Na Minha Onda

Na Minha Onda Laura Conrado

Resenhas - Na Minha Onda

Bruna 22/07/2021

O livro é bom, a trama do final fecha super bem, o que me incomodou foi a linguagem forçada da Bahia e em alguns momentos a história se arrasta, mas depois você não quer parar de ler.

Queria Estar Lendo 30/07/2017

Resenha: Na Minha Onda
Na Minha Onda é um dos mais recentes lançamentos da editora Globo Alt. Recebido em parceria, o livro de Laura Conrado usa de bom humor para contar as peripécias de uma cantora baiana pra lá de arretada.

Vitória tinha fama, sucesso e uma carreira brilhante. Mas tudo deu errado quando ela se separou de sua dupla e tentou a vida de estrela sozinha; a amiga, Carol Laine, chegou o estrelato. Ela, o fracasso. Depois de um tempo separadas, Vic recebe o convite de retornar aos palcos para reviver a famosa dupla As Elétricas e ganhar novamente o coração do Brasil. É uma oportunidade de ouro, mas a ideia de depender de Carol Laine mexe com seu ego; aliás, guarde essas palavras: o ego será um grande problema dentro dessa história.

"Ô meu pai... tem coisa mais triste do que beijo que morre na bochecha?"

Fiquei surpresa e admirada com a qualidade da obra, e também com vários defeitos dentro dela. Na Minha Onda tem um humor marcante, um jeitinho baiano que se sobressai logo nas primeiras páginas. Você vê a Bahia nos trejeitos da protagonista; até mesmo lê suas falas e pensamentos com o sotaque daquele estado maravilhoso. Vitória não foi minha favorita por um problema que vou comentar em breve, mas com certeza teve carisma por boa parte da trama. Apesar do chororô pelo seu azar na vida, ela dribla isso com humor e garra, a típica personagem que perdeu tudo e precisa se erguer e lutar pelo que ama - que, no seu caso, é a música. Não apenas a carreira e a fama, mas a ideia de cantar suas dores e amores, de conquistar o público com seu talento. E talento ela tem de sobra!

Quando recebe o convite de Carol Laine e retorna ao mundo do show business, Vitória confronta coisas das quais não se lembrava - a ditadura da beleza e da moda, o bafafá das redes sociais e dos fãs e as investidas da mídia em capturar qualquer escorregão seu. E pequenos erros são sempre um problema para Vitória. Mesmo assim, ela ginga e consegue reconquistar a simpatia de todo mundo; inclusive de um stalker sinistro que vem perseguindo Carol Laine e fazendo da vida dela um terror. EGO é uma figura misteriosa que vem atormentando Carol Laine e agora Vitória. O típico criminoso que encontra todos os podres, todas as piores informações, todos os medos e usa isso contra a pessoa.

"Dizem que depois que uma onda quebra, nunca virá uma igual, mesmo que o mar mande infinitas delas."

Não achei uma grande revelação porque a partir de certo momento se torna bem óbvio quem é o EGO, mas gostei do suspense e do trabalho em cima das ameaças e da perseguição. Ele mete medo por se esconder e por usar tudo o que é de pior das vidas das meninas contra elas mesmas.

O maior problema, que me fez tirar uma estrela desse livro, foi a Vitória. Sim, apesar de carismática, talentosa e brilhante, ela também é muito obsessiva. Vaidosa. O tipo de personagem que diz uma coisa e faz outra e pra ela tá tudo bem, mas nossa senhora se outra pessoa faz o mesmo! Fiquei extremamente irritada com seus julgamentos mesquinhos, com o egoísmo exacerbado e, me ajudem, ó céus, sua "moral". Porque Vitória bateu o pé o livro inteiro sobre a arte, sobre a música, como isso não se compra, como talento é uma coisa com o qual você nasce, para de repente se tornar uma vendida que olha feio para a amiga porque recebeu um cachê menor que ela. Sério? Mesmo? Que tipo de ideia isso passa? Você está lendo uma protagonista com a qual deve se entusiasmar, mas a maior parte do tempo só tem vontade de gritar com ela.

