Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Claire Scorzi 07/02/2009

Alguns mestres da Literatura para crianças parecem ter mágoa do mundo dos adultos. Isto acontece com Monteiro Lobato, e Dahl não é exceção. Aqui, ele aponta suas armas - o rídiculo, o deboche, a ironia - para conseguir do leitor sua indignação e cumplicidade. O romance traz frases contundentes como aquela sobre o pai de Matilda, furioso porque ela está lendo ("Talvez sua raiva tenha aumentado por ver sua filha desfrutando de alguma coisa que ele não alcançava") e acaba por se transformar num libelo contra o consumismo, a pregüiça - de ler e de pensar - e as injustiças feitas às crianças. Não à toa, um dos romances citados por Dahl é "Vida e Aventuras de Nicholas Nickleby", a denúncia de um clássico Dickens das escolas dirigidas por déspotas. Aliás, tudo indica que Roald Dahl amava Dickens, o que só conta mais pontos a seu favor. O romance é também um gostoso desfile de leituras de Matilda.
Almerissa 29/03/2016minha estante
AInda não li o livro e fiquei curiosa para, mas eu tive o mesmo problema na adolescencia. Lia escondido, meus pais não podiam me ver lendo e isso era proibido em casa. Me lembro de ler embaixo do lençol antes de dormir. Nos cantos do banheiro, até o dia que a minha mãe decidiu por um fim: queimou todos os livros numa fogueira, leitura só a biblia e a gente nem tinha TV...

Bárbara 07/01/2018minha estante
Adorei o que tu escreveste! =)

Victoria751 30/09/2023minha estante
Matilda é ENCANTADOR!!!!
Principalmente porque é uma grande leitora como todos nós!!!
É linda a historia de uma pequena garotinha que tem grandes hábitos de leitura aprendeu sozinha A LER...quer aprender na escola mas seus pais não deixam
Até que ela vai a escola e faz amigos.... e INIMIGOS
Uma pequena garotinha × Adultos poderosos
LEIAM!!!!

lqdm12 03/11/2023minha estante
Ótimo comentário! Dahl é um dos meus escritores favoritos, tanto que depois que li Matilda gostei tanto da escrita dele que fui ler os outros livros que ele escreveu.

Mas enfim, Matilda é um livro ótimo de ler e bastante fiel ao filme! Sou suspeita pra falar pq o filme me da uma profunda nostalgia e o livro tbm.

Rosangela Max 30/05/2023

Leitura encantadora.
Matilda é uma criança adorável, muito inteligente e que adora ler os grandes clássicos. Como não amar?
Infelizmente ela convive com alguns adultos ignorantes e antiéticos que não sabem reconhecer o quão especial essa garotinha é.
A escrita é gostosa e com muitas passagens divertidas, com capacidade para agradar pessoas de várias idades. Só o final que achei repentino. Acho que a história ficou pendente de uma finalização.
Recomendo a leitura.

Mar Fernandez 03/03/2024

Um charminho de história
O livro é realmente muito bom, eu já havia assistido o filme milhares de vezes mas é a primeira vez que leio o livro, e é a coisa mais perfeita do mundo. Não gostei muito do fato da Matilda ter perdido os poderes e achei estranho os pais da Matilda simplesmente terem deixado ela com a professora sem legalizar isso mas como é um livro infantil e resolveram esse problema no filme eu vou relevar

Jaderson.Felisberto 24/07/2022

Aprender com os menores.
Sem dívida este livro faz uma crítica aos adultos de uma forma escancarada. E como não se emocionar com as histórias da Matilda e sua família e da Sra Mel.

Morgoth Bauglir 27/09/2023

Todo leitor é uma Matilda.
Esse livro trouxe lembranças da minha infância. Pequeno Marcos que descobriu nos livros ótimos amigos. Marcos que aos oito anos sentou-se na cama e leu pela primeira vez O Mágico de Oz, livro que muitos anos depois se tornaria inspiração tatuada na pele.

Matilda vai muito além de uma página e outra ou mais um livro na estante. Matilda é representação transcrita em palavras do amor pelo conhecimento, da criança que vive em nós, da eterna procura por seu mundo mágico, procura por alguém igual a nós mesmos. Em um mundo cada vez mais intolerante, Matilda é um respiro, carinho no coração.

?Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para África com Hernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho, numa cidadezinha inglesa.?

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Nunca fui muito fã do filme, mas tinha curiosidade em ler o livro depois que fiquei sabendo da existência dele. Gostei, achei gostosinho de ler, mas continuo não me encantando muito pela história da Matilda.

Duda ^^ 16/01/2022

Roald Dahl ?
Já conhecia vários filmes baseados nos livros do Roald Dahl, este e As Bruxas definitivamente viraram meus favoritos e sem dúvidas vou querer ler todos os outros.
O filme tem pouca diferença do livro, a Matilda do livro é mais séria, concentrada, tem um senso de justiça ainda mais forte e não é só ela que enfrenta a sra. Taurino, as crianças da escola também pregam peças nela. No livro ela demora bem mais para descobrir os poderes e a conversa com a srta. Mel é bem mais densa e os pais não demonstram nem um pouco de amor por ela quando vão para a Espanha.

