É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

dudaatayde 10/04/2022

?É Isto um Homem?? tem como objetivo compartilhar as lembranças de Primo Levi, um sobrevivente dos terríveis campos de extermínio da Alemanha nazista.
Com uma escrita sensível e marcante, o autor recorda das atrocidades impostas a milhões de pessoas, em um dos períodos mais sombrios e cruéis que a humanidade presenciou.
Seu testemunho tocante e doloroso tornou-se um clássico da literatura contemporânea. Nele, Primo Levi aborda a teoria de que ?a ação humana só pode ser julgada individualmente, caso a caso?.
Definitivamente uma leitura obrigatória para todos que buscam conhecimento sobre a época. ?É Isto um homem?? não se reduz ao ódio e à tragédia, pelo contrário, busca dar racionalidade ao depoimento, narrando a passagem pelo Campo sem jamais deixar de lado a realidade desumana que as vítimas dessas barbáries foram submetidas.

?Uma parte da nossa existência está nas almas de quem se aproxima de nós; por isso, não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem.?

Carolina2755 08/04/2022

Incrível!
Acredito que, como muitos outros livros que abordam a temática, deveria ser uma leitura da grade estudantil. Foi a falta de humanização que trouxe tanta desgraça pro mundo, e, com toda certeza, Levi vem nos mostrar, por meios de relatos sobre o Campo, como ser mais humano.

Não há muito mais o que falar sobre esse livro. É incrível! É histórico! É fundamental! Não terminei a obra da mesma forma que a comecei. Minha forma de olhar para o mundo mudou. Minha forma de olhar para o holocausto mudou. Minha forma de olhar pra dor mudou. Minha forma de olhar para a VIDA mudou. Primo Levi fez isso comigo, me fez enxergar com mais clareza as barbáries que guiaram o Nazismo -o desejo de tornar sub-humano àqueles que estavam nos campos de concentração-, me fez enxergar o quão longe o homem vai quando carregado pelo ódio e, o mais importante, ele me fez ouvir a voz de muitos que não conseguiram falar, me fez ouvir o grito de libertação daqueles que nunca foram libertos, e não é um grito bonito, é desesperador, angustiante.

luisfelipe.monteiro2 07/04/2022

Vivenciar o declínio da humanidade em um dos períodos mais nefastos que o mundo já viveu, e conseguir expressar em palavras aquilo que a mente nunca mais terá a capacidade de esquecer, é algo difícil e sufocante. Porém, de forma lúcida, Primo Levi consegue alcançar o leitor e imergi-lo em suas reflexões no período que ficou preso em Auschwitz, o maior campo de concentração nazista.

Considerado por muitos (inclusive pelo que aqui escreve) como uma das obras mais importantes acerca da segunda guerra mundial, o livro expõe os momentos vivenciados pelo autor italiano em 1944 no campo de extermínio. A resiliência dele como individuo, ao sobreviver em um lugar tão aniquilador, é algo forte de ser lido. Da mesma forma, seu testemunho sem qualquer resquício de vingança demonstra a força que o consumiu em um momento tão perturbador. Trata-se de um livro que deve ser refletivo, principalmente para não cometermos os mesmos erros novamente.

Yakkovna 30/03/2022

Forte
Nada neste mundo te prepara para o último capítulo deste livro.
Precisa ter força para ler, porém é muito importante.

Janine.Oliveira 28/03/2022

Não atendeu minha expectativa, leitura arrastada.
Eu adoro livros sobre o tema segunda guerra mundial e nazismo. Amei Maus. Mas essa história não mexeu comigo. Leitura arrastada. Perdi o interesse em vários momentos.

Natanael Nonato 26/03/2022

A depreciação do homem
O livro é um relato pessoal de Primo Levi sobre a rotina de um prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Por ter sido considerado "útil" ao Estado Nazista, Levi foi destinado a trabalhos forçados e sobreviveu ao terror do autoritarismo.

É muito penoso ler o livro, mas é necessário. A dignidade humana foi tão violada de inúmeras formas que eu até agora me surpreendo de como o ser humano é capaz de tantas terríveis atrocidades.

Um conselho. Quando você ver alguém utilizando o termo "nazista" para expressar qualquer realidade contemporânea, duvide e se aprofunde na questão, pois esta palavra está sendo completamente banalizada.

clafrodit 14/03/2022

O limite do sofrimento nunca termina
um depoimento onde o autor nos abre suas dolorosas memórias e deixa nós entrar no seu íntimo. Conhecer ruínas e o mais cruel sofrimento que judeus tiveram que aguentar até a hora de cruzar o caminho para a linha de chegada, a câmara de gás.

Tia Laylinha 12/03/2022

Imersivo e angustiante
O livro é um relato de um químico italiano que foi capturado pelos alemães e permaneceu em Auschwitz entre 1944 e 1945. Nesse, o autor explica como eram as divisões e os trabalhos realizados no campo, as necessidades para sobreviver, o abandono da moral e a expansão do lado selvagem diante do sistema em que de encontravam. Os relatos são angustiantes, de tirar o fôlego e as lágrimas.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2022

É isto um homem é um livro do escritor italiano Primo Levi. Descreve suas experiências no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. É isto é homem foi rejeitado pela Einaudi, a mais importante casa editora da cidade natal de Levi, Turim.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532503462

Martony.Demes 09/03/2022

Diante dos acontecimentos recentes, com ressurgimento de apologia ao nazismo, antecipei a resenha desse livro. Providencial. Vamos lá!?

