro centímetros por oito, é todo de madeira exceto o mecanismo, o mostrador e os ponteiros. O acabamento é bem rústico, 'sólido', pensa a doutora em voz alta. O cuco, do tamanho da falange do meu dedinho, é vemelho de olhos pretos. Seu bico sempre aberto dá a ele um aspecto de passarinho morto."
Ano após ano, o garoto vê as outras crianças serem levadas, por famílias que desejavam cuidar deles. Mas ele nunca é escolhido. E assim ele fica com Madeleine.
Vive uma vida normal, ou melhor, quase normal, uma vez que um coração de madeira não é a mesma coisa que um coração normal, ainda mais devido às suas restrições.
"Em primeiro lugar, não toque nos seus ponteiros. Em segundo lugar, controle sua raiva. Em terceiro, nunca, mas nunquinha mesmo, se apaixone. Pois, neste caso, o grande ponteiro das horas transpassará para sempre sua pele no relógio de seu coração, seus ossos implodirão, e a mecânica do coração voltará a emperrar."
Mas em seu aniversário de 10 anos, Jack finalmente consegue convencer Madeleine a levá-lo à cidade. E sua vida muda para sempre. Muda porque ele conhece Miss Acácia. Muda porque ele conhece o amor. Muda porque ele nunca mais será o mesmo.
"Meu coração acelera ainda mais, luto para recuperar o fôlego. Tenho a impressão de que o relógio incha e sobre até a minha garganta. Será que acaba de sair de um ovo? Será que essa garota come? Será que é de chocolate? Que piração é essa?
Tento olhar nos seus olhos, mas sua boca sequestrou os meus. Eu não julgava possível passar tanto tempo admirando uma boca."

O que eu achei do livro:
Sabe quando você termina de ler um livro e tem a sensação de que ele é o livro mais incrível que você já leu na vida? Sabe quando você termina uma leitura e já quer logo recomeçá-la. Reler tudo, mesmo que tenha acabo de ler o último ponto da última página? Sabe quando você se apaixona por cada um dos personagens, pelo enredo, pela narrativa e até mesmo pela capa do livro?
Eu mesma não sei explicar. Não sei explicar todas as sensações que este livro foi capaz de despertar em mim.
Mathias Malzieu tem uma escrita simples e rebuscada ao mesmo tempo. É quase impossível explicar esse livro, por mais que eu tenha gostado e por mais que eu queria contar todos os detalhes! A leitura não é pesada, pelo contrário, é como nadar nas nuvens, de tão leve, doce e quentinho! O autor contrói sua história com uma escrita sublime, quase poética, que toca o nosso coração e nos embala carinhosamente. As metáforas usadas no livro dão um toque de originalidade inigualável! A forma como o autor usa e abusa desse recurso e ainda por cima de maneira tão singular é magnífica! Tem tantas palavras querendo sair, entrar nessa resenha para mostrar a vocês o quanto o livro é bom... mas acho que os autor as roubou todas. Ao menos as mais belas. Estão todas ali, nA Mecânica do Coração!
Com personagens incríveis, que chegam a nos causar dor de tão vívidos, o livro nos leva a uma viagem pela primeira paixão! Com apenas 10 anos, Jack conhece o amor - de forma tão intensa que ele nunca mais será o mesmo. E, pelas quase duzentas páginas da obra, acompanhamos Little Jack (como é chamado no livro - pequeno Jack, traduzindo) vivendo esse amor com o seu coração de madeira.
E o final? Eu poderia imaginar mil coisas diferentes, mas nunca um final como esse. É certo que muitos livros conseguem me surpreender (sempre admito a minha lerdeza quanto à adivinhação de finais de livros), mas acho que até mesmo o mais sagaz dos leitores seria pego de surpresa com um final tão lindo, inesperado, comovente e perfeito!
A Mecânica do Coração não é um livro que irá agradar a todos, não se engane. Não tem cara de Best Seller, não tem pegada de livro pop. Ao menos, acho isso, mesmo que não saiba explicar exatamente o porquê. Mas o fato é que já foi eleito como o melhor livro que li nesse ano, e olha que já li mais de cento e vinte livros em 2011, e foram livros maravilhosos. Só não empatou com Coração de Tinta (que não é o melhor livro do ano, pois foi releitura), porque esse outro tem uma protagonista devoradora de livros, com quem me identifico um pouco mais do que com Jack (mas ficou um tiquinho só de empatar). Na capa do livro (que é simplesmente magnífica) podemos ler uma citação do The Guardian "Absolutamente original.", você não irá entendê-la até ler o livro até o final. E, mesmo assim, essa citação não irá conseguir explicar o quanto o livro é único, moderno, lindo, atemporal e tocante!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com/
Helô 24/12/2014minha estante
Eu assisti o filme e achei incrível, mal posso esperar para por as mãos no livro, e lendo uma resenha assim minha vontade só aumente! Ótimo texto!

thuanyf 05/01/2022

?.
Pra quem está procurando um romance rápido com uma pitada de fantasia, este livro vai servir.

