The Gathering Storm

The Gathering Storm Brandon Sanderson
Robert Jordan

Resenhas - The Gathering Storm

julia 21/07/2023

Eu consegui!!!! Li o livro e terminei ele!!!

The Gathering Storm foi outra mistura para mim. Algumas partes eram muito lentas e chatas (Rand 99,9% do tempo) e outras partes eram muito emocionantes e interessantes (tudo com Egwene!). Estou tão feliz que o enredo finalmente avançou de maneira concreta e podemos ver para onde tudo está indo. Fiquei um pouco chateada por não termos visto muitas das pessoas de sempre, já que a história se concentrou mais no que estava acontecendo com Rand e Egwene, mas isso me deixa curiosa sobre o que está por vir nos próximos livros conforme a série termina.

Rafael 01/05/2023

A obra-prima de um mestre, a ser finalizada por um gênio
A primeira colaboração entre as anotações póstumas de Jordan e a criação de Sanderson para entregar um final para uma das maiores séries de fantasia de todos os tempos, é mais do que digna do mestre original de sua composição. Na verdade, faz questionar a proeza narrativa do aprendiz.
Em 2007, o mundo dos fãs de A Roda do Tempo veio ao chão. Robert Jordan, o autor da série, havia falecido devido uma doença cardíaca, deixando para trás, a conclusão da série, que fora o trabalho de uma vida, lançando aos seus fãs a ansiedade de nunca ver o sua magnum opus completa.
Não muito tempo depois, no entanto, após o anúncio de que um autor relativamente desconhecido levantaria a caneta de Jordan para assinar os capítulos finais da série, deixou leitores duvidosos por todo mundo. Brandon na época era conhecido por ter encontrado sucesso com seus livros recentes, mas para muitos fãs, a substituição narrativa, apesar de finalmente prometer entregar um final a uma série com já 13 livros, foi difícil de engolir, dado o carinho pelos personagens, pelo universo, pela narrativa de Jordan, e também pelo medo do final escrito por uma mão alheia, não ser o suficiente para encerrar todas as expectativas geradas após anos de desenvolvimento.
Dois anos depois da morte de Jordan, em 2009, Brandon lançaria a Tempestade Iminente (em tradução livre), que contemplaria um terço do plano de Jordan para o término de toda a série, cercado por dúvidas, expectativas e luto. O resultado de seu trabalho, no entanto, foi capaz de, apesar de pequenas diferenças narrativas entre os dois autores, o que já é esperado dada a situação, um livro recebido abertamente pela comunidade da série.
Baseando-se em todo o trabalho de Jordan nos demais livros, Brandon apoia-se nos ombros do criador para pintar os últimos traços de sua obra-prima com firmeza e destreza e elegância. Podemos sentir em cada cena o peso de sua escrita e o modo como ele está disposto a entregar um final digno para uma geração de leitores que passou anos acompanhando estes personagens.
A narrativa e a escrita de Brandon é quase perfeita, tirando algumas má interpretações de personagens que, por mais que sejam mínimas, não passam dos olhos ferozes dos fãs mais fervorosos. De resto, não há muito o que se dizer além de que é realmente, um dos melhores de toda a série até aqui. A escrita imersiva é muito bem realizada, construindo tensões que são neutralizadas com clímaces que além de arrepiar o último fio de cabelo, fazem nosso coração bater mais rápido de emoção. Poucos autores conseguem causar esse tipo de sensação nas pessoas. O trabalho de Brandon é Jordan aqui é monumental, desde as relações interpessoais de suas personagens até os momentos grandiosos que fazem a Roda do Tempo ser a Roda do Tempo.
Talvez seja esse o motivo do livro ter sido tão bem recebido. Mesmo sobre outras mãos, ainda nos enxergamos no mesmo universo, ainda conhecemos todos os personagens, e sentimos o quanto o trabalho dos dois autores foi valorizado aqui.
Com mais dois livros ainda pela frente, o esperado final da série finalmente aproxima. Mas sem a aura negativa que caminha junto das outras séries não terminadas pelo seu criador original. O que o acompanha na verdade, é uma dúvida, que ao nos lembrarmos dos trabalhos recentes de Jordan, nos deixa inquietos: Teria Jordan entregado um final tão bem resolvido assim? Talvez. O que temos, no entanto, é digno de nota. A Roda agora gira sobre os olhos de um novo Criador.
Mais sobre A Tempestade Iminente em @rafaelpf00

