Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

William 12/05/2023

Interessante
Interessante ler o livro após ter visto o filme várias vezes na sessão da tarde, então o livro traz a tona uma nostalgia legal que domina toda a leitura.
Li com o intuito de apresentá-lo a crianças e/ou pré adolescentes porém em alguns aspectos envelheceu mal, a forma como a violência é tratada hoje não aceita a forma como é demonstrada explicitamente no decorrer do livro. Sim, o mundo hoje é muito chato e não sei até onde o livro teria espaço para adolescentes e crianças, é algo que teria que ser analisado mais a fundo.
É mais um clássico de Dahl, que gerou tantas obras cinematográficas décadas atrás e que seu sucesso tem um porque, de fato.
Como quebra entre leituras, foi de certa forma excepcional para o momento em que estava após a leitura de um calhamaço.
E novamente retorno a nostalgia, quem assistiu ao filme durante a infância, vai amar.

Nicole 23/05/2023

Tudo por causa da escola
Tive que ler esse livro pra fazer um resumo para a minha escola, é um clássico, então não tem muito o que dizer

Tete 04/05/2021

Livros que falam de outros livros!!! Simplismente amo, Matilda! Que criança incrível, como eu quero conversar com essa garota? livro maravilhoso?

Starfire ð  11/10/2022

Sem nenhum defeito. Sempre que posso releio para sair da resseca e me reconectar com o mundo literário.

Duarda13 21/07/2023

Adorável
Uma leitura leve e gostosinha que você consegue facilmente terminar em um dia, peguei esse livro pela manhã e praticamente devorei ele, é uma história já conhecida pois assisto ao filme desde criança e preciso dizer que a adaptação de 1996 é muito fiel a obra e consegue transportar para a tela toda a doçura e magia da história. Por falar em magia passei muito tempo acreditando que a Matilda se tratava de uma espécie de feiticeira, mas no livro não é bem assim todas as coisas que ela consegue fazer são colocadas como uma espécie de milagre que no livro é bem explicado, eu até gostei bastante disso acho que esse fato ser diferente do filme não estraga em nada a experiência até porque ela continua sendo uma garota especial de qualquer forma.

Algumas cenas que me fazia rir muito na infância agora pesam bem mais, sério não tem como não ficar com o coração apertado com a forma que a Matilda é negligenciada pelos pais ou como as crianças são tratadas pela inspetora, mas o autor ( que inclusive é o mesmo de a fantástica fábrica de chocolate e eu não fazia ideia) consegue narrar esses acontecimentos de uma maneira de certo modo leve e desse modo a história vai fluindo bem, como eu disse o filme é muito fiel ao livro logo não teve nada de novo pra mim, mas foi legal revisitar essa história com gostinho de infância e gostei bastante da escrita também é sem dúvida um livro para sair da ressaca literária e passar o tempo e se divertir um pouco.

Patricia Milani 02/08/2023

Esse foi o primeiro livro com mais texto do que imagens que li com meus filhos de 8a. e 5a. Foi uma experiência muito legal e o fato de já termos assistido ao filme algumas vezes só tornou a leitura ainda mais interessante, pois despertou neles a curiosidade de saber se a história transcorerria da mesma forma que na adaptação cinematográfica. Em relação a história em si, alguns acontecimentos são bem distintos e alguns personagens bem mais maldosos no livro. Com capítulos curtos a narrativa transcorre muito bem sendo ótimo para leitura em voz alta.
Além do mais o livro trás uma lista de indicações literárias, alguns até coloquei na minha lista hahaha.

kelly.ketlyn 13/08/2023

Matilda sempre será especial pra mim!
Matilda é um dos meus filmes favoritos de infância, e ler esse livro me trouxe a mesma nostalgia. E achei legal que algumas coisas são diferentes, então também tive uma experiência nova, Matilda É uma criança muito especial!!

Mari 26/08/2023

Superdotada
A estória da menininha com habilidades especiais que poucos adultos reconhecem. Família disfuncional, diretora da escola outro horror...Enfim só duas adultas são bondosas com a garota: a bibliotecária e a professora. Matilda supera as expectativas e vinga-se dos malvados, os pais a recebem em doses homeopáticas e a diretora também tem o seu quinhão.
Débora 26/08/2023minha estante
??????

Tayane00 25/07/2021

Um livro infantil que tem elementos fantasiosos e um final bem rápido, mas por outro lado, com problemáticas acerca da negligência a qual muitas crianças estão submetidas.

TAssia19 10/09/2023

Incrível!
É uma história bem leve e ao mesmo tempo uma crítica a muitos pais, e trabalhando com crianças vejo muitos desses pais todos os dias.
A Srta Mel e os outros professores representam bem a profissão e ela é inspiradora.
Marina é inviável e excepcional, queria uma continuação da história dela sem os pais.

Luiza 20/10/2023

Matilda
Matilda é definitivamente um dos filmes que fizeram parte da minha infância. Acho que por sempre ter gostado de livros, me via um pouco na personagem e isso me aquecia o coração. Sentia uma grande admiração pela Matilda e por tudo que ela teve que enfrentar e, sempre me pegava pensando no que faria se estivesse no lugar dela. Ler esse livro foi como ter voltado à minha infância. Consegui relembrar das diversas vezes que assisti ao filme com a minha mãe e de como ficávamos nervosas com a Matilda entrando na casa da diretora e felizes com o final, mesmo sabendo de absolutamente tudo que ia acontecer. O livro Matilda é tudo que eu esperava que ia ser. Sinto que li no momento exato da minha vida. Foi como se eu precisasse sentir e relembrar tudo isso agora. Difícil explicar, apensa sinto. Leitura incrível.