O livrou foi muito bem escrito do início ao fim, em alguns momentos até me surpreendi com o jogo de palavras do autor.

Mas o fina foi uma porrada na minha cara? terminei o livro triste, mas entendendo o caminho que a história tomou.

?Dessa vez eu não lhe daria apenas a chave, mas o coração inteiro, na esperança de que ela tivesse novamente vontade de consertar o amor comigo.?

Ronan.Azarias 08/06/2012

Indescritivelmente bom!!
O autor usa e abusa de metáforas. O melhor romance gótico que eu já li. Uma paixão avassaladora de um garoto que nào devia se apaixonar. Quando comecei a ler não consegui parar até chegar ao final, e lá encontrei uma boa lição de vida.
Recomendado para todos os gostos.O escritor também é cantor e fez um booktrailer que está disponível no yotube.

Com certeza vale a leitura.

Lore 24/07/2020

ORIGINAL E POÉTICO
Diferente de tudo que já li, A Mecânica do Coração é uma escrita prazerosa, original, cativante e poética.
Uma verdadeira obra-prima da literatura.
Vc têm o pdf?

Debbie 19/11/2020minha estante
Gosto muito do filme e queria ler o livro mas no momento tá difícil

Lore 23/11/2020minha estante
Poxa, não tenho :(

regifreitas 22/05/2014

A MECÂNICA DO CORAÇÃO (La mécanique du coeur, 2007), de Mathias Malzieu; tradução André Telles.

Em A MECÂNICA DO CORAÇÃO o narrador-protagonista é o pequeno Jack. Ele nasceu na noite mais fria do mundo, no dia 16 de abril de 1874, na cidade de Edimburgo. Seria mais um dos nascimentos normais de crianças, não fosse o fato de o coração do menino estar completamente congelado, por conta daquela noite especialmente fria.

Para salvá-lo, a doutora Madeleine (uma espécie de feiticeira e cientista), em uma cirurgia de emergência, adapta ao peito do pequeno um relógio de madeira, desses com um pequeno cuco, para ajudar a conservar o ritmo dos batimentos cardíacos do bebê. Jack sobrevive, mas é abandonado pela mãe e passa a viver no orfanato dirigido pela doutora Madeleine, e frequentado por pessoas, no mínimo, peculiares.

A cirurgia inusitada que salvou a vida de Little Jack acaba condenando-o a levar uma existência sem emoções intensas – era estritamente proibido a ele se apaixonar. Todos os sentimentos gerados pelo amor ou por uma desilusão amorosa poderiam acarretar prejuízos à máquina que o mantinha vivo. Entretanto, apesar da superproteção de Madeleine, um dia Jack conhece Miss Acácia, uma pequena bailarina e cantora flamenca, míope e vaidosa, e acaba se apaixonando. A emoção desse primeiro encontro é tão forte que o coração de Jack dispara ao ponto de quase provocar uma tragédia.

Em sua busca pelo amor, o pequeno Jack conhecerá personagens históricos como Georges Meliès, um dos precursores do cinema, e que o ajudará a localizar e conquistar Miss Acácia, além do assustador Jack o Estripador, com quem Jack trava um estranho diálogo num trem.

O livro conta o processo de amadurecimento do pequeno Jack, numa jornada através de sentimentos intensos como o amor, o ciúme, a desilusão, a rejeição e o medo. Trata-se de um conto de fadas moderno, narrado em tom poético e imaginativo por Malzieu. É exagerado em alguns momentos, mas, no mínimo, é original.

kelynebezerra 08/12/2021

"A mecânica do seu coração explodirá. Eu mesma enxertei esse relógio em você, conheço perfeitamente os limites de seu funcionamento. Talvez ele resista à intensidade do prazer, e um tantinho mais. Mas não é suficientemente sólido para resistir à mágoa do amor."

1 | 2 | 3 | 4