E minha deusa como eu fiquei abismada com a obsessão dela. Falou tanto do EGO, mas fez pior. Toda essa obsessão vai em cima do seu interesse amoroso; até o momento em que eles ficam juntos, a história é bonitinha e engraçada, mas depois se torna um relacionamento bem abusivo e problemático. Vitória é controladora, desesperada e cheia de paranoia. Meu Deus do Céu que Ciumenta Chata do Caramba. Sim, mais uma personagem ciumenta que odeia toda mulher que respira perto do seu homem. Em vez de avançar e desenvolver uma personagem insegura, mas que busca driblar isso - porque livro passa mensagens, e se você escreve uma protagonista que diz que é "ok" olhar os seguidores do seu namorado e mandar ele parar de seguir as mulheres que você achou mais bonita, você está passando a mensagem errada. Erradíssima. Errou feio, errou rude. Parem de escrever rivalidade feminina, eu imploro. Enfim, menos uma estrela por causa disso. Porque a Vitória ficou insuportável daí pra frente e lá no final eu quase consegui perdoar ela, mas foi quase. Não perdoei.

"- Quase nada sai como sonhamos, minha filha. Na intimidade, todo mundo é um artista que se reinventa com os cacos da vida."

Os personagens coadjuvantes tiveram um bom desenvolvimento, principalmente a Carol Laine - minha favorita! Adorei seu jeito meigo, de bem com a vida. É o tipo de pessoa que aproveita e sorri para mundos e fundos; mesmo com os traumas e os problemas que ela enfrenta. Lucas foi ok. Não teve grandes momentos, e nem foi o tipo de crush literário que eu vi e pensei "quero pra mim", mas era um cara presente e simpático e compreensivo (até demais. Sim, Vitória, tô olhando pra você).

Os pais da Vitória foram ótimos também - sua irmã nem tanto. Era um pouco (muito) aproveitadora e apesar de ter uns momentos divertidos e amigáveis com a Vic, não mudou muito e nem desenvolveu algum tipo de altruísmo. E, convenhamos, a Vitória falava tanto da irmã, mas no fim era tão egoísta e mesquinha quanto ela.

A edição está um arraso. A capa e a diagramação são lindas e combinam muito com o clima do livro. A história é cheia de referências à cultura brasileira, participações especiais e aquela ambientação bem escrita que te transporta diretamente até a Bahia.

"Na música, os sentimentos saem sem a obrigação de ter que dar resposta às perguntas que a cabeça faz, preocupando demais o coração."

Na Minha Onda é uma boa leitura para quem quer relaxar com as aventuras e desventuras de uma cantora desafortunada que tem muito a aprender sobre o caminho da fama.

alinetiemi 25/09/2022

"essa é a minha onda"
Já tinha lido outro livro da Laira e adorei muito e com esse não foi diferente. A escrita flui super bem e tem um plot twist muito bommm
Eu adoro que além de uma protagonista com problemas e um possível romance, a história traz uma mensagem linda e motivadora, sobre amor próprio e autoconhecimento.
Com altas referências à música, cultura pop e à Bahia, vale muito a pena.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 23/07/2017

Pior livro do ano.
Vitória Prata é uma cantora que esteve no topo do sucesso há cinco anos, com "As elétricas" dupla que fazia com sua melhor amiga, Carol Laine. As duas decidem se separar e fazer carreira solo, e o desastre acontece: Carol Laine explode em sucesso e Vitória fica para trás.
Endividada, fora dos holofotes e sozinha, Vitória volta para Bahia, onde vai morar com seus pais e terá de aguentar sua irmã Vanessa, com a qual teve um grande desentendimento e desde então havia cortado contato.
É quando o inevitável acontece: Carol Laine, a diva de sucesso, "queridinha da Bahia" convida Vitória para voltar a trabalhar com ela num Reality Show sobre sua vida. Junto com ela vem Vitor, primo de Carol Laine, paixão secreta e inspiração de Vitória.
No meio de tanto mal entendido, Vitória deverá decidir: vale a pena voltar para esse mundo onde você é o que você tem?

