Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

Italo Anatércio 03/11/2020

Não sei o que dizer.
Isso não é uma resenha. É apenas a constatação de que eu terminei esse livro após um ano e meio lendo ele, e definitivamente não sei o que pensar ou dizer sobre. Não sei como insisti tanto em uma leitura. Não sei por que havia algumas coisas nesse livro que eu gostava. Só sei que essa foi a experiência de leitura mais louca e longa que tive na vida até o momento. Acho que de fato o que me manteve nessa leitura foi a minha insistente curiosidade que esperava por um final que eu tinha na minha mente quando comecei a ler e o final não foi nada do que eu pensara. Talvez eu escreva uma resenha sobre, mas por enquanto vou apenas registrar minha experiência de leitura com esse livro para que seja um lembrete de que eu não volte a repetir tal feito.

Luciana Leitora 02/11/2020

"O universo inteiro é um pacote SEDEX em trânsito, entendeu?
A criação cheia de metáfora de Murakami nos faz viajar num universo em que gatos falam e chove peixe e ainda assim encontrar paralelo com a realidade do nosso cotidiano, inquietações de quase todo ser humano: Podemos mudar nosso destino, ou tudo já está traçado?
O menino mais valente do mundo vai se esforçar para descobrir essa e outras
questões...
O senhor Nakata é cativante, tem a cabeça ruim mas aquece o nosso coração com sua sensibilidade e pureza.
Terceira leitura que faço de Murakami e cada vez mais encantada com a habilidade dele de nos transportar para dentro da história e entender a essência de suas personagens.

"Preste atenção, Hoshino. Tudo que existe está em pleno movimento. Terra, tempo, conceitos, amor, vida, crença, justiça, bem e mal. Tudo é fluido e transitório. Nada existe que se perpetue no mesmo lugar e na mesma forma. O universo inteiro é um pacote SEDEX em trânsito, entendeu?"

Alessandro.Tegner 02/11/2020

Ainda não sei dizer com certeza o que achei do livro.
É uma leitura bastante leve, e a história não desenrola de maneira rápida, mas com certeza é ótimo para quem quer desacelerar e curtir uma leitura repleta de referências filosóficas e culturais.
Além disso a descrição do ambiente e rotina dos personagens é incrível, me deu uma vontade enorme de conhecer e explorar melhor o Japão.

