Comportamento Altamente Ilógico

Comportamento Altamente Ilógico John Corey Whaley

Resenhas - Comportamento Altamente Ilógico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alex Alan 19/10/2017minha estante
Não li seu comentário todo, mas pelo visto, parece ser um bom livro. Vou colocá-lo na lista de desejados! :)

Douglas | @estacaoimaginaria 19/10/2017minha estante
Vale a pena, garanto! :)

Luly 10/05/2021

Altamente ilógico
No começo do livro, vemos Lisa, uma adolescente que almeja ir para faculdade de psicologia. Para entrar na universidade, ela precisa fazer uma redação sobre sua experiências com transtornos mentais, é aí que entra Sol, o protagonista agorafóbico. O livro é levinho de ler, bom para passar o tempo, da para ler em um dia. Mas se você procura um livro com um bom enredo e personagens bem trabalhados, recomendo procurar outro.
Ana 10/05/2021minha estante
que resenha perfeita, amei.

Luly 10/05/2021minha estante
Aí amg, tô tendo que resenhar pra concluir o desafio, vai vir mais umas 5 ainda

Bia Paini 07/02/2023

Uma graça
Acredito ser um livro no máximo um +12 devido ter que entender as questões de saúde mental e tudo. Então, dentro do proposto foi um livro gracinha. Tem uma amizade forte e mesmo que tudo pareça acontecer de modo apressado, é um livro pra jovenzinhos, leve e bem gostavel. Só queria que falasse mais do namorado qq aconteceu
Bia Paini 07/04/2023minha estante
Fala simm!! Ele só não queria, achava cedo (eles tao tipo no segundo do ensino medio) e ia de encontro com a fé dele!

Adrya.Ribeiro 12/07/2017

Mas então, dali a poucas semanas, era como se ele jamais tivesse existido. E foi quando eu mais me entristeci. Aquele garoto nunca voltou para a escola. Era como se nós pertencêssemos àquele lugar e ele, a outro. Não é muito difícil desaparecer quando não existe ninguém procurando por você.
É o que fazemos, às vezes. Deixamos as pessoas desaparecerem. Queremos que desapareçam. Se elas simplesmente ficarem quietas e fora do caminho, então o resto de nós pode fingir que está tudo bem. Mas não está tudo bem. Não enquanto pessoas como Solomon tenham que se esconder. Precisamos aprender a compartilhar o mundo com elas.

Que linda e triste estória! Não sei o que deve passar uma pessoa que sofre de ataques de pânico e agorafobia, mas acredito que o livro retratou bem o que sofre o Solomon por não conseguir sair, não conseguir respirar diante de lugares e situações.
No começo eu não estava acreditando que a Lisa iria em frente com o plano, mesmo ela sendo tão determinada e decidida com o que queria. Mas você vai vendo como ela se envolvendo e tornando muito mais do que uma simples "tarefa".
E o Clark, meu Deus, que amor de adolescente. Gostaria que o mundo fosse povoado com o um monte de Clarks. Gentil, sensível, amigo, um amor..só sei falar isso!!

É como em Star Trek: A Nova Geração, na verdade. Estamos apenas flutuando no espaço, tentando descobrir o que significa ser humano. E obviamente preciso passar mais tempo flutuando. Quando eu estiver preparada para dar um passo, entretanto, Sol estará ao meu lado para me ajudar. E Clark também. O mundo é grande, assustador e cruel, mas podemos sobreviver aqui fora. Solomon Reed conseguiu. Segurei suas mãos e contamos até dez, e foi lindo. Ele era um astronauta sem traje espacial, mas continuou respirando.

