Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Samantha 19/05/2020

Matilda Losna, uma criança que aos 2 anos lê jornal, que aos 4 lê Charles Dickens, que aos 5 faz multiplicações de cabeça e ainda descobre certos poderes não é nem de longe uma criança comum.

E no meio de toda essa peculiaridade, ainda encara uma família completamente desajustada e a diretora de sua escola que boa pessoa não é.

Mas encontra conforto na Srta. Mel e a relação entre elas é linda.

Primeiro que eu não sei por que demorei tanto pra ler essa lindeza. É um livro lindo, delicado, empolgante e marcante.
Segundo que eu imaginava que era completamente diferente do filme, mas é uma adaptação bem fiel.

Uma leitura fluida, divertida, irônica, incrível.

Livro infantil ou não, vai marcar demais minha vida daqui pra frente. ??

Patricia Milani 02/08/2023

Esse foi o primeiro livro com mais texto do que imagens que li com meus filhos de 8a. e 5a. Foi uma experiência muito legal e o fato de já termos assistido ao filme algumas vezes só tornou a leitura ainda mais interessante, pois despertou neles a curiosidade de saber se a história transcorerria da mesma forma que na adaptação cinematográfica. Em relação a história em si, alguns acontecimentos são bem distintos e alguns personagens bem mais maldosos no livro. Com capítulos curtos a narrativa transcorre muito bem sendo ótimo para leitura em voz alta.
Além do mais o livro trás uma lista de indicações literárias, alguns até coloquei na minha lista hahaha.

Adriano 13/06/2020

Mais uma história de adultos horríveis
Uma primeira impressão que me veio à mente ao ler este livro é que Roald Dahl odeia adultos. Na história só há um adulto legal. Todos são ruins, pais e diretora. Fui pesquisar sua biografia e realmente ele sofreu em sua infância, inclusive tendo uma experiência semelhante a uma descrita neste livro. O livro é legal, mas o bullying perpetrado pelos adultos é algo bastante incômodo e a sua repetição nas suas obras fica até cansativo. A história tem um que de redenção, com reviravolta mas mesmo assim, não achei uma história excelente para crianças, somente boa, com muitos pontos que não gostei, como a violência.

¡lua! 07/01/2022

AMO MUITO
foi com a Matilda que eu aprendi a pegar gosto por leitura. Primeiro o filme, depois o livro, que li pela a primeira vez na 4ª série e sou apaixonada até hoje.
TE AMO MATILDA, TE AMO

Hixuxuzinha 02/07/2020

Matilda uma garotinha meio que nasceu na família errada. Desde bem novinha era bem avançada pra idade dela, com 2 pra 3 anos já era deixada sozinha pelos pais. O pai que ia trabalhar, a mãe que ia pra um jogo de bingo e seu irmão ia pra escola. Então Matilda começou a ler tudo que tinha em casa, quando terminou de ler tudo, decidiu ir a biblioteca da cidade todos os dias para ler.

Gladis 21/07/2020

? Diga um do qual você tenha gostado.

? O leão, a feiticeira e o guarda-roupa ? Matilda disse. ? Acho C. S. Lewis um ótimo escritor. Mas ele tem um defeito, nos livros dele não tem nenhum trecho engraçado.

TAssia19 10/09/2023

Incrível!
É uma história bem leve e ao mesmo tempo uma crítica a muitos pais, e trabalhando com crianças vejo muitos desses pais todos os dias.
A Srta Mel e os outros professores representam bem a profissão e ela é inspiradora.
Marina é inviável e excepcional, queria uma continuação da história dela sem os pais.

Vinicius 19/09/2020

Encantador
Quando eu peguei esse livro, achei que seria só mais uma leitura que ia passar batida durante o ano, mas Matilda foi uma surpresa muito boa. Mesmo sendo bem curtinho, tudo parecia estar em perfeita harmonia do inicio ao fim. Uma leitura recomendada para todas as idades!

Larissa3149 10/12/2021

A falta que faz um Conselho Tutelar...
Eu sempre assistia Matilda e me divertia muito, com o livro não foi diferente. A história é bem legal, passa uma mensagem importante sobre coragem e acho bem produtiva para crianças a leitura do livro. Claro, tem umas coisas bizarras também, como agressão e abandono de incapaz, mas compreendo que aos olhos das crianças essas coisas podem não parecer tão bizarras assim e o livro foi escrito em outra época. No mais, gostei, leitura rápida e divertida!

Inspirações Literárias 02/11/2021

Precisa ser lido com ressalvas
CONSIDEREI UM LIVRO COM MUITOS GATILHOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇAS

ACREDITO QUE A LITERATURA INFANTIL DEVERIA RESSALTAR O UNIVERSO INFANTIL COM O FOCO NA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA.

UM AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR VIOLENTO.

NÃO TIVE UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA DE LEITURA.

fzmariana 27/03/2023

Crescimento assistindo essa obra, mas a leitura ainda me surpreendeu. foi rápido e gostoso, assim como a história. recomendo!

Nicole 23/05/2023

Tudo por causa da escola
Tive que ler esse livro pra fazer um resumo para a minha escola, é um clássico, então não tem muito o que dizer

Luiza 17/07/2023

Continuando no mundo infanto-juvenil
Matilda sempre foi um dos meus favoritos da vida, agora como adulta, vejo todas as críticas do livro como um complemento ao que nós perdemos quando abandonamos a infância.

Tayane00 25/07/2021

Um livro infantil que tem elementos fantasiosos e um final bem rápido, mas por outro lado, com problemáticas acerca da negligência a qual muitas crianças estão submetidas.

Larissa 18/10/2022

Leitura leve
Eu não sabia que tinha o livro conheci a história na sessão da tarde da globo. E recentemente descobri sobre o livro que tem algumas leves diferenças, mas não mudou em nada na leitura que aliás é super fluida e leve, além de ser um livro nostálgico pata mim, enfim amei a Matilda.