OK, juro que vou tentar ir com calma aqui.
A princípio eu estranhei MUITO toda a forma de falar dos personagens, fiquei muito confusa do tipo "MAS O QUE ESSA MENINA TÁ FALANDO?" porque sou paulista, então era um terreno desconhecido. Mas com o passar dos capítulos eu me acostumei, pois é a cultura dos baianos e toda essa forma de falar que é diferente pra mim, é normal para eles.
Vamos aos pontos, agora:

1)Vitória Prata: Minha nossa, que personagem CHATA, chorona, mimizenta e dramática é essa? QUE GAROTA CHATA DOS INFERNOS. Do tipo: "nossa, nada dá certo pra mim" "nossa, ninguém me ama" "meu destino é ser infeliz" "eu só me ferro na vida". E isso não é só no começo não, viu? É O LIVRO INTEIRO aguentando essa choradeira sem fim dessa menina patética que é mais imatura do que a sobrinha de 4 anos dela.

2) Futilidade: Esse livro é tão... arghhh. Ele prega a mensagem da futilidade e superficialidade do INÍCIO AO FIM. Do tipo que a pessoa só pode ser feliz se tiver dinheiro e reconhecimento, e sem isso ela pode se trancar no quarto e morrer infeliz. Eu não consigo aceitar essa merda toda, de verdade.

3) Inveja: Cara Vitória, menos, BEM MENOS, viu? Além de tudo que eu falei ali em cima, a coitada ainda é invejosa. Muito invejosa. À todo tempo fica pensando coisas que a deixam acima de Carol Laine, sua voz melhor, seu talento de compor.. MEU AMOR, se você é tão incrível assim, me diz por que ela fez sucesso, e não você?

4) Novelinha mexicana: e a autora ainda quis inserir um tipo de mistério que envolve incidentes inesperados, atos contra as duas, com identidade secreta e tudo mais. PRA QUE, CARAMBA? Já tava ruim o suficiente, e ainda me vem com isso pra afundar ainda mais tudo.

Pra não ficar só nas minhas palavras, vou colocar algumas citações do livro aqui, pra vocês terem uma pequena ideia da bizarrice:

"Que ele descubra logo que está namorando uma estrela, e das gostosas, amor, pois esse remédio babado e o treino monstro que faço na areia estão me deixando melhor ainda."

"E você jamais teria começado se não fosse por mim. Vivia me aplaudindo nos barzinhos, sonhando em ser como eu. Pode até estar famosa e rica agora, mas não sabe cantar e nunca saberá. É como um enfeite, só serve para isso. É burra, vazia e oca!" (Detalhe: Vitória fala isso para a Carol Laine depois de a garota ter chamado ela pra voltar "aos holofotes", PODE ISSO?)

"Entro na casa procurando não sei o que exatamente. Reviro as gavetas da cômoda da sala, abro a porta dos armários e levanto tapetes.. " (Quando você desconfia de algo do seu namorado, é isso que se faz? Invade a casa dela e paga uma de psicótica revirando tudo?)

"Só faltava essa! Depois de tudo, ter que aguentar ficar em segundo lugar de novo!"

"Que vida! Mais uma vez, sou motivo de chacota. Eu nado, nado e morro na mesma posição do pódio." (Que ambição pelo topo, hein??)

"Não tenho dúvida: a ruiva também se dói de inveja de mim e não gostou de ter seu lugar ameaçado."

"Fiquei fashion e bem... Gostosa! Hoje em dia me importo em ser gostosa no palco, além de boa cantora."