ACarolinneUs5 17/08/2017

Leiam.
Incrível.
Um livro muito bem escrito, com personagens marcantes e estória envolvente.
A trama é muito bem desenvolvida, creio eu que retrata muito bem quem sofre esse tipo de transtorno, e do meio pro fim simplesmente não dá mais pra parar...
Você lê um capitulo e "prevê" o próximo, você lê o próximo, vê que sua previsão estava errada e "prevê" novamente o próximo, você lê o seguinte e por aí vai. No fim apenas uma coisa foi prevista, (não quero dar spoiler) quem leu ou for ler saberá.
Cada decisão errada ou certa de cada personagem te faz pensar... Cada deslize te faz ficar angustiado, cada piada te faz dar uma risada, cada coisa boa que acontece te faz dar um sorriso de alivio do tipo "ah que bom"...
Apenas recomendo.

Ju Zanotti 05/10/2017

Se existe uma coisa complicada na vida de leitores é saber como seguir em frente depois de uma história que te arrebata. Este com certeza é meu caso com Comportamento Altamente Ilógico, mas para ser sincera no começo não me senti tão feliz assim com a história. Tentei ler o livro algumas vezes e por todas elas acabei empacando e desistindo, até que diante do desafio de parcerias que me propus (link) resolvi que estava na hora de encarar a história e ir até o fim. O problema é que já há alguns anos não tenho me dado muito bem com livros jovens adultos, na maioria das vezes acabo desistindo por causa da imaturidade de alguns personagens, mas que bom que insisti na história de John Corey Whaley, pois foi um livro revelador!

Lisa tem seu futuro planejado e sua maior vontade é dar o fora de Upland. Para alcançar seu objetivo ela está determinada a escrever a melhor redação que a universidade de Woodland já viu e conseguir uma bolsa integral em psicologia. Pra tanto ela precisa encontrar e fazer amizade com Salomon Reed, um garoto que sofre de síndrome do pânico e agorofobia e que não sai de casa há cerca de três anos. O plano é analisar o garoto e curá-lo, fazer com que sinta que o mundo não é tão ameaçador como ele imagin

a. Clark, namorado de Lisa, não concorda exatamente com isso, ainda assim faz tudo o que for melhor para ela e de certa forma acaba envolvido neste projeto, diante dos acontecimentos resultantes deste plano, esses três personagens ensinam algumas boas lições para os leitores, mas quem mais aprende é a própria Lisa.

"- Não tem como fugir disso.
- Disso o quê?
- Da vida."

Como disse antes, foi um pouco difícil me entrosar com a história do livro, não esperava encontrar uma história que jogasse na minha cara algumas boas verdades. Mas com o decorrer da narrativa e após nos acostumarmos com ela a cada capitulo somos surpreendidos de forma bastante positiva. John Corey Whaley consegue não revelar muito sobre sua história e ainda assim deixar o leitor concentrado. Tudo que você espera e imagina que acontecerá na sequência cai por terra no próximo capitulo, somos surpreendidos constantemente durante a história.

Mas isso não é o melhor de tudo, o pote de ouro no fim do arco-íris são os personagens principalmente Sol e Clark. Eu fiquei tão apaixonada por suas personalidades que ambos conseguiram ofuscar o ressentimento que senti de Lisa por estar usando Solomon. Claro, que no decorrer da história o plano de Lisa já não é mais o essencial na obra, mesmo que a própria protagonista não compreende o que é mais importante que sua ambição ali.

Mas voltando ao que estava dizendo Sol e Clark são dois garotos nerds e brilhantes a sua maneira. Clark é gentil, sensível e o amigo que todo mundo gostaria de ter, não há nada de atleta escroto em sua personalidade, ele na minha opinião é tudo que o recluso e tímido Sol precisava para dar pequenos passos para sua cura. Já Solomon é incrível a sua maneira, apesar de sua condição devido ao pânico e a agorofobia ele é mais do que um garoto "maluco", é cheio de personalidade e seguro de si, inteligente nerd e com sacadas sensacionais, é maravilhoso acompanhar sua evolução.

"Não importa o quanto você se esconda, o mundo te encontra e te dá motivos para sair das sombras."

A sensação que temos ao acompanhar a história desses três amigos é que gostaríamos muito de fazer parte disso tudo, estar com eles e se divertir da forma como eles se divertem. Além disso o autor soube trabalhar muito bem todos os outros personagens, só senti falta de saber mais sobre a família de Clark e Lisa, mas acredito que trabalhar isso teria tirado o foco da narrativa.