Bruno Rodrigues 24/12/2022

Prateleira dos preferidos
Matilda é uma criança é uma criança de 4 anos impressionantemente inteligente, ela resolve problemas matemáticos complexos e lê livros complexos e longos. A menina se sente um peixe fora d?água junto á sua família, seus pais são contra o hábito de leitura, sua mãe pensa que uma mulher deveria se preocupar em se embelezar para conquistar um homem bem sucedido. Para piorar, a diretora da sua escola é um monstro em pessoa, torturam as crianças tanto fisicamente quanto psicologicamente. A válvula de escape de Matilda é a biblioteca pública e sua professora que se torna um verdadeiro anjo em sua vida. Matilda mesmo sendo sendo muito educada, vai aprontar um bocado e também vai mudar completamente a vida de sua professora, em um passe de mágica literalmente.
Impossível não se apaixonar por Matilda, (ainda mais que ela rasgou elogios para O jardim secreto de Frances Burnett ?). A história traz reflexões sociais e é ao mesmo tempo completamente prazerosa. O livro traz ilustrações simples e engraçadas proporcionando fluidez à leitura. Amei o livro.

Nado 10/05/2023

Obra do autor Roald Dahl e publicado em 1988, que conta a história de uma menina muito inteligente chamada Matilda, que descobre poderes telecinéticos e enfrenta a tirania de seus pais e da diretora da escola.
A garotinha aprende a ler sozinha aos quatro anos e se torna uma leitora voraz. Seus pais não valorizam sua inteligência e passam a ignorá-la, dedicando todo o seu tempo e atenção ao irmão mais velho da criança.
Quando começa a frequentar a escola, se depara com a diretora, a terrível Sra. Taurino, que é conhecida por suas punições cruéis e desumanas. Contudo, Matilda não se intimida e usa seus poderes telecinéticos para se defender e proteger seus amigos.
O livro é considerado um conto de fadas moderno, com personagens cativantes e uma história divertida e emocionante. A escrita de Roald Dahl é simples e eficaz, conseguindo criar um mundo fantástico e envolvente que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Além disso, é uma história inspiradora para crianças e adultos, mostrando que a inteligência e a coragem são poderosas armas contra a injustiça e a opressão. Entretanto, não considero um livro que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades. Apesar da indicação infantil, alguns comportamentos no livro são violentos e a própria protagonista faz algumas travessuras questionáveis. Caso for entregue para uma criança ler, talvez seria interessante o acompanhamento de um adulto.

Van Bracisiewz 15/11/2022

Matilda é encantadora
Com certeza você também já assistiu ao filme, e se lembra daquela menina que vivia na biblioteca, que amava ler e tinha uma família diferente. E se você assim como eu já viu ao filme, é fã e se encantou com a história, você precisa ler o livro também. É uma leitura envolvente e você nem percebe o tempo passar, o autor conta a história de um jeito engraçado e descontraído.

Alessa 01/02/2023

Assisti o filme e fiquei sabendo que tinha o livro. Fui na biblioteca da minha cidade e peguei. Eu amei o livro, o filme foi um pouco diferente, e como sempre o livro é bem melhor. Super recomendo

Nina 29/05/2021

"A leitora de livros"
Ler este livro foi como se eu tivesse voltado ao meu tempo de criança e estivesse assistindo Matilda na sala da minha casa, imaginando que eu também poderia ter superpoderes.
Foi mágico reviver essa experiência.
Acompanhar Matilda em todos esses acontecimentos me fez ter uma visão nova sobre a estória e uma perspectiva totalmente diferente, foi simplesmente sensacional. Não há como definir este livro com outras palavras senão; incrível, brilhante e extremamente nostálgico (pelo menos para mim!).
Eu espero de todo o coração que quando vocês lerem, sintam a mesma emoção que eu senti!

Ler este livro me fez perceber como Matilda teve impacto na minha construção como leitora.?
Camila 30/05/2021minha estante

Nina 31/05/2021minha estante
Você tem que ler, amiga!!! ;)

Camila 01/06/2021minha estante
Eu vou kkkk

Jakee 21/01/2023

Matilda
Um livro muito gostoso de ler porém com algumas partes muito pesadas. Apesar de ser um livro pra crianças, eu achei até que ?forte? pra uma leitura infantil. Porém, me trouxe uma sensação de nostalgia. Eu só tinha assistido ao filme (que não me lembro muito kkkkk) e então fiquei curiosa para ler o livro.

Recomendo muito a leitura, Matilda tem muito a ensinar e não somente as crianças. Leiam, vale MUITO a pena!
caokasaki 20/03/2024minha estante
Esse livro também me surpreendeu por esse motivo. Achei ele pesado em alguns trechos e isso foi totalmente inesperado!

Jakee 20/03/2024minha estante
@caokasaki Sim, é inesperado porém senti que foi esses trechos que deixou a história marcante. Faz um ano que li esse livro e ainda me pego pensando nele.

Ísis 14/01/2021

Será que tem quem não goste? rs
Essa foi minha primeira leitura de 2021. Cresci vendo o filme, mas acredita que eu sequer sabia da existência desse livro? E que surpresa! Muito cheio de detalhes e uma escrita bem envolvente. Vale tão a pena quanto o filme (que é um dos meus preferidos da vida rs).
Júlia 14/01/2021minha estante
Aaaaaaai, amei saber!! Já inclui na minha lista