DIRCE 21/10/2020

Mito, talento, magia , loucura e encantamento
Não tenho dúvidas que eu teria abandonado este livro se tivesse tentado lê-lo anos atrás, mas, felizmente, fiz a leitura no momento adequado e fui regiamente recompensada. A começar pelo ritmo de escrita: alucinante.
Quanto ao enredo...,Bem, quanto ao enredo, não vou me deter a ele.Vou me concentrar nas personagens e mencionar o que me vem à cabeça. No meu histórico de leitura, logo no início, eu disse que o livro se parecia com uma Caixa de Pandora. Concluída a leitura, reafirmo com ênfase essa minha comparação. Kafka à beira mar é realmente uma espécie de Caixa de Pandora. Uma Caixa de Pandora bem peculiar , pois dela , além de coisas malignas como o episódio macabro e cruel narrado no capítulo dos gatos, como o incesto (ou não), como crime e outros males que ora me fogem da memória, saem maravilhas como Nakata - meu personagem favorito e um dos protagonista mor - um idoso que , um dia, foi um menino prodígio, entretanto, infelizmente, sofreu os efeitos nocivos da guerra e tornou-se em um ser humano com intelecto, digamos...comprometido e , talvez, devido a sua inocência foi dotado de poderes especiais e seus feitos eram , no mínimo, surreais. Outro protagonista-mor ( pode haver dois protagonistas -mores (???) é o adolescente Kafka que deixa a casa paterna com o pretexto de fugir da cruel maldição edipiana proferida pelo seu pai, mas que , no meu entendimento, foi em busca da sua identidade, em busca de uma explicação para o seu "desconforto" e para os seus pensamentos eróticos, em busca do " colo materno", e, paradoxalmente, do seu crescimento. Mas como não é só com protagonistas mores que se faz um romance ( pelo menos não neste), eis que aparece a Sra Saeki, cujo sobrenome deveria ser SOLIDÃO e MELANCOLIA. Uma outra personagem que saiu da Caixa de Pandora (adorável, diga-se de passagem) foi Oshima que se definia como um androide, oi ?? Só se os androides forem providos do dom de acolher, abrigar, ajudar, enfim, Oshima seria um grande bem na vida de qualquer um.
E como, apesar dos pesares, nem tudo está perdido, como ainda temos motivos para acreditar no ser humano, surge também Hoshino, um motorista um tanto quanto ogro, que transfere a Nakata o afeto que nutria pelo avô, e torna-se seu guia e protetor .
Surgem ainda outras personagens tanto de seres vivos como de seres inanimados . De seres vivos surge Sakura, a jovem acolhedora e povoadora dos sonhos pecaminosos do jovem Kafka ;surge o menino chamado Corvo, que eu não conseguia visualizar como um menino, mas, sim, como uma ave ( Freud explica - já que dizem que ele explica tudo) ocorre, que li, algures, que na mitologia oriental há um corvo de 3 pernas que é considerado mensageiro dos céus , o que faz muito sentido essa presença na trama; surge a floresta, a qual Kafka enfrentou adentrando em seus labirintos, inicialmente, temeroso, logo a seguir desafiador.
Dos seres inanimados surge a cabana ,local do isolamento , surge a biblioteca símbolo do conhecimento cultural, entretanto, no caso de Kafka, eu a vi como uma analogia ao auto conhecimento, surgem um quadro e uma música que justificam o título do livro e surge uma pedra : PO-DE-RO-SA.
E voltando ao tal Caixa de Pandora ( que eu, atrevidamente, resolvi evocar para este meu louco comentário sobre um livro "muito louco") , preciso dizer que na mitologia , Pandora ao abrir a caixa ( na verdade, era um jarro) deixou escapar todos o males do mundo , mas felizmente ela também deixou escapar um único dom - ELA - A ESPERANÇA. E assim sendo, eu terminei esse MA-RA-VI-LHO-SO livro ESPERANÇOSA. Sim, porque as pessoas que se relacionam nesse romance não permanecem as mesmas, ela evoluem, se tornaram pessoas melhores - Kafka que o diga.
Kafka a beira mar é um livro que embora não tenha explicação para tudo, embora não seja um livro "redondinho" e sua leitura não seja a das mais fáceis, um livro onde o fantástico ou o surreal dele façam parte é um livro que tem o poder de um imã e tem uma leitura fluida.
Posso afirmar que Murakami não se valeu da Caixa de Pandora para escrever esse livro, ele se valeu, sim ,do seu talento, do seu conhecimento da sua visão do mundo para escrever esse livro, mas não descarto o tal pó do perlimpimpim porque eu fiquei enfeitiçada.
Camila.Szabo 21/10/2020minha estante
Fiquei curiosa!

Thiago275 21/10/2020minha estante
Que resenha maravilhosa! A respeito do Murakami, já li que a escrita dele é meio "maluca" e, por isso, nunca tive muito interesse no autor... Mas seu texto me instigou!

DIRCE 21/10/2020minha estante
Oi Camila. Dei uma espiada na sua estante, tenho quase certeza que é seu "número.

DIRCE 21/10/2020minha estante
Oi Thiago. Pelo seu perfil leitor não sei não. Mas penso que vale a pena um desafio

Camila.Szabo 21/10/2020minha estante
Oba!

Linharesmaia 21/10/2020minha estante
Adorei sua resenha! Kafka à beira-mar foi uma das minhas mais gratas leituras do ano e suas palavras ilustram bem o sentimento que tive ao ler cada página desse livro mágico!Obrigado por compartilhar.

DIRCE 08/11/2020minha estante
Olá! Linharesmaia, fico feliz em saber que consegui expressar o que senti durante a leitura desse livro. Só que esqueci de mencionar 2 protagonistas importantes: o mistério e o suspense. O modo de Murakami interromper a narrativa, intercalando-a , ora dedicando capítulo ao jovem Kafka, ora dedicando ao Nakata foi meio sádico.

Debora.Andrade 28/12/2020minha estante
Resenha perfeita

DIRCE 28/12/2020minha estante

Dani 13/10/2020

Terminei o livro e tive vontade imediata de relê-lo, para ver as conexões e significados que passei batido, pesquisar sobre os locais e mitologia japonesa, de tão rico que é o livro. É uma história que vai sendo construída em camadas. É um ritmo mais pausado, não recomendo para quem gosta de histórias diretas que se desenrolam rapidamente.

Lais Pires 27/09/2020

Interessante também
As obras de Haruki Murakami tem como fortes características as incríveis mudanças de cenários e as experiências fantásticas que os personagens adquirem em suas jornadas. Isso faz com o que o leitor enxergue de outro modo suas próprias experiências e deseje viver momentos tão especiais quanto. Kafka à beira-mar tem qualidade, conteúdo, é educativo, cômico e na última linha revela como a nossa vida funciona, para quem souber enxergar.

Quem já leu outros livros do autor conhece o seu estilo, a forma inteligente que faz a vida dos personagens se conectar, o lado sobrenatural e mais alguns elementos fantásticos que se encaixam bem no conjunto da obra.