E para melhorar ainda mais a escrita de Whaley não é forçada, a leitura avança em um ritmo delicioso que prende o leitor. Os diálogos são parte essencial disso, envolventes e bastante inteligentes. No momento eu me pergunto porque demorei tanto para engrenar essa leitura.

Enfim, Comportamento Altamente Ilógico é um livro lindo, sensível e a única coisa que tenho contra ele é que acabou cedo demais, terminei a leitura com vontade de saber tudo o que aconteceu na vida de cada um dos personagens depois do ponto final. Eu definitivamente estou apaixonada por esse livro. Quanto a revisão e edição posso dizer com conhecimento de causa que a Editora Rocco fez um ótimo trabalho, não encontrei erros e a edição simples não costuma me incomodar. Então, só resta implorar para que vocês deem uma chance a esta história e se emocionem assim como eu me emocionei.

Douglas14 05/01/2018

MARAVILHOSO!
Sem dúvidas esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida! Eu fiquei envolvido com a história do começo ao fim! Super recomendo e não tem como não se apaixonar pelo Clark, aliás por todos os personagens! Ahahahah

Ani 24/03/2018

Comportamento Altamente Ilógico foi meu primeiro contato com a escrita do jovem autor John Corey Whaley. A obra foi lançada pela editora Rocco e traz a história de Solomon um jovem de 16 anos que desde os treze não sai de casa. Ele sofre agorafobia, uma doença mental que – grosseiramente falando – une a ansiedade com síndrome do pânico, ou seja, nosso protagonista não consegue ficar em lugares onde ele acredita que possa ser constrangido ou se sentir impotente.

A última vez que Sol saiu de casa, foi para ir ao colégio, lá ele teve uma crise e para se acalmar tirou as roupas e mergulhou na fonte do colégio. A água dava uma sensação de paz a ele. Desde desse dia ele resolveu que seria mais fácil ficar em casa.
Seus pais e sua avó nunca desistiram dele, tentavam de todas as formas fazer com que ele fosse pelo menos até o quintal da casa. Mas ele achava que não tinha necessidade.
As crises de ansiedade apareciam, mas com menos frequência e quando aconteciam ele sabia como se portar.

“Após o episódio da fonte, ele entendeu o que deveria fazer: afastando-se de tudo que lhe traz pânico, você não entrará em pânico.”

Claro, que às vezes ele pensava em como seria a sua vida no futuro? Ele não queria que seus pais ficassem fadados e ficar dentro de casa por causa dele, mas não estava disposto a se arriscar. Até porque Solomon já tinha desistido de fazer terapia e nem sonhava em tomar remédio. Ficar em casa era a solução.
Lisa é uma garota ambiciosa, ela estava no dia do incidente e ficou decepcionada ao ver todos rindo e julgando o rapaz que estava na fonte. Passou três anos querendo descobrir o que aconteceu com o jovem e um dia o destino quis que ela conhecesse Valerie, a mãe de Solomon.
Ela quer ser psicóloga e como eu disse, é ambiciosa, então quer entrar para segunda melhor faculdade do país – ela também é realista, sabe que não passaria na melhor – e para isso, ela precisa escrever uma redação contando sua experiência com pessoas com doença mental.

Quando ela conhece Valerie, tenta de todas as formas se encontrar com Solomon, mas ele está determinado a viver recluso, até que um dia ele aceitando a visita de Lisa.
O enredo vai tomando forma a partir daí e vai mostrando como uma amizade por ajudar uma pessoa que sofre com alguma doença mental. O problema de Solomon não tem cura, ele precisa ser administrado diariamente e ficou nítido a forma como a convivência com outras pessoas e a paciência pode ajudar bastante nesse caso. Sabe aquela máxima de: um dia de cada vez? Então, é isso. Sol ia vivendo um dia de cada vez contando com a ajuda de Lisa e Clark, namorado de Lisa.