Apresento mais outra obra lida recentemente. Um livro bem interessante e no contexto da segunda guerra e do holocausto: É isto um homem? de Primo Levi.

O livro é bem curtinho e apresenta relatos do próprio autor (autobiográfico) quando este esteve nos campos de concentração e extermínio. A história é contada desde quando ele era um simples químico e fora levado para os campos de concentração pelo n@zistas. O diferencial desse livro é uma abordagem mais questionadora acerca do espectro humanitário pelos presos dos campos. Ou seja, aqueles que estão ali são mesmo homens?

O livro é bem denso e impactante. Não obstante, Primo Levi relata tudo o que ele viveu e sentiu e de forma acessível, fácil de entender! Isso vai desde como sobreviver, como encontrar forças dentro daquele local, enxergar alentos dentro de tantos absurdos da crise humanitária que foi o holocausto.

Muito desses relatos, claro, quem já leu alguns livros acerca do tema, já conhece e entende! Porém, Primo Levi apresenta um relato mais íntimo e vivido por ele!

Vou até expor uma frase do livro: É isto um homem? Vocês que vivem seguros em suas cálidas casas, vocês que voltando à noite encontram comida quente e rostos amigos, pensem bem se isto é um homem que trabalha no meio do barro que não conhece paz, que luta por um pedaço de pão, que morre por um sim ou por um não. Pensem bem se isto é uma mulher, sem cabelo e sem nome, sem mais forças para lembrar, vazio os olhos, frio o ventre..."

Kael.Paulino 02/03/2022

Não deve ser esquecido
'É isto um homem?" é um livro forte. Não dá para falar desse momento com leveza, é algo que arde! obra, a qual é, de certa forma, uma autobiografia retrata a rotina de um dos sobreviventes do holocausto. Eu tinha muitas expectativas dessa leitura, me surpreendeu bastante até, mas acabei me frustrando um pouco e talvez eu não tenha me conectado tanto como deveria. O livro é um pouco parado acho que isso é mais por ser algo autobiográfico, já notei essa questão em outras leituras além de que algumas partes do livro me deixaram confuso. No mais, é um livro que apesar de tudo considero essencial e que, assim como Anne Frank, deve ser lido e jamais esquecido

Hugo Fagundes 26/02/2022

Uma leitura pra sentir
Um soco no estômago atrás do outro, que dor essa leitura, porém, essencial. Esta entre aqueles livros que te fazem abrir a mente...

Davi Teixeira 25/02/2022

Um soco no estômago!
Primeiro contato que tive com um testemunho de alguém que passou por um campo de concentração, e que soco no estômago que eu levei já com o poema que inicia o livro... Em nenhum momento eu consegui chegar nem perto de me imaginar no lugar do autor e das pessoas que compartilhavam da mesma desgraça que era estar em um campo de concentração. A realidade deles era tão perversa de diversas maneiras, que eu acredito que ninguém que tenha a mesma realidade que eu tenho, consiga se imaginar em um campo, a nossa realidade e conforto não nos permite. Para quem não sentir no mínimo asco de tudo que aconteceu, que se cumpra o que está escrito no final do poema.

tami 25/02/2022

Uma leitura importante e que nos faz pensar o que nos torna homens
Desde o começo de seus relatos até os as ultimas páginas do livro, Primo Levi implica numa questão obrigatória; o apagamento do homem, de seus valores, suas crenças e da esperança.

Sempre que pode, ele deixa claro a humanidade interior que era escassa nos campos de concentração, tanto no soldado alemão quanto nas pessoas que foram retiradas de suas vidas e aprisionadas, passando a ideia de qualquer rotina fora daquele inferno ser um sonho distante.

Eles não tinham nome ou algum atributo que apontasse sua individualidade, sobreviviam com a sensação de frio e fome que o leitor jamais compreenderá.

A pergunta que roda em torno do livro me é clara, não eram homens, nenhum deles. Suas perspectivas diárias, dificilmente passavam de não ser, não ter, não possuir ou querer, sua existência foi reduzida a nada, as atrocidades humanas eliminou milhões de seus, acabaram com vida de pessoas e deixou marcado em nossas memorias que o limite da perversidade humana a cada pagina é atravessado e de fato não existe alguma fronteira que a pare.
clafrodit 25/02/2022minha estante
vou copiar e colar no word obrigada pelo meu 10

Felipe.Camargo 19/02/2022

Triste, porém real!
32º Livro do ano: É isto um homem? ? Primo Levi

Sempre ouvi falar sobre esse livro como um dos mais tristes relatos sobre o holocausto, e em tempos em que pessoas eleitas pelo povo, defendem a ideia de que o Nazismo possa ter voz, reler os testemunhos de quem sofreu na pele a barbárie, pode ser uma ferramenta de sensibilização para os horrores perpetrados.
O livro do químico italiano, demonstra como foi sua trajetória, desde a captura que sofreu pelo exército de Mussolini na Itália, o seu transporte pela Europa até chegar a Auschwitz. A partir disso, Levi, semelhantemente a Dante, faz sua imersão no inferno, onde se depara com as mais baixas situações em que um ser humano pode ser colocado.
?É isto isto um homem?? nos faz refletir o quanto a realidade pode ser muito pior do que a ficção... um livro que deveria ser lido por todos, principalmente por quem defende e tem simpatia por regimes totalitários.