A Linguagem do Amor

A Linguagem do Amor Lola Salgado

Resenhas - A Linguagem do Amor

Danimarinho 25/09/2020

"Se não tivesse amor, nada seria".
Tem como não se apaixonar por esse livro? Ele me surpreendeu em tantos níveis, me fez abrir os olhos pra determinadas coisas e me ensinou muito. Não imaginava aprender tanto sobre a vida, sobre o amor e sobre as pessoas. Acho que essa leitura tinha que ser obrigatória, sabe? Um amorzinho, carregado de tantos sentimentos e emoções que em alguns momentos eu me esquecia completamente da vida real. Quase não aceito virar a última página, porque a linguagem do amor tornou-se parte minha. Levarei os aprendizados sempre comigo, na certeza de que o amor é lindo, paciente, benigno, suficiente, eterno e todo o mais descrito por Paulo quando escreve aos Coríntios (pois penso que nada poderia falar mais propriamente dessa linguagem do que a Bíblia, que é amor).

Trechos favoritos:

"As palavras, sim, eram o ar que preenchia os meus pulmões e a força motriz necessária para impulsionar os meus dias." (Cap. 1)

"Olhando para mim, a maioria imaginava que eu era uma garota delicada demais para conseguir me defender sozinha. Mas não poderiam estar mais enganados. Eu não queria ser aquela mocinha dos romances. Pelo contrário, eu ansiava ser a heroína das fantasias, empunhando espadas e vestindo cotas de malha." (Cap. 5)

"A música é meio como uma velha amiga... se é que faz sentido. Não importa quanto tempo passe, ela sempre vai estar de braços abertos pra me receber." (Cap. 9)

"? E o que aconteceu?
? Você aconteceu." (Cap. 19)

"A gente não tem todo tempo do mundo, mas tem o agora. Já é alguma coisa..." (Cap. 21)

"Naquele momento, valia mais ter um pouco dele do que nada." (Cap. 22)

"O ser humano tem essa mania idiota de achar que é inatingível, até que acontece uma merda e, pronto, acabou." (Cap. 26)

"Não vale a pena fazer nada pensando em seguir a onda. No fim do dia, somos nós quem carregamos o peso das nossas escolhas erradas. Nós e mais ninguém." (Cap. 27)

"eu poderia passar a vida arrumando todos os motivos do mundo pra te ver sorrir, pq, cada vez que isso acontece, tenho certeza do quanto é certo estar com vc."

"Meus olhos brilhavam de felicidade, apesar do dia péssimo que eu vinha tendo. Era esse o poder que ele tinha. Conseguia transformar tudo, em pouquíssimas palavras."

"Por muito tempo eu detestei ser assim, tão emotiva. Odiei a intensidade dos meus sentimentos. Odiei estar à mercê de coisas sobre que eu não tinha controle. Mas do que temos controle, no fim das contas?" (Cap. 29)

"Percebi o quanto essas pequenas coisas eram, na verdade, grandiosas. E, apesar de o tempo passar cada vez mais depressa, nos arrastando em direção ao fim, eu teria muito para levar comigo. Fui inundada por uma onda de saudade precoce e ansiei aproveitar ao máximo cada situação que tivesse a oportunidade de viver com ele." (Cap. 33)

"Abracei-o com lágrimas nos olhos, agradecida por, pelo menos, ter tido a chance de estar com ele por todos aqueles meses. Agradecida pela vida, de alguma forma, ter nos unido." (Cap. 38)

"Sério, são detalhes assim que dificultam a tarefa de não te amar. Você é muito amável, sabia?"

"Além do mais, nós nunca fomos muito bons em pontos finais. Nossa história é cheia de ponto e vírgulas."

"Acho que concordo. Nossa história foi linda e intensa, mas isso aqui é uma ilusão. Estamos sendo inocentes por achar que vai dar em alguma coisa. Isso aqui é um erro, Adônis."