O enredo me conquistou de uma maneira tão grande que terminei o livro com um sorriso no rosto. Claro que a obra possui alguns defeitos e eu vou citar as duas coisas que me incomodaram. A primeira foi Lisa: eu acredito que você tem sim que ser ambicioso e querer sempre o melhor para você, o problema é quando você usa uma terceira pessoa para conseguir isso. Entendo o bem que amizade dela fez para Solomon, mas não aceitei o fato dela querer usar isso como um degrau para faculdade. Ela foi egoísta por diversas vezes e não apenas com Sol, mas com seu próprio namorado e sua melhor amiga. Lisa não era psicóloga, mas agia como uma e passava diagnóstico para tudo que acontecia em sua volta. Me irritou bastante isso nela.
Outra coisa que me incomodou é que eu acho que o autor poderia ter dado um outro rumo para o final do livro. O final foi ótimo! Gostei bastante, mas os caminhos que levaram para o final acontecer, me deixou um pouco decepcionada, achei que poderia ter explorado mais a amizade de Clark e o segredo que Sol guardava para ele (na verdade não é segredo, mas não vou contar aqui).
Agora vamos falar sobre Clark: QUE PERSONAGEM MARAVILHOSO! Me encantei com ele em diversos momentos se não for para dizer todos. Amigo, leal, engraçado, preocupado. Ele foi um dos melhores personagens que já conheci em todos os livros que já li.

“- Não tem como fugir disso.
- Disso o quê?
- Da vida.”

A escrita de John é maravilhosa e envolvente. Não tem como não sorrir ou ficar encantada com o enredo. A parte gráfica está muito incrível. É simples, mas muito bonita. Não localizei nenhum erro de gramática.
Em suma, Comportamento Altamente Ilógico é um livro sensível, bem escrito, divertido e de rápida leitura. Vale super a pena.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/09/comportamento-altamente-ilogico-john.html

victor lopes 07/05/2018

Ahhhhh esse livro é uma fofura!
Eu adoro "Quando tudo volta", do John Corey Whaley, e minhas expectativas pra esse livro aqui eram bem altas. Confesso que fui surpreendido, porque esse livro aqui é bem diferente do outro e bem diferente do que eu esperava.
Eu amo o Solomon com todas as minhas forças. Queria ele pra mim. Sério! E o clark é um fofo tbm e mostra que héteros às vezes podem ser pessoas legais também (rsrs). A Lisa é bem cheia de altos e baixos e eu consegui amar e odiar essa garota (Mas no fim amei mesmo). Todos os personagens são maravilhosos, principalmente nos diálogos. A relação do Solomon com os pais, então, é maravilhosa demais e super realista.
O livro é muito fácil de ler, mesmo tratando de assuntos delicados como síndrome do pânico e agorafobia, os quais foram muito bem explicados sem parecer uma aula de psicologia. aliás, acho que esse livro presta um grande serviço falando sobre ansiedade e outras questões psicológicas, ele mostra tudo de um jeito bem realista e sem nenhum tipo de romantização disso, o que é maravilhoso. E a maneira com que os sintomas são explicados me atingiram com força, fazendo com que eu entendesse certos sentimentos que eu tenho e percebesse também certas reações do meu corpo, o que me deixou ansioso, mas também muito mais interessado e apaixonado pela história.
Acho que em alguns momentos senti falta de um pouco mais de desenvolvimento de alguns pensamentos, alguns trechos um pouco maiores dos personagens com eles mesmos. A narrativa fica rápida demais em determinados pontos, por isso dou 4 estrelas e não 5.
Mas é um livro altamente recomendado, falando de temas sérios de uma maneira leve e interessante. Tem tudo o que um bom YA precisa. É maravilhoso mesmo. Leiam!

