Becos da memória

Becos da memória Conceição Evaristo

Resenhas - Becos da memória

Vanessa 20/05/2023

Muito bom! Mas também muito triste ao mesmo tempo! Uma leitura gradual sobre a rotina da favela, as singularidades e histórias de cada família e o desfavelamento. Ao passo que o livro vai sendo contado, é uma junção de tensão com descoberta! Conceição Evaristo sabe surpreender!

B.C.V 17/05/2023

Becos da Memória
Como era de se esperar, mais um livro da escola é interessante, porém extremamente entediante.

Eu consigo perceber a importância e o significado de um livro como esse ter sido publicado e de contar a história que conta. Eu só não gostei do modo que a autora estruturou o livro.

O modo de contar diversas histórias de diversos personagens ao mesmo tempo, onde todas as narrativas se conectam, não me agradou.

A falta de marcação de capítulos me irritou, não posso negar. A cada mudança de narrativa eu me forçava a escrever uma observação para entender o que estava acontecendo.

A história em si é interessante, me permitiu ter uma noção de como a classe pobre, negra e favelada vive. Como é difícil e a vivência é extrema todos os dias.

Acho que ter lido esse livro foi muito importante para a minha formação como pessoa, é um livro narrado por pontos de vista de pessoas negras, sobre a vida de uma classe a qual eu não pertenço nem tenho contato direto.

Percebi que a Maria-Nova era a narradora logo no início, quando ela foi introduzida como personagem. Não sei exatamente o porquê, mas eu adorei as histórias do Negro Alírio com a Dora, e a história da Ditinha. Senti muita pena do Tio Totó, queria ter entendido como seus filhos (José e Maria) morreram. Achei toda a ideia da Outra muito boa, me cativou e me fez ler com mais vontade. Vó Rita me lembra da minha avó, puro amor, carinho e gentileza.

Enfim, por não conseguir me identificar e a estrutura do livro me irritar, eu não adorei o livro. Porém como falei antes, fico grato de ter que ter lido ele, a escola sabe o que faz quando nos põe para ler esse tipo de livro.

Barbs 13/05/2023

Primeira vez lendo a autora, achei por acaso o livro na biblioteca da escola que trabalho, que presente! Forte, certeiro e devastador. Muitos personagens com histórias tão envolventes que gostaria que tivesse um livro para cada um deles.

Anna Paixão 10/05/2023

Eu consigo vê?
Escrito inicialmente na década de 1980 o livro Becos da memória ainda é extremamente atual. Retratando a realidade de vários brasileiros que habitam os morros e favelas desse país.
Uma coletânea de relatos de moradores de uma favela às vésperas de um ?desfavelamento? ou como podemos chamar despejo, desapropriamento.
Um livro que nos permite identificar as figuras representadas. Elas existem, elas estão por aí, sofrendo, lutando, vivendo.
Uma escrita poética, fluida e muita envolvente. Conceição Evaristo entregou outra obra-prima!
Como não se identificar com Maria-Nova? A criança que espera transformar o próprio mundo pelas palavras. Com Vó Rita? Que tanta vida carrega na mãos. Com Bondade? O mistério em forma de pessoa que não cria raizes. Com Negro Alirio? Que possui a pinta de revolucionário. Personagens que eu consigo vê.

Wilson 10/05/2023

A favela respira
Um livro que eu li sem expectativa nenhuma, mas que me surpreendeu demais.
Cada conto relatado em suas memórias traz muitas lembranças de nossas vidas passadas na infância.
Me vi em muitas memórias descrita pela autora desse livro.

rapha 04/05/2023

Histórias e memórias
O livro é recheado de memórias e personagens incrivelmente cativantes como Totó, Bondade, Maria Velha, Negro Alírio, Vó Rita, que fizeram parte da infância da autora.
Ao trazer sua infância na favela, Conceição nos apresenta uma escrita sensível e delicada, que nos faz apaixonar pelos mais variados personagens e suas histórias de vida.
Também temos como pano de fundo o meio e receio de todos com o desfavelamento proposto na época, e como isso afetou a vida do coletivo.