"Torço muito pela sua felicidade (e a de Castiel também). Espero que encontre alguém incrível, que te dê mais motivos pra sorrir do que pra chorar. Espero que viaje o mundo e conheça muitos lugares incríveis e que, em cada um deles, as pessoas o reconheçam pela sua música.
Obrigada por me ensinar a amar.
De alguém que pra sempre te desejará o bem,
Princesinha-donzela." (Cap. 39)

"Você disse que torce pela minha felicidade, mas, porra, Rebecca, será que você realmente não vê? A única maneira de eu ser feliz é com você!" (Cap. 40)

"? Você enlouqueceu ? sussurrei, piscando os olhos sem parar. ? Tá louco.
? Tô. ? Assentiu, aproximando o rosto do meu. ? Por você."

"? Meu único sonho é você. ? Seus ombros se encolheram. ? Demorei demais pra perceber o quanto estava sendo burro."

"? O que você sugere então, Rebecca? ? perguntou, parecendo perdido.
? Equilíbrio. Já passou da hora da gente parar de ser tão teimoso."

"Mas agora tudo tinha mudado. Não estávamos mais pela metade, como anos atrás. Não precisávamos nos completar para aliviar todas as mágoas que carregávamos dentro de nós mesmos. Éramos inteiros e, por isso, somávamos à existência um do outro."

"E, nesse momento, eu parei de chorar como uma pessoa normal para chorar feito uma maluca."

"Eu, que sempre achara que o amor não era para mim, fora salva diversas vezes por ele."

"Porque, fosse por letras de músicas, por indecifráveis olhares com a cor do outono, por cartas e mais cartas que carregavam nossos corações, ou ilustrações que diziam muito mais que palavras... não importava a maneira como ele se manifestasse; de todas as linguagens existentes, a minha preferida sempre seria a do amor." (Epílogo)

Tay 07/10/2020

Gostei
Gostei da história, apesar de ser bem clichê ?professor e aluna?, eu acabei gostando da trama. Adorei o final que a autora deu para essa história e espero no futuro ler mais livros dela.

Marcela 14/10/2020

Bom galera, esse livro foi uma das melhores escolhas que já fiz, hehe. O conforto e o quentinho no coração que eu senti quando vi que a história se passava no Brasil foi incrível! Porém, mais incrível ainda é que cada início de capítulo de letras de músicas e TCHARAMMMMM: música brasileira sim, beeeeeeebê! Amei ver a musa Ana Carolina, Lulu Santos, nosso trio tupiniquim Tribalista entre outros.

Voltando a história, nossa como eu AMEIIIIIIIII! Um romance mega gostoso de ler, divertido e cheio de sentimentos. O envolvimento deles foi construído aos poucos, sem pressa, genuíno e profundo.

Senti muitas emoções com esse livro e com essa narrativa. Me vi na personagem feminina e nas escolhas dela. Me vi no personagem masculino e nas escolhas dele também. São duas pessoas especiais e incríveis.

No início não gostei muito dos amigos de apartamento dela, não gostei da pressão que eles faziam na mocinha, contraindo as vontades dela. Achei meio chatinho. Mas depois passou, rs.

Eu não fazia ideia do que me esperava quando iniciei a leitura, a história muda de rumo de forma surpreendente (fiquem tranquilos pq não acontece nada de ruim).

Confesso que achei o final um pouco corrido, porém amei a escolha da autora de nos manter informados pelas cartas trocadas.

Vale a pena demaissssss!

Beijinhos, boa leitura.

Nine 29/10/2020

Clichê com maturidade
Confesso que quando comecei o livro achei as citações constantes de personagens "irritante" parecia desnecessário a quantidade de vezes, mas segui e ainda bem...rsrs

O livro que nao deixa de ser um clichê. Teve varias surpresas agradáveis e "chocantes" como a relação conturbada da mãe de Rebecca ser real, pois em varios livros é tanto drama adolescente que ver uma historia e que a mãe é complicada de verdade foi surpreendente

Os protagonistas não terem se anulado e colocarem seus objetivos em primeiro plano foi ótimo.

Uma grata surpresa, pretendo ler o conto de continuacao em breve.

Tiara 11/12/2020

O tipo de leitura que me faz bem.
A Lola Salgado foi uma das melhores descobertas que fiz esse ano. Seus livros sempre aquecem meu coração e fazem borboletas voarem no meu estômago. Com A Linguagem do amor não foi diferente. E de quebra ainda dei boas risadas com todas as referências nerds desse livro.

Camila Zuza 17/01/2022

Você tem a chave do meu coração ?
Aiii meu Deus 5 estrelas favoritado personagens perfeitos até o gato meu Deus Tô apaixonada até por ele rsrsrs em fim nunca pensei q ia dizer isso Mais sobre a história ela é perfeita é lindo de ver eles amadurecendo e superado seus medos deixando o passado no passado é aquilo que não te faz bem é acrecenta em nada pra trás meu Deus e os apelidos deles eu amei k?kk é uma história de superação de achar seu lugar no mundo é acima de tudo sobre amor que o amor quando é verdadeiro tempo é distância nenhuma faz ele morre quando ah sentimento de verdade é Adonis é Rebecca tem isso eu sortei muito com eles têm cenas aqui que vai ficar pra sempre na minha memória pois é perfeita acabei com gostinho de quero mais ?

Mai 29/12/2020

Leitura leve para um final de ano turbulento
Última leitura do ano, e nada melhor do que ser um romance leve e gostoso de ler!
Certamente é isso que você vai encontrar esse livro lindo da Lola Salgado, amei a leitura e todo o desenrolar da história, nada ficou para trás.

Ana Paula Torres 09/01/2022

Apaixonada
Apaixonada é o que me define. Não dei 5 estrelas, porque fiquei frustada com a parte do passei que eles fizeram a primeira vez, pois fiquei ansiosa e simplesmente foi cortado. A história é maravilhosa e surpreendente. Fiquei na torcida a todo momento... Amei o final!

Stella 01/01/2021

Leve e envolvente
Personagens carismáticos e com pano de fundo muito bem construído. Amei ver como eles não desistiram dos próprios sonhos ou se abdicaram de sua vida pessoal por causa do outro. Foi uma leitura super leve e difícil de largar

Cris 07/01/2021

Fofo
Um romance fofo e clichê do jeitinho que amamos.
Em muito momentos me tirou sorrisos e até mesmo lágrimas.

Pou 15/01/2021

A Linguagem do Amor
Confesso que no início achei que não ia gostar do casal pois tive uma certa antipatia do Chewbacca, mas conforme a história foi se desenvolvendo, se tornou impossível não torcer pelo casal e para que eles ficassem juntos! Um romance nacional excelente, leitura super fluida e leve, vale muito a pena!

Dan 19/01/2021

Eu ameeeei
Que livro fofo! É jovem, fluído e envolvente. Os personagens são muito carismáticos, cada um a seu modo. Me deixou com o coração na mão nos últimos capítulos, mas traz uma reflexão boa e deixa o coração quentinho

mile 23/01/2021

Para dias difíceis, livros leves
Essa leitura, como coloquei no título, foi definitivamente uma leitura leve! Eu esperava mais da história, para ser honesta, e na minha visão a autora não conseguiu desenvolver tão bem assim os problemas pessoas dos personagens, era quase como se as coisas fossem instantâneas, como se eles relevassem rapidamente as dificuldades... exceto por isso, eu gostei! Indico para quem busca ler para relaxar, desparecer a mente e etc, apesar de achar que esse livro possa despertar certos ??gatilhos?? (só pra chamar atenção, hehe) a alguns leitores, abordando tema como relacionamento abusivo (relação parental). Mas eu indico para quem não tenha sensibilidade a isso :)

Sthe 02/02/2021

Comecei esse livro sem ter muita expectativa, mas quando vi não parava de ler e querer saber mais sobre oque iria acontecer. A escrita e muito fluida e gostosa, você não percebe que esta lendo por muito tempo. Amei as referências geeks no livros me fez gostar ainda mais dele e dos personagens.