Ps: Talvez possa ter alguns gatilhos pra ansiedade e tals (Pra mim teve), então fiquem atentos. :)

Mari 28/05/2018

|RESENHA| Comportamento Altamente Ilógico, John Corey Whaley
Comportamento Altamente Ilógico, do autor John Corey Whaley e trazido para o Brasil pela Editora Rocco foi lançado no ano passado, mas só tive a oportunidade de lê-lo agora. Confesso que iniciei a leitura sem saber muito a respeito do que se tratava a história, o que de certa forma foi bom, pois não nutri muitas expectativas.

Neste conhecemos três jovens: Solomon, um garoto recluso de 16 anos; Lisa, uma jovem determinada e que sonha deixar o mais rápido possível o lugar que mora; e Clark, namorado de Lisa e um jovem um tanto engraçado. A história se desenrola em terceira pessoa e os capítulos são alternados a partir da perspectiva de Solomon e Lisa.

Tudo começa há três anos, quando Solomon em um surto passa por um episódio constrangedor e traumático em público, desde então este não sai de casa por nada. Sol possui um grave transtorno de ansiedade e agorafobia, então acredita que só estará seguro caso mantiver-se dentro de casa. Dessa forma, estuda em casa e passa seus dias intercalando entre livros, filmes e séries.

Lisa é uma jovem que está no último ano do Ensino Médio e preparando-se para entrar em uma renomada universidade de Psicologia, e para isso, precisa escrever sobre suas experiências com doenças mentais. É quando lhe surge a ideia de procurar por Solomon, ela presenciou o acontecimento traumático há três anos e desde então sempre pensa sobre o que poderia ter acontecido com ele. Assim, Lisa acredita que pode curar Sol e ao mesmo tempo garantir sua vaga na universidade.

[CONTINUAÇÃO DA RESENHA NO BLOG]

site: http://anneandcia.blogspot.com.br/2018/05/comportamento-altamente-ilogico-de-john.html

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

Comportamento Altamente Ilógico
Esse livro me chamou a atenção pelo nome e pelo buzz que gerou lá fora quando saiu. Várias pessoas falaram sobre ele e, ao chegar ao Brasil, teve sua capa adaptada a uma versão que não agradou tanto assim. Eu não leio tantos livros young adults, mas fiquei intrigada em saber se essa história fugiria um pouco dos clichês.

Comportamento Altamente Ilógico vai trabalhar a agorafobia, um transtorno psicológico que usualmente evolui de ataques de pânico, fazendo com que a pessoa se sinta extremamente incomodada com lugares amplos, públicos ou que possam levar a situações de aprisionamento, constrangimento ou impotência. Como não sabia quase nada sobre essa condição fui aprendendo conforme o livro andava e compreendendo as consequências e anseios de quem vive com isso, através da ficção.

Se formos pensar na premissa do livro ela já aponta pra algo péssimo: Lisa Praytor pretende se aproveitar da situação de Solomon para ter um ganho pessoal. Por mais que a garota diga para si mesma e para os outros que seu objetivo é ajudar Reed a melhorar e “curá-lo”, sua motivação distorcida e comportamento não podem ou devem ser esquecidos. O fato de uma das partes já não ter a total realidade da situação e, sendo ela a mais fraca e propícia a se machucar, gera um cenário péssimo.

Mas, pensando dessa forma, parece que o enredo vai ser completamente óbvio né? A coisa vai evoluir até que ele descubra e talvez role até um romance com Lisa?. Porém, é ai que o livro se salva em seus detalhes e desdobres. Solomon é gay e não tem interesse em Lisa. E, mesmo tendenciando em um breve momento para a história ter um toque de romance, isso logo cai por terra. Esse é um livro puramente sobre amizade e suas facetas.

“Não havia como negar. Agora sabia que era a mais absoluta verdade: ele tinha uma amiga. E estava morrendo de medo dela.”

Solomon é doce e querido. Um nerd de plantão e aquelas pessoas que são tão vivas quando na nossa presença que costumo chamar de “necessárias”. Ele a princípio não entende o que Lisa quer com ele, mas acaba abrindo seu coração para que uma amizade, a tanto tempo não permitida, crie espaço. Ele é seguro de sua sexualidade, tem um bom relacionamento com os pais e é atormentado sobre como será o seu futuro, já que não pretende sair nunca de casa. Agorafobia pode ser tratada, mas ao contrário do que Lisa supõe, não há uma cura específica, colocando ainda mais sobre os ombros da pessoa que sofre dela o peso de melhorar ou não.

