É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

E.bucc 24/06/2022

Que tristeza
O prisioneiro narra seu dia a dia no campo de concentração. É muito triste ver como foi retirado cada resquício de humanidade dos detentos apenas por serem diferentes dos alemães. A escrita é boa e dar de ler bem rapidinho.

yasmin 10/06/2022

O puro e verdadeiro sofrimento.
Demorei mais tempo para ler este livro do que eu imaginava, sinto que tenha sido pelo fato dele ser um livro muito denso e pesado. A narração de Levi me deixava agoniada muitas vezes.
O livro é muito bom e vale a pena ler, achei um bom começo para os livros do Levi.

Jessica 05/06/2022

É isto um homem? é um livro escrito por um sobrevivente de Auschwitz. Primo Levi narra a vida dos prisioneiros no campo de concentração. Um relato sobre o dia a dia dos trabalhos forçados, condições precárias,assassinatos,etc. Através da narrativa Primo nos mostra como os prisioneiros vão perdendo a humanidade para sobreviver a horrível vida no Campo de extermínio. Um livro com relato chocante,mas muito bem escrito.

"Imagine-se,agora,um homem privado não apenas dos seres queridos,mas de sua casa,seus hábitos,sua roupa, tudo,enfim, rigorosamente tudo que possuía;ele será um ser vazio,reduzido a puro sofrimento e carência, esquecido de dignidade e discernimento-pois quem perde tudo,muitas vezes perde também a si mesmo."

Marcio 02/06/2022

Nada justifica
Boa leitura, mas uma história cheia de barbáries, difícil de sintetizar as atrocidades por ela exposta. Muita agonia.

Carol Kowalski 31/05/2022

Ao meu ver, um dos mais importantes livros de memória sobre o holocausto. Diferente daqueles que exploram exclusivamente o ápice do terror (fornos, por ex.), aqui Primo Levi conta o dia a dia no campo, descrevendo desde suas roupas e como era usá-las, a distinção que faziam sobre números (as tatuagens no braço) altos e baixos, os contrabandos e sobrevivência em geral; o que, para mim, torna-o ainda mais aterrorizante: saber como a desumanização acontecia nos detalhes.
Porque é fácil, e até óbvio, conceber o peso de uma câmara de gás; difícil é imaginar o quão talhado de humanidade tinham de ser para fazer de uma colher objeto inestimável de valor.

Klelber 30/05/2022

Sofrimento cru
Eu fiquei imaginando várias vezes o que ele sentia na hora de escrever esse livro, são relatos tão crus, eu imagino os traumas. Acabou a vida se suicidando, não vou dizer que foi indigno, mas fiquei com um sentimento de alma rasgada no fim do livro. Não é pra qualquer um.

Aline 28/05/2022

Relato comovente de Primo Levi sobre o tempo que passou em um campo de concentração! Forte e impactante, o autor deixa claro como o holocausto desumanizou as pessoas, fazendo com que cometessem todo tipo de atrocidades!!

Wilson 24/05/2022

Primo Levi
O livro se trata das memórias de Primo Levi, autor do livro, e sobrevivente do holocausto. A história se passa no campo de concentração em Auschwitz. Recomendo a todos que querem saber mais sobre o holocausto.

Alan kleber 13/05/2022

A má nova do que, em Auschwitz, o homem fez do homem.
As últimas páginas descrevendo os últimos dias no Campo são uma das coisas mais poderosas e comoventes já escritas.
Livro definitivo pra entender o que foi o nazismo. E como foi viver prisioneiro nos Campos de exterminio.
Nada do que o homem possa fazer, chegará nunca a reparar o sofrimento que aquelas pessoas sentiram. Por isso é necessário que a civilização esteja sempre vigilante. Para que esse horror não aconteça novamente.

"Nós somos os escravos dos escravos, que todos podem comandar, e o nosso nome é o numero que levamos, tatuado no braço e costurado no peito. O sonho demente de grandeza dos nossos patrões, seu desprezo de Deus e dos homens, de nós homens.
Jazíamos num mundo de mortos e de fantasmas. O último vestígio de civilização desaparecera ao redor e dentro de nós.
Não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa aos olhos de outro homem."
Eliza.Beth 14/05/2022minha estante
Devastador!
Sempre vigilantes ?

Djúlio 02/05/2022

Um livro que toca a alma
Desde o início é impossível não se deixar levar pela escrita poética e profunda que Primo Levi tem. Todos os seus relatos têm potência, questionamentos tão crus como o que é "ser" humano. A visão que ele tem sobre o Holocausto, os nazistas e toda a conjuntura da guerra é única e incapaz de caber em qualquer outro livro com essa temática. Simplesmente extasiado!