Aurea31 26/09/2020

Um enredo intrigante e confuso que traz reflexões interessantes ao longo da narrativa, mas que ao final não consegui absorver tanto do que acho que deveria. - Áurea de 18 anos

Kleinert 13/09/2020

Todos somos o "menino de 15 anos mais forte do mundo!"
"Como num velho sonho de sentido ambíguo, o tempo recai pesado sobre você, que continua a se mover, procurando passar por ele. Mas dele provavelmente não será capaz de fugir mesmo que vá até a borda do mundo. Ainda assim, você tem de ir até lá. Pois há coisas que só podem ser feitas na borda do mundo."

Há coisas que só podem ser feitas na borda do mundo, e estar exatamente no limiar das situações ímpares desse mundo nos leva a borda do mundo. O modo como Murakami conduz a narrativa é excepcional!

Luisa 12/09/2020

gato que fala, fugir de casa e morar dentro duma biblioteca, assassinato, chuva de peixe & namorar com fantasma
muito bom recomendo

Betina.Ribeiro 07/09/2020

Primeiro Murakami
Definitivamente, um livro que me prendeu do início ao fim. Comecei a leitura sem saber o que esperar e, mesmo surpresa com algumas maluquices, gostei bastante da leitura.

Murilo 02/09/2020

Um romance complexo e metafórico
Kafka à beira-mar é um romance complexo e metafórico de Haruki
Murakami, famoso escritor japonês muito lido e querido pelos fãs ao redor
do mundo.
Kafka Tamura é um garoto de 15 anos que foge de casa devido a problemas
familiares. Paralelamente, acompanhamos a jornada de Nakata, um humilde
idoso com habilidades sobrenaturais.
Embora os elementos que flertam com o realismo mágico aflorem por toda
a trama, não espere explicações do autor, muito deles estão lá para criar uma
atmosfera fantástica e metafórica.
Uma das dificuldades da leitura pode ser acompanhar o desenvolvimento
arrastado da personagem principal, mas que ao final garante uma
inesquecível história de autoconhecimento e aceitação.
?Pode ser que carregar consigo o símbolo da liberdade lhe dê mais prazer do
que ter nas mãos a liberdade propriamente dita.?

Henrique 02/09/2020

O livro segue a insólita trajetória de Kafka Tamura, jovem de 15 anos, e seu desejo de deixar para trás seu pai e o local em que nasceu e reencontrar sua mãe, que o abandonou levando apenas sua irmã. Em paralelo acompanhamos a personagem Nakata, um senhor que passou um trauma na infância que o reduziu suas capacidades cognitivas, porém o permite conversar com gatos. alternando em capítulos os pontos de vista desses dois personagnes Murakami constrói uma experiência interessante sobre a inexorabilidade do destino, solidão, e estoicismo.
Uma releitura repleta de simbolismos e referências de cultura pop do mito de Édipo que abre diversas interpretações para discutir a essência e o sentido do ser.

Chia.Americo 01/09/2020

O que faz uma vida
A leitura do Murakami sempre é curiosa, ele é realmente meu autor favorito e escutava muita gente falando sobre esse livro, sobre ser a melhor obra dele e afirmo: como todo livro de Murakami, esse foi uma montanha russa de sentimentos e sensações.

Em uma narrativa extremamente onírica, vemos o aprofundar do que nós fazer ser o que somos, as questões existenciais e como isso está relacionado em entender o outro como ferramente para entender a si mesmo.

Priscilla 24/08/2020

Maravilhoso!
Esse se tornou um dos meus livros preferidos de todos os tempos.
Se eu puder dar um conselho a vocês, amigos leitores, seria esse: leiam Kafka à beira-mar.
Essa história é de uma sensibilidade ímpar, os personagens são envolventes e não há como não se apaixonar por Nakata, Oshima e quase todos os outros.
No entanto, não esperem por uma história de simples entendimento. Essa aqui é cheia de metáforas e significados ocultos, cabendo a cada um sua interpretação, de acordo com sua própria vivência.
Fiquei completamente envolvida e apaixonada e mal posso esperar para reler.

Helena.Jablonski 20/08/2020

Dos livros mais bem escritos que já li.

Com capítulos curtos e um enredo maravilhoso, a obra me fez ficar completamente absorta na leitura, a ponto de eu precisar me forçar a pausá-la para retomar à vida real.

Em meio ao enredo sobre duas jornadas que se bifurcam, Murakami cria um cenário onde não há limites entre o real e o metafórico. É um livro um tanto quanto filosófico, ao mesmo tempo que é extremamente descritivo e visual.