Caroline.Grossl 21/08/2021

Resenha: Matilda
Matilda é um livro infanto-juvenil, escrito pelo autor britânico Roald Dahl, sua primeira publicação ocorreu em 1988 e chegou aqui no Brasil através da Editora Martins Fontes. A edição que li foi publicada em 2014 e contém 254 páginas. "Matilda" foi adaptado para os cinemas na década de 90 com o mesmo título, que inclusive, marcou a minha infância pois assisti ele inúmeras vezes na “Sessão da Tarde”, mas só recentemente que descobri que o filme era baseado em um livro.

Foi uma experiência muito divertida rever essa história, pois durante a leitura, eu ia lembrando das cenas do filme, o que deixou aquela vontade de assistir ao filme novamente! XD Sem mais enrolações, vamos a história…
Matilda é uma garotinha muito inteligente, com uma mente ágil, aprende tudo muito rápido e que em nada se parece com seus familiares. Seus pais, o sr. e a sra. Losna são pessoas de personalidades um tanto questionáveis, o pai é um revendedor de veículos usados muito desonesto e vive incentivando seu filho Michael, a seguir os mesmos passos, já a mãe só se importa com a aparência e em jogar bingo todas as tardes em uma cidade vizinha, enfim, ambos os pais não ligavam muito para a filha, a ignoram o tempo todo, fazendo com que a garota se sinta muito deslocada em casa.

“Aos três anos, Matilda já tinha aprendido a ler, sozinha, observando os jornais e revistas que encontrava pela casa. Com quatro anos já conseguia ler rápida e corretamente e começou, naturalmente, a se interessar avidamente por livros”.

Com apenas 4 anos Matilda começa a se interessar por livros e é através das páginas que ela encontra grande conforto. A sua família gostava de passar o tempo todo vendo televisão e achavam muito estranho o fato de Matilda gostar tanto de ler, inclusive, quando Matilda pede para seu pai comprar livros, ele se recusa a gastar dinheiro com o que ele dizia se tratar de algo inútil.

Cansada de ser insultada por seu pai, Matilda começa arquitetar e executar castigos incríveis toda vez que o mesmo se comportava de modo insuportável, para fazer com que ele diminuísse sua arrogância em relação a ela. Essas travessuras ao mesmo tempo que eram sua diversão, a impedem de enlouquecer.

Como em quase todas as tardes Matilda era constantemente deixada sozinha em casa, ela decide ir até a biblioteca pública da pequena cidade onde morava, a sra. Felps, que era a bibliotecária, achava estranho uma garota tão pequena ir sozinha até lá, mas a ajuda escolher um livro. Em pouco tempo a garota já havia lido todos os livros infantis da biblioteca, então a bibliotecária começa a lhe apresentar livros de autores famosos, como a mesma havia pedido e apesar de não entender algumas palavras, Matilda leu vários clássicos.

“Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis”

As coisas vão começar a mudar para ela quando entra para a Escola Primária Crunchem Hall, logo no primeiro dia de aula, a Srta. Jennifer Mel, a professora, percebe o potencial na pequena Matilda e passa a ajudá-la, principalmente após perceber a ignorância de seus pais.

É na escola também que Matilda faz amizade com as crianças da sua idade e conhece de perto as maldades da assustadora Sra. Taurino, que foi uma atleta muito famosa no passado, e agora sendo a diretora do colégio, ameaçava e maltratava os alunos jogando-os pela janela e aplicando severos castigos para qualquer mínimo erro cometido ou regra desobedecida. Com o tempo, Matilda descobrirá seus poderes e utilizará a capacidade de sua mente, para lidar com a cruel diretora.

Uma leitura muito leve, envolvente e cativante que você nem percebe quando chegou ao final. De uma maneira genial, o autor mistura a fantasia com a realidade, narrando situações fantásticas e até mesmo um pouco absurdas, mas fazendo com que o leitor acredite que aquilo fosse algo natural e que realmente acontecesse em nosso dia a dia. Também traz diversas críticas sociais e lições, mas sem perder a leveza, é uma leitura para todas as idades.

O livro possui diversas ilustrações, o que facilita ainda mais imaginar exatamente como está ocorrendo as cenas.

Matilda é uma boa opção pra quem precisa de um incentivo para despertar o amor pela leitura, ou até mesmo para quem deseja obter recomendações de livros clássicos famosos, já que nossa protagonista possui uma lista impressionante de leitura. Mesmo se você já assistiu ao filme, vale a pena ler o livro para ter uma nostalgia.

“Os livros deram a Matilda uma mensagem reconfortante: Você não está sozinha.” (Filme Matilda)

Espero que tenham gostado da resenha! Até nossa próxima aventura! :D

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Fernanda.Canetti 07/09/2021

Uma gracinha!
Li em 2 dias! Uma gracinha! Livro divertido q todas as crianças deveriam ler! História dinâmica e legal!

Manu 29/12/2023

?????
Um livro com gostinho de infância, li rapidinho com um sorriso no rosto, com uma fluidez impressionante e ilustrações maravilhosas.