Danilo Parente 24/04/2022

"Não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem"
De todos os livros que já li sobre o holocausto, esse foi, sem dúvidas, o mais forte e mais marcante para mim. Não que os outros não tenham sua importância, todos têm. Contudo, esse relato do Primo Levi mexeu muito comigo, pois é extremamente forte, doloroso e inesquecível. Mistura-se isso a excelente escrita do autor e resulta em uma das obras mais necessárias sobre esse terrível período da história.

O questionamento que dá ensejo ao título do livro “É isto um homem?” nos remete a duas ideias: de um lado os que sofreram as perseguições dos nazistas, e de outro, os próprios nazistas. Explico: as pessoas que foram perseguidas e submetidas aos campos de concentração viveram em situações completamente degradantes, e diante de tais atos, alguns perderam a própria humanidade. Então seria isso um homem? Reduzido a mera coisa e sem o mínimo necessário para viver de forma digna? De outro, temos os Nazistas, pois como pode ser humano alguém que enxergava o outro apenas como uma coisa e que utilizava métodos cruéis só por causa de um discurso de superioridade de raça?

Um fato importante tocado pelo Primo Levi é o de que não devemos nos esquecer que o nazismo não se resume a uma pessoa, mas que representa a todos os que de alguma forma foram convenientes com essa ideologia, seja por ação ou omissão. Isso serve para outros momentos conflitantes da sociedade, pois não devemos nos calar diante de injustiças ou de arbitrariedades. Ao sermos omissos, estamos compactuando com aquilo que deveríamos repreender.

Esse livro é fundamental para todos, ainda mais em tempos nos quais algumas pessoas tentam relativizar o aconteceu dentro dos campos de concentração e que seres ignorantes têm voz para defender o indefensável. Sem dúvidas é um livro que ficará marcado para sempre na vida do leitor. Vale muito a leitura.

Julia Mendes 24/04/2022minha estante
"É isto um homem?" Eu pensava que o título era apenas sobre os nazistas. Gostei dessa ambiguidade. ?
Comprei o livro, Danilo. Mas acompanhei seus históricos e agora ando com medo de ler. Rs ??

Danilo Parente 25/04/2022minha estante
Não sei se foi bem essa intenção, mas foi o que interpretei hahaha já vi pessoas comentando que a pergunta se refere apenas ao estado que os judeus foram deixados. Acho que você vai gostar da leitura, embora seja dolorosa.

Julia Mendes 25/04/2022minha estante
O medo é esse mesmo! ? Rsrs

Pr.Thiago 22/04/2022

É ISTO UM HOMEM
'É isto um homem?' é um libelo contra a morte moral do indivíduo. No livro, o escritor e químico italiano Primo Levi relembra seu sofrimento num campo de extermínio, sem, contudo, invocar qualquer resquício de autopiedade ou vingança. Deportado para Auschwitz em 1944, entre outros 650 judeus italianos, Levi foi um dos poucos que sobreviveram, retornando à Itália em 1945.

Igor 21/04/2022

Poderoso
Um testemunho muito poderoso sobre um dos piores momentos da humanidade. Levi, relata sob uma perspectiva muito original a mudança de um homem diante do horror e a crueldade de outros homens, um livro impactante para pensar história e psicologia.

Mc Brendinha Carvalhão 20/04/2022

Isso também é um homem
O que faz um homem um homem?
Como uma pessoa pode ser capaz de criar coisas magníficas, como a arte, a música, enquanto outra é capaz de cometer as piores atrocidades? Como uma pessoa pode ser capaz de trazer ao mundo uma outra pessoa, enquanto há aquele que tira uma vida? E ainda assim serem ambos da mesma espécie?
Como é bem destacado no livro: "... Pensem bem se isto é um homem, que trabalha no meio do barro, que não conhece paz, que luta por um pedaço de pão, que morre por um sim ou por um não. Pensem bem se isto é uma mulher, sem cabelos e sem nome, sem mais força para lembrar, vazios os olhos, frio o ventre, como um sapo no inverno"
Lendo o relato de Levi, o horror a qual o homem foi submetido por outro homem, a degradação, humilhação, violência, nos leva a desacreditar da humanidade de certos seres humanos. Aproveito pra trazer outro ponto colocado mais pro fim do livro e que diz bem sobre esses horrores: "não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem"