É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

ElisaCazorla 17/05/2020

Por que essas cenas não me são estranhas?
Felizmente, a tragédia que aconteceu na Alemanha entre 1939 e 1945 é até hoje explorada pelo cinema e já está solidificado no inconsciente coletivo a imensa catástrofe que foi o holocausto. Autoridades alemãs têm políticas muito específicas para garantir que, através da educação, da informações e de leis rígidas, o holocausto não volte a acontecer no país. Além disso, toda a comunidade internacional faz o seu papel fazendo com que as cenas que li neste livro sejam expostas em filmes de alcance mundial, em documentários por canais internacionais numa linguagem acessível, cinematográfica repetidas vezes. Por isso, eu tive a constante sensação de já ter visto as cenas terríveis que o autor descrevia neste livro.
Isso foi para mim uma denúncia de outra enorme tragédia da humanidade, com proporções infinitamente maiores do que foi o holocausto na Alemanha e a repercussão e o interesse pela educação e informação para garantir que aquela tragédia não aconteça mais é praticamente invisível.
Pouco ou NADA se fala que Hitler teve uma fonte onde basear sua lei de segregação e para os campos de concentração: Estados Unidos da América. Sim, nada se fala que Hitler se baseou nas leis de Jim Crow em vigor nos EUA desde o século XIX e na época de Hitler e continuou em vigor depois da segunda Guerra Mundial até muito recentemente, no final dos anos de 1960.
A escravidão que teve proporções continentais quase não é retratada nos cinema como uma denúncia e com a intenção de garantir que aquilo não se repita. Nas novelas, o que vemos é algo quase positivo sobre a escravidão, algo muito próximo de Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre e da Tia Nastácia de Monteiro Lobato, criticado por muitos por ser racista - pouco se fala sobre isso e o sítio do pica-pau amarelo não é usado como exemplo do pensamento racista no Brasil. A escravidão parece ser pintada como algo tranquilo e até positivo para ambos, brancos e negros. A escravidão foi o holocausto mundial! Por que as cenas terríveis narradas em livros que retratam a escravidão são tão pouco exploradas pelo cinema de massa? Por que nos emocionamos e nos revoltamos tanto com A Lista de Schindler e não estranhamos que praticamente não existem filmes sobre Zumbi dos Palmares, sobre os Quilombos, sobre A revolta da chibata, sobre as famílias que faziam dos negros um NEGÓCIO LUCRATIVO durante gerações e gerações??
Uma tragédia não diminui a outra mas é impossível não pensar, impossível não levantar questões sobre isso.

Ronaldo 30/05/2020

Água com açúcar
Achei meia boca, nada de muito diferente dos livros do gênero.

Tatiana Hollanda 05/06/2020

Este clássico retrata o ponto de vista de um prisioneiro italiano em um campo de concentração nazista. Leitura necessária.

Camila1856 07/06/2020

Doloroso, revoltante...
O processo de desumanização e coisificação do homem, relatado por Primo Levi, sobrevivente de um campo de concentração nazista.
Um homem livre, Italiano, que tinha nome e família, formação acadêmica em Química e que foi preso e deportado para Auschiwtz em 1944, um campo de trabalhos forçados e também de extermínio em massa dos judeus.
Todas as nações deveriam lê-lo, a fim de que isso nunca mais possa acontecer em nenhuma parte do mundo.

"Destruir um homem é dificil; quase tanto como criá-lo: custou, levou tempo, mas vocês, alemães, conseguiram. Aqui estamos, docéis sob o seu olhar; de nós, vocês não tem mais nada a temer. Nem atos de revolta, nem palavras de desafio, nem um olhar de julgamento."

"Uma parte da nossa existência está nas almas de quem se aproxima de nós; por isso, não é humana a experiência de quem viveu dias nos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem."

Maria Paula 09/06/2020

Melhor livro que li na minha vida!
O autor aborda tudo de uma forma muito sensível e faz questionamentos que são realmente um ?tapa na cara?. É uma leitura necessária e que indico!

Bruno 11/06/2020

Dentre milhares de outros, não mais um homem, mas um número!
Considerado um dos mais importantes relatos do século XX sobre o holocausto. Escrito de forma simples, direta, mas com uma sensibilidade e escolha de palavras que soam delicadas, poéticas. Levi faz questão de nos mostrar o quanto os horrores vividos pelos prisioneiros do nazismo os tornaram coisas, sem nome, sem esperanças, sem humanidade. O livro é muito interessante não só por trazer informações sobre o ocorrido, mas também por fazer uma análise psicológica da condição humana frente ao desespero de um presente miserável e um futuro totalmente incerto! Todos deveriam ter acesso a esse livro, e guardarem suas palavras no coração, para que essas pessoas nunca venham a ser esquecidas...

Thaís 15/06/2020

Quer sentir tristeza e pensar na profunda maldade humana?
Leitura dura e envolvente, levanta as questões inevitáveis do ódio.

Sabrina 21/06/2020

Onde estava a humanidade?
Um dos mais famosos escritores sobreviventes do Holocausto, Primo Levi traz sua história e narrativa do período que viveu em Auschwitz.

Apesar do tema difícil, o livro retrata a vida de Primo com leves palavras, fácil de entender e sentir.

Sentir. Sentimos raiva e dor. Dúvidas. Questionamentos. Não conseguimos entender o incompreensível.

Lótus 28/06/2020

Livro difícil de ler, sobre o período que Primo Levi esteve no campo de concentração. Fica até difícil comentar, é terrível pensar que o ser humano é capaz de fazer coisas assim com outros humanos. É sufocante, mas um testemunho necessário e cru sobre o que ocorreu.. e que nunca mais devemos deixar repetir

Inês 09/07/2020

Aterrador
Primo Levi, químico italiano, relata a sua experiência em Auschwitz desde fevereiro de 1944 a janeiro de 1945 (quando o campo é libertado pelos soldados do Exército Vermelho).
Um documento histórico sobre o Holocausto, onde a humanidade dos homens está sepultada.

Yvan 11/07/2020

Impactante
Experiência de compreender as emoções de quem passou por um inferno que foi o campo de concentração durante a Segunda Guerra, grau de detalhes e trechos impactantes onde só um sobrevivente pode narrar.

Brenda 20/07/2020

"No campo, pensar não serve para nada,
Porque os fatos acontecem, em geral, de maneira incompreensível..."
Escrita maravilhosa do autor, os trechos que ele escreve a forma que os humanos eram tratados nos campos de concentração é muito impactante, faz o leitor refletir de diversas formas!
"...o campo é uma grande engrenagem para nós transformarmos em animais..."
Leitura muito boa para refletir sobre as ações dos seres humanos, e toda a maldade dos alemães no período da segunda guerra mundial.
Leitura com trechos triste, porém necessários de serem lidos/conhecidos!

null 21/07/2020

leitura necessária.
um dos livros mais pesados que já li, mas que recomendo a todos. leiam!

Leila 23/07/2020

Um relato angustiante
Na obra É isto um homem? Primo Levi
narra as suas memórias no campo de concentração de Auschwitz. Em um texto seco, duro e amargo ele recorda o horror visceral que vivenciou por longos meses em terras polonesas sob o controle do Terceiro Reich, local onde a crueldade humana manifestou-se da maneira mais sórdida possível. Confesso que avançar das linhas fui sendo consumida por uma profunda angústia ante capacidade de alguns homens de infligirem tanta dor e sofrimento a outros seres humanos.

Em tempos tão sombrios como os nossos onde contemplamos diariamente discursos de ódio, essa obra nos recorda o porque devemos lutar de modo hercúleo para que tais horrores jamais voltem a se repetir.

É um homem quem mata, é um homem quem comete ou suporta injustiças; é um homem que, perdida já toda a reserva, compartilha a cama com um cadáver. Quem esperou que seu vizinho acabasse de morrer para tirar-lhe um pedaço de pão [...] Uma parte da nossa existência está nas almas de quem se aproxima de nós; não é a experiência de quem viveu dias dos quais o homem foi apenas uma coisa ante os olhos de outro homem?.