pedrolucasmr 16/03/2023

Um volume que me levou de volta ao começo da saga
The Gathering Storm é um volume que tinha tudo para dar errado. Um novo autor assumia a saga após a morte de seu criador, os volumes problemáticos ainda eram recentes e manter o ritmo de A Knife of Dreams era algo difícil. O começo do fim da saga poderia ter sido um desastre completo. Felizmente, o resultado foi o extremo oposto.
Em 2019, quando comecei a leitura da saga, era difícil largar os livros. Aqueles personagens e aquelas plotlines eram tão interessantes que o livro me prendia de uma maneira que, até aquele ponto, apenas uma saga havia prendido. Essa sensação durou os 6 primeiros livros, mas foi especialmente forte nos 4 primeiros, que ocupam até hoje um espaço especial no meu coração.
Embora outros livros da saga tivessem me prendido, nenhum deles havia me segurado dessa forma após o quarto volume. The gathering storm finalmente me prendeu assim.
Ver os personagens pouco a pouco avançado para o final de suas histórias, ver plotlines que foram construídas durante múltiplos volumes se fechando, ver velhos rostos aparecerem novamente e partirem de vez, ver a nostalgia de momentos anteriores da saga chegando sorrateiramente e ver as profecias construídas durante 11 livros se concretizando. Tudo isso em um único volume.
The Gathering Storm é, sem duvidas, um dos melhores volumes da série. Enquanto Knife of Dreams foi muito bom e trouxe a série de volta aos eixos, o volume 12 acerta os pontos que seu antecessor não conseguiu corrigir e entrega um livro que beira a perfeição, trazendo a saga a um novo ápice.
Agora, o fim está próximo e estou ansioso por devorar o Towers of Midnight.

Math 13/02/2023

Antes de chegar no topo, deve descer ao fundo do poço
Esse para mim foi o melhor livro até agora, focado nos meus personagens preferidos, Rand, que está no seu pior, mesmo já tendo curado a mácula, isso não tira a dor e os traumas do passado, que aos poucos vão se infiltrando no seu âmago, e deixando o Dragão Renascido desconfiado de todos, inclusive dele mesmo...
Já a Egwene está no seu ápice, nunca esteve tão forte e segura de si, como já venho falando à algum tempo, ela está se tornando uma das minhas favoritas, e nesse livro ela mostrou para que veio, se submetendo a muitas coisa para um bem maior, e que trajetória incrível para um final ainda melhor! Falar mais que isso talvez sejam spoilers, então oq posso dizer é que para quem gosta do Rand e da Egwene, ou para quem não gosta, esse livro é deles, e é INCRÍVEL!

Joao.Sedai 26/07/2022

Para os fãs de Rand Al?Thor, o melhor livro da série
The Gathering Storm foi o décimo segundo livro da Roda do Tempo e o primeiro escrito por Brandon Sanderson, após o falecimento de Robert Jordan. Aqui a história é focada em Rand Al?Thor e Egwene Al?Vere, que tem cenas de tirar o fôlego. Posso resumir esse livro a: ?antes de chegarmos no topo, é necessário chegar ao fundo do poço.?

Jussara 23/07/2022

Nossa senhora que livro? não sei nem o que dizer é maravilhoso, eu chorei e vibrei, tudo ao mesmo tempo.

Rodrigo 26/02/2022

Avalanche de emoções
O Brandon Sanderson fez um trabalho impressionante com o livro, com certeza foi a escolha certa pra continuar a série. O livro flui muito bem, em nenhum momente me senti forçado a terminar um capítulo. E a história é fantástica. O livro também traz uma carga emocional muito forte, faz você sentir na pele do Rand, lembrando de tudo que aconteceu nos outros livros, e vendo a luta dele contra ele mesmo. Um dos melhores livros da série.

André 30/01/2022

O primeiro do fim
A gathering storm é um ótimo livro, se você estiver com receio pela troca de autores, uma vez que o Jordan faleceu antes de lançar o final, não se preocupe pois Sanderson faz juz ao mundo e aos personagem do livro.

Esse é definitivamente um livro da Egwene, com boas passagens do Rand em conflito com suas responsabilidades, falhas e desejos. Mas Egwene brilha, finalmente terminando um dos seus arcos de maneira incrível e satisfatória.

Esse começo só me deixa mais ansioso pro fim, que promete ser épico

DryBooks 28/12/2021

Mano, perfeito!
Esse livro tem a alma do Robert Jordan com o ritmo do Sanderson e é TUDO que eu queria.
Sério, provavelmente o meu livro favorito da série até aqui!
Recomendo muito!

MariPhoenix 06/11/2021minha estante
Concordo com quase tudo, mas não vejo Egwene sendo

MariPhoenix 06/11/2021minha estante
... ditadora, levando em conta como ela pensa e seus objetivos de união entre as Aes Sedai. Ela carrega nos ombros uma responsabilidade enorme, mas acho que vai conseguir lidar bem com isso.

Gean 21/11/2021minha estante
Nem eu o acho. Na época foi referência ao que o pedro pensava dela.

Marcelon 06/04/2021

Ufa, faltam só 2
Uma das mais interessantes fantasias já criadas. Rivaliza com o mundo criado por Tolkien facilmente. Fluência de narrativa excelente, ambientação muito boa, descrição de personagens primorosa (só fica um pouco chata quando perde algum tempo descrevendo o vestido das Aes Sedai, mas tá de boa). O mecanismo da magia é muito bem explorado.

A série de TV, que está sendo produzida pela Amazon, promete. Trás alguns nomes incríveis, como a Rosamund Pike, no papel de Moiraine. Com atrasos por conta da Pandemia, a série ainda não tem data de estréia e segue em gravação em passos lentos, mas firmes.

Eu falo "ufa", mas é uma pena que já tá acabando. Essa é uma dessas histórias boas que fazem você sair um pouco dessa realidade.

Lybio 23/02/2021

Um dos melhores livros da Saga!