"Imagina quantas mulheres querem um homem lindo e fofo daquele? E mais: quantas querem apenas pegar o namorado da Vitória Prata?"

"Respondo sem querer parecer ciumenta. Afinal, qual o problema de ele passar a noite com os amigos? Um monte de homem bebendo; jogando videogame e falando de motos. Despeço-me dos músicos e do pessoal da produtora e vou embora pensando no que posso fazer: pesquisar mais sobre próteses e arquitetar uma foto bem sexy para postar no Instagram."

"As mais de cem mil curtidas na foto que tirei de camisola [...]''

"Hum... Acho que vou pesquisar no Google sobre aquela cirurgia plástica para dar um UP nos seios. Talvez isso me faça bem."

Tá bom, ou querem mais? Só eu acho isso tudo um ABSURDO DOENTIO?

Sim, eu sei que no mundo da fama, tudo é regado à aparência e dinheiro, mas é um pouco contraditório a garota que se diz amante da música e dos sentimentos que são passados por ela passar a se importar somente com a imagem que ela tanto criticava a Carol Laine, né?

Ao terminar esse livro, só consegui absolver que uma pessoa sem dinheiro e sucesso é isso: NADA. Uma pessoa sem essas coisas está destinada a morrer infeliz. Foi essa a sensação, e eu nunca li um livro com uma mensagem tão vazia quanto essa.
Foi uma péssima experiência do início ao fim, não recomendo essa "coisa" aqui. Passar bem.

(Essa foi uma resenha/desabafo onde tentei manter a compostura.)
Barão 23/07/2017minha estante
Falou e disse TUDO! Hahaha

Amanda 24/07/2017minha estante
Obrigada por sua opinião.
Essa capa é linda e realmente pensava em comprar o livro, mas depois de ler seu desabafo e as citações, vi que também odiaria a experiência.

Danii 28/07/2017minha estante
A vontade que eu tinha de ler esse livro acabou de me dar adeus depois dessa resenha. Obrigada! Me livrou de um livro ruim :).

Kennia Santos | @LendoDePijamas 28/07/2017minha estante
Amém! Não vale a pena mesmo

Ana | @naluentrepaginas 29/07/2017minha estante
Nossa, me livrou de gastar meu dinheiro em um livro de capa linda, mas história pobre que eu com certeza não gostaria! Obrigada pela resenha sincera!

Pam 17/08/2017minha estante
nossaaaa, que cilada! pela capa e sinopse esperava outra coisa! tava super empolgada pra ler, agora não mais D:

Kennia Santos | @LendoDePijamas 25/08/2017minha estante
Pois é gente, não vale o investimento

Amanda Campelo | @booksdaamanda 27/08/2017minha estante
Nossa parece bem ruim mesmo

VitAria1235 14/12/2023

Meu favorito
Meu livro favorito da vida. Vitória é minha xará de nome e essência. Me identifiquei bastante com os perrengues da protagonista, suas inseguranças e medos. Ela é engraçada, divertida e conseguia ouvir o sotaque baiano nas suas palavras. Maravilhosoooooo

Mar 05/05/2021

Um dos melhores
Um dos meus livros favoritos, com certeza tem lugar marcado na minha estante. Tem uma leitura leve e que não da vontade de parar de ler nunca, o único defeito do livro é que ele acaba haha.

Carol 08/07/2021

Não leria dnv a menina reclama de tudo, achei mt dramático, tava esperando q ela tivesse mas orgulho próprio no final mas ela teve só um pouquinho

Julia5048 23/10/2022

Drama , suspense, romance e mto mais.
Primeiro de tudo , para quem vier dizer que esse livro "força" o sotaque nordestino, entenda que o livro se passa na Bahia e a protagonista é nativa de lá , logo nada mais que justo.
Enfim, o livro mostra como é mais ou menos a vida de uma pessoa que trabalha com a música que ficou inativo por um tempo, os conflitos, os medos, as inseguranças e etc.
O desenvolvimento do plot e todo o resto da história são muito bons, como nordestina amei ver a inclusão do sotaque .

Emy 17/01/2023

Gostei do desenvolvimento dos personagens, amo a referência baianas, só de imaginar o sotaque fica tudo melhor, mas não gostei MT do final.

Elaine Lima | @jornalizando 22/09/2020

Esperava mais
Vitória é uma cantora talentosa que esteve no topo do sucesso há cinco anos. Mas agora ela está arrasada: ficou desempregada, voltou a morar com os pais e ainda tem que aceitar o triunfo de Carol, sua amiga de infância e antiga companheira musical, que seguiu em carreira solo e está se tornando uma das mais comentadas artistas da Bahia. ⁣

Porém, mesmo Vitória tentando se esconder a todo custo, Carol Laine a procura com um convite: ela quer que as duas voltem a trabalhar juntas e que ela participe de um reality show sobre sua vida. Isso significa, também, estar mais próxima de Lucas, o primo e assessor de Carol, por quem Vitória mantém uma paixão secreta há anos. Em meio a tantos sentimentos conflitantes, Vitória terá que responder: vale a pena voltar a esse mundo onde o ego das pessoas parece controlar tudo?⁣

Na minha onda é aquela obra perfeita para ler em um dia, Laura Conrado me pegou facilmente com essa obra que aborda sonhos, determinação e amizade. Achei bem legal!⁣

Foi muito bom visitar Salvador através de pontos turísticos apontados no livro, a protagonista e todos os amigos moram aqui, e alguns bairros mencionados eu adoro frequentar. O universo da música é amplamente explorado pela autora, que vai abordar uma mocinha que tem uma segunda chance em sua carreira e vai agarrar com unhas e dentes essa oportunidade. Vários artistas baianos são mencionados como: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo, e as interações deles com a protagonista rendem ótimas cenas.⁣

A história é legal, você torce pelo sucesso da Vitória, apesar de todas as trapalhadas que ela faz em alguns momentos, mas o que me desconectou ao enredo foi um suspense que a autora introduziu, eu achei desnecessário, o livro conseguiria seguir sem esse plot. ⁣

Na minha onda é uma leitura gostosa apesar de tudo, traz alguns ensinamentos em relação a importância dos nossos amigos e família, além da relevância que os sonhos possuem em nossa vida.

BookCall 09/09/2020

“As luas cheias parecem ser feitas para o amor.”⁣
Vitória Prata passa por um momento difícil de sua vida. Há alguns anos fazia parte da dupla As Elétricas, mas decidiu finalizar a parceria com sua melhor amiga, Carol Laine, para seguir um caminho próprio. Não deu certo! Enquanto Carol Laine vira uma princesinha da música baiana, Vitória não consegue colher frutos do seu trabalho e volta para Bahia. Em um projeto de reality show, Carol Laine convida sua amiga e antiga dupla para novos trabalhos juntas.⁣

O começo de Na minha onda traz uma Vitória bastante infeliz e colocando em evidência tudo o que deu errado em sua vida nos últimos anos. Isso foi um pouco irritante, mas serviu para criar as condições emocionais que são o pano de fundo da realidade atual de Vic. ⁣
A história fala de insegurança e baixa autoestima em um mundo que é competitivo e que dá muito valor à aparência. E a falta de amor próprio reflete em toda a vida da nossa personagem principal.⁣
Além disso o livro apresenta um suspense. E descobri que nem em romances eu sou capaz de desvendar os mistérios (apesar de ter suspeitado dessa vez rs).⁣

Com uma escrita envolvente, uma trama gostosa do tipo novelinha, uma aura cativante cheia de brasilidade, essa primeira experiência com a escrita da Laura Conrado valeu super a pena e deixou o gostinho de querer conhecer mais. Afinal, nunca tinha visto alguém conseguir atribuir tantos adjetivos para um caderninho azul rs.⁣

Vcruz 22/02/2024

Gostei bastante
Um livro que trás recomeços, não só no sentido literal e material da coisa, no sentido de amar, no sentido de ver a vida e enxergar o que os olhos não vêem.

