Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Sara277 23/01/2023

Matilda
É uma leitura muito boa, possível de ser feita em um dia se a pessoa estiver com tempo. Matilda e a Srta. Mel são maravilhosas, mas o que elas têm de encantadoras, a Sra.Taurino tem de insuportável. Dava até nervoso ler como ela tratava as crianças da escola... Que horror! E os pais de Matilda também são péssimos... há falas desses três personagens que considero extremamente pesadas.

stezz 21/01/2023

definitivamente um clássico
comecei a ler só para comparar qual das versões cinematográficas mais se parecia com o livro, e o clássico se provou bem fiel a obra, apesar da matilda do livro ser bem mais estratégica e menos impulsiva que a do filme.

enfimm, amei muuito as três versões de "matilda" (livro, filme e musical), juntamente com as particularidades que cada uma tem sem perder sua essência original.

Jakee 21/01/2023

Matilda
Um livro muito gostoso de ler porém com algumas partes muito pesadas. Apesar de ser um livro pra crianças, eu achei até que ?forte? pra uma leitura infantil. Porém, me trouxe uma sensação de nostalgia. Eu só tinha assistido ao filme (que não me lembro muito kkkkk) e então fiquei curiosa para ler o livro.

Recomendo muito a leitura, Matilda tem muito a ensinar e não somente as crianças. Leiam, vale MUITO a pena!
caokasaki 20/03/2024minha estante
Esse livro também me surpreendeu por esse motivo. Achei ele pesado em alguns trechos e isso foi totalmente inesperado!

Jakee 20/03/2024minha estante
@caokasaki Sim, é inesperado porém senti que foi esses trechos que deixou a história marcante. Faz um ano que li esse livro e ainda me pego pensando nele.

Isabely126 20/01/2023

Te admiro
Uma história muito divertida, admiro a Matilda e a coragem que ela tem pra enfrentar não só os pais mas também a tirana diretora da escola.

Zapoo 20/01/2023

Fantástico
DIVERTIDO DEMAAAAAAAAAAAIIIIIIISSSSSS. Apesar do conto ser voltada para o infantil, tem MUITO de adulto no decorrer da história e também na leitura, como a presença do sarcasmo, ironia, palavras consideradas meio grosseiras pro infanto-juvenil, e até um pouquinho de humor negro, o que faz o livro não cair no clichê de ser voltado apenas para crianças. Essa característica não só se limita em Matilda, mas em TODOS os livros do Roald Dahl, o cara sabia fazer histórias pra todo mundo como ninguém, véi.

Isabela 19/01/2023

Resenha Matilda
Meu livro favorito pra sempre. Eu nem percebi o tempo passando, pensa em um livro bom... Esse é o tipo de livro que vc daria de tudo pra ler como se fosse a primeira vez...
Fun fact: meu filme favorito:Matilda
Meu livro favorito:Matilda
Minha música favorita:Matilda

luiwse 17/01/2023

uma leitura super divertida e descontraída, todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida, amo demajs

Ayla 16/01/2023

Um misto de emoções que vale a pena sentir
Matilda é sem dúvidas a criança mais adorável, e mesmo com uma trama ?pesada?, ainda consegue ser uma história confortável de experienciar.
A descrição do livro é muito agradável, com partes engraçadas, fofas e tristes. Em resumo: a leitura é um misto de emoções que vale a pena sentir!

Raiane 15/01/2023

Leve e divertido
Leitura leve, divertida, e mesmo tendo visto o filme, a forma como o escritor desenvolve a trama me fez vibrar, me assustar e me emocionar com os acontecimentos. Vontade de adotar Matilda demaaaais. Cabe destacar que o filme faz uma leitura bem fiel, mas o livro é sempre melhor, né?

vasilisamorozko 14/01/2023

Uma História Maravilhosa
"Suas leituras haviam lhe dado uma visão de vida que eles jamais tinham conhecido."

#18 - Eu não esperava gostar tanto do livro como gostei.
Minha última experiência com Roald Dahl não foi boa então eu pensei "eu gostei do filme então o livro não vai me surpreender tanto" mas Matilda é um caso muito especial de história.

Para um livro infantil ele trabalha muito bem o tema violência doméstica, desrespeito e crueldade infantil. Quando eu via o filme eu nunca me questionei porque ninguém não fazia nada contra senhora Taurino - pode ser que como criança isso realmente não importa-se e como adulta estava interessada em ir atrás da nostalgia do que questionar de fato o enredo - ou porque ela se sente tão livre pra ser tão cruel mas foi lendo:

"Se você quiser fazer alguma coisa e sair impune, nunca faça pela metade. Exorbite. Vá até o fim. Faça as coisas de um jeito absurdo, inacreditável."