mAriduuu 01/05/2023

[ m a r c a n t e ]
Demorei um pouquinho pra ler, só pra eu poder aproveitar cada pedacinho desse livro impecável.
Foram tantas emoções sentidas, muitas vezes eu queria ficar apreciando cada cena detalhada ou algumas breves histórias de algumas personagens. Senti uma presença muito forte de nostalgia, lembranças de histórias que minha bisavó me conta sobre seu passado, infância e histórias sobre seus pais e avôs, (aliás eu até contei boa parte desse livro pra ela, e foi muito bom ter essa troca).
Enfim, ele acabou se tornando um dos meus livros favoritos?
E assim como 'Torto Arado', a leitura foi tão boa que parecia que eu estava vendo uma novela ou um filme, cada particularidade de tudo que acontecia, foi muito marcante.
(Vou emprestar ele pra minha bisa também ?)

Olívia Saldanha 28/04/2023

A narrativa principal deste livro é o desfavelamento de uma comunidade. Entretanto, os personagens são o principal foco da obra. Através da perspectiva de um narrador observador conhecemos Vó Rita, Tio Totó, Negro Alírio, Bondade,Mãe Joana, Maria Velha, a Outra, Ditinha, Maria-Nova e vários outros personagens que levam a vida para a favela. Histórias tristes, de preconceito e desigualdade, se misturam com outras sobre solidariedade e do despertar de classe.
Como sempre, Conceição Evaristo transforma o sofrimento em poesia, capaz de emocionar e tocar o coração dos leitores.

Pedro695 28/04/2023

Favela-senzala, Senzala-favela.
FANTÁSTICO E NADA MENOS.
Ganhei esse livro de uma amiga e demorei muito pra começar achando que seria chato. Maior erro foi não ter lido antes.
Conceição escreve de uma forma incrível e transmite perfeitamente a atmosfera da favela nos diversos momentos relatos. De uma sensibilidade sem igual, consegue ser melancólico e emocionante, mas também frenético e cativante.
Aborda grandes feridas ainda abertas em nossa sociedade, desde a escravidão e seus efeitos na atualidade, passando pela desumanização de pessoas pobres (encaradas, hora como persona non grata, hora como essenciais para manter as classes dominantes), até a luta de classes, organização do povo e aspirações revolucionárias dos oprimidos.
Com certeza é um forte candidato pra ser meu livro favorito agora e, por enquanto pelo menos, a melhor leitura do ano.

Moon96 26/04/2023

Essa foi o primeiro livro que realmente terminei esse ano e valeu a pena.
É uma leitura tão fluida e gostosa que não consegui parar de ler, são tantos os momentos que eu tive de segurar o choro.
Li por recomendação escolar e agora quer ler mais livros da Conceição, recomendo.

20 MARCAÇÕES

Thaysa61 18/04/2023

O livro procura apresentar a favela por uma perspectiva diferente, a narrativa passeia pela vida de diversos personagens que vivem naquele lugar, aprofundando em seus sentimentos, mostrando que na favela existem vidas, e cada uma com sua particularidade. A escrita é incrível e acredito que seja uma leitura necessária para qualquer pessoa.

Alee.Barros 09/04/2023

Becos da memória
Esse livro foi uma obrigação q a escola passou, no inicio eu yava odiando, no final a historia me chamou um pouquinho de atenção, mas nd dms, n to acostumado a livros assim, ent tb pd ter sido isso, achei uma historia meio confusa porem profunda

Sabrina 08/04/2023

Muito tocada com esse livro, Conceição Evaristo é uma potência sem igual, consegue com maestria fazer surgir ternura e afeto no meio da tristeza e da dor. Que livro, que livro! Através de memórias do cotidiano de pessoas comuns, num emaranhado de estórias que se fundem e se confundem em sofrimento e desgraça, mas tbm em compaixão e solidariedade. Maravilhoso!

Odilon.DilAo 06/04/2023

Emocionante
Foi a leitura mais emocionante que já li nos últimos tempos, a escrita de Conceição entrou e tomou conta de todo meu corpo. Sem mais spoilers. Leaim!