Achei a leitura bem fluida e prazerosa, primeira vez que tenho contato com esse estilo de escrita retratando falas do estilo baiano, achei maravilhoso essa experiência, muito bom dar de cara com uns "oxe" "mainha" e entre outros no meio dos diálogos, achei lindo esse toque que a Laura trouxe, de "avivar" de fato os personagens de acordo com a local que a história se passa.

Tirei foto e destaquei algumas (várias) partes e trechos de que gostei, e o toque especial é a protagonista ter o mesmo nome que eu, muitas vezes foi como se o livro falasse comigo.

Apesar de em alguns momentos eu acabar por não gostar muito da protagonista e xará vitória, por demasiadas ações, falas e pensamentos, por vezes me identifiquei também, o que deixa tudo mais explicável em relação a isso hahaha

Rizia Castro 25/09/2017

Na minha onda, de Laura Conrado nos conta a história de Vitória Prata uma jovem cantora que alcançou a fama e sucesso ao lado de sua melhor amiga Carol Laine na dupla "As Elétricas". Quando decidem se separar, Carol arrasa na carreira solo, no entanto Vitória não tem a mesma sorte e acaba não conseguindo conquistar seu espaço e acaba deixando a São Paulo onde estava estudando música, para voltar a casa dos pais em Salvador.

O tempo passar e surge uma oportunidade de retomar o projeto de As Elétricas e participarem de um reality show sobre suas rotinas. Porém, por mais que deseje voltar a cantar, ter que encarar todas as consequências da fama e ainda por cima conviver com Carol , ficando sempre à sua sombra está deixando Vitória com um pé atrás. Por outro lado, voltar com a dupla significa ficar perto de Lucas, uma pessoal muito especial, que é primo e assessor de Carol.

Diante dessa oportunidade, Vitória questionará se vale a pena volta ao mundo da fama, lugar cheio de intrigas, inveja, competição e onde as pessoas não medem suas ações para alcançarem objetivos. O que ela não sabe é que encarará uma trajetória de reflexões e autoconhecimento.
Comecei a leitura sem saber ao certo o que esperar e me surpreendi com uma história interessante, divertida e que provocou muitas reflexões.

Com uma narrativa leve, envolvente, com muito humor e referencias incríveis, somos convidados a conhecer Vitória e todos os seus altos e baixos. De forma sem igual, a escritora aborda os mais variados assuntos e nos convida, através de situações vividas por suas personagens, a repensar em atitudes e principalmente limites de cada um. Destaque-se também a incrível a ambientação da história. Por ser um livro que se passa no Brasil, sentimos as diferenças na cultura das cidades.

As personagens são muito bem desenvolvidas e cativantes. Gostei muito de Vitória, com toda a sua coragem e determinação, mas como humana também possui defeitos terríveis. Ela cresce muito ao longo da história o que me fez gostar ainda mais. As demais personagens também receberam um atenção especial no seu desenvolvimento, inclusive as secundárias.

Várias temáticas são abordadas ao longo dos capítulos por meio de atitudes e sentimentos das personagens. Aproveitando-se desse ambiente de fama e exposição, a autora trabalha questões como o que estaríamos dispostos a fazer para conseguir algo, como nossos valores podem mudar diante de determinadas situações ou quem são as pessoas que realmente se importam conosco.

O desfecho foi bem como eu imaginava. Com todos elementos bem dosados, ficamos felizes ao ver como tudo chegou ao fim.

Gostaria de destacar a parte física do livro. A Globo Alt caprichou na diagramação e na capa. Com cores vibrantes e vários elementos da história. Lindo de se ver

site: http://www.livroterapias.com/2017/08/resenha-na-minha-onda-de-laura-conrado.html