Eu detestei Lisa desde seu primeiro momento. Ela queria usar alguém extremamente sensível para seu ganho pessoal. Mesmo que suas justificativas estivessem misturadas com o desejo de ajudar, uma coisa não anula a outra e eu não consegui me relacionar nem um pouco com a personagem. Já Clark, que no começo pode parecer alguém a quem não iremos gostar, ao chegarmos no meio do livro já o estamos adorando. Ele é aquele cara brilhante que é popular, mas que está um pouco cansado das “bullshits” das pessoas que o cercam em seus círculos. E é realmente quando os três interagem que a trama ganha um tom diferente e começa a se confundir em sua essência.

“Não comece uma briga só porque é a coisa mais fácil a fazer.”

Fora a relação dos três há também toda a construção familiar em volta de Solomon. A figura de sua avó é muito especial e ela dá muita força a ele. O pai e a mãe também, mas há um anseio enorme de que ele melhore, de que de algum passo em frente, que acaba anulando pra ele esse amor e fazendo com que ele também se preocupe com o que vai lhe acontecer.

Acho que independente do nível desse transtorno, nunca é bom que a pessoa se feche totalmente. É importante o convívio, mesmo que em ambientes fechados, com outras pessoas e amigos e, nesse único aspecto, acho que Solomon realmente precisava de uma interferência. Entretanto, as motivações do livro em si já começam causando desconforto.

Eu gosto que a história não seguiu caminhos completamente óbvios, mas pra mim também não foi o suficiente para que eu achasse o livro ótimo. Em alguns momentos parece haver uma certa falta de foco em pra onde a trama quer ir, em o que quer passar e isso gera uma certa inconstância.

Comportamento Altamente Ilógico é uma leitura super leve, curtinha e fluida sobre uma condição que não é muito comentada, mas que merece ser conhecida. O autor já havia sido publicado no Brasil com Quando Tudo Volta, pela Novo Conceito, mas esse acabou sendo o meu primeiro contato com sua obra. Acho que, apesar do tema importante, a história em si não foi tudo o que eu estava esperando, mas deve agradar quem curte mais livros do gênero e quer dar uma fugida dos clichês totais.

site: http://resenhandosonhos.com/comportamento-altamente-ilogico-john-corey-whaley/

Rachel66 20/02/2024

Adoreeei demais, um livro leve e fácil de se ler, mais aborda temas bem sérios sobre a saúde mental e que quase nunca estamos no controle de tudo.

Julia5628 12/11/2018

A história é interessante, cada capítulo é narrado por um personagem (Lisa e Solomon), mas eu devo confessar que esperava um pouco mais do livro, o Solomon e sua família são personagens bem marcantes, tanto os pais quanto a avó, e por mais extrema que seja suas atitudes o leitor compreende o quão difícil era para o Solomon tentar conviver em sociedade e é uma motivação muito grande quando ele começa a querer sair de casa.
Se o Solomon e sua família foram adoráveis, para mim, a Lisa por outro lado me fez odiá-la do começo ao fim, a garota é prepotente, arrogante, narcisista e por mais que ela tenha tentado se redimir no final o “estrago” já estava feito, a personagem é insuportável e dos outros personagens que a rodeiam o único que se salva é o Clark, o final não foi aquilo que eu esperava, mas acho que foi bem condizente com a história.

Ddeumleitor 14/01/2019

Adorei. Me prendeu do início ao fim. Personagens cativantes. Recomendo muito a leitura.

Jose.Rodrigo 12/05/2019

Não é o tipo de livro que costumo ler mas resolvi dar uma chance e acabei gostando mais do que imaginei que fosse gostar. A história é interessante e a leitura é bem fluída, eu recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6