Que a gente percebe o quanto real esse livro é, sim tudo o que essa doida faz parece muito grande e inacreditável mas ainda sim, tem um quê de verdade, ela sai impune a tanto tempo que não tem medo de nada.
Ainda tem os pais dela que são as piores pessoa que você pode imaginar, a humilhando e a maltratando por nada - o pai dela é um misógino completo - sem contar em quantas vezes eles a diminuem por gostar de outras coisas, quando você pensa em como o mundo é cheio de crianças excepcionais e são destruídas na raiz por familiares assim você fica incrivelmente deprimido.

E ainda em a senhora Mel... Deus eu vou chorar agora... se controla mulher!

Quando via o filme a senhora Honey sempre foi pra mim uma personagem doce e adorável, eu sempre gostei muito dela, então o musical saiu e ela ganhou uma nova perspectiva em meus olhos, e agora sim, finalmente chegamos a minha leitura do livro.

Eu já estava com o coração apertado desde o trecho em que ela canta 'quando eu crescer já terei coragem para enfrentar os monstros debaixo da cama" então ler sobre como foi a infância dela e todos os maltratos inimagináveis em que ela passou e ainda passa apenas por que Agatha achou que tinha direito sobre sua vida foi de querer chorar por dias. Acho que o musical foi mais fiel na hora de mostrar a miséria em que ela vivia por causa da dívida que tinha com sua tia, mas como ela era feliz com o pouquinho que tinha graças a sua liberdade - nem todo conforto pode comprar paz de espírito, e isso é um pensamento estranhamente engraçado.

O crescimento da senhorita Mel na história é muito bonito de ver, quando ela enfrentou Taurino me deixou muito orgulhosa porque pensei "agora ela está de pé e está livre".

Eu sei que o livro sobre os poderes de Matilda sobre as injustiças do poder dos adultos mas esse livro é aquele tipo de livro que conversa com você de forma diferentes em épocas diferentes de sua vida, então no momento eu estou elogiando ele por todo o enredo de senhora Honey pois sem ele acho que não teria amado tanto o livro.

Ps: o elenco do filme de 2000 foi perfeito pro papel - claro que trocaram o biótipo dos corpos dos pais de Matilda mas enfim amo Rhea Perlman e Danny DeVito.

ncrln 11/01/2023

Uma das minhas leituras mais rápidas, e tudo isso devido a fluência da escrita.
Um livro leve e de leitura fácil.

Pieri 11/01/2023

leitura fluída
Eu sempre tive curiosidade em ler o livro. Amo a adaptação, é um dos meus filmes favoritos.
Na minha opinião há poucas coisas diferentes do livro para a adaptação do filme (o primeiro).
Mas acho a história do livro, bem mais pesada do que é retratado no filme, a diretora é muito mais cruel, os pais da Matilda são muito mais negligentes e a Matilda, é um amor.
Vale muito a pena ler!

Dk 11/01/2023

Matilda sempre foi um de meus filmes favoritos, lendo pela primeira vez o livro vejo que a escolha dos atores e a interpretação dos personagens é maravilhosa. Que adaptação boa!

aperegrina.literaria 10/01/2023

Resenha da Editora
Matilda, o clássico da literatura infantil, está de volta numa edição especial e limitada com capa ilustrada por Isadora Zeferino (imzeferino), dona de trabalhos supercoloridos com clientes como Faber Castell, Globosat e Melissa, e a mente criativa por trás do sucesso do box O castelo animado.

Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais acham que ela não passa de uma grande chateação. Todos os dias ela fica horas na biblioteca, devorando um livro atrás do outro enquanto os pais preferem ficar assistindo à televisão. Eles acham estranho demais uma criança gostar tanto de ler, e, por isso, Matilda sonha que na escola as coisas sejam diferentes, mas o que encontra é ainda mais problemas e uma diretora que odeia crianças. Até que descobre um novo superpoder ? além da leitura.

Roald Dahl é um dos mais aclamados autores de livros infantis, e Matilda é uma de suas principais e mais famosas obras. Publicado pela primeira vez em 1988, o livro se tornou um sucesso entre crítica e público. A adaptação homônima para o cinema é considerada um clássico até o dias atuais. Juntos, os livros de Dahl já venderam mais de 250 milhões de cópias ao redor do mundo.

?Matilda é um romance fantástico e divertido.? ? The Guardian

?A popularidade fenomenal de Dahl entre as crianças se dá por seu jeito encantador de contar histórias; seus fãs não ficarão desapontados com Matilda.